Os 4 melhores exercícios de relaxamento para a rotina das mamães

A vida com bebês e crianças em casa é uma dádiva, isso não exclui o fato de ser uma rotina bem cansativa! Com os pequenos requerendo atenção o dia inteiro, parece impossível conseguir manter qualquer tipo de autocuidado nessa rotina, não é mesmo?

Com esse post queremos dizer: não desista, mamãe! Você merece tempo e apoio para relaxar também! Neste post, pode deixar que nós da Brandili cuidaremos de você – vamos te passar algumas dicas de exercícios de relaxamento, perfeitas para te acalmar até nos dias mais estressantes.

Ah, e pode ficar tranquila que são dicas simples e rápidas, que cabem facilmente na sua agenda diária. Confira os exercícios a seguir: 

  1. Meditação

A meditação é uma prática milenar, que promove tranquilidade e foco no presente. Apesar de parecer inacessível e reservado aos budistas, esse exercício utiliza técnicas simples de respiração para acalmar as ansiedades e estresses de qualquer um. 

Se você tem dificuldade de desligar a mente do mundo e das preocupações externas, vai ficar feliz em saber que o principal objetivo da meditação é mudar a forma com que lidamos com os pensamentos cotidianos. 

Por vezes, focamos demais em um problema e sequer conseguimos resolvê-lo – a meditação pode te ajudar a lidar com essas situações de maneira mais calma e focada, já que ela nos ensina a controlar os pensamentos negativos e dispersos. 

Para as iniciantes, pode ser difícil saber por onde começar. Nós recomendamos a prática de meditações guiadas, que você pode encontrar em qualquer plataforma digital sem nenhum custo. Há vídeos de apenas 10 minutos que conseguem te conduzir à mentalidade zen, aliviando rapidamente o estresse acumulado na correria.

As técnicas e modalidades de meditação são diversas – conforme você for aderindo à prática, pode se aventurar em novos estilos e descobrir o ideal para você. Só não se cobre tanto, viu? O início pode ser meio turbulento, mas garantimos que com algumas sessões você descobrirá o seu buda interior. 

Parece ótimo, né mamãe? E o melhor é que você pode começar a meditar onde quiser, basta ser um lugar calmo e confortável – quem sabe até um cantinho de meditação dentro da sua própria casa

  1. Massagem 

Esse exercício é autoexplicativo: todas nós sabemos o quanto uma massagem pode ser relaxante. Mas, infelizmente, ela nem sempre é acessível – tanto em questão de tempo, deslocamento e dinheiro.

Para resolver essas questões, sugerimos as automassagens – fáceis e rápidas, elas podem aliviar tensões físicas acumuladas com apenas alguns movimentos e técnicas. Veja alguns pontos excelentes para massagear e como fazer:

  • Têmporas: faça movimentos circulares com os polegares, seguindo a linha do cabelo até que os dedos se encontrem no meio da testa;
  • Ombros: posicione sua mão direita sobre o ombro direito e aperte o trapézio superior, rolando os dedos pelo músculo, depois basta repetir no lado esquerdo; 
  • Nuca: coloque dois ou três dedos na base da nuca e segure o local, soltando quando parecer mais relaxado; 
  • Lombar: pegue uma bola de tênis e prenda-a contra a parede com as suas costas, depois movimente-a e tente encontrar seus pontos doloridos, aplicando mais pressão neles.
  1. Ler com as crianças

Às vezes, o mau humor das crianças pode ser a causa do nosso próprio estresse: os pequenos podem chorar por uma multitude de razões, e nem sempre a solução é tão simples. Para que você e o bebê possam ser confortados ao mesmo tempo, sugerimos tentar a leitura juntos. 

Esse exercício é incrivelmente relaxante: dá à criança uma chance de escutar a sua voz e se conectar, além de se distrair com a historinha contada. Para você, a visão do seu filho ou filha contentes e descansados pode ser tão calmante que você dormirá com os pequenos ali mesmo, em cima dos livros. 

Além de ser uma ótima técnica de relaxamento para ambos, ler com as crianças ainda vai te fazer incentivar o hábito de leitura deles. 

  1. Aromaterapia

Essa prática, se for feita corretamente, pode se tornar parte da sua lista de exercícios de relaxamento diários. A aromaterapia nada mais é do que uma técnica natural, que usa dos aromas e das propriedades dos óleos essenciais para promover o relaxamento.

Cada óleo essencial é capaz de causar um efeito que, de maneira geral, promove o seu bem-estar. O óleo de alecrim, por exemplo, reduz o cansaço mental e dores de cabeça. O de lavanda, por sua vez, pode ajudar com resfriados, insônia e problemas respiratórios.

Ou seja, o exercício da aromaterapia é muito versátil e tem o poder de lidar com diferentes dores e estresses. Para fazer a escolha do óleo certo para você, é importante consultar um profissional especializado, já que algumas essências podem ter contraindicações. 

Depois disso, você pode escolher entre vários métodos de difusão dos óleos: a inalação, um aromatizador ou um spray. E se tiver bebês em casa, não se preocupe! A aromaterapia é benéfica para as crianças também. 

Além disso, é uma boa ideia incorporar a aromaterapia nas nossas dicas anteriores! Usar os óleos na meditação, na massagem e até no banho vai potencializar os efeitos de ambos.

E aí, gostou das nossas dicas de exercícios de relaxamento? Essa lista foi preparada com todo amor e carinho por nós da Brandili, para tentar ajudar as heroínas que são as mamães. 

Se quiser ler mais posts sobre bem estar, maternidade e a vida com bebês, confira os outros posts do blog! Temos muitas pautas interessantes, como a resposta para a famosa pergunta “o bebê sente quando a mãe volta a trabalhar?

Fontes de imagens: Unsplash | Pexels | Freepik

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados