Início » Dicas » Como relaxar a mente: 7 técnicas para combater a ansiedade

Como relaxar a mente: 7 técnicas para combater a ansiedade

6 minutos de leitura

Não é à toa que as mamães são conhecidas pela habilidade de lidar com várias funções ao mesmo tempo. Conciliar as necessidades dos pequenos com as próprias demandas da vida pessoal e profissional é um trabalho difícil e requer atenção especial das mulheres para terem uma boa saúde mental.

Considerando que os sintomas de estresse e a ansiedade prejudicam a qualidade de vida de qualquer pessoa, independente da idade, as mulheres mães estão ainda mais sujeitas a sofrer as consequências desses distúrbios por carregar a responsabilidade de cuidar de outro ser humano.

Confira técnicas simples e práticas de como relaxar a mente que você pode implementar facilmente na sua rotina!

A ansiedade, o estresse e a falta de energia deixarão de ser seus companheiros diários com as dicas do blog Brandili. Respire fundo e aproveite esse momento para descobrir novas maneiras de levar a vida com mais tranquilidade!

Como relaxar a mente durante o dia

Há diversos métodos de relaxamento indicados por médicos e especialistas. O truque é encontrar aquilo que se encaixa no seu cotidiano e recarregar as energias que você precisa para encarar as tarefas do dia!

Selecionamos algumas atividades que podem te ensinar a relaxar de verdade, curando a tensão muscular, reduzindo a queda de cabelo e a frequência das dores de cabeça que costumam se manifestar em pessoas ansiosas e estressadas. Conheça dicas rápidas para você relaxar durante o dia e criar momentos de autocuidado que toda mamãe precisa ter!

1) Tome um banho quente

Aproveite o momento do banho para torná-lo especial e de conexão única com o seu próprio corpo. Banhar-se com água aquecida, massageando diferentes partes do corpo, favorece o relaxamento dos músculos, mandando embora toda a tensão concentrada em seus ombros e pescoço, principalmente.

Assim como ensinamos às crianças, que os aromas auxiliam no desenvolvimento sensorial, os adultos também podem usufruir da prática da aromaterapia para acalmar os nervos e tornar os pensamentos mais límpidos e leves. Por isso, potencialize seu banho relaxante usando velas perfumadas e óleos essenciais no banheiro!

2) Mantenha uma rotina de exercícios físicos

A vida sedentária não será sua aliada no combate à ansiedade, pelo contrário! A falta de atividade física evita que a oxigenação dos músculos e do cérebro aconteça da maneira correta e desperdiça uma ótima oportunidade para aumentar os níveis de endorfina na sua corrente sanguínea.

Hoje em dia, há diversas modalidades de exercícios físicos para testar: pilates, crossfit, pole dance, lutas marciais e por aí vai! Não faltam opções para você encontrar uma atividade que realmente goste de fazer, o que é um fator importante para não desistir do novo hábito nas primeiras semanas.

Caso queira praticar junto com seu pequeno, aposte nas caminhadas ou nas aulas de yoga para crianças. Além de compartilhar momentos juntos com seus filhos, você garante uma ótima maneira de se livrar do estresse da semana.

3) Separe um tempo para alguém que você gosta

Dividir um tempo de qualidade com quem nos importamos é fundamental para desestressar e olhar a vida com mais otimismo e equilíbrio! Separe um tempo do seu dia, seja durante o almoço ou no lanche da manhã/tarde, e converse abertamente com seu parceiro/a, familiar ou amigos para compartilhar alguma história que aconteceu com você na semana.

Dar voz aos sentimentos e ser compreendido por outra pessoa favorece a higiene mental e fortalece o seu vínculo com as pessoas. Assim, você se sente mais segura e relembra quem faz parte da sua rede de apoio!

4) Faça exercícios de respiração

Estudos realizados em Harvard Medical School desde a década de 1970 apontam que a respiração tem grande capacidade para restaurar o fluxo vital humano, ou seja, desempenham um grande papel no relaxamento físico, emocional e metabólico.

Nossa dica para quem deseja criar o hábito de fazer exercícios de respiração começa com o treino leve de inspirar lentamente, segurar o ar nos pulmões e expirar liberando a tensão de diferentes partes do corpo.

Para realizar a respiração abdominal, orientamos que você puxe o ar pelas narinas inflando a barriga sem movimentar o peito para ser mais efetivo. Em nosso Blog, deixamos um conteúdo com os melhores exercícios de relaxamento, consulte!

O que fazer para relaxar a mente antes de dormir

Caso o dia tenha sido muito corrido, há outras abordagens de relaxamento que você pode fazer logo antes de dormir para sintonizar a sua mente em uma frequência mais calma. Saiba quais são elas a seguir!

5) Escreva sobre como foi o seu dia

Separe um caderninho e dedique-se a escrever nele o que aconteceu durante o seu dia. Colocar no papel os sentimentos que você vivenciou nas últimas horas ajuda a refletir sobre a vida e focar naquilo que de fato tem importância para você. Para as mamães que não tem o costume de escrever muito, vale responder apenas duas perguntinhas para clarear a mente:

  • Quais foram as três atividades que deram certo no seu dia?
  • Quais foram as três atividades que deram errado ao longo do seu dia?

6) Liste as principais atividades do dia seguinte

Agenda organizada é sinônimo de mente relaxada! Quando listamos as tarefas mais importantes que precisamos fazer no dia seguinte, é natural se sentir mais tranquila e adormecer mais relaxada. Além disso, você acorda mais focada e preparada mentalmente para o dia que virá!

Para as mulheres que acabaram de ter seu filho, recomendamos especialmente o post “O guia para mãe de primeira viagem: tudo sobre maternidade” para que a criação de uma rotina completamente nova aconteça sem preocupações e crises de estresse!

7) Adiante tarefas

Para começar o dia sem pressão e com a confiança de que dará conta das tarefas que virão, aproveite a hora anterior ao seu período de descanso e deixe esquematizado algumas atividades que economizam o seu tempo no dia seguinte.

Por exemplo, separe a roupa que você usará no próximo dia e estimule as crianças a fazerem o mesmo antes de dormir.

Com todas essas técnicas, sua rotina se tornará cada vez mais saudável e, consequentemente, você se tornará uma pessoa mais confiante como mulher e mãe! Saber como relaxar a mente é um passo essencial para cuidar da própria saúde e ensinar aos pequenos o valor do autocuidado por meio do exemplo.

Gostou do conteúdo? No blog Brandili você encontra mais dicas incríveis para mamães que amam aprender e se informar! Aproveite seu tempo livre e leia o post “Como recuperar a autoestima durante e após gravidez“.

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário