Início » Dicas » Como organizar a mala da maternidade — passo a passo

Como organizar a mala da maternidade — passo a passo

Está chegando o grande dia, o dia do nascimento do bebê! É uma data muito especial para todos, principalmente para as mamães, por isso para que tudo ocorra em paz é preciso saber como organizar a mala da maternidade.

Um dos detalhes dessa programação é deixar a bolsa organizada de maneira estratégica, por isso, nós vamos te ajudar a montar uma mala com tudo o que você precisa. É tão simples quanto montar enxoval neutro, continue com a gente!

Primeiros passos: saiba tudo o que precisa levar

A organização é a chave para que tudo aconteça sem estresse, por isso que arrumar a bolsa para a maternidade com antecedência evita que você esqueça itens fundamentais. Nesse caso, começaremos os preparativos três semanas antes do dia especial. Veja o que é preciso:

1. Confira o checklist da maternidade

Conhecer de forma ampla tudo que precisa levar à maternidade facilita os preparativos. Pensando dessa forma, nós trouxemos uma lista com os principais itens e a quantidade de cada um.

Perceba que fomos generosos na quantidade de peças, já que muitas vezes terminamos de trocar a fralda e colocamos uma roupa cheirosa, em seguida o bebê devolve um pouco de leite ou faz uma necessidade que vaza. Pensando na higiene do bebê, leve roupas a mais – é melhor prevenir do que remediar. Vamos à lista:

  • 4 body;
  • 4 macacões;
  • 4 pares de meia;
  • 6 fraldas de boca;
  • 1 cobertor;
  • 1 saída de maternidade;
  • 1 saco plástico para roupa suja;
  • 1 toalha para banho (caso hospital não forneça);
  • 1 pacote de fralda;
  • 1 pacote de lenço umedecido;
  • 1 pacote pequeno de gaze ou algodão (para higienizar o umbigo).

A essas alturas do campeonato, o enxoval do bebê já possui a maioria dos itens da lista acima, porém, se você perceber que esqueceu de comprar alguma coisa, desprenda um tempo para garantir o que falta.

A lista é preparada com base na experiência de outras mamães, portanto, invista no que fizer sentido para você – você usará todos, mais cedo ou mais tarde.

Nós temos aqui no blog um checklist completo para maternidade, continue a leitura após esse post para te ajudar ainda mais.

2. Escolha as roupas que irá levar

É muito gostoso ficar arrumando cada conjunto e imaginando como ficará no bebê, inclusive, o guarda-roupa dos pequenos tem mais opções de visuais que o nosso, não é mesmo? Sabendo de cada peça de roupa, escolha os modelos que possuem tecidos confortáveis para o bebê, porque a pele de um recém nascido é sensível.

No momento da escolha, lembre-se das medidas que o médico passou durante a última ultrassom, pois elas te nortearão na escolha do tamanho das roupas ideais. Por exemplo, um bebê que durante a gestação já apresenta entre 50 e 63cm de altura, já não consegue usar RN, precisa ser P.

3. Lave todas as roupas antes de colocar na bolsa

Depois de separar os conjuntos mais bonitos, é hora de encher o varal de roupas pequenas. Pegue todas as peças, meias, cobertores, toalhas de banho e fraldas de boca para lavar. Vale dizer que essa etapa é muito importante, por questões higiênicas e de segurança para o recém-nascido.

Durante a gestação, as mamães compram e ganham muitas roupas em chá de fralda onde, muitas vezes, recebem os presentes e já guardam direto no guarda-roupa. O que não pode acontecer é colocar essa peça sem higienizar no seu pequeno, afinal de contas, ele ainda é muito frágil e a imunidade não está desenvolvida.

Por isso, lave tudo. Para te auxiliar, nós temos um passo a passo bem fácil de como lavar roupa de bebê.

4. Higienize todos os demais itens da bolsa

Com a pandemia do covid-19 nós descobrimos o quanto de bactérias, germes e outras impurezas ficam na superfície dos objetos, aliás, o celular e as mãos são os locais em que mais se acumulam. Com isso em mente, tire um tempo para esterilizar e higienizar tudo que vai dentro da bolsa, desde os itens do bebê, seus documentos pessoais e até a própria bolsa.

8 passos para arrumar a mala da maternidade

Arruma a bolsa maternidade vai muito além de escolher peças de roupa bonitas, é preciso saber onde posicionar cada item – já adiantamos que quanto mais prático para, melhor.

Pensando na posição de cada item, nós sugerimos a seguinte ordem:

1º passo: coloque a saída maternidade no fundo

Faz sentido? O último item que você irá usar na maternidade é a saída dela, portanto coloque no fundo da bolsa para que não atrapalhe durante o tempo que você ficar.

2º passo: posicione as fraldas na vertical no canto

Deixar as fraldas na posição vertical, assim, você aproveita melhor os espaços e fica ainda mais fácil para pegar. Por esse motivo, apoie-as em dos cantos da bolsa. A propósito, coloque o saquinho com as roupas e fraldinhas sujas no espaço que sobra conforme as fraldas são descartadas.

3º passo: coloque os itens de higiene ao lado das fraldas

Ao apoiar as fraldas em um dos cantos, coloque o lenço umedecido na outra ponta para que sirva de apoio e elas não caiam. E claro, para que todos os itens de higiene fiquem em um único espaço.

4º passo: arrume as roupas em rolinhos no centro

Dobre as roupas em rolinhos, dessa forma, as outras peças não ficam bagunçadas ao pegar uma troca. Sem falar que fica mais fácil escolher e entender quantas trocas restam. Só um último conselho para este passo: procure deixar as roupas no centro da bolsa – deixe os cantos para itens maiores.

5º passo: deixe as meias em uma repartição

As meias desaparecem no meio dos demais itens porque são muito pequenas. Sabendo disso, opte por colocá-las em uma repartição específica.

6º passo: coloque as toalhas no outro canto

Em um dos cantos estão as fraldas descartáveis, correto? No outro, coloque a toalha de banho, mas dessa vez, opte por dobrar em quadrado. Tudo porque esse formato permite que a toalha se encaixe na lateral da bolsa sem criar volume.

7º passo: acomode o cobertor por cima de tudo

O cobertor envolverá o bebê a maior parte do tempo, afinal de contas, o hospital é um ambiente com temperatura baixa e os recém-nascidos precisam ser protegidos dessa friagem. Logo, o cobertor é o primeiro item que você irá pegar.

8º passo: guarde documentos em bolsos externos

Guardou os documentos num local fácil para pegar? Deixar os itens pessoais embaixo da saída de maternidade ou numa repartição muito difícil de acessar, dificulta para todo mundo (acompanhante, médico, enfermeira e você). Por isso, opte por guardar os documentos em bolsos externos.

A questão é, aposte em um bolso externo que tenha zíper. Geralmente, eles são fáceis de abrir e ainda mantêm a documentação em local seguro.

Aprendeu a organizar uma bolsa da maternidade? Realmente, com as nossas dicas esse processo ficou descomplicado. Para mais informações valiosas como essas, continue acompanhando o blog da Brandili.

Agora, convido você a conhecer as roupas para bebê e encontrar macacões e body para meninos e meninas. Vamos lá?!

Avalie este post
Compartilhe:
Equipe Brandili

Autor: Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Deixe um comentário