Início » Dicas » Como organizar a mala da maternidade de um jeito simples e prático

Como organizar a mala da maternidade de um jeito simples e prático

6 minutos de leitura

Se tem uma coisa que nenhuma mãe quer é passar estresse na maternidade, não é verdade? Por isso, tudo deve ser planejado para o nascimento do bebê, inclusive a mala da maternidade.

Além de saber o que levar na mala da maternidade, é importante saber como organizar tudo para encontrar com facilidade os itens que o bebê precisará durante sua estadia no hospital.

Pensando nisso, eu preparei um conteúdo com dicas de como arrumar a mala da maternidade de um jeito simples e prático. Assim, você pode curtir o seu filho desde o primeiro momento e não esquecer de nada. Aproveite a leitura!

1. Separe tudo o que você vai levar na mala da maternidade

Antes de organizar a mala, separe todos os itens essenciais que você irá levar para a maternidade. Isso inclui roupas, fraldas, itens de higiene e documentos.

Disponha tudo na cama e faça um check-list para garantir que não está esquecendo de nada. Se precisar, confira mais de uma vez os itens para evitar estresse depois de já ter saído de casa para ir ao hospital.

Na hora de escolher as roupinhas, lembre-se de que os recém-nascidos não conseguem controlar a temperatura corporal e precisam se manter aquecidos, principalmente nos primeiros dias de vida.

Também fique atenta ao conforto das roupas, optando pelos melhores tecidos para roupa de bebê, com modelos de botões de pressão ao invés de zíper e velcro. Escolha peças que preferencialmente fechem na frente para facilitar a troca de roupa.

várias roupinhas de bebê em cima da cama

2. Lave as roupinhas do bebê antes de colocar na mala

Para garantir que o seu bebê não terá nenhum tipo de reação alérgica na hora de vestir, lave muito bem todas as peças que levará na mala da maternidade.

Cobertores, meias, fraldas de pano, toalhas de banho e paninhos de boca precisam estar bem limpos para garantir o conforto e a segurança do seu bebê. Por isso, mamãe, é importante que você saiba como lavar a roupa do bebê de um jeito simples e eficiente.

Esse processo é necessário porque a pele dos bebês é muito sensível e sua imunidade ainda é muito baixa, deixando a criança suscetível aos agentes externos.

 roupas de bebê

3. Higienize e embale os itens que levará à maternidade

Da mesma maneira, é necessário ter um cuidado especial com os itens de higiene, sapatinhos e acessórios do bebê. Tudo deve ser higienizado com muito cuidado, principalmente se o bebê nascer em épocas mais frias, quando as doenças virais e respiratórias têm maior incidência.

Tenha um cuidado especial nos itens que você for usar durante o aleitamento materno. O organismo do bebê é muito sensível e suscetível a contaminações.

Após higienizar todos os itens, coloque cada um em um saco plástico individual, para garantir que fique limpo até o momento do uso. Pode parecer uma medida exagerada, mas quando o assunto é a saúde dos bebês, o cuidado nunca será demais.

shampoo e outros produtos de bebê

4. Coloque a roupa de saída da maternidade no fundo da mala

Escolha uma roupa bem bonita para a saída do bebê da maternidade e deixe no fundo da mala. Isso porque será a última coisa que você precisará no hospital. Assim, você poderá manter a mala da maternidade organizada o tempo todo.

Mesmo que não sejam muitas coisas para levar, escolha uma mala com sobra de espaço para poder acomodar tudo sem amassar e também ter espaço para eventuais presentes recebidos de visitas, como familiares e padrinhos.

É claro que, antes de tudo isso, você precisa pensar em como anunciar que o bebê nasceu. Existem muitas ideias criativas que você pode usar para comunicar parentes e amigos. 😉

 roupas de bebê, macacões e meias para bebê recém-nascido

5. Acomode as fraldas nos cantos da mala/bolsa

As fraldas são indispensáveis e o ideal é levar uma quantidade para sobrar. Acomodando-as nos cantos, você pode otimizar o espaço e facilitar o manuseio na hora das trocas. Não esqueça de levar também alguns sacos plásticos para trazer de volta as roupas e fraldas de pano sujas.

As fraldas têm um formato padrão e podem ajudar, inclusive, a dar sustentação para a mala, facilitando a acomodação de outros objetos.

 fraldas para bebês e produtos de higiene para a pele do recém-nascido

6. Arrume os itens de higiene perto das fraldas dentro da mala

Como as fraldas tem um formato compacto, é possível acomodar os itens de higiene que são mais assimétricos próximo a elas. Isso facilitará na hora de encontrar exatamente o que você precisa sem a necessidade de tirar outras coisas do lugar.

Entre os itens de higiene, inclua a pomada para assaduras. Outro item que pode ser colocado nos cantos são os sapatinhos. Depois, é a hora de organizar as roupas e toalhas da maneira mais compacta possível para manter a organização e a estabilidade da mala do bebê.

7. Dobre as roupas e toalhas em rolos para aproveitar o espaço da mala

Para aproveitar melhor o espaço disponível, dobre as roupas em pequenos rolos compactos e firmes, ajudando na sustentação e facilitando a organização de todos os itens que você precisa acomodar.

A quantidade de roupas não precisa ser exagerada, mas leve todas as camadas necessárias para o seu bebê ficar sempre aquecido. Toucas são acessórios importantes para proteger os ouvidos do bebê.

Ah, e para que ele fique seguro e quentinho, opte por modelos de body confortáveis, aconchegantes e fáceis de vestir, pois as trocas serão frequentes.

toalhas de banho enroladas

8. Estenda um cobertor por cima das roupas

As mantas e cobertores são itens que costumam ocupar muito espaço e podem ser até deixados de fora da bolsa da maternidade. Para poupar espaço, estenda o cobertor sobre as roupas e fraldas, inclusive protegendo os itens que ficarão por baixo.

Quando o bebê nascer, esse será o primeiro item que você vai precisar, independentemente se fizer um parto humanizado ou um parto cirúrgico. Por isso, deixá-lo por cima também é uma vantagem para não ter nenhum problema no grande momento da vida de vocês.

 menina debaixo do cobertor

9. Coloque documentos pessoais no bolso externo

Para finalizar, deixe em um bolso externo da mala (e de fácil acesso), todos os documentos pessoais para dar entrada no hospital quando a hora chegar. Deixe tudo previamente organizado e avise quem estiver te acompanhando onde tudo está para não haver falhas de comunicação.

mulher grávida e marido fazendo mala de viagem para férias

Prontinho, agora é só fechar a mala e curtir o seu momento bem tranquila enquanto o bebê não chega, pois você já está reparada para receber o amor da sua vida.

Aproveite esse tempo para ler outros conteúdos do blog sobre maternidade. É um tema que adoramos e você vai se identificar. Minha dica é já ir pensando na roupinha para usar no batizado do bebê, que tal?

Até a próxima, mamãe! 😘

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário