Início » Maternidade » Como lavar roupa de bebê? Passo a passo simplificado!

Como lavar roupa de bebê? Passo a passo simplificado!

9 minutos de leitura

Papais e mamães de primeira viagem costumam ter uma dúvida clássica: “como lavar roupa de bebê?”. Afinal, as roupinhas dos pequenos são bem diferentes das roupas que o resto da família usa e, por isso, precisam de atenção especial.

O sabão usado, o ciclo de lavagem escolhido, o local para secar, os cuidados na hora de guardar no armário etc. Todos esses fatores precisam ser considerados nessa tarefa. Dessa forma, as roupas dos pequenos ficam limpinhas, cheirosas e duram mais.

Para te ajudar, preparei um passo a passo descomplicado. São 9 etapas que facilitarão a sua rotina e, sobretudo, cuidarão do bem-estar do seu pequeno. Continue em nossa página e confira!

1. Separe as roupas de bebê

Assim como as roupas de adulto, as roupas infantis e de recém-nascidos devem ser lavadas separadamente. A divisão mais básica e indispensável é por cores: roupas brancas, roupas coloridas e roupas escuras. Isso evita que surjam bolinhas de pelos e que elas fiquem manchadas, sabe? Além de garantir que as peças fiquem mais conservadas.

Nesse ponto, as roupas unissex de bebê podem facilitar um pouco do processo. Afinal, elas possuem cores neutras, como: branco, amarelo, bege ou cinza-claro e podem ser lavadas de uma vez só.

Além disso, as roupinhas do seu filho devem ser lavadas separadas das roupas dos adultos e dos irmãos mais velhos. Afinal, esses tipos de peças podem levar bactérias para os recém-nascidos. Esse é um risco que o seu pequeno não precisa passar, não acha?

chupeta-bermuda-e-meia-de-bebe-pinduradas-em-um-varal

2. Higienize a máquina de lavar

Caso você utilize a máquina de lavar, é importantíssimo higienizar sua parte interior antes de começar os processos. Essa é uma forma de prevenir que sujeiras acumuladas entrem em contato com as peças dos mais novos.

Esse é um hábito que todos nós deveríamos ter, mesmo se não for para lavar as roupas das crianças. É natural que as máquinas acumulem impurezas, fiapos de roupas e resquícios de sabão em seu interior. Por isso, é interessante adicionar esse processo em sua rotina doméstica.

Algumas máquinas até mesmo têm um ciclo de lavagem específico para sua autolimpeza. Se a sua não tiver, basta colocar no ciclo normal, esperar a máquina encher e adicionar água sanitária nos compartimentos de sabão.

Em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções para entender o processo completo para o seu modelo.

 

3. Inicie o processo da máquina no ciclo de lavagem delicado

Esse é um ponto essencial para lembrar na hora de lavar peças menores e mais frágeis, como as dos bebês. O ciclo de lavagem delicado é a alternativa ideal para esse tipo de roupa.

Como o próprio nome indica, ele é um ciclo para peças de roupas mais delicadas e toda a sua lavagem será feita em volta disso. Isso evita que as roupas do bebê sejam batidas em alta intensidade, esticadas sem necessidade e danificadas.

As máquinas mais modernas possuem o modo de “roupas de bebê”, perfeito para facilitar o seu dia a dia.

4. Use apenas sabão neutro

O sabão neutro deve ser prioridade na hora de lavar as roupas de bebê, pois ele agride menos os tecidos e reduz as chances de alergias ou irritações na pele das crianças. Uma ótima alternativa é o sabão de coco!

A opção mais recomendada é o sabão em sua versão líquida, mas você pode usar a versão em pó também. Você precisa ficar de olho à embalagem do produto, e opte por aqueles que indicam ser antialérgicas e apropriadas para o uso em roupas de crianças.

Qual é o melhor sabão para lavar roupa de bebê?

As melhores opções para lavar as roupas de bebê são os sabões neutros, que não possuem: corantes, cheiro e compostos químicos que expõem a criança a possíveis irritações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, é fundamental cuidar de tudo que entra em contato direto com a pele da criança em seus primeiros meses de vida. Isso por o tecido ser responsável por manter a integridade da barreira cutânea do bebê, garantindo um desenvolvimento saudável.

Então, mamãe, investir em um sabão sem componentes abrasivos e compostos que prejudicam o bebê é tão importante quanto manter a amamentação até os seis primeiros meses da criança.

roupas-em-um-cesto-ao-lado-de-produtos-de-limpeza-ao-fund-a-mãe-com-o-filho-no-colo

5. Enxágue e centrifugue bem

Após todo o processo de lavagem — seja em um tanquinho ou em máquina de lavar — é importante atentar-se com o enxágue das roupas. Para isso, sempre verifique se não há nenhum resquício de sabão nas peças de roupa.

Não se engane: isso pode acontecer mais vezes do que você imagina. Principalmente quando é utilizada uma quantidade excessiva de sabão líquido. Caso note algum acúmulo, basta você enxaguar e centrifugar as peças novamente.

 

6. Coloque as roupas para secar em local apropriado

Finalizado o ciclo de lavagem da máquina, estenda as roupas em um local na sombra para secarem. Esse também é um passo que exige a sua atenção, pois se estendidas na luz do sol, as peças podem desbotar e perder a qualidade do tecido.

Por isso, opte por lavar as roupas de seu pequeno em dias de céu limpo. Assim, mesmo que você estenda as peças em um local com sombra, elas ainda podem secar rapidamente. Tudo de bom, não é? Afinal, facilidade e agilidade são duas coisas necessárias para toda mamãe.

7. Tenha um balde separado para as roupas do bebê

Você tem o costume de deixar suas roupas de molho? Isso é algo bastante interessante, principalmente para os macacões, fraldas de tecido e toalhinhas, que tendem a ficar expostos a mais sujeiras e bactérias.

Para isso, o ideal é que você tenha um balde específico para as roupas do bebê. Com esse cuidado, você pode evitar que as peças do bebê entrem em contato com impurezas de roupas adultas e que saem na rua.

Você pode comprar um balde com uma cor, um formato ou tamanho bem diferente dos outros baldes que tem em casa e, assim, garantir que o balde das roupas do bebê nunca seja confundido.

8. Passe as roupinhas em temperatura média

Uma dúvida muito frequente entre papais e mamães de primeira viagem é: “Eu preciso passar as roupas do bebê?”. A resposta mais básica e sucinta para esta questão é: sim!

Passar a roupa do bebê em uma temperatura média faz com que os fungos e bactérias que resistiram ao processo de lavagem sejam eliminados.

Então, opte por passar as roupinhas das crianças com um ferro em temperatura média. Essa é a alternativa mais indicada para não danificar as roupinhas delicadas.

9. Leia a etiqueta antes de lavar uma peça nova

A etiqueta das roupas funciona como um verdadeiro manual de instruções. Ela que vai indicar como lavar as roupas do bebê apropriadamente. Por isso, não deixe de checá-la antes de fazer a primeira lavagem.

Algumas, inclusive, podem te mostrar que não podem ser levadas à máquina de lavar roupas. Então, se mantenha atenta!

 

os-principais-selos-de-lavagem-presentes-nas-estiquetas-das-roupas-e-seus-descrições

Como lavar as roupas do bebê pela primeira vez?

O primeiro passo para lavar a roupa de bebê pela primeira vez é deixar as peças de molho por, pelo menos, duas horas. Isso faz com que as impurezas sejam eliminadas, garantindo segurança para o bebê logo ao sair da maternidade. Para finalizar o processo, basta você esfregar e enxaguar normalmente.

Ah, vale ressaltar que começar a lavar suas roupas antes do nascimento é um cuidado necessário para garantir que todas as peças sejam lavadas antes do primeiro uso. Tire a poeira que pode ter acumulado conforme o tempo.

Essa lavagem das peças pode ser iniciada pouco a pouco, a partir da 30ª semana de gestação, quando o bebê está bem pertinho de chegar. Comece primeiro pelas peças mais pesadas, como mantas, cobertores, lençóis e edredons. Depois, lave as peças de tamanho RN e P, que serão as primeiras usadas pela criança. Assim, você vai organizando o seu enxoval.

Pode lavar roupa de bebê na máquina de lavar?

As roupas do bebê, em sua maioria, podem, sim, ser lavadas na máquina. O importante é tomar os cuidados necessários e tratar as roupinhas delicadas com a atenção que merecem. Por isso, podemos relembrar as dicas que mostramos acima, com um checklist básico para você não esquecer:

  • Garanta que a sua máquina esteja limpa: sem bactérias, fiapos e objetos perdidos;
  • Não misture roupas coloridas com as brancas e nem roupas de adulto com infantis;
  • Bata as roupas no ciclo de lavagem delicado;
  • Garanta que todas as peças foram enxaguadas corretamente.

Pronto, com esses passos básicos, você garante que as roupas não sejam danificadas pela máquina e fiquem impecáveis. Com a ajuda do eletrodoméstico, a sua rotina de trabalho com filhos ficará muito mais simples de lidar.

Como deixar a roupa do bebê mais cheirosa?

Uma forma para dar cheiro à roupa do bebê e deixá-la com um aroma agradável é utilizar um borrifador na hora de passar as peças. Dentro dele, você pode fazer uma misturinha milagrosa, com 1 litro de água e duas colheres de roupa de amaciante ou sabão líquido — opte sempre pelas opções específicas para roupa infantil.

Agora, basta você borrifar o líquido em cada peça da criança. Isso, além de deixar as roupas mais cheirosas, ainda facilita no manuseio do ferro de passar roupas. Legal, não acha?

Pode torcer a roupa do recém-nascido?

Não é o mais recomendado. Afinal, o tecido molhado pode lacear facilmente, fazendo com que as peças não sirvam mais no pequeno. A maneira mais adequada, é utilizar a ajuda de uma toalha. Você coloca a peça no interior da toalha e torce o tecido maior.

Todas as nossas dicas foram pensadas para não danificar as roupinhas das crianças. E claro, manter a saúde e bem-estar de seu bebê.

Além de seguir o nosso passo a passo de como lavar as roupas do bebê, outros cuidados podem ser tomados no dia a dia para garantir um bom desenvolvimento para o seu filho. Continue em nossa página e entenda o quão importante é a ajuda de um psicólogo no dia a dia da criança.

4.1/5 - (Total de avaliações: 7)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário