Como lavar roupa de bebê — passo a passo fácil com a Brandili!

Papais e mamães de primeira viagem costumam ter sempre a mesma dúvida clássica: “como lavar roupa de bebê?”. Afinal, as roupinhas dos pequenos são bem diferentes das roupas que o resto da família usa e, por isso, precisam sempre de alguma atenção especial. 

O sabão usado, o ciclo de lavagem escolhido, o local para secar e os cuidados na hora de guardar no armário… Todos esses fatores precisam ser levados em consideração nessa tarefa que, no fim das contas, é bem prazerosa. 

Por isso, a Brandili preparou esse post com o passo a passo que te ensina como lavar roupas de bebê, além de te mostrar algumas dicas bem importantes para não errar nesse processo. Siga a leitura e descubra:

Pode lavar roupa de bebê na máquina?

As roupas do bebê, em sua maioria, podem sim ser lavadas na máquina. O importante é tomar os cuidados necessários e tratar as roupinhas delicadas com a atenção que merecem. Aprenda com o nosso passo a passo como lavar sem danificar as roupinhas:

Passo 1: Separe as roupas de bebê

As roupinhas do seu filho devem ser lavadas separadas das roupas dos adultos e dos irmãos mais velhos, pois o contato com a sujeira dessas outras peças deve ser evitado para preservar a saúde do bebê. 

Além de separá-las das roupas do resto da família, separe as roupinhas brancas das coloridas para evitar manchas na lavagem. 

Passo 2: Leve à máquina no ciclo de lavagem delicado

Na hora de aprender como lavar roupa de bebê, existe um passo muito importante que não pode ser esquecido: a escolha do ciclo de lavagem delicado. Isso porque as roupinhas da criança podem ser danificadas se forem esfregadas com muita intensidade ou se forem esticadas. 

Algumas máquinas mais modernas até possuem o modo “roupas de bebê”, que você pode usar também.

maquina de lavar

Passo 3: Use apenas sabão neutro

O sabão neutro deve ser prioridade na hora de lavar as roupas de bebê pois ele agride menos os tecidos e reduz as chances de alergias ou irritações na pele das crianças. Uma ótima alternativa é o sabão de coco!

A opção mais recomendada é o sabão em sua versão líquida, mas você pode usar o sabão em pó também. Amaciantes devem ser evitados por conta do seu cheiro forte. Se não quiser abrir mão do produto, escolha linhas que são específicas para as roupas de bebê. 

Passo 4: Enxágue e centrifugue bem 

É importante se atentar, após o enxágue, se não há nenhum resquício de sabão nas peças de roupa. Isso pode acontecer se for utilizada uma quantidade maior do que a indicada. Caso isso aconteça, repita o enxágue para garantir que a roupa está livre desses elementos, pois podem irritar a pele e o nariz do bebê. 

Se a sua máquina tem a função de centrifugação e secagem, as peças podem passar tranquilamente por este processo também. 

Passo 5: Coloque-as para secar em local apropriado

Finalizado o ciclo de lavagem da máquina, estenda as roupas em um local na sombra para que sequem. Esse também é um passo importante pois se estendidas na luz do sol, as peças podem desbotar e perder a qualidade do tecido. 

Por isso, os melhores dias para lavar as roupas do bebê são os dias de sol, para que possam secar rápido quando estiverem na sombra. 

Quando estiverem secas, elas já podem ser passadas e guardadas no armário, prontinhas para usar. 

Pronto! Agora você já sabe como lavar roupas de bebê. Caso tenha alguma dúvida, é só deixá-la nos comentários que iremos te responder. 

Lavando as roupas antes do bebê nascer 

Quando estamos aguardando a chegada do bebê, começar a lavar suas roupas antes do nascimento é um cuidado necessário. Assim, garantimos que todas as peças sejam lavadas antes do primeiro uso, tirando a poeira que podem ter acumulado e qualquer outra partícula de sujeira. 

Essa lavagem das peças podem ser iniciadas pouco a pouco, a partir da 30ª semana de gestação, quando o bebê está bem pertinho de chegar. Comece primeiro pelas peças mais pesadas, como mantas, cobertores, lençóis e edredons. Depois, lave as peças de tamanho RN e P, que serão as primeiras usadas pela criança. 

Se quiser, pode conferir nosso post com a lista completa de enxoval do bebê, veja se já garantiu tudo o que precisa comprar antes de sua chegada.

Após essa primeira lavagem, ainda durante a gestação, uma dica bem legal é guardar as peças em saquinhos plásticos dentro do armário, para garantir que não juntem pó novamente. 

roupas de bebe

5 dicas de ouro para cuidar das roupinhas do bebê

Além de seguir o nosso passo a passo de como lavar as roupas do bebê, outros cuidados podem ser tomados no dia a dia para garantir a saúde da criança e a conservação das peças. Olha só essas dicas:

1. Tenha um balde separado para as roupas do bebê

Se você tem o costume de colocar as roupas em molho num balde antes de levá-las para a máquina, compre um balde especial apenas para as roupas do bebê. 

Tomando esse cuidado, você evita que as peças tenham contato com os resquícios químicos de produtos de limpeza e sabão abrasivo que podem estar – mesmo que em pequenas quantidades – nos outros baldes da casa. 

Você pode comprar um balde com uma cor, um formato ou tamanho bem diferente dos outros baldes que tem em casa e, assim, garante que o balde das roupas do bebê nunca seja confundido. 

2. Higienize a máquina de lavar 

Esse é um hábito que todos nós deveríamos ter, mesmo se não for para lavar as roupas das crianças. É natural que as máquinas acumulem sujeira, fiapos de roupa e resquícios de sabão em seu interior e, por isso, devemos fazer sua limpeza de vez em quando. 

Algumas máquinas até mesmo tem um ciclo de lavagem específico para sua auto limpeza. Se a sua não tiver, basta colocar no ciclo normal, esperar a máquina encher e adicionar água sanitária nos compartimentos de sabão. Ela fará o ciclo completo e eliminará a sujeira.

Você pode fazer isso sempre antes de lavar as roupas do bebê para garantir que a máquina esteja limpinha, pronta para receber as roupas delicadas do pequeno. 

3. Evite produtos com cheiro 

Comentamos isso no passo a passo de como lavar roupas de bebê mas não custa relembrar: os produtos com cheiro forte devem passar longe das roupinhas do bebê! Isso porque o seu cheiro, depois de lavadas, pode incomodar o nariz do pequeno e causar dores e irritações. 

Entram na lista o sabão de lavar roupa, o amaciante e aquele cheirinho utilizado para passar roupa. Use sempre as versões sem cheiro algum. 

4. Passe as roupinhas em temperatura média

Se outra dúvida que você tem é se as roupas do bebê podem ser passadas, a resposta é: sim! Passar essas peças é, inclusive, um hábito recomendado.O ferro quente ajuda a eliminar germes que podem estar no tecido das peças. 

Para isso, use o ferro em temperatura média para não danificar as roupas do bebê. 

5. Ler a etiqueta é uma obrigação! 

A etiqueta das roupas funciona como um verdadeiro manual de instruções, pois é ela que vai nos mostrar como lavar as roupas do bebê apropriadamente. Por isso, não deixe de checá-la antes de fazer a primeira lavagem. Algumas, inclusive, podem te mostrar que não podem ser levadas à máquina de lavar roupas. Fique atenta! 

etiqueta de lavagem de roupa

Seguindo todos os passos e todas as nossas dicas você pode dominar essa tarefa e fazê-la com muito amor, afinal, esse é um cuidado que temos com nossos filhos. Mas, e aí: como você lava as roupas de bebê na sua casa? Faz alguma coisa diferente ou tem alguma dica especial? Conta aqui nos comentários que vamos adorar a sua contribuição! 

Para essas e outras dicas, você pode sempre contar com o blog da Brandili. Aliás, que tal continuar a sua leitura conferindo as nossas dicas de como limpar os brinquedos do bebê? Assim você garante todos os cuidados necessários para manter seu filho saudável enquanto se diverte. 

Confira o post, estamos te esperando por lá!

Fonte (imagens):
https://www.pexels.com/pt-br/foto/maquina-de-lavar-de-carga-dianteira-branca-5591460/
https://br.pinterest.com/pin/474003929517974425/
https://www.pexels.com/pt-br/foto/texteis-brancos-e-azuis-2252000/
https://www.pexels.com/pt-br/foto/camisa-azul-infantil-pendurada-no-varal-2565272/

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados