A questão da menstruação na gravidez é um assunto que traz muitas dúvidas entre as mamães de primeira viagem. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que: quem está grávida não menstrua.Porém, o que acontece são os episódios de sangramento.
Esse sangramento pode ser desde um pequeno escape, que é considerado normal por causa do período de formação do feto, até outras causas que podem ser graves. Isso pode ajudar a caracterizar uma gravidez de risco.
Atenção: o conteúdo deste post é apenas informativo e não deve ser usado como diagnóstico. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou recorra a um pronto-socorro.
Seja como for, iremos saber mais sobre esse fenômeno e processo biológico, entender por que ocorre e quais os fatores que implica. Confira!
Conteúdo
Por que a menstruação não ocorre durante a gestação?
Isso se dá por um motivo muito simples: é impossível para uma grávida menstruar. A menstruação se caracteriza por um processo que o endométrio se renova porque não recebeu um embrião, no período em que a mulher estava fértil, como mostra o Hospital Santa Clara.
No período fértil, o organismo da mulher produz os hormônios chamados estrogênio e progesterona para aumentar o tamanho do endométrio do útero, isso para receber a nova vida que o organismo espera.
Se a mulher não ficou grávida naquele período (que é mensal), o progesterona e estrogênio caem, então o útero também se desfaz do endométrio, que foi expandido e preparado para receber o embrião.
Naturalmente, caso a mulher esteja grávida, esse processo não acontece, salvo em casos de aborto espontâneo. Isso porque, ao ser fecundada,a mulher, ao invés de abaixar a progesterona e estrogênio, aumenta esses hormônios em seu organismo.
Então, ao invés do endométrio se desfazer como seria normal e periódico na vida da mulher, ele segue o ciclo para se tornar abrigo da nova vida que ali está.
Aproveite e veja outro post aqui do blog e entenda se é normal sentir falta de ar na gravidez!
Como diferenciar os tipos de sangramento?
Apenas um profissional da saúde pode afirmar com certeza qual é o tipo de sangramento. Ele pode ser relacionado à menstruação, de escape, implantação do embrião ou, até mesmo, ter relação com um risco de aborto.
Quando é verificado o sangramento nesse período, é necessário identificar qual a cor do sangue para relacionar com os tipos possíveis. De forma geral, o sangramento na gravidez pode acontecer por diversos motivos que devem ser estudados.
Veja mais sobre cada um dos tipos de sangramento:
Sangramento de menstruação
O sangramento de menstruação é o sangramento padrão, pelo qual passam as mulheres do mundo todo. Esse sangramento é aquele ao qual a mulher já está muito acostumada, que mensal e periodicamente acontece.
Como já comentamos, menstruação na gravidez não existe. Um episódio de sangramento desse tipo é absolutamente impossível para as grávidas. O que acontece é que as pessoas confundem a menstruação com outro tipos de sangramento que podem acontecer durante a gestação, como o sangramento de escape, implantação de embrião ou até mesmo algo ruim como o aborto.
Para quem se pergunta qual a cor da “menstruação na gravidez”, saiba que é bem diferente da menstruação corriqueira. Bem diferente dos sangramentos que podem ocorrer durante a gestação. Se você está grávida e verifica uma menstruação parecida com a corriqueira, deve imediatamente procurar um médico.
Entender sobre a saúde da mulher é importante para acompanhar todo o período de gestação. Isso ajuda, inclusive, a acompanhar possíveis problemas como as varizes na gravidez.
Sangramento de escape
O sangramento de escape não é, necessariamente, um dos tipos de menstruação na gravidez, mas um tipo específico de sangramento que ocorre quando a mulher faz uso de anticoncepcional.
O medicamento pode provocar sangramentos bem definidos nas mulheres, que podem ser confundidos com sangramentos de outra natureza.
É difícil que uma mulher fique grávida usando anticoncepcional. Porém, caso aconteça, tem chances de ser acompanhado pelo sangramento de escape, como o artigo do Hospital Santa Clara — que citei anteriormente — aponta.
Sangramento de implantação do embrião
Esse é um dos tipos de “menstruação na gravidez” mais comuns. Na verdade, é um sangramento que nada tem a ver com o processo biológico, mas que as pessoas acabam relacionando os dois. Ele costuma surgir nas primeiras semanas de gestação.
Este tipo de sangramento acontece por conta do processo natural de quando o embrião está se implantando na parede do útero e o organismo da mulher se prepara para a geração do bebê.
No curto período desse processo biológico, pode acontecer um pequeno sangramento e, em muitos casos, pode ser até imperceptível.
Para mulheres, esse sangramento é muito difícil de ser confundido com a menstruação regular, já que muitas vezes ele apresenta uma fraca cor amarelada ou marrom, bem diferente de todo ciclo menstrual padrão.
É importante ressaltar que esse tipo de sangramento é inofensivo, faz parte do processo natural e não oferece nenhum risco à saúde da mulher, nem à saúde do feto.
Sangramento com risco de aborto
O aborto espontâneo é algo que, infelizmente, pode acontecer com qualquer mulher. Nesses casos, o sangramento pode ser um sinal de que o aborto pode acontecer ou já está acontecendo.
Esse tipo de sangramento tem mais chances de ser confundido com uma menstruação porque ele pode apresentar níveis de sangue muito maiores, manchas escuras de sangue e fluxos que são muito mais intensos, se comparado a outros dos sangramentos que citamos, que geralmente são inofensivos.
Outro diferencial deste tipo de sangramento para os outros é que não é raro ser acompanhado por dor ou pontadas de dores intensas. Isso pode acontecer em casos de gravidez molar.
Neste caso é necessário que a mulher procure um médico imediatamente. Na verdade, em todos os casos, onde há a percepção de algum sangramento, é importante verificar com o médico para ter certeza de que a gestante e o bebê seguem seguros.
O que pode causar sangramento vaginal na gravidez?
O próprio embrião pode causar os sangramentos, assim como pílulas anticoncepcionais e, até mesmo, em alguns casos, lesões superficiais ou infecção urinária. Para saber exatamente o que causa o sangramento vaginal na gravidez, é importante consultar um médico.
O que fazer em casos de sangramento na gestação?
Em qualquer um dos casos de sangramento na gestação, o importante é imediatamente procurar seu médico de confiança e especialista que acompanha o pré-natal.
O ideal é procurar um especialista e relatar para ele tudo o que aconteceu nos mínimos detalhes, só um profissional da saúde poderá orientar a mulher em todos os aspectos, para lidar com cada uma dessas situações que podem parecer com “menstruação na gravidez”.
Só assim há certeza do que está acontecendo com o corpo da mulher e com a gestação, assim como a fonte do sangramento. Com isso, você está mais atenta a como proceder em casos de sangramento na gravidez e quais deles apresentam risco.
Pelo visto, você quer entender tudo sobre o período o de gestação, não é mesmo? Então, aproveite para ir planejando como vestir seu filho na maternidade com as nossas dicas!