Início » Gravidez » Varizes na gravidez: qual é o perigo e como aliviar?

Varizes na gravidez: qual é o perigo e como aliviar?

6 minutos de leitura

As varizes na gestação são comuns e têm várias causas distintas. A principal delas é que a circulação sanguínea aumenta e, consequentemente, as veias acabam inflamando. Além disso, o peso do abdômen pode comprimir as veias e levar ao aparecimento dos vasos sanguíneos na pele.

Como a coluna Alô, Mãe da Prefeitura de São Paulo mostra, as varizes na gravidez costumam surgir na primeira metade do período e, geralmente, somem após o parto. Contudo, os vasos que já estavam inflamados podem piorar durante a gestação.

Para tirar todas suas dúvidas, preparamos este conteúdo com explicações fáceis, didáticas e diretas. Aqui, você entenderá se ter varizes na gravidez é perigoso, quais os sintomas, como prevenir, qual o tipo de parto recomendado e muito mais. Vamos lá?

O que são varizes?

Varizes são veias superficiais anormais e dilatadas com um formato cilíndrico ou em forma de saco. Elas também podem ser tortuosas ou alongadas. Essa condição atinge mais as mulheres e os riscos aumentam durante a gravidez, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

O órgão ainda explica que os tratamentos específicos para essa condição dependem de qual veia será tratada. Aquelas que elevam a pele necessitam de tratamento cirúrgico, já as menores podem ser tratadas a partir da aplicação de medicamentos nos vasos.

Contudo, vale ressaltar que apenas um médico especialista pode avaliar e decidir qual a abordagem recomendada.

Quais são os sintomas das varizes em grávidas?

Os principais sintomas das varizes na gravidez são dores, aumento da temperatura e inchaço no local. Além disso, alguns casos podem levar à dificuldade de locomoção ou dores ao ficar em pé. Algumas grávidas podem sentir formigamento e sensação de peso nas pernas.

Essas informações foram retiradas e adaptadas da coluna Alô, Mãe da Prefeitura de São Paulo, a qual citamos no início deste post. Veja mais sintomas das varizes pélvicas e nos membros inferiores durante a gravidez:

  • Dor local;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Inchaço nos membros inferiores;
  • Coceiras locais;
  • Alteração de sensibilidade;
  • Aumento da temperatura na região (febre local);
  • Formigamentos locais;
  • E outros.

A gravidez é um fator de risco para o surgimento das varizes. Isso acontece porque a circulação sanguínea aumenta. Além disso, outro agravante nesse período é a pré-eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial em gestantes.

Qual o perigo de varizes na gravidez?

De modo geral, as varizes não oferecem riscos ao processo de gestação em si. Em certos casos, os vasinhos da mamãe podem estourar e sangrar. A vida do bebê pode ficar em risco apenas em casos extremamente raros. Por esse motivo, lembre-se de consultar seu médico.

Isso é afirmado pelo angiologista Jayme Ramos de Almeida Filho, em uma entrevista ao programa Cuidados Pela Vida. Além disso, é comum que as varizes na gravidez sumam depois de um tempo, mas falaremos disso daqui a pouco.

Mamãe grávida fazendo ioga.

Você está gostando deste post? Então, aproveite para entender o que acontece e o que muda no corpo na terceira gestação!

Quem tem varizes pode fazer parto normal?

Sim! As varizes na virilha ou membros inferiores na gravidez não atrapalham o parto normal. A não ser que elas sejam um caso muito extremo de inflamações venosas aumentadas em excesso. Essa afirmação é feita pela Ginecologista e Obstetra Naira Senna.

Por esse motivo, caso você esteja passando por essa condição, lembre-se de conversar abertamente com o médico que acompanha o seu pré-natal.

Depois que tirar todas as suas dúvidas e se tranquilizar, você poderá começar a planejar como será a rotina do recém-nascido!

Quem tem varizes no útero pode fazer cesárea?

As varizes no útero ou pélvicas não oferecem riscos diretos à gravidez, como já mencionamos anteriormente. Contudo, apenas o médico ginecologista e obstetra vai poder avaliar os riscos envolvidos no parto cesárea para cada caso.

Em geral, as varizes surgem durante os quatro primeiros meses de gravidez. Ou seja, elas podem aparecer por volta da 16ª semana de gestação.

Como é o tratamento para varizes na gravidez?

Em geral, as varizes na gravidez somem após dar à luz. Inclusive, a recuperação costuma ser mais rápida no período de puerpério.

Entretanto, caso isso não aconteça, pode ser necessário fazer aplicações de medicamentos e, em situações extremas, até mesmo uma cirurgia específica.

A pesquisa de Newton de Barros Junior e seus colaboradores no Jornal Vascular Brasileiro mostra que as varizes na gravidez têm aspectos peculiares, quando comparadas com as condições “comuns”. Elas surgem de modo precoce, com uma intensidade elevada e regridem com rapidez após o fim da gestação.

Como prevenir varizes gestacionais?

A principal maneira de prevenir as varizes gestacionais é realizando exercícios físicos de intensidade leve e moderada, e com baixo impacto. Essa é uma recomendação da SBACV. Contudo, a Sociedade também recomenda o acompanhamento e as recomendações do médico em todos os casos.

Para fortalecer os membros inferiores e o assoalho pélvico e, consequentemente, aumentar a circulação sanguínea na parte de baixo do corpo, a mamãe pode fazer os exercícios de Kegel.

Além disso, a coluna da Prefeitura de São Paulo, a Alô, Mãe, que já citamos por aqui, faz mais recomendações. Veja quais são:

  • Exercícios físicos;
  • Cuidado com o peso;
  • Banho com água fria;
  • Dormir sobre o lado esquerdo;
  • Reduzir o consumo de sal;
  • Usar meias de compressão.

Além dessas dicas, a SBACV recomenda uma dieta rica em fibras, evitar ficar muito tempo em pé ou sentada e não usar cintas abdominais. Outro ponto importante e que merece ser reforçado aqui é a importância do acompanhamento do cirurgião vascular ou angiologista!

Grávida se alongando.

As varizes na gravidez chegam a atingir duas em cada três mamães, como é apontado pelo artigo de Barros Junior, o qual serviu como base para a produção deste conteúdo. A condição deve regredir após o nascimento e, em geral, não oferece riscos à saúde da mamãe ou do bebê.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre as varizes na gravidez, que tal relaxar um pouco? A nossa dica especial é: volte a focar no enxoval do seu bebê que está a caminho! Para isso, confira nosso checklist completo que te ajuda a saber quantas roupas de recém-nascido comprar.

4.3/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário