Início » Gravidez » O que é colostro, qual a sua composição e para que serve

O que é colostro, qual a sua composição e para que serve

6 minutos de leitura

O colostro é o primeiro leite que a mãe produz quando começa a amamentar. Ele é rico em proteínas e nutrientes que são fundamentais para a imunidade e o desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, esse leite é espesso, amarelado e muito rico em anticorpos e bactérias boas.

Em geral, a duração da produção do primeiro leite dura até cinco dias. Depois disso, surge o leite de transição e, por fim, o leite maduro. É fundamental que a mamãe estimule os hormônios necessários para a produção do alimento principal dos bebês. Dessa maneira, o aleitamento deve ser iniciado logo após o parto.

Neste post, você vai entender tudo sobre o colostro e o porquê ele ser tão importante para a saúde do recém-nascido. Aproveite e compartilhe este conteúdo com outra mamãe, para que ela também fique informada. Vamos começar?

O que é o colostro na gravidez?

O colostro é o primeiro leite que a mãe produz para amamentar o bebê. Ele pode surgir pouco tempo antes do parto. Sua cor costuma ser amarelada, e ele é muito calórico e nutritivo. Ele ajuda a promover o crescimento e maturação do sistema gastrointestinal da criança.

Ele é altamente concentrado. Esse fato ajuda principalmente porque o estômago dos recém-nascidos ainda é muito pequeno — comporta entre 5 e 27 ml, apenas, segundo o Ministério da Saúde. Por esse motivo, mesmo uma pequena quantidade de colostro pode fazer muita diferença no estômago do bebê.

Devido à sua composição, rica em nutrientes e proteínas, ele pode fazer toda a diferença no sistema imunológico e na saúde do bebê. A seguir, você vai entender melhor sobre as capacidades nutricionais do colostro materno. Confira!

Qual é a composição do colostro?

O colostro materno é altamente rico em proteínas, anticorpos e vários outros nutrientes que têm papel fundamental na imunidade do bebê. Para explicar melhor a composição, preparamos uma tabela com os valores nutricionais do colostro:

Nutriente Quantidade (a cada 100 ml)
Calorias 65
Carboidratos 6,7 g
Gordura 3,8 g
Proteína 1,3 g

Os dados presentes na tabela anterior foram tirados de um artigo escrito pela dra. Gwen Dewar, no site Ciência Parental (Parenting Science).

Além dos nutrientes principais listados, também há diversos outros componentes imunológicos que influenciam no desenvolvimento da mucosa intestinal e das bactérias boas no intestino dos pequenos, como aponta uma pesquisa da Universidade da Califórnia.

Qual a diferença entre colostro e leite?

O colostro é muito mais rico em proteínas, imunoglobinas e vitamina A. Visualmente, o leite maduro, produzido após o sexto dia de amamentação, é mais líquido e branco, diferentemente do primeiro leite (que é mais amarelado e denso).

O colostro fica presente apenas nos primeiros dias de amamentação. Depois de um certo período — que falaremos melhor daqui a pouco — a mamãe passa a produzir o leite maduro, o qual deve ser usado como alimento exclusivo até os seis meses.

Durante a fase lactante, o bebê pode criar o hábito de sugar sem receber nutrientes. Isso pode ser feito na chupeta ou em dedos. Para determinar as vantagens e desvantagens desse hábito, confira o nosso post sobre sucção não nutritiva!

Qual função do colostro?

A principal função do colostro é a transferência de anticorpos, nutrientes e proteínas essenciais para a defesa do organismo. Ele também fortalece e desenvolve o sistema gastrointestinal de um recém-nascido. Além disso, ajuda a fortalecer os laços entre mamãe e bebê durante a amamentação.

Quer saber mais sobre a fase do pós-parto e o período que o bebê ainda mama no peito? Então, leia nosso post sobre o que é o puerpério!

Quando começa a sair o colostro?

O colostro começa a sair quando a mãe amamenta um filho pela primeira vez. Ele é produzido pelo corpo nas últimas semanas de gestação e, em certos casos, pode sair um pouco até mesmo antes do parto. Depois do período inicial, vem o leite de transição e, por fim, o maduro.

Quanto tempo sai o colostro?

O colostro é produzido até o quinto ou sexto dia de amamentação. Depois disso, o leite vai mudando até chegar ao leite maduro. Essa fase intermediária é chamada de leite de transição, o qual muda de composição gradativamente até chegar ao estágio final.

Em caso de dúvidas quando à produção do colostro ou sobre a amamentação, consulte um profissional de saúde. Inclusive, essas perguntas devem ser feitas na consulta ao pediatra!

Qual é a importância do colostro?

A importância do colostro está no desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico do recém-nascido. Por esse motivo, é fundamental realizar a primeira mamada logo nas primeiras horas após o nascimento. Ele também ajuda a estimular os hormônios da produção de leite.

A amamentação é importante tanto para o bebê quanto para a mamãe. Afinal, esse é um momento lindo de ligação entre os dois. Aproveitá-lo ao máximo ajuda a criar laços com os filhos e acalmá-los, assim como acontece com o uso do cueiro.

O que fazer quando não se tem colostro?

Caso não haja produção de colostro, é fundamental consultar o médico. Contudo, para aumentar o volume desse leite, é importante, nas duas primeiras semanas, amamentar com frequência sempre que o bebê solicitar. Isso vai promover a produção dos hormônios que liberam o leite materno.

Depois dessa fase, a mamãe já pode elaborar a rotina do recém-nascido. Em geral, a mulher produz o leite de acordo com as necessidades do bebê. Ou seja, não ter um volume grande de leite de transição ou maduro, não é sinônimo de subnutrição na criança. Contudo, o pediatra deve acompanhar individualmente cada caso.

Como você viu, a produção e amamentação com o colostro são fundamentais para os primeiros dias de vida do seu bebê. Ele vai ser muito importante para o desenvolvimento saudável da sua criança.

Contudo, lembre de manter o contato constante com o seu médico de confiança para entender sobre a sua produção de leite, a altura ideal para cada idade e outros aspectos relacionados à saúde da mamãe e do bebê.

Por falar na qualidade de vida dos pequenos, lembre-se que o conforto térmico é muito importante. Por esse motivo, confira nossas dicas de como vestir o recém-nascido conforme o clima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário