Início » Maternidade » Tire as suas dúvidas sobre a fralda de pano!

Tire as suas dúvidas sobre a fralda de pano!

8 minutos de leitura

As fraldas de pano — ou ecológicas — têm voltado com tudo. Muitas mamães resgataram o uso dessas fraldas e, atualmente, existem versões modernas, com tecidos especiais, ajustes e mais. Inclusive, elas podem ser lavadas na máquina! A melhor parte disso tudo é que elas são muito mais amigáveis com o meio ambiente.

Você já parou para pensar no impacto ambiental causado devido à quantidade de fraldas descartáveis? Os resíduos gerados são mais difíceis de serem reciclados — assim como acontece com os absorventes. Além disso, o custo das fraldas de pano para bebê são bem menores!

Apesar de tudo, muitas mamães podem ter muitas dúvidas sobre o uso da fralda ecológica. Então, preparamos um conteúdo que vai responder às suas perguntas sobre esse tema. Já envie este post para outra mamãe conhecer também e acompanhe a leitura conosco.

Quais as vantagens de usar fralda ecológica?

As principais vantagens de usar fralda de pano para bebê são o custo-benefício e o menor impacto ambiental. Além disso, elas reduzem a quantidade de assaduras porque se adaptam ao corpinho da criança e não o contrário.

Veja mais sobre as principais vantagens do uso da fralda de pano ecológica:

1. Menor custo

Mamãe, você já parou para pensar quantas fraldas descartáveis uma criança usa ao longo de sua vida? Por aqui, nós fizemos uma calculadora de fraldas e já adianto: o número passa de 3400! Se a quantidade já assusta, pense no valor investido mensalmente nelas.

Além disso, quando lembramos que as fraldas descartáveis não são todas iguais, ou seja, a mais barata nem sempre vai ser a melhor, a parte do orçamento destinada à compra será ainda maior. Por esse motivo, a médio e longo prazo, as fraldas de pano reutilizáveis são melhores.

2. Opção mais sustentável

As fraldas descartáveis são compostas por polímeros superabsorventes. De modo resumido, eles são “primos” do plástico que têm a capacidade de acumular líquidos e outras substâncias. Durante esse processo, o volume aumenta. O princípio de funcionamento é parecido — e, muitas vezes, igual — ao do absorvente.

Você já deve ter imaginado para onde a conversa está indo, não é mesmo? Se boa parte da composição das fraldas descartáveis é composta por um tipo de plástico, o impacto ambiental do seu uso é grande.

Uma alternativa para isso é recorrer às fraldas de pano, que são laváveis e têm um menor impacto na natureza.

3. Ajustável

Pergunte para a sua mãe como eram as fraldas de pano de antigamente. Elas não eram nada ajustáveis e ainda precisavam ser fixadas com alfinetes. Um perigo! Contudo, felizmente, os tempos mudaram. Atualmente, elas são ajustáveis e se adaptam ao corpinho dos nossos bebês.

Devido a esse fato, o que acontece é que a fralda se adapta à nossa criança, e não o contrário. Dessa forma, há muito mais conforto e menos assaduras, mas falaremos disso daqui a pouco.

Além disso, com os vários níveis de ajuste, não é necessário comprar tantos tamanhos diferentes. Isso aumenta ainda mais a economia no bolso das mamães e papais.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos sobre gravidez! Por aqui, nós sempre damos dicas para mamães de primeira viagem e para as experientes também.

4. Alta capacidade de absorção

Apesar do que pode parecer, as fraldas ecológicas podem ter alta capacidade de absorção. Alguns modelos, inclusive, acompanham um tecido absorvente que consegue reter até os maiores volumes.

Apesar disso, há uma ressalva a ser feita: as fraldas de pano absorvem bem, mas não deixam nossos bebês sequinhos. Falaremos melhor disso no tópico de desvantagens, então continue a leitura!

5. Menor índice de assaduras

Fraldas ecológicas para bebês são feitas de um tecido levinho e com toque macio. Aliado à grande adaptabilidade da peça, o resultado é uma das suas principais vantagens: o menor índice de assaduras.

Outro fator que contribui para o menor índice de assaduras é a ausência dos polímeros absorventes, que falamos agora há pouco, lembra? Esse produto químico absorve toda umidade próxima a ele, o que, infelizmente, influencia no desconforto dos nossos bebês.

Está gostando deste conteúdo? Então, veja nossas dicas para organizar um chá de fraldas online!

Quais as desvantagens da fralda ecológica?

As principais desvantagens da fralda ecológica são o alto investimento inicial e a falta de praticidade em algumas situações. Outro ponto que afasta muitos papais e mamães é ter que lavá-las diariamente. Na maioria dos casos, não é possível deixar as versões descartáveis totalmente de lado.

Acompanhe detalhadamente as principais desvantagens das fraldas de pano:

1. Necessidade de lavar as fraldas diariamente

Mesmo com muitas fraldas de pano ao seu dispor, é preciso lavá-las diariamente. Até modelos com espaço para colocar um tecido mais absorvente precisam ser higienizados com muita frequência.

Ainda que os papais e as mamães se acostumem com essa rotina, convenhamos que lavar fraldas cheias diariamente até o desfralde não é a tarefa mais agradável do mundo.

2. Alto investimento inicial

Sim, fraldas descartáveis são caras. Porém, o valor é “diluído” durante todo o período que os nossos bebês vão precisar delas. Além disso, muita gente acaba encontrando um cashback aqui, uma promoção ali e isso permite criar um verdadeiro estoque em casa.

Para comprar uma quantidade boa de fraldas de pano, é preciso fazer um verdadeiro investimento. Afinal, você vai comprar praticamente todas elas de uma vez. Contudo, mesmo que esse valor seja maior, no fim das contas, ao comparar o valor “por uso”, a versão ecológica é mais barata.

3. Maior período de adaptação

Optar por uma fralda de pano para bebê requer uma adaptação. Principalmente no quesito praticidade, que é o nosso próximo tópico. Além disso, é preciso rever a rotina, porque elas precisarão ser lavadas todos os dias. Então, muitas mamães e papais precisam de um tempo até se acostumarem.

Essa etapa pode ser mais difícil, ainda mais se você já teve outro filho e usou fraldas descartáveis com ele. Independentemente disso, acompanhe todos os nossos conteúdos sobre maternidade para estar sempre cultivando uma relação saudável com os pequenos!

4. Menor praticidade

Chegamos ao ponto fraco da fralda de pano: a praticidade. Para exemplificar essa desvantagem, vamos imaginar o seguinte cenário: você está em um passeio no shopping com o seu bebê e ele encheu a fralda. Caso o pequeno esteja usando uma fralda descartável, é só trocar e jogar fora. Porém, o que aconteceria se fosse com a versão ecológica?

Existem várias dicas para tornar esse uso mais inteligente. Por exemplo, colocar a fralda suja em saquinho hermético, lavar no próprio fraldário ou usar versões descartáveis sempre que for sair de casa.

5. Risco de doenças fúngicas

Por não ter polímeros absorventes na sua composição, as fraldas de pano podem criar o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. Ninguém quer que esse tipo de coisa aconteça com os bebês, não é mesmo?

Para evitar esse cenário, é preciso trocar as fraldas sujas o mais rápido possível. Dessa maneira, é fundamental que as mamães tenham um bom estoque à sua disposição. Por falar nisso, veja nosso post sobre o que pedir na lista do chá de fraldas!

Como são as fraldas ecológicas?

As fraldas de pano são feitas com materiais resistentes e confortáveis. Em geral, elas contam com um sistema de ajuste de tamanho que permite usar a mesma fralda conforme a criança vai crescendo. Além disso, elas podem ser usadas sob outras roupinhas, como um macacão infantil.

Quais os benefícios da fralda de pano?

O principal benefício é o conforto e a redução das assaduras. Além disso, as fraldas de pano reduzem os impactos ambientais e, no fim das contas, ficam mais baratas do que as versões descartáveis.

Um ponto positivo das fraldas de tecido é que elas podem ter várias cores e desenhos. Em outros casos, elas podem ter tonalidades mais básicas, que combinam com as roupas neutras para bebê.

Qual a diferença entre fralda de pano e cueiro?

O cueiro de bebê é um paninho feito de algodão ou flanela. Ele pode ser usado para “fazer um charutinho” com o bebê, cobrir do sol, agasalhar e várias outras utilidades. Já a fralda de pano é usada apenas para a higiene dos nossos pequenos.

Quanto tempo dura a fralda de pano?

Uma boa fralda de pano, se conservada corretamente, pode durar até três anos. Em média, uma criança precisa de 24 delas desde o nascimento até o desfralde. Isso garante muito menos impactos ambientais e menos gastos para os papais e para as mamães.

Aproveite para saber também quais são os melhores produtos de higiene para recém-nascido.

Escolher entre fralda de pano e descartável pode ser uma tarefa complicada. Porém, você não precisa tomar apenas um lado dessa história. Considere todas as informações deste post e veja se é viável usar as duas ou apenas uma delas. Lembre-se que você precisa decidir o que mais faz sentido para você, seu bebê e a rotina de vocês dois.

Por falar em rotina, o fim da gravidez marca o início de uma nova etapa na vida das famílias. Dessa forma, é necessário receber o bebê da melhor forma possível. Veja nossas dicas de como vestir um recém-nascido na maternidade e comece em grande estilo!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário