Início » Atividades » Como fazer um chá de fraldas online? Tudo o que você precisa saber!

Como fazer um chá de fraldas online? Tudo o que você precisa saber!

7 minutos de leitura

A organização do chá de bebê é só um dos preparativos que antecedem o nascimento do neném. Esse momento é muito especial para as mamães e papais e também para a família e amigos, já que é uma maneira de celebração da vida. Mas por conta do isolamento social, o chá de fraldas online foi uma solução encontrada para que esse momento não passasse em branco.

Diante do cenário atual, devido a pandemia do Corona Vírus, o isolamento social tem sido uma maneira de evitar um maior contágio. Por isso, muitos eventos que estávamos acostumados a fazer precisaram ser reformulados e o chá de bebê ou de fraldas foi um deles. 

Mas mesmo sem poder reunir todo mundo naquela recepção tradicional é possível comemorar a chegada do seu bebê sem perder todo o encanto, os chás online tem sido uma excelente alternativa.

Se você está grávida e não sabe por onde começar a organização e os preparativos de uma comemoração online, esse post é para você!

5 dicas práticas para preparar um chá de fraldas online

Pode até parecer que os chás online são algo novo e que começaram a ser feitos por conta da pandemia, mas não, muitos casais que moram longe da família e dos amigos, em outra cidade ou país, já eram adeptos dessa prática. Mas claro, por conta da Covid-19 essa prática se tornou recorrente. 

Não só os chás passaram a ser online, como também diversas comemorações em geral, como casamentos, aniversários e até mesmo solenidades de formaturas. Basicamente, esse eventos tem um dia e horário marcados e todos os convidados recebem um link para acessar pelo smartphone ou computador, do local que estiverem, cada um na sua casa.

Como planejar? 

Mesmo sendo feitos de maneira remota, os chás de fralda ou de bebê precisam de um planejamento e organização prévia, igual aos que eram realizados de maneira presencial. Alguns preparativos podem até ser menores, mas o planejamento ainda continua sendo indispensável.

Então, antes de tudo, deve-se definir a data e o horário do chá e em seguida, a lista de convidados. O número de participantes definirá qual será a plataforma de realização do evento.

No caso de celebrações menores é possível fazer uma chamada de vídeo pelo Whatsapp, com até 4 pessoas ou pelo instagram, com até 6 participantes. Outra opção é o Join.me, que permite uma chamada com até 10 pessoas. A plataforma é paga, mas pode ser usada gratuitamente por 15 dias. 

Mas se você pretende convidar mais gente, existem plataformas com um suporte maior. No Google Meet é possível convidar até 100 pessoas e, além de ser gratuito, a chamada pode durar até 24 horas. 

Como convidar?

Com a data e horário, lista de convidados e plataforma definidos, chegou o momento de começar a convidar. A melhor maneira de fazer isso é montando um convite online, mas calma, nem precisa ser expert em design para fazer um convite lindo e que tenha a sua cara.

O Canva é uma plataforma online que já conta com diversos templates, modelos prontos, que você pode personalizar da maneira que quiser. Depois é só salvar e enviar para os convidados.

O envio pode ser feito via e-mail ou por Whatsapp. No caso do Whatsapp, é possível mandar o convite individualmente para cada um ou criar um grupo com todos e mandar todas as informações por lá.

E os presentes?

Se você optar pelo chá de fraldas, ele acaba sendo um pouco mais simples que o chá de bebê, já que a única opção de presente são as fraldas descartáveis, que podem ser compradas em diversos tamanhos. Como fralda é um item que se usa bastante, quanto mais ganhar melhor!

Para recebê-las você pode organizar uma carreata, os convidados deixam as fraldas na porta da sua residência e você os recebe sem que seja necessário eles descerem do carro. Outra opção é inserir um QR code ou passar o PIX, assim, os convidados podem transferir o dinheiro e o casal se encarrega de comprar depois. 

Mas se você optar pelo chá tradicional para ganhar itens que estão faltando no enxoval, existem várias plataformas online, como o Ufa.baby e o Lá Vem Bebê, que permitem que a lista de presentes seja montada. Aí é só personalizar a sua e enviar o link para que os convidados possam escolher o que querem comprar.

A vantagem dessas plataformas é que não se corre o risco dos convidados comprarem presentes repetidos. Em algumas é possível enviar os presentes para o seu endereço ou os convidados podem depositar o valor em dinheiro e no final é só transferir para a sua conta corrente.

Se mesmo com a plataforma você ainda não sabe o que pedir de presente, veja algumas opções que não tem erro e que serão bastante usadas.

Tem decoração e brindes?

Claro que sim! Mesmo que o chá seja feito em casa e de maneira remota, a decoração não deve ficar de lado. Não precisa ser uma decoração daquelas super luxuosas, você pode criar um cenário com um painel e uma mesa para aparecer na videochamada.

Com um pouco de criatividade, algumas coisas que já tem em casa e também itens da lista do enxoval do bebê é possível fazer uma decoração linda. Balões coloridos, um bolo temático de fraldas descartáveis, sapatinho e um painel com o nome do bebê são dicas simples de decoração, mas que funcionam super bem.

Mesmo online é possível preparar lembrancinhas para os convidados. Opte pelo tradicional, como sabonetes, perfumes com cheirinho de bebê ou velas aromáticas.

Outra boa opção que acaba sendo uma lembrancinha também é enviar doces e salgados para os convidados, assim todos podem comer e celebrar juntos durante a reunião online.

decorações para chá de bebê

Dica extra!

As brincadeiras são tradicionais nos chás que servem para animar a festa e mesmo ela sendo realizada remotamente é possível manter a diversão.

Veja algumas sugestões de brincadeiras simples, que podem ser feitas online:

Jogo da verdade: você pode criar uma lista com várias situações que passou durante a gestação, como desejos estranhos ou nomes que foram pensados para o bebê e os convidados devem dizer se é verdade ou mentira;

Quem é o bebê: são mostradas várias fotos de bebê e os convidados devem adivinhar quem é o neném. As fotos podem ser do casal grávido e também dos convidados;

Troca mais rápida: as futuras mamães e papais devem competir para ver quem troca mais rápido a fralda de uma boneca.

O chá online é uma excelente maneira de celebrar a chegada do novo bebê e também comemorar e se divertir com a família e amigos, mesmo que de maneira virtual. O importante é não deixar esse momento tão especial passar em branco! Com essas dicas você pode fazer um chá de fraldas de maneira prática e com muita diversão para todos os convidados. 


Gostou? Então, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre as três peças de roupa indispensáveis para o bebê. Até o próximo post!

Fonte das imagens: Pixabay

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário