Início » Datas comemorativas » 11 ideias fáceis de árvore de Natal reciclada: veja como fazer

11 ideias fáceis de árvore de Natal reciclada: veja como fazer

7 minutos de leitura

Montar uma árvore de Natal reciclada é uma das melhores atividades para passar um tempo de qualidade em família nesta época do ano. Nessa hora, quem manda é a criatividade, afinal, as possibilidades são praticamente infinitas: é possível usar livros, tubos de papel e até galhos!

A época natalina traz uma infinidade de brincadeiras e atividades para nos divertirmos com as crianças. A expectativa pela chegada do bom velhinho é mágica e merece ser vivida intensamente. Nada melhor do que fazer isso antecipadamente para ir entrando no clima de fim de ano, não é mesmo?

Neste post, vamos trazer ideias de árvore de Natal para fazer em casa com materiais recicláveis e/ou de baixo custo. Ah, não precisa se prender às nossas ideias! Lembre-se que você deve soltar sua imaginação na hora de montar a sua. Confira!

1. Árvore de Natal reciclada com garrafa pet

Essa é uma das árvores de Natal com materiais reciclados que as pessoas mais gostam. Além de ser fácil de montar, praticamente não há gasto com material. Afinal, o único elemento obrigatório dessa árvore são as garrafas pet, que podem ser acumuladas durante o ano.

Para montar a árvore de Natal reciclada com garrafa pet, você deve procurar usar uma armação para ter o formato de pinheiro e ir amarrando as garrafas em volta. É possível recorrer a vasilhames de diferentes tamanhos e cores para deixar sua decoração mais natural.

Quanto aos enfeites, você pode usar as próprias tampinhas ou recorrer às bolas, luzes e os demais clássicos do Natal. E não se esqueça da estrela no topo da árvore, ok?

2. Árvore de galhos

Sei que você pode estar pensando que todas as árvores são feitas de galho. Porém, a ideia aqui é montar a nossa própria decoração com galhos encontrados em parques, jardins ou comprados em madeireiras. Para isso, você tem duas opções principais: montar a árvore de Natal em forma de pinheiro ou fazê-la na parede.

A primeira opção pode necessitar de mais material e de uma estrutura para equilibrar tudo, então é mais trabalhosa e requer mais habilidades manuais. Por sua vez, a árvore montada na parede gasta menos material e fica parecendo um desenho com textura, sabe?

Sair para procurar os galhos que serão usados na montagem pode ser uma ótima brincadeira ao ar livre para fazer com as crianças. Aproveite esse momento divertido!

3. Árvore com barbantes

A árvore de Natal com barbantes pode ser feita de várias maneiras diferentes. Quem quer uma brincadeira de Natal bem elaborada pode recorrer ao macramê. Outra opção é colocar um suporte no teto e fazer a árvore a partir desse ponto. Em todos os casos, você pode usar os enfeites preferidos da família.

4. Árvore com tubos de papel

Este item e o oitavo são bem parecidos. A diferença é que a árvore usando tubos de papel é uma montagem diferente e maior.

Para essa montagem, você deve montar um triângulo com os tubos. Cada camada deve ser menor que a anterior. Repita isso até sobrar apenas um tubo. Dessa forma, quanto maior for sua base, mais alta a árvore ficará.

Nossa dica é colocar uma bola de enfeite em cada tubo. Com isso, você cria muito várias oportunidades de decoração. Outra opção é usar essa mesma ideia para montar uma árvore de Natal usando os pacotes que você ganhou no chá de fraldas.

5. Caixas de ovo para fazer a árvore

Sabe aquelas caixas de dúzia de ovos? Então, elas podem ser organizadas em forma cônica para ficar com a impressão de árvore. Contudo, para dar uniformidade, o ideal é que você pinte todas as caixas de verde. Isso ajuda a simular as folhas e melhorar ainda mais seu projeto de decoração.

Está gostando deste post? Veja nossas dicas de moda infantil masculina e saiba como presentear seus meninos no Natal!

6. Árvore de cartinhas

A árvore de Natal de cartinhas é, na minha opinião, a ideia mais fofa da nossa lista! Peça para que todas as crianças da família escrevam cartinhas para o Papai Noel e monte uma árvore com elas. Elas podem ser coladas na parede em um desenho que simule o símbolo natalino.

Além disso, durante a ceia do dia 24 de dezembro, você pode pedir para cada criança abrir sua cartinha e ler. Quando fizerem isso, você dá os presentes de Natal que cada uma escolheu. O que acha dessa ideia?

7. Árvore com objetos pessoais

A árvore de Natal é uma coisa muito pessoal. Então, que tal aproveitar os objetos preferidos de cada membro da família para montar a decoração? Você pode aproveitar que sua criança está sempre na moda e usar alguns acessórios para a construção do principal símbolo natalino.

E que tal fazer um desenho de árvore de Natal na parede e “pintá-lo” com os objetos de cada membro da família? Uma fofura!

8. Árvore usando rolos de papel higiênico e cartolina

Como falamos anteriormente, essa ideia de árvore de Natal reciclada também usa rolos de papel higiênico. A diferença é que, nesse caso, cada tubo será uma decoração.

O rolo de papel será o tronco da sua árvore. Dessa maneira, faça um triângulo com cartolina verde e pregue sobre o tubo. Peça para os pequenos decorarem a árvore com tinta, lápis de cor, giz e o que mais desejarem. Cada uma delas será única e terá a personalidade da criança!

9. Árvore de Natal com latas de complemento alimentar

Quem tem criança em casa sabe que lata de complemento alimentar é o que não falta. Então, que tal guardar algumas delas para montar a sua árvore de Natal?

Você pode empilhá-las no formato de pinheiro e decorá-las como desejar. Para deixar tudo ainda mais bonito, pinte as embalagens de verde! Ah, dá para usar latas menores nas partes superiores para criar a ilusão de que a árvore é mais alta!

Época de Natal é tudo de bom, não é? Nós amamos esse período do ano e temos vários conteúdos sobre ela. Para continuar no clima, veja nossa lista de filmes de Natal para curtir com a família — todos eles estão disponíveis nos principais serviços de streaming! ????

10. Árvore de Natal com escada

Essa é uma opção de árvore de Natal é perfeita para aquela família que ama um DIY. Além disso, é uma das mais baratas. Para ela, você precisará de apenas uma escada dobrável. A partir disso, a decoração é totalmente personalizável.

Nossa dica é usar bolas coloridas, luzes, estrelas, plumas etc. Aproveite o vão sob os degraus para usar enfeites pendentes. Eles vão dar volume e muito mais beleza à sua árvore!

11. Árvore de Natal com livros

Sabemos que é extremamente importante incentivar a leitura desde a primeira infância, então que tal fazer uma árvore de Natal usando livros? Nesse caso, você pode pegar as obras preferidas das crianças e usar na decoração. Coloque algumas luzes para deixar o clima ainda mais natalino.

Nesse caso, quanto mais livros usar, maior será sua árvore. Contudo, com apenas nove obras é possível montar uma árvore muito fofa e perfeita para espaços pequenos.

Gostou das nossas dicas? Conte nos comentários quais foram as construções que você e sua família fizeram! Temos certeza que essa será uma ótima atividade para passar um tempo de qualidade juntos, esperamos que essas inspirações tragam ainda mais alegria para o seu dezembro.

Essa época do ano requer a compra de presentes para os pequenos, não é? Então, aproveite para ver nosso post com os melhores modelos de blusa infantil para presentear as crianças!

Até a próxima e Feliz Natal! ❤

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

4 comentários em “11 ideias fáceis de árvore de Natal reciclada: veja como fazer”

Deixe um comentário