Início » Datas comemorativas » 7 tradições de Natal divertidas para encantar as crianças

7 tradições de Natal divertidas para encantar as crianças

6 minutos de leitura

As tradições de Natal são uma excelente saída para engajar as crianças na época natalina. Além de lúdicas, elas fornecem vários ensinamentos culturais sobre a época — tornando o final de ano ainda mais especial para os pequenos(as).

Além de tudo, este período permite que você passe mais tempo ao lado dos seus filhos(as), criando e fortalecendo os laços familiares. Por conta disso, queremos que a data seja memorável para as crianças e também para você. Para que isso se torne uma realidade, preparamos dicas de tradições para fazer em casa com toda a família. Confira!

1. Ceia de Natal

Uma das principais tradições de Natal no Brasil é a ceia de Natal. E não é à toa, né? Ela leva a família inteira para a sala de jantar para conversar, dar risadas, comer bem e curtir a companhia de pessoas que não se via há muitos meses ou, até mesmo, anos.

Para divertir a criançada em uma data comemorativa tão especial, chame-a para ajudar na decoração da mesa de jantar. Dar autonomia é uma forma de fazê-la entender que existem regras a seguir e que, quando respeitadas, beneficiam a si e ao próximo.

Para te ajudar, vamos mostrar que formas seu filho pode ajudar nas atividades domésticas:

  • Montagem da mesa, ideal a partir de 7 anos: entregue talheres às crianças e indique onde colocar. Deixe-as fazerem sozinhas;
  • Ajudar na decoração, recomendado a partir de 5 anos: com a criança, escolha figuras coloridas de Natal de tons verdes e vermelhos para colar na sala de estar;
  • Ajudar a lavar a louça, a partir de 9 anos: a criança pode auxiliar a lavar alguns dos pratos, secar e guardar no armário.

família em uma Ceia de Natal

2. Produzir cartinhas para o Papai Noel

Sabemos que por causa da tecnologia, a escrita manual tem perdido força. Mas temos certeza que o Papai Noel gostaria de receber uma cartinha escrita à mão pela própria criança (pelo menos os mais novos pensam dessa maneira — certo).

Escolha um papel colorido ou temático de Natal, separe canetas, lápis de escrever e borracha. Sente na mesa com a criança para acompanhar e ajudar no processo de escrita da cartinha.

Devemos lembrar que esta tradição é também um costume passado de uma geração para a outra e que permanece forte até os dias de hoje. Então, para celebrar esta data, chegou o momento de escrever a melhor cartinha para o bom velhinho.

menina deitada no chão escrevendo cartinha pro papai noel

O que dar de presente de Natal para crianças? Descubra!

3. Abrir os presentes na manhã do Natal

Uma das tradições de Natal americana mais populares, em que toda a família se reúne na frente da Árvore-de-Natal para abrir os presentes, pertinho da lareira, porque é local que o Papai Noel entrega as lembrancinhas.

Essa é uma forma divertida de fazer as crianças ficarem curiosas e empolgadas para abrirem os presentes. Não há surpresa mais agradável do que remover o embrulho do pacote e ver o presente que você, ou melhor, o bom velhinho deixou para a criança.

criança abrindo os presentes de natal

4. Montar a árvore de Natal

A montagem da árvore pode ser feita de diversas maneiras. Enfeites super coloridos, bolinhas brilhantes e festão de Natal chamam facilmente a atenção. Portanto, prefira fazer adaptações quanto a estes itens ao escolher objetos que não quebram, são de fácil manuseio e também não amassam.

É importante que a criança participe para desenvolver plenamente as habilidades motoras e cognitivas, e com a sua supervisão, dicas e acolhimento, é possível que isso aconteça de maneira divertida e dinâmica. Que tal aprender a fazer uma estrela com seu filho? A Brandili te conta como fazer:

Montar a árvore de Natal

Passo a passo para fazer uma estrela de Natal

Além de proporcionar um momento lúdico e autônomo, permite à criança colocar no topo da árvore de Natal a tão adorada estrelinha — que, inclusive, pode ser confeccionada em casa por seu filho, com ajuda de materiais simples, que incluem:

  • Cola bastão;
  • E.V.A.;
  • Purpurina ou lantejoula;
  • Tesoura sem ponta;
  • Molde de estrela;
  • Lápis grafite;
  • Fita dourada;
  • Tinta guache e pincel.

Primeiro, coloque o E.V.A. em cima de uma superfície plana para colocar o molde de estrela em cima do papel. Com o lápis em mãos, faça o contorno de duas estrelas, recorte com ajuda da tesoura sem ponta e entregue para a criança decorar com purpurina, lantejoula ou guache. Antes de juntar ambos os lados, deixe a pintura secar de um dia para o outro para não estragar.

Com ajuda da cola em bastão, passe por todo o lado interno das estrelas para colar com seu filho. Para prender na árvore de Natal, use uma fita dourada e faça um lacinho sutil para fixar e não correr o risco de cair.

Criança sendo segurada no colo, e colocando estrela decorativa no topo da árvore natalina

5. Produzir uma guirlanda de Natal

Confeccionar as próprias decorações é muito agradável, porque ajuda a relaxar e faz a criança criar gosto pela produção artística. A criatividade e imaginação também são trabalhadas e para auxiliar neste importante desenvolvimento, saiba quais materiais usar:

Produzir uma guirlanda de Natal

  • Flores artificiais;
  • Folhas;
  • Tesoura;
  • Papelão previamente cortado em círculo.

Para facilitar a produção da criança, faça furos com ajuda de um palito de dente por toda a superfície do papelão. Na sequência, explique que a colocação das folhas artificiais devem ser feitas primeiro com movimentos de costura, para, em seguida, colocar as flores.

Ao terminar a confecção, chame a criança para pendurar a guirlanda na porta de casa ou na parede que fica perto da árvore de Natal. Aproveite para tirar fotos e memorizar este dia produtivo e relaxante ao lado do filho.

Sabe o que é o tangram? Veja a história, importância e exemplos!

6. Acender os piscas-piscas da casa

Uma das mais contagiantes tradições de Natal é a de acender os piscas-piscas em casa com ajuda das crianças. Este mágico e colorido enfeite é responsável por alegrar pessoas de todas as idades e acreditamos que o público infantil aguarda ansiosamente para a época natalina chegar apenas para mexer com os piscas.

Há modelos simples e outros mais elaborados com diversas lâmpadas que mudam de cor e piscam em frequências lentas ou rápidas, dependendo da configuração. Junto do seu filho, plugue a tomada para se maravilhar com as luzes contagiantes.

 menina brincando com luzes de natal

7. Visitar o Papai Noel

O Papai Noel é o principal símbolo do Natal para as crianças e levá-las a locais em que esta figura tão importante se encontra, é uma forma de as ver alegres e empolgadas. Tirar fotos para registrar este momento é a nossa dica porque, com certeza, é uma excelente recordação que merece ser posta em um quadro.

Papai Noel mostrando bilhete para criança

Além disso, nesta visita é o momento que as crianças fortalecem suas crenças quanto ao Papai Noel existir, de que ele veio do Polo Norte e que os elfos-ajudantes estão colocando os presentes no trenó para serem distribuídos em breve.

O Natal é uma época maravilhosa, que carrega muitos significados e gera memórias agradáveis em milhões de pessoas. Para proporcionar estes mesmos sentimentos nas crianças, aproveite o máximo de tempo ao lado da família, criando momentos únicos e especiais.

Quer entrar ainda mais no clima? Prepare uma noite de cinema com esses filmes de Natal! Acredite: os pequenos vão amar.

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário