Início » Maternidade » Vamos conversar sobre os desafios de ser uma mãe solo?

Vamos conversar sobre os desafios de ser uma mãe solo?

6 minutos de leitura

As mães solo são uma realidade em boa parte do Brasil. Segundo definição da Academia Brasileira de Letras, mãe solo é aquela que “assume de forma exclusiva todas as responsabilidades pela criação dos filhos, tanto financeiras quanto afetivas, em uma família monoparental”.

Apenas por esse conceito, já é possível entender o tamanho dos desafios que uma mãe solo enfrenta. E o tema é tão importante que alguns estados do país já adotaram leis que priorizam as mães solo em programas sociais, benefícios trabalhistas, entre outros aspectos.

No artigo de hoje, vamos conversar abertamente sobre este tema tão delicado e necessário para mães de meninos e mães de meninas. Aproveite a leitura e esclareça todas as suas dúvidas!

Por que mãe solo e não mãe solteira?

Não existe um motivo específico para o termo mãe solo ter sido adotado, mas agradou à comunidade materna e se tornou uma forma mais inclusiva e empoderada de se referir a essas mulheres fortes que criam os filhos sem a presença de um parceiro ou cônjuge.

 

mãe solo e filha brincando com tinta guache

 

O termo mãe solteira pode carregar uma conotação negativa, sugerindo que a mulher tem responsabilidade por estar solteira ou que está criando os filhos de maneira inadequada. Já mãe solo enfatiza a independência e a liberdade de criação dos filhos, reconhecendo a capacidade que qualquer uma de nós tem de criar as crianças sozinha, independentemente do nosso estado civil ou relacionamentos.

Seja você uma mãe de primeira viagem ou não, saiba que você tem forças e apoio para criar seus filhos sozinha com excelência. Nunca deixe que lhe digam que você não é capaz. Acredite nas suas próprias potencialidades e lembre-se que o amor por nossos filhos é capaz de superar qualquer obstáculo.

Como é a vida de uma mãe solo?

A vida de uma mãe solo é cheia de desafios, mas nem por isso elas deixam de fornecer amor, educação de qualidade e apoio incondicional aos seus filhos. Existem muitos mitos e equívocos sobre a maternidade solo que precisam ser quebrados. Uma das coisas que as mães solo mais ouvem é: “sozinha você não é capaz de oferecer uma criação adequada para as crianças”.

 

mae solo abrançando a filha

 

As mães solo não só são capazes de oferecer uma criação adequada para seus filhos como também podem ter uma vida plena e feliz. Muitas mulheres encontram alegria e realização ao fazer essa escolha, mesmo com tanto preconceito e desafios diários.

Haverá momentos de esgotamento emocional, você poderá ficar doente, ter dificuldades financeiras, falta de tempo para si e, nesses momentos, é importante reconhecer a sua realidade e buscar ajuda com a sua rede de apoio. Se você não tem, saiba que existem iniciativas como grupos de conversa, serviços de creche mais acessíveis e possibilidades de flexibilização no horário do trabalho para conseguir equilibrar a maternidade e a vida pessoal.

Criando uma rede de apoio como mãe solo

Uma das chaves para superar os desafios da maternidade solo é criar uma rede de apoio sólida. Isso pode envolver seus amigos, sua família, grupos de apoio e até profissionais de saúde especializados. É importante ter pessoas em quem confiar e com quem compartilhar suas alegrias e as dificuldades da maternidade.

 

amigas conversando e rindo em um sofá

 

Além disso, buscar ajuda profissional, programas de assistência, serviços de aconselhamento e grupos de mães solo nas redes sociais pode fornecer um suporte valioso para você nos momentos difíceis. Lembre-se de que você não está sozinha e existem pessoas que estão dispostas a te ajudar.

É fundamental manter o equilíbrio na sua vida e saber reconhecer quando uma ajuda na rotina é necessária para evitar problemas como o burnout materno. Não pense que ser mãe solo é dar conta de tudo sozinha o tempo inteiro, isso é demais para qualquer pessoa. Lembre-se que colocar-se como prioridade também pode ajudar na saúde emocional e no desenvolvimento dos seus filhos.

Direitos legais e proteções para mães solo no Brasil

Com relação à legislação nacional, continua em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei que irá assegurar uma série de benefícios para as mães solo. Se aprovado, o projeto incluirá medidas como o pagamento em dobro de benefícios sociais, prioridade em vagas de creche, cotas de contratação em empresas de médio e grande porte, licença-maternidade de 180 dias e subsídio no transporte urbano.

 

mãe solo brinca com os filhos aos pés de uma escada

 

Enquanto isso, em alguns estados, já existem leis aprovadas que auxiliam de maneira efetiva as mães solo, colocando-as como prioridade nos programas sociais do governo, além de promover programas especiais de assistência social, mobilidade, habitação e educação infantil, por exemplo.

Vale a pena pesquisar quais são os aspectos relacionados a este tema que estão sendo discutidos pelos políticos da sua cidade e do seu estado. Pode ser que você tenha direitos específicos por ser mãe solo que podem ajudar a facilitar a sua rotina e ajudar a melhorar as condições de criação dos seus filhos. É o mesmo caso da Lei da amamentação que concede direitos às mães lactantes.

Empodere-se como mãe solo e descubra suas forças

Como mãe solo, é fundamental que você tenha uma postura empoderada para descobrir todas as suas potencialidades e usar sua própria força. Reconheça suas habilidades e conquistas, mesmo que sejam pequenas coisas do dia a dia. Tire um tempo para praticar o autocuidado, continue investindo no seu aprimoramento profissional e crescimento pessoal.

 

mãe solo usa espuma para brincar com o filho

 

Busque fazer regularmente atividades que lhe proporcionem momentos de lazer, exercícios de relaxamento, alegria e satisfação. Lembre-se que você é uma mulher forte, capaz, e que sua determinação e amor por seus filhos vão perseverar sempre. Ao ter mais autoconfiança e se empoderar, você pode, inclusive, tornar-se um exemplo inspirador para seus filhos e outras mães solo.

O que ser mãe solo permite?

Embora a maternidade solo possa ser desafiadora, ser mãe solo permite que você tome decisões por si mesma e pelo seu filho, criando um vínculo especial e uma conexão profunda entre vocês. Assim, ele irá crescer moldado conforme os seus valores e princípios.

 

mãe e filha tocam violão juntas

 

Além disso, a maternidade solo pode fortalecer a sua autoconfiança e sua capacidade de superação. Ao enfrentar os desafios diários da maternidade solo, você se tornará uma mulher cada vez mais resiliente e inspiradora.

Ser mãe solo pode ser uma experiência desafiadora, mas também é muito gratificante. Lembre-se sempre que você é uma mãe corajosa e capaz de criar seus filhos sozinha com amor e dedicação. Conte com a nossa ajuda para obter informações confiáveis e relevantes que podem facilitar e dar algumas ideias simples na criação dos filhos.

Se você gostou do conteúdo e tem uma história inspiradora, compartilhe com a gente nos comentários, com certeza muitas mães poderão se identificar e encontrar forças no seu relato de experiência. E leia também nosso post sobre Empreendedorismo materno para se empoderar ainda mais como mãe e como mulher. Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário