Início » Gravidez » O que é ser mãe de menino? 9 verdades para conhecer

O que é ser mãe de menino? 9 verdades para conhecer

6 minutos de leitura

A gravidez é um momento ímpar na vida de toda mulher. Imaginar o rostinho, o formato das mãos, o jeito de sorrir, a personalidade! Vai parecer com a mamãe ou com o papai? É uma ansiedade sem fim.

Depois de muita espera e paciência, finalmente chega o dia de saber o sexo do bebê! Menino ou menina?

Vai ser mãe de um garotão? Fique aqui com a gente e confira tudo o que você precisa saber.

O que é ser mãe de um menino?

Desde os primeiros meses, é fácil perceber a diferença física entre bebês meninos e meninas. Logo depois, passamos a perceber as diferenças comportamentais.

Os meninos tendem a ser mais corajosos, mas também muito sensíveis. A mãe de um garoto sabe que eles trazem consigo afeto, empatia e são capazes de muitos gestos nobres.

1. O drama quando estão doentes começa desde cedo!

É de conhecimento de todos, que homens doentes são muito dramáticos e, quando eles pegam uma gripe, todos em um raio de 10 km são “afetados”.

Porém, você sabia que um estudo realizado no Canadá pela Universidade de Newfoundland diz que os homens têm uma resposta imune mais fraca quando se trata de infecções respiratórias virais comuns e da gripe?

Ou seja, há evidências científicas que eles sentem mais os sintomas e essas doenças duram mais tempo neles do que nas mulheres! Portanto, sim, seu bebê menino, quando acometido daquela gripe ou resfriado, vai sentir mais incômodo do que se ele fosse uma menina.

2. Dormir muito é normal

Calma, mamãe! Bebês dormem muito e isso é saudável. Inclusive, os cochilos podem fazer parte da rotina do recém-nascido.

O bebê dormir mais que o normal pode estar relacionado ao seu ritmo de desenvolvimento. Inclusive, os recém-nascidos podem ficar acordados apenas 4 horas por dia!

Na dúvida, procure o pediatra do seu neném! Com profissionalismo e afeto, ele examinará o pequeno para conferir se algo está errado.

3. Sua geladeira vai ter que dobrar de tamanho

Sim! Apesar de não haver comprovação científica, muitas mamães afirmam que o bebê menino come mais que uma menina. Até os 8 anos de idade, essa diferença vai diminuir gradativamente.

Então, fique de olho na pirâmide alimentar, porque seu filho vai comer muito!

4. Os meninos também precisam de afeição e carinho!

Algumas mães e pais podem apresentar menos contato físico com meninos do que com meninas. Contudo, isso não deve acontecer! Meninos, às vezes, parecem ser mais autônomos e corajosos, mas podem — e devem! — demonstrar fragilidades. Além de ensinar sobre inteligência emocional, abrace, beije e afague seu bebê. Afinal, ele merece todo seu afeto.

Mãe beija seu filho pequeno com carinho

Aposto que você não vê a hora de começar a vestir o seu menino, não é mesmo? Esse pode ser um ótimo momento para passar um tempo de qualidade entre mãe e filho. Enquanto a hora não chega, que tal ver nossas dicas de looks estilosos para meninos e já começar a se inspirar?

5. Você sempre será o maior exemplo feminino do seu pequeno

Os meninos se revelam grandes protetores e tendem a desenvolver um relacionamento bem próximo e carinhoso com a mãe.

São muito grudados e amorosos, prepare-se para ter um admirador incondicional!

Veja também: Look de criança: inspirações fofas para meninas e meninos

6. As brincadeiras corajosas vão te assustar

Ser mãe de menino é estar sempre jogando bola, correndo e pulando. Muitos deles amam brincadeiras dinâmicas e com muita ação envolvida.

Joelhos ralados, arranhões e alguns cortes na canela, eventualmente vão acontecer! Porém, beijinhos da mamãe e uma boa lavagem com água e sabão vão ajudar a lidar com um machucado superficial. Acredite!

A maternidade pode ser um período cheio de dúvidas, não é mesmo? Nós temos conteúdos frequentes sobre esse tema. Para saber mais, veja todos os nossos posts sobre gravidez e aprenda mais!

7. É um desafio muito recompensador

Eu sei que ter acesso a esse novo mundo cheio de curiosidades pode ser desafiador, mas não se assuste! A recompensa vem.

Para os meninos, a mamãe é a mulher mais linda, mais perfeita e não têm defeito nenhum. Garotos tendem a ter uma relação muito afetuosa com as mães.

Mães de meninos vão ter sempre um protetor, amigo fiel e leal. Se prepare para o grude! Eles são muito dengosos e amorosos.

Aproveite a relação próxima entre vocês dois para passar um tempo juntos. Uma boa forma de fazer isso é ir ao salão e diferentes cortes de cabelo para meninos a cada visita.

8. Eles também podem gostar de brincar de bonecas — e não tem problema nenhum!

Ei! Meninos podem — e devem — brincar de boneca se eles quiserem. Não existe um motivo concreto para que essa proibição aconteça. Afinal, uma das principais funções da brincadeira é a vivência como uma preparação para a vida adulta.

Por falar nisso, você pode estimulá-los a tomar gosto por cuidar da própria aparência desde cedo. Nesse caso, veja nossas dicas de como usar cachecol em meninos e se surpreenda com as possibilidades!

9. Parece que estão sempre ligados no 220v

Embora não seja regra, meninos tendem a ser mais agitados! Contudo, lembre-se que punições físicas ou verbais estão fora de cogitação! Esse tipo de comportamento é característica de pais tóxicos. O diálogo franco e o estabelecimento de limites costumam resolver as situações mais extremas.

Mãe brinca com seu filho pequeno

É mais fácil ser mãe de menino ou menina?

Os bebês, assim como pessoas adultas, possuem personalidades individuais que vão se moldando ao longo do desenvolvimento. A maternidade, independente do gênero do seu bebê, é uma tarefa difícil e cansativa, mas muito recompensadora.

A facilidade ou dificuldade na criação e maternidade dependerá de vários fatores: sociais, pessoais e familiares. Além da personalidade do seu bebê, é claro!

Converse com seu filho, mostre a ele que pode recorrer a você sempre que quiser e puder! Compartilhe seu modo de ver o mundo, cuide da saúde mental — como mostra a cartilha do Governo Federal — troque ideias e incentive-o a sempre dizer o que sente. Assim, a maternidade, independente do gênero, será mais fácil, prazerosa e feliz.

Além de que, desse jeito, você construirá uma relação mais saudável, afetuosa, aberta e forte.

Qual a vantagem de ter um menino?

Ser mãe de menino é aventurar-se em um território desconhecido e entender como a vida se tornou mais colorida com sua chegada. Pilotar aviões imaginários e construir robôs de papelão, dar nomes estranhos a dinossauros e jogar futebol até anoitecer.

As “vantagens” de ter um bebê menino podem estar na facilidade de vesti-los.

E na hora de escolher as roupinhas? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos de moda infantil e maternidade! Por falar nisso, veja nossas dicas de roupas para meninos!

Obrigada por ler até aqui, mamãe!

Até a próxima!

4/5 - (Total de avaliações: 9)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário