Início » Atividades » Como fazer brinquedos de papelão: 7 ideias para fazer com as crianças

Como fazer brinquedos de papelão: 7 ideias para fazer com as crianças

7 minutos de leitura

A infância é um momento super importante para desenvolver a criatividade e outras habilidades das crianças. Com um objeto simples é possível estimular a imaginação e também a coordenação motora. Veja como fazer brinquedos de papelão com a ajuda dos pequenos.

O papelão é algo que muita gente tem em casa, além de ser muito fácil de conseguir na feira ou no supermercado. Uma caixa de sapato ou a caixa de um novo eletrodoméstico podem se transformar em um mundo de possibilidades para as crianças.

Criar brinquedos com uma simples caixa que iria para o lixo além de estimular e desenvolver diversos aspectos nos pequenos também é uma excelente oportunidade para passar mais tempo com eles e poder ajudar a criar algo juntos.

7 dicas de brinquedos de papelão

Para as crianças um brinquedo divertido não precisa ser o mais caro da loja ou o mais tecnológico. Com caixas de papelão e outros objetos recicláveis elas podem criar o que quiserem e se divertir da mesma maneira, além de ser uma ótima oportunidade para fazer com que elas deixem um pouco o tablet de lado e possam colocar a mão na massa.

Veja algumas dicas de brinquedos que podem ser feitos em casa com muita criatividade e imaginação.

A maioria dos brinquedos vão precisar de materiais simples como tesoura, régua e caneta para demarcar e cortar. Já a parte da decoração fica a critério das crianças e elas podem usar tintas, canetinhas e o que mais quiserem.

1 – Carro ou avião

O carro ou avião é um dos brinquedos de papelão mais simples de se fazer. Para a estrutura será necessário apenas uma caixa de papelão grande, para que a criança possa entrar e ficar sentada dentro dela.

Para fazer o carro, você pode deixar a aba que fica na frente do carro dobrada para o lado de dentro para desenhar o painel e colocar o volante, com as demais abas é só cortar e usá-las para fazer outros detalhes. Pratinhos descartáveis são uma ideia super criativa para colar nas laterais e imitar as rodas.

A mesma ideia vale para o avião, com as abas da caixa é possível fazer as asas laterais e traseira. A parte da decoração pode ficar toda por conta da criança.

carro de papelão

2 – Teatro de fantoches

Essa também é outra ideia simples de fazer, mas que rende muita criatividade. Com uma caixa de papelão média é possível montar a estrutura do teatro de fantoches. Para isso é só posicionar a caixa, deixar uma margem e cortar a parte de dentro, é ela que servirá como palco. A parte de trás da caixa também deve ser cortada para que a criança possa se posicionar para manusear os bonecos.

Com a estrutura pronta, agora é só usar a criatividade para pintar e decorar. Para deixar com mais cara de teatro ainda, com um pedaço de tecido, faça as cortinas. Depois de pronto, é só pegar os fantoches e começar a criar várias histórias.

O teatrinho é uma ótima maneira de reunir a família para ouvir e ver as historinhas.

3 – Televisão

Que criança que nunca sonhou em estar dentro de uma televisão? Com uma caixa de papelão e muita criatividade esse sonho pode virar realidade. Pegue uma caixa grande o suficiente para caber uma criança dentro dela.

Comece cortando com uma tesoura a base da caixa, depois faça um retângulo menor na parte da frente, ele será a tela da televisão. Com a sobra de papelão você pode fazer a antena para colar na parte de cima e também pensar em outros detalhes como o controle remoto. Com tampinhas de garrafa pet você pode colar na frente da caixa para fazer os botões da TV.

Dessa maneira a criança pode entrar na caixa, ou seria na televisão? E criar o seu próprio jornal ou programa.

televisão de papelão

4 – Máquina de lavar

Essa é outra ideia bastante fácil para fazer com uma caixa média ou grande. Para a estrutura da máquina de lavar basta desenhar um círculo na frente da caixa. Na hora de cortar o círculo não corte ele por completo para que, assim, ele possa fazer o movimento de abrir e fechar da tampa da máquina.

Se quiser deixar a caixa mais realista, faça um círculo menor dentro do maior, corte e cole um papel celofane transparente. Agora é só desenhar o visor e os botões e começar a brincadeira!

maquina de lavar de papelão

5 – Barco

A estrutura do barco é a mesma do carro ou avião, o que muda aqui são os detalhes. Para fazer o mastro do barco você vai precisar de rolos de papel toalha. É só colar pelo menos três ou quatro rolos um em cima do outro. Para ficar mais firme, use fita durex. Depois é só colar dentro do barco.

Para fazer as velas você pode usar ou a sobra das abas das caixas e colar no mastro ou pegar um pedaço de fio ou corda e amarrar uma ponta no mastro e outra na lateral da caixa. Agora é só usar a criatividade para decorar como preferir.

Além de ser uma ótima brincadeira, o barco também pode ser usado para guardar brinquedos no quarto da criança, como ursos e carrinhos. Aqui no blog também temos outras dicas para organizar os brinquedos da criançada, confere lá!

6 – Asa de borboleta

Pegue uma caixa média ou grande, tudo dependerá do tamanho da criança, desenhe uma asa de borboleta e corte. Você pode fazer o desenho a mão livre ou pegar um molde na internet. Depois é só fazer quatro furos no centro da asa e passar dois pedaços de elástico e amarrar com um nó. Os elásticos servirão para que a criança possa colocar a asa nas costas.

Canetinha colorida, tintas, glitter e o que mais você tiver em casa podem ser usados pela criança para fazer a decoração da maneira que a criatividade dela permitir.

7 – Espada e armadura

Aqui é a mesma ideia da asa de borboleta. Desenhe a armadura e a espada na caixa de papelão e corte. Para que a armadura fique fixa na mão da criança, use um pedaço de elástico também. Depois é só usar a criatividade para pintar e decorar como quiser.

Além dessas sugestões, também temos outro post aqui no blog com mais ideias de brinquedos feitos com embalagens e caixas de papelão, nós temos a certeza de que você irá amar!

Benefícios de brincar com papelão

Transformar uma simples caixa de papelão em um brinquedo super divertido, além de estimular a imaginação e a criatividade também é uma excelente forma de desenvolver a coordenação motora fina das crianças no momento de pintar, riscar e desenhar.

Se quiser saber um pouco mais sobre a importância da coordenação motora fina e como ela pode ser desenvolvida nos bebês e crianças, temos um post rico sobre o assunto aqui no blog!

Você também pode ensinar para os pequenos sobre reciclagem e desperdício. Assim, desde pequenas elas aprendem sobre o lixo produzido e podem tornar-se adultos com uma visão mais ampliada sobre o assunto.

Viu só como aquela caixa que tava parada em casa pode virar um brinquedo super divertido. Essas são só algumas ideias simples para que você se inspire, mas se quiser pode deixar que as crianças também deem sugestões sobre o que querem fazer com as caixas.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre como higienizar os brinquedos dos bebês.

Fonte (imagens): Pinterest

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário