Início » Brincadeiras e jogos » Brincadeiras ao ar livre: 15 sugestões para se divertir

Brincadeiras ao ar livre: 15 sugestões para se divertir

12 minutos de leitura

Com o surgimento de novas tecnologias, dispositivos móveis e jogos online, o tempo que os pequenos e nós, adultos, passamos em frente às telas é cada vez maior. Isso faz com que nos esqueçamos da importância de estimular atividades e brincadeiras ao ar livre, que exercem papel fundamental no desenvolvimento infantil e em uma criação neurocompatível.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), reduzir o tempo no celular evita o sedentarismo, a obesidade infantil e os problemas para dormir. Por esse motivo, é essencial pensar em formas alternativas de entreter e divertir os pequenos — onde as brincadeiras ao ar livre são extremamente indicadas!

Hoje, você vai conferir uma lista completa com 15 jogos ao ar livre para fazer com as crianças. Boa leitura!

1. Esconde-esconde

Não poderíamos começar com outra brincadeira! O esconde-esconde é um jogo que fez e faz parte da infância de muitas pessoas, onde estimulam a atividade física e a amizade entre crianças. Isso porque é um jogo simples que não precisa de muita coisa: apenas amigos e muita criatividade para se esconder.

Como brincar?

O jogo é separado da seguinte maneira: uma criança é escolhida para encontrar as outras que vão se esconder pela região em que a brincadeira está sendo realizada.

Para começar a partida, a criança que ficou com o papel de ‘encontrar’ deve realizar uma contagem (geralmente, de 15 segundos a 1 minuto) para as outras se esconderem – e não vale espiar, hein!

Após esse tempo, ela deve tentar encontrar todos os escondidos. O objetivo dos outros participantes é se esconder bem o suficiente para não serem encontrados e se salvarem tocando o local em que foi realizada a contagem.

crianças brincando de esconde esconde em um parque cheio de árvores

2. Pega-pega

Outra brincadeira clássica da infância, o pega-pega tem que fazer parte da nossa lista, já que é uma das brincadeiras mais simples e divertidas de serem realizadas ao ar livre.

Como brincar?

Uma criança é a responsável por “pegar” os amigos enquanto eles tentam fugir. Assim que o pegador encostar em outro participante, o seu papel é transferido a ele.

Uma variação bem divertida do pega-pega é o pega-ajuda, também conhecido como mãe-corrente. Ao pegar um amigo que estava fugindo, as crianças precisarão dar as mãos formando uma corrente para capturar aquelas que continuam livres.

três crianças brincando em um parque durante o outono

3. Cabo de guerra

O cabo de guerra é uma brincadeira atual e clássica que utiliza cordas como elemento principal. É muito simples de fazer, onde exige basicamente força e trabalho em equipe.

Como brincar?

Faça uma marca no chão, amarre uma fita no meio da corda e separe as crianças em dois times que sejam parecidos em número de participantes, força e idade.

Após formar os times, coloque cada grupo de um lado da corda, guiando-se pelo meio definido pela fita. O objetivo da brincadeira é puxar os membros do time inimigo até a marca – o time que conseguir, ganha.

crianças brincando de cabo de gurra em um gramado

4. Pular corda

Pular corda é uma brincadeira ao ar livre muito recomendada para as crianças! Simples, ela requer apenas uma corda para trazer benefícios incríveis para a nossa saúde, disposição e bem-estar.

Como brincar?

A brincadeira pode ser feita sozinha ou com amigos. Para o primeiro caso, a corda deve ser menor, assim é possível rodá-la com facilidade. Já para a outra versão, é necessário que a corda seja um pouco maior. Assim, duas crianças a giram simultaneamente enquanto uma pula.

Com essa atividade, a criança vai desenvolver habilidades motoras, tais como saltar com um ou dois pés, agachar, girar e se equilibrar.

crianças brincando de pular corda

5. Queimada

É uma das brincadeiras que mais desenvolve a competitividade saudável nas crianças, além de estimular o seu pensamento rápido. Pode ser feita com uma bola de vôlei ou outra similar — é preciso que ela seja leve para não machucar nenhuma criança ou para não causar nenhum acidente durante a brincadeira.

Como brincar?

Antes do jogo começar, as crianças devem ser separadas em dois grupos – cada time deve estar de um lado do campo. Um por vez, os participantes vão se revezando para arremessar a bola em direção a um participante do grupo oposto. Se acertar, a pessoa foi ‘queimada’ e deve sair da partida. Entretanto, caso a criança segure a bola que lhe foi arremessada, será a vez do time dela atacar.

Assim, o jogo vai evoluindo por meio de eliminações até sobrarem somente dois participantes. É nesse momento que a competição realmente “pega fogo”.

6. Pega-bandeira

Outra brincadeira que deve ser realizada em times é o pega-bandeira! O jogo é simples, mas precisa de muita estratégia. Consiste em uma competição onde dois times são separados por uma linha, cada um defendendo o seu território e atacando o inimigo para conseguir mais pontos.

Como brincar?

É recomendado que a brincadeira seja realizada em uma quadra esportiva, pois as linhas ajudam na demarcação do local. Então, divida as crianças em duas equipes e posicione cada grupo em lados separados.

No ponto mais extremo de cada lado da quadra, posicione uma bandeira que pode ser qualquer objeto, até mesmo um chinelo. O time que conseguir capturar a “bandeira” adversária e voltar para o seu lado, vence.

Contudo, não é tão fácil assim – caso você entre no campo adversário e um participante inimigo toque em você, precisará ficar parado no local até que alguém do seu time te salve (encostando em você).

7. Amarelinha

Simples e muito divertida, a amarelinha consiste em desenhar uma espécie de caminho no chão (utilize giz de lousa negra, pois sai com água) para que as crianças sigam. A amarelinha africana é uma variação muito interessante, onde mistura diferentes ritmos e atividades físicas importantes para os pequenos.

menina pulando amarelinha no frio

Como brincar?

A brincadeira ao ar livre deve ser realizada em cima de uma marcação, então é necessário elaborá-la. Você pode desenhar os quadrados com a seguinte sequência: 1-1-1-2-1-2-1-céu. Para jogar, a criança precisa soltar uma pedrinha e fazê-la ficar no primeiro quadrado – caso erre o lançamento, ela perde a vez.

Acertando o local, ela deve saltar para a casa seguinte, sem utilizar a casa da pedra. Quadrados únicos precisam de apenas um pé, já os quadrados duplos precisam dos dois. Ao chegar no “céu” a criança precisa voltar, pegar a pedra sem tocar com o pé no chão e pular a casa.

Caso consiga, deve realizar o processo agora na segunda casa e assim sucessivamente até “fechar” todas as casinhas. Aquele que completar o trajeto primeiro é o grande vencedor!

8. Cobra-cega

Uma brincadeira que envolve muitas risadas! A cabra-cega é recomendada para crianças um pouco maiores, pois envolve um desenvolvimento mais aguçado dos sentidos. Ela estimula o tato e a identificação dos amiguinhos a partir do toque.

grupo de crianças brincando de cobra cega em um lugar cheio de árvores

Como brincar?

A cabra-cega (ou cobra-cega) é separada entre quem pega e quem foge. Porém, não é simples como o pega-pega. Isso porque a criança precisará encontrar os amigos vendada – enquanto isso, eles correm, cutucam, fazem movimentos ao seu redor. Tudo com muita cautela, claro, pois se a cabra-cega tocar em uma das crianças sem venda, ela será a próxima cabra-cega.

9. Guerra de bexiga

Guerra de bexiga é uma brincadeira refrescante perfeita para férias! Com vários elementos, consiste em uma competição que envolve muita água, corrida e principalmente diversão.

Como brincar?

A guerra de bexiga pode ser realizada em times ou, até mesmo, na modalidade “um contra o outro”. Para brincar, encha bexigas com água e separe a mesma quantidade para cada time (ou para cada criança).

Após o sinal, elas devem acertar as bexigas nos adversários. Quando acabar a munição de todos os participantes, ganha a criança que estiver mais seca!

bacia cheia de bexigas

10. Pipa

Se tem uma brincadeira perfeita para os ambientes externos, é a pipa. Até porque ela só acontece em dias com mais ventos. É fundamental escolher uma área que não tenha fios de alta tensão, árvores altas ou muita circulação de pessoas.

Como brincar?

Você precisará de uma pipa com bastante linha, um dia ensolarado e vento. Segure a sua pipa no alto e deixe que o vento leve-a pouco a pouco. Conforme ela for subindo, solte a linha para ela ir mais longe e mais alto. Quando ela estiver no céu, você pode mexer a linha para realizar algumas manobras!

11. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é um jogo em que os pequenos deverão utilizar charadas e outros tipos de dicas para achar um tesouro, que pode ser doces, brinquedos ou outros tipos de prêmios. É uma ótima maneira de estimular a criatividade da criança, além de explorar o trabalho em equipe.

Como brincar?

O primeiro passo para fazer essa brincadeira ao ar livre educativa é escolher um lugar para esconder o tesouro. Em seguida, busque desafios que sejam apropriados para a faixa etária da criança — charadas, caça-palavras e encontrar letras no número do telefone são ótimas sugestões.

A brincadeira pode ser individual, na qual cada criança procura o seu próprio tesouro ou em equipes e precisam trabalhar juntas para decifrar os desafios.

crianças com um mapa na mão bruincando de caça tesouro

12. Corrida do saco

A corrida do saco é uma brincadeira ao ar livre que estimula esportes para as crianças. Consiste em uma corrida que utiliza sacos de batata ou outros similares. É essencial que a corrida seja feita em um espaço seguro com grama, afinal, durante a prova algumas crianças podem cair no chão.

Como brincar?

Para brincar é bem simples, defina uma linha de partida e de chegada para a competição. Cada participante deverá utilizar um saco e pular com a intenção de chegar à linha de chegada. A primeira criança que chegar a linha de chegada ganha.

13. Pintura

As atividades ao ar livre podem possibilitar uma conexão maior com o mundo exterior. Nesse quesito, as pinturas podem ser uma excelente maneira de apresentar diferentes sentimentos, cores, linhas e formas, essencialmente importantes para o desenvolvimento infantil.

Como brincar?

Existem várias maneiras de proporcionar a pintura ao ar livre. Você pode estender um pano de piquenique em um parque ou jardim, disponibilizando papel, tela ou qualquer outro material para pintar. Não se esqueça dos lápis, canetinhas ou tintas, faça com que a criança tente desenhar o ambiente ao seu redor.

Se preferir, você também pode disponibilizar referências de paisagens, animais, formas e outros tipos de desenhos para os pequenos desenharem.

14. Bambolê

O bambolê é uma brincadeira antiga perfeita para momentos em família ou com amigos ao ar livre. Nada mais é do que um brinquedo que é girado ao redor da cintura, membros ou pescoço. É uma atividade física divertida que pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.

quatro crianças brincando de babole ao ar livre

Como brincar?

Para brincar de bambolê, basta adquirir o acessório em lojas de brinquedo, onde podem ser encontrados com um preço bem acessível. Basta girar o bambolê o fazendo pegar impulso em volta da cintura e girar o quadril.

Com a prática, o bambolê ficará rodando várias vezes na cintura sem cair. Além disso, é possível aumentar o nível de dificuldade passando o acessório para outras áreas do corpo, como os braços e o pescoço, por exemplo.

15. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro também podem ser incorporados a atividades ao ar livre, por que não? Eles podem garantir a diversão e ainda servem como instrumento pedagógico para o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, entre outras áreas. Aqui, há uma grande quantidade de opções que você pode usar: xadrez, damas, tangram, Monopoly, entre outros.

Uma dica importante é se atentar à classificação indicativa de cada jogo. Assim, você consegue proporcionar momentos de diversão com jogos indicados para a idade de cada criança.

Como brincar?

Escolha um jogo para brincar e um local calmo e tranquilo. Os jogos de tabuleiro geralmente são jogados com mais de 3 pessoas, é importante ter um adulto fazendo a gestão do jogo, garantindo que os pequenos consigam aproveitar cada momento.

Quais são as vantagens de brincar ao ar livre?

As brincadeiras ao ar livre estimulam os músculos das pernas, dos braços e até mesmo do cérebro, como o cerebelo — área responsável pelas conexões entre os neurônios. Isso faz com que habilidades como organização espacial, equilíbrio e outras competências motoras sejam desenvolvidas com maior facilidade.

crianças ao ar livre brincando de fazer bolha de sabão

Além desses fatores, Jean Piaget, em seu livro “Problemas de Psicologia Genética”, menciona que a criança aprende por estar em contato com o mundo exterior. Ou seja, a interação dos pequenos com o ar livre potencializa a sua educação e desenvolvimento em diversos aspectos.

Adicionando à questão, um estudo elaborado pela Universidade de Coimbra afirma que brincar no exterior impacta positivamente o envolvimento das crianças, especialmente em comparação com brincadeiras que ocorrem em áreas internas.


Esperamos que nossas dicas de brincadeiras ao ar livre simples tenham sido úteis para criar um ambiente lúdico e muito divertido! É claro que existem muitas outras atividades que podem ser usadas em ambientes externos. Se esquecemos alguma brincadeira que fez parte da sua infância, comente aqui embaixo!

Continue navegando em nosso blog e conheça outras brincadeiras e atividades importantes para o desenvolvimento dos pequenos. As atividades de alfabetização são bons exemplos para aqueles mais crescidos, pois unem a brincadeira em momento de diversão mas com muito aprendizado. Confira!

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “Brincadeiras ao ar livre: 15 sugestões para se divertir”

Deixe um comentário