Início » Brincadeiras e jogos » Amarelinha africana: o que é, origem e como brincar

Amarelinha africana: o que é, origem e como brincar

6 minutos de leitura

A amarelinha africana (ou Teca-Teca) tem origem em Moçambique. Ela é uma brincadeira rítmica que se baseia na constância dos movimentos marcados por canções e palmas. É uma versão da amarelinha tradicional brasileira perfeita para auxiliar na musicalização das crianças!

A modalidade africana pode ser jogada por uma ou mais pessoas, sendo que a quantidade de jogadores influencia diretamente na duração de cada ciclo. Ela não usa pedrinhas, não numera as “casas” e não acaba com um “vencedor”. A proposta é focar na diversão e seguir o ritmo da música.

Neste post, nós preparamos um guia completo para você aprender como jogar a amarelinha africana. Ao final, ainda vamos tirar possíveis dúvidas sobre a origem, outras versões da brincadeira e muito mais. Chame as crianças e vamos aprender a brincar de Teca-Teca!

1. Selecione os materiais

Os materiais para brincar de amarelinha africana são simples. Inclusive, eles podem ser adaptados conforme a sua necessidade ou com os recursos disponíveis. Em geral, é preciso qualquer coisa que possa fazer traços no chão. Por exemplo: giz, fita adesiva, tinta etc.

A Teca-Teca é uma boa forma para fazer com que os pequenos se movimentem. Caso queira conhecer outras opções de atividades com o mesmo propósito, veja nossa lista de esportes ideais para crianças.

2. Faça os quadrados

Montar o campo da brincadeira é simples. Basta fazer um quadrado grande no chão – não há tamanho mínimo ou máximo. Para ter uma base, você pode iniciar a marcação das bordas externas com lados de, aproximadamente 1,30 m. Adapte esse número de acordo com a quantidade de jogadores!

O próximo passo é dividir este campo em quatro colunas iguais. O espaço disponível entre elas deve ter, aproximadamente, 30 centímetros. Por fim, divida seu campo com marcações horizontais para fazer quadrados na “arena”.

O objetivo desta etapa é que o seu “tabuleiro” tenha 16 quadrados iguais. Ou seja, deve ser dividido em 4×4. O ideal é que eles sejam uniformes, para que a experiência de brincar não seja prejudicada.

3. Aprenda como pular

As regras da amarelinha africana são simples: não pisar nas linhas e seguir o ritmo da música. Para isso, há uma ordem correta a seguir de modo a levar a brincadeira até o final. Veja o passo a passo de um ciclo com quatro participantes:

  1. Os jogadores ficam em fila atrás de um quadrado em um canto inferior esquerdo;
  2. Ao cantar a música, o primeiro participante pula nos dois primeiros quadrados, com um pé em cada;
  3. A mesma pessoa, então, pula para os dois espaços à sua direita;
  4. Ela retorna à posição original;
  5. Por fim, ela pula aos quadrados para frente e a próxima pessoa entra nos primeiros quadrados;
  6. As duas pulam juntas para a direita e retornam;
  7. Elas pulam para frente e a terceira pessoa entra no campo;
  8. O ciclo se repete até a quarta pessoa iniciar a brincadeira;
  9. Nessa hora, a primeira pessoa estará no fim do campo. Ela deve sair e pode voltar para o fim da fila;

Caso haja mais participantes, o jogo se repete até que todos tenham passado por todos os quadradinhos. Dependendo da duração da brincadeira, é possível recomeçar o ciclo e pular até cansar!

As mudanças de posição devem acontecer ao longo da canção da Teca-Teca. Ela é muito fácil de ser lembrada. Veja a letra no próximo passo!

Gif com ilustração de como brincar de teca-teca

4. Cante a música da amarelinha africana

Enquanto pulam, os participantes devem cantar a seguinte canção:

“Minuê, minuê, le gusta la dance. Le gusta la dancê, la dança, minuê”

Isso deve ser feito repetidamente até que todas as pessoas tenham saído do quadrado. Ela deve ser cantada para cada ciclo individual. Quando o próximo jogador for pular, a música começa de novo.

5. Pule até o final e explore variações

A brincadeira dura até que todas as pessoas passem por todos os quadrados. Depois disso, é possível explorar variações da Teca-Teca. Por exemplo, pular na diagonal abrindo e fechando as pernas de modo a variar os pés em um ou dois quadrados ou, ainda, o primeiro participante entra de frente, o segundo entra de costas e por aí vai.

Como é simples de ser montada, a Teca-Teca pode ser jogada em praticamente todo lugar. Por esse motivo, ela é uma das melhores brincadeiras para dentro do apartamento.

Viu só como é fácil jogar amarelinha africana? Não saia daí porque agora nós vamos tirar as suas principais dúvidas sobre essa brincadeira milenar. Veja a seguir!

Quando surgiu a brincadeira amarelinha africana?

Não é possível determinar exatamente quando a amarelinha africana surgiu. Afinal, assim como outras brincadeiras tradicionais, ela foi sendo passada de forma oral através das gerações. Por isso, não há uma data exata de quando ela foi jogada pela primeira vez.

Está gostando deste post? Então, veja nosso conteúdo sobre a galocha infantil, o calçado que permite brincar até em terrenos molhados!

Qual a diferença entre amarelinha e amarelinha africana?

A principal diferença entre a amarelinha tradicional e a africana é que a primeira é jogada com uma pedra. Já a Teca-Teca é praticada com uma música e mais tem a ver com seguir o ritmo do que ganhar de alguém. As duas brincadeiras podem ser complementares, principalmente em colônias de férias para crianças.

Como brincar de amarelinha africana?

Para brincar de Teca-Teca basta marcar o tabuleiro no chão e seguir a música “Minuê, Minuê”. Ao longo do ciclo, é possível criar variações, aumentar a velocidade da canção e por aí vai. Isso tudo pode ser feito com quantos jogadores forem necessários.

Veja um vídeo que mostra pessoas brincando de amarelinha africana:

Quais são os tipos de amarelinha?

A amarelinha, mesmo que ganhe outras variações em seu nome, é jogada em várias partes do mundo. Nem todas tiveram origens parecidas, mas cada versão é usada há muitos séculos para estimular o desenvolvimento infantil. Inclusive, elas são bons jogos para crianças a partir de 4 anos!

Além da amarelinha africana, veja alguns dos principais tipos que você pode jogar na sua casa ou escola:

  • Amarelinha francesa (ou tradicional);
  • Amarelinha em Y;
  • Amarelinha caracol;
  • Amarelinha paralela;

Você imaginava que existiam tantas possibilidades?! A Teca-Teca é uma forma de desenvolver ritmo, coordenação motora e a socialização das crianças. Além de tudo, é uma ótima maneira de colocar o corpo em movimento. Por isso, siga nossas dicas e comece a brincar com seus filhos agora mesmo!

Se você gostou deste conteúdo, pode se interessar por outros assuntos parecidos já trabalhados aqui no nosso blog! Confira:

– Ábaco: o que é, qual é a origem, tipos e como funciona

– Festa fazendinha: como montar, o que servir, cores e mais

– Pirâmide alimentar infantil: como equilibrar os nutrientes

4.6/5 - (Total de avaliações: 9)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário