Início » Atividades » Colônia de férias infantil: como planejar a aventura

Colônia de férias infantil: como planejar a aventura

5 minutos de leitura

A colônia de férias é um período que pode ser repleto de atividades esportivas e recreativas para crianças, jovens e adolescentes que são feitas durante as férias escolares e em meio a natureza.

Sabendo disso, veja como planejar uma colônia de férias infantil e criar uma experiência que é um sucesso para os pequenos.

Duas crianças sorrindo sentadas numa kombi

1. Escolha o local com antecedência

As férias escolares são períodos de alta temporada, afinal de contas, a maioria das famílias buscam uma diversão para os seus respectivos filhos.

Portanto, escolha um bom local para passar a colônia com bastante antecedência e logo em seguida realize a reserva. Veja duas sugestões:

Casas de campo

Ficam em contato direto com a natureza e são um verdadeiro exemplo de ecoturismo. As casas de campo são chalés ou cabanas com estilo rústico, em que usam madeiras e outros elementos silvestres na decoração. Aqui é uma delícia para levar as crianças.

É relaxante e longe da loucura das cidades. Elas brincam entre as árvores, participam de acampamentos, fazem fogueiras para contar histórias e até descobrem cachoeiras próximas às casas de campo. Essa é uma colônia de férias para aventureiros.

Casas na praia

As casas na praia são o oposto das casas de campo. Enquanto a anterior tem um clima campestre proporcionado pelas árvores, as casas na praia são feitas com elementos de calmaria relacionados com a água. São amplas, claras e decoradas com elementos marinhos como conchas.

Portanto, elas também são dotadas de elementos naturais, só que, nesse caso, a interação com a natureza é por meio das praias, em passeios nas orlas, surfe e brincadeiras na areia. É uma colônia de férias para amantes do mar.

Veja também: dicas de lugares para viajar com filhos pequenos

Três crianças sorrindo enquanto fazem um piquenique

2. Selecione atividades recreativas por idade

A colônia de férias é pura diversão, por isso as brincadeiras não podem ficar de fora. Recomendamos que selecione atividades recreativas por idade para manter todos interessados, uma vez que um jovem pode não se interessar tanto por brincar de massinhas de modelar como uma criança de 2 anos o faria.

Portanto, veja exemplos de atividades recreativas e esportivas para fazer com crianças, jovens e, ao final, com todo mundo.

Brincadeiras para crianças pequenas

As crianças são sinestésicas, ou seja, gostam de brincadeiras em que podem usar as mãos como massinhas de modelar, pintar com tinta, caça ao tesouro e dobraduras com papelão.

O segredo aqui é envolver os diferentes sentidos (tato, olfato, visão, etc.) para estimular o seu desenvolvimento ao mesmo tempo que entretém os pequenos.

Também é importante mesclar atividades paradas (pintura, por exemplo) com brincadeiras que movimentam bastante, para estimular mais ainda o seu raciocínio e as diferentes coordenações motoras.

Brincadeiras para jovens

Os jovens costumam amar desafios e as melhores brincadeiras são futebol, vôlei e futevôlei, mas também devemos considerar que aqueles com uma personalidade tímida podem preferir jogos com menos movimentação, como ping-pong, telefone sem fio, mímica e jogos de tabuleiro (dama, xadrez e UNO).

Ofereça opções que incluam ambas as preferências, nunca deixando de convidar os jovens mais quietos para os esportes em grupo – afinal, essa é uma oportunidade incrível para criar amizades e memórias. O importante é que todos se divirtam.

Gincana com todo mundo

Que tal realizar uma gincana? Separe as crianças, jovens e adultos em times equilibrados, defina as etapas da competição e tenha uma premiação para motivá-los.

Depois, é o momento de definir os desafios – a propósito, recomendamos as brincadeiras antigas e clássicas que conquistam todo mundo como batata quente, cabra-cega, esconde-esconde, cabo de guerra, pular corda, corrida do saco, queimada, morto vivo, pega-pega, estátua e corrida.

A nossa dica é realizar pontuação gradativa, por exemplo, o 1° lugar ganha 5 pontos, 2° ganha 3 pontos e o 3° marca 1 ponto. A equipe que acumular mais pontos até a última brincadeira é a campeã da gincana de férias.

Menino e menina sorrindo em frente a um carro na praia

3. Faça o orçamento do investimento

Um dos pilares do planejamento da colônia de férias é saber quanto de dinheiro é necessário. Por isso, faça uma lista super detalhada com todos os custos, sejam eles durante a viagem de ida, estadia e volta. Veja um checklist rápido:

  • Diária do hotel ou casa;
  • Alimentação para a ida, durante a colônia e para a volta;
  • Matéria prima para brincadeiras;
  • Custos de locomoção local;
  • Passeios na região (parques, trilhas, etc.);
  • Reserva para emergências.

4. Convide os familiares e a criançada

Chegou o momento de apresentar o planejamento aos familiares e toda a criançada. Mostre com empolgação o local escolhido e o tanto de atividades divertidas que você programou.

Após isso, repasse o orçamento aos familiares e dividam as despesas. Assim, a responsabilidade financeira não recai somente sobre uma pessoa.

Dica: depois que todos os interessados derem o nome e se programarem para ir, veja quantas crianças precisam de supervisão de adultos e quem consegue ajudar a cuidar delas. Garanta a segurança para a viagem ser um sucesso.

Crianças se divertindo em frente a uma kombi

5. Arrume as malas previamente

A quantidade de roupas em uma mala depende da duração da colônia de férias infantil, local das brincadeiras e tipos de atividade.

Por exemplo, para uma viagem à praia, é imprescindível levar várias roupas de banho que tenham proteção UV e forros, assim como as peças da linha Hora do Mergulho da Brandili.

As crianças sujam as roupas com frequência, principalmente se estiverem brincando de verdade. Portanto, tenha trocas de roupa para as atividades, pijamas para dormir e conjuntos para cada evento especial que houver.

Use o seguinte cálculo: leve 3 trocas de roupas por dia, assim não falta e você não precisa ficar lavando as peças todos os dias durante a viagem.

Com essas dicas esclarecidas, é hora de começar a colocar o planejamento da colônia de férias em andamento. Pesquise os melhores lugares da sua região e divirta-se!

E que tal aproveitar para fazer uma noite de cinema e contação de histórias?

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário