Início » Brincadeiras e jogos » 11 brincadeiras atuais para se divertir com as crianças

11 brincadeiras atuais para se divertir com as crianças

8 minutos de leitura

As gerações vão passando e as brincadeiras mudando. As crianças de hoje em dia vivem em um ritmo completamente diferente das crianças de 20 anos atrás. E as brincadeiras precisam acompanhar essas mudanças.

Muitas delas oferecem uma oportunidade de diversão com um aprendizado positivo. Por esse motivo, é preciso saber dividir o tempo das crianças entre as — inevitáveis — telas e as brincadeiras que exercitam o corpo, a mente e a socialização.

Acompanhe uma lista que preparei com brincadeiras atuais que entretêm as crianças e estimulam o desenvolvimento físico e cognitivo delas. Aprenda como brincar e se divertir junto.

1. Piscina de bolinhas

A piscina de bolinhas é uma grande sensação de qualquer festa infantil de hoje em dia. Além de muito divertida, ela ajuda a estimular diversos aspectos do desenvolvimento das crianças.

criança em piscina de bolinhas sorri para a camera

 

Dentro da piscina de bolinhas, a visão, o tato, a audição e o olfato são amplamente estimulados pelas novidades sensoriais. O equilíbrio e a coordenação motora também são exigidos com a superfície irregular causada pelas bolinhas no fundo da piscina.

Além disso, é uma ótima oportunidade para a criança interagir e fazer novas amizades, desenvolvendo sua capacidade social.

2. Cama Elástica

A cama elástica é outro item que não pode faltar em festas infantis. Assim como a piscina de bolinhas, existem diversas empresas que alugam o equipamento. Dessa forma, você pode se divertir em um final de semana com seus filhos, por exemplo.

 

menino pula em cama elastica

 

A cama elástica estimula o desenvolvimento da coordenação motora, fortalece a musculatura e promove a superação de desafios.

Para poder aproveitar, as crianças precisam estar bem confortáveis para pular bastante sem arriscar se machucar. Uma opção para vestir as crianças são as calças jogger com camiseta. Um look perfeito para elas se movimentarem e aproveitarem ao máximo a brincadeira.

3. Pega-pega com nomes

Essa brincadeira é uma evolução do pega-pega original e vem se popularizando cada vez mais. Além de estimular a prática de atividades físicas, essa versão da brincadeira promove o pensamento rápido.

 

crianças brincam de pega pega em casa

 

Ela é muito legal por ser bem dinâmica e provocar muitas risadas. Basicamente, o pegador continua tendo a mesma função de pegar qualquer outra pessoa para se livrar do posto. A grande diferença está em quem pode ser pego.

Para se salvar, quem estiver prestes a ser pego precisa falar o nome de qualquer outro participante da brincadeira, menos o pegador. Se o nome for dito antes de a pessoa ser pega, quem for mencionado passa a ser o novo pegador.

Para montar essa brincadeira, não é necessário nenhum recurso a não ser calçados bem confortáveis e um espaço amplo, para que as crianças possam correr livremente sem riscos.

4. Blocos de montar

Os blocos de montar deixaram de ser apenas peças que se encaixam para fazerem parte das aulas de robótica. Os componentes eletrônicos chegaram até o brinquedo e hoje em dia é possível montar máquinas e até robôs com as peças.

 

pai e filha brincam de blocos de montar

 

Os projetos vão do nível fácil aos mais complexos, sendo verdadeiras atividades de matemática que demandam tempo e muito empenho do raciocínio lógico das crianças.

Além disso, estimulam o desenvolvimento cognitivo, a concentração, o foco e instigam a superação de desafios matemáticos. Se o seu filho tem uma tendência para montar e desmontar coisas, essa é uma ótima brincadeira para canalizar a energia dele.

E pode acreditar: você pode se surpreender com as coisas que ele será capaz de montar em pouco tempo.

5. Andar de patinete

Praticar atividades físicas é uma ótima maneira de fazer com que as crianças saiam um pouco da frente das telas e movimentem o corpo. Andar de patinete é uma brincadeira que se popularizou muito nos últimos anos e hoje existem diversos modelos acessíveis para todas as idades.

 

menino anda de patinete perto do mar

 

Esse tipo de brincadeira, assim como o skate e a patinação, são ótimos para estimular o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação motora das crianças. Apesar de aparentemente perigosas, essas brincadeiras são super seguras e saudáveis se praticadas com os itens de segurança adequados.

Para deixar as crianças mais confortáveis na brincadeira, é bom usar conjuntos infantis que permitam bastante mobilidade e, ao mesmo tempo, sejam resistentes e duráveis.

6. Massinha de Slime

As massinhas de slime se popularizaram na internet e invadiram todas as casas que têm pelo menos uma criança. O legal dessa brincadeira é que dá para fazer em casa, engajando a criança em todo o processo, ensinando a virtude da paciência, o cuidado com o preparo para depois se divertir.

 

menina brinca de slime

 

Além disso, a atividade ajuda a estimular a criatividade da criança, já que ela permite uma brincadeira livre e muito imaginativa.

Se você preferir, é possível encontrar slimes prontas para comprar. Agora, caso você opte por fazer em casa, segue uma breve receita para preparar com as crianças.

Como fazer slime em casa

Primeiramente, você vai precisar de: sabão líquido, colo branca, tinta em pó, medidor, palitos de picolé e glitter (opcional).

  1. Separe uma vasilha e coloque nela uma quantidade generosa de cola, pensando no tamanho que você deseja a slime;
  2. Acrescente as cores que quiser e o glitter para deixar tudo mais lúdico;
  3. Enquanto mexe a mistura com o palito de picolé, adicione o sabão líquido aos poucos;
  4. Continue mexendo e observando a mistura, adicionando mais cola ou sabão líquido até ficar com uma consistência mole, mas não tão pegajosa.

Pronto, rapidinho a slime estará preparada para estimular a criatividade e a imaginação das crianças.

Para saber mais, veja nossas três receitas de slime!

7. Mãe da rua

Essa é uma atividade muito legal de fazer com as crianças ao ar livre. Duas equipes rivais se enfrentam em uma corrida, partindo de lados opostos, uma criança de cada equipe por vez deve correr o mais rápido possível na direção do adversário.

 

crianças brincando de mãe da rua em um campo aberto

 

Quando se encontram no meio do trajeto, elas devem fazer uma disputa de pedra, papel ou tesoura. O vencedor segue correndo enquanto o perdedor volta para o canto da sua equipe.

Assim que a disputa de pedra, papel e tesoura termina, outro integrante da equipe perdedora deve ir ao encontro do vencedor. A equipe marca ponto quando alguém do time adversário consegue atravessar o campo e chegar ao lado em que está a outra equipe.

A equipe que conseguir atravessar todos os jogadores primeiro, vence.

Uma brincadeira para socializar, interagir, desenvolver o raciocínio rápido e praticar atividade física.

8. Experiências científicas

As experiências científicas, assim como os blocos de montar, são ótimas para desenvolver o sistema cognitivo e o raciocínio lógico das crianças. Existem muitas delas que dá para fazer em casa, com itens de uso rotineiro.

 

garotos fazem experimentos científicos em casaOutras demandam um preparo um pouco maior, mas vale a pena pelo espanto e surpresa que causam. Além disso, ensinam para as crianças sobre conceitos físicos e químicos do nosso mundo — legal, né?

9. Brinquedos sensoriais

Os brinquedos sensoriais são muito populares entre as crianças. Desenvolvidos para estimular os sentidos e sensações, eles viraram febre e hoje são desejo de 9 em cada 10 crianças.

 

criança brincando com brinquedo antiestress

 

Diferente de todas as outras brincadeiras que citamos aqui, essa é uma atividade que promove a calma nas crianças, deixando as entretidas e focadas quase em um estado meditativo.

É uma ótima opção para momentos de agitação das crianças. Os mais conhecidos são os pop-its, pequenos tabuleiros de borracha com pontos que podem ser pressionados causando uma sensação de alívio e descontração.

10. Contação de histórias

Contar histórias é uma brincadeira muito antiga. Entretanto, vale lembrar que as histórias e os recursos se renovam a cada geração — sendo assim, elas nunca vão se tornar sem graça.

 

mãe contando história para a filha

 

Usar recursos como figurinos, fantasias, adereços e até montar um cenário pode ser uma ótima opção para estimular a imaginação e a extroversão nas crianças.

Algumas histórias, inclusive, têm uma proposta didática, ajudando a ensinar valiosas lições sobre a natureza, os cuidados pessoais e outros temas muito importantes para a infância.

Outras, valem a pena por serem clássicos da literatura que atravessam gerações e passam mensagens atemporais sobre valores e princípios humanos que nunca devem ser deixados de lado.

11. Jogos digitais

Para fechar a nossa lista, não poderíamos deixar de lado os jogos digitais. Eles estão aí e as crianças dominam rapidamente diversos recursos que parecem difíceis até para os adultos.

 

menino jogando videogame

 

Existem plataformas que promovem um bom desenvolvimento para a saúde mental e emocional infantil. Além de entreterem por horas.

Plataformas e jogos como Roblox e Minecraft permitem a construção de mundos com blocos a partir do zero, estimulando muito a criatividade e a imaginação das crianças através da tecnologia.

Só é importante limitar o tempo das crianças em frente à tela para não haver prejuízos físicos e mentais pelo excesso de tempo em atividades eletrônicas.

Agora que você já tem todas essas opções, é só escolher as favoritas com os seus filhos e se divertir bastante. Continue acompanhando o blog. Estou sempre selecionando novos conteúdos sobre brincadeiras e atividades, cuidados maternos e claro, moda infantil.

Aproveite e descubra como montar uma brinquedoteca para deixar todas essas brincadeiras ainda mais divertidas!

Te espero por lá, mamãe. Até mais!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário