Início » Moda infantil » Festa fazendinha: como montar, o que servir, cores e mais

Festa fazendinha: como montar, o que servir, cores e mais

8 minutos de leitura

A festa fazendinha é um tema superfofo que faz sucesso e, além de tudo, é fácil de decorar! Não é à toa que ela tem ganhado cada vez mais espaço. Nos últimos tempos, essa temática passou a ser a queridinha das mamães, dos papais e das crianças.

Esse tipo de festa vai agradar tanto as meninas quanto os meninos. Afinal, todos amam os animaizinhos! Com decorações inspiradas no rural, é possível unir o rústico e o natural ao que há de mais fofo. Por esse motivo, se você quer eternizar um dia especial na vida do seu pequeno(a), esse tema atemporal é perfeito.

Neste post, nós vamos responder às suas principais dúvidas sobre como fazer uma data decorativa ficar incrível com o tema fazendinha. Você vai ver como decorar, o que servir, o que colocar na mesa, o que vestir e mais. Se interessou? Então, fique por aqui e se inspire!

Como decorar uma festa fazendinha?

O primeiro passo para decorar a uma festa fazendinha é apostar nos elementos rústicos. As cores naturais de madeira, palha e plantas devem marcar presença. Ah, e o xadrez é essencial! Coloque-o na toalha da mesa do bolo e em bandeirinhas espalhadas pelo local.

Veja outras dicas para acertar na decoração:

1. Aposte nos animais de pelúcia

Pense comigo: o que mais chama a atenção das crianças em uma fazenda? São as galinhas, vacas, cavalos, porcos, bois, ovelhas etc., não é mesmo? Por isso, uma festa com esse tema não pode deixá-los de fora.

Ter os próprios bichos no evento pode ser inviável por vários motivos, mas isso não é problema – podemos recorrer às versões em pelúcia dos animaizinhos! Objetos de biscuit, isopor e até madeira também são ótimas alternativas.

Elas podem ser compradas ou, dependendo da quantidade, alugadas em lojas especializadas. Com isso, as fotos poderão ser tiradas à vontade sem estressar nenhum animal e/ou colocar as crianças em risco.

Animais de fazenda de pelúcia

+ Festa infantil simples: veja como fazer uma em casa

2. Aposte em móveis de madeira

Uma decoração fazendinha precisa ter toques rústicos. Por isso, os móveis de madeira natural serão as suas melhores escolhas. Podem ser as mesas, cadeiras ou elementos decorativos.

Melhor ainda será se você conseguir objetos que têm padrões de madeira bem marcados, sabe? Estes móveis devem estar presentes tanto na decoração de festa infantil fazendinha masculina quanto na feminina.

Dica: um bom truque para quem quer gastar pouco é usar caixas de vegetais feitas em pallet para expor os docinhos. Você pode consegui-las gratuitamente em mercados ou feiras, basta lembrar de passar uma lixa nas peças para evitar as farpas.

3. Use ovos, caixas e garrafas de leite na decoração

Alguns dos animais típicos de uma fazenda produzem coisas características que podem ser usadas como decoração. Incluir ovos, garrafinhas de leite e lã na decoração é bem legal para deixar a festa típica.

Para o evento não ser “tão bom quanto leite no sol”, recorra às versões cinematográficas dos produtos animais. Por exemplo, no caso dos ovos, é possível quebrar apenas uma parte da casca, retirar a gema e a clara e higienizar bem. Já para o leite, você pode pintar uma garrafa transparente por dentro usando tinta branca.

Está gostando deste post? Confira também as nossas dicas para uma festa astronauta e já escolha o tema do próximo aniversário!

4. Não se esqueça das plantas e flores

O que é uma fazenda sem vegetação? Por isso, não se esqueça de usar plantas, flores e afins. Além de fazerem todo o sentido com o tema fazendinha, esses elementos deixam a decoração muito mais orgânica. Com isso, ninguém vai olhar para a festa e ter aquela sensação de que falta alguma coisa.

Nesse caso, uma boa dica é usar samambaias, flor da fortuna, girassóis, folhagens etc. E se você quer uma lembrancinha de festa fazendinha diferente, aposte em vasinhos de suculentas.

5. Recorra ao xadrez

O xadrez é uma padronagem de estampas que combina muito bem com esse tema. Ele é rústico, mas traz um toque colorido à decoração. Por isso, use toalhas, guardanapos e onde mais sua criatividade mandar.

O xadrez também pode estar presente nas roupas, mas falaremos disso daqui a pouco.

6. Tenha uma decoração especial com espigas de milho

A palha é um elemento decorativo que pode ser usado para deixar a decoração mais rústica. Coloque palha de milho junto com as espigas e tenha um toque muito mais do que especial na sua decoração.

Além disso, as cores do milho vão agregar muito à paleta da sua festa. Sem contar que esse elemento não é uma escolha tão comum, então será um grande diferencial do evento.

7. Não se esqueça que as brincadeiras fazem parte da decoração

Uma festa infantil não é nada sem as brincadeiras, não é mesmo? Deixe sua criatividade fluir e elabore atividades que transportem os pequenos para o campo. Veja algumas dicas:

  • Corrida do saco;
  • Acertar a argola com uma vareta;
  • Simular a ordenha usando uma luva cirúrgica;
  • Caça aos ovos;
  • Corrida de cavalos de madeira;
  • Pescaria.

Algumas brincadeiras podem ser “herdadas” de festas juninas, enquanto outras podem ser adaptadas de outros temas.

Aliás, se você gosta de preparar noites repletas de atividades divertidas para os seus filhos e os amiguinhos, veja nossa lista de brincadeiras para festa do pijama!

Com estas dicas, você tem todas as informações necessárias para planejar a decoração de uma festa fazendinha incrível!

O que colocar na mesa de aniversário fazendinha?

O bolo decorado com animaizinhos e elementos típicos da fazenda não pode ficar de fora da mesa do parabéns. Coloque também docinhos, as lembrancinhas e alguns objetos decorativos para compor o móvel.

Lembre-se de que a mesa será o cenário principal das fotos com o aniversariante. Por isso, é bom que a organização seja pensada a favor dos cliques.

Por exemplo, não é recomendado colocar decorações muito altas e grandes ao lado do bolo, pois é lá que os amiguinhos do aniversariante vão se posicionar para a foto.

Copos de vaquinha feitos com EVA

O que servir em uma festa com o tema fazendinha?

O cardápio de uma festa fazendinha não é complicado. Ele deve remeter a uma comida caseira e não muito elaborada. São aqueles doces e salgados que têm gostinho de comida de vó, sabe?

Isso deve ser equilibrado com o paladar das crianças, que podem não gostar de doce de abóbora, por exemplo. Confira algumas ideias do que servir em uma festa fazendinha:

  • Brigadeiros;
  • Paçoca;
  • Sanduíches;
  • Pão de queijo;
  • Canapés de milho;
  • Pão na chapa com manteiga de garrafa;
  • Pamonha;
  • Cural – se tiver frio;
  • Pipoca;
  • Frutas;
  • Geleias.

Doces decorados com tema fazendinha

O cardápio da festa infantil é um tópico que pode decidir a popularidade do seu evento. Planeje com antecedência o que será servido! Além disso, aguarde a confirmação dos convidados para não haver desperdício ou faltar comida.

Outro ponto importante é saber se há convidados com dieta restritiva ou alergia a algum alimento. Nesse caso, garanta que o cardápio conta com, pelo menos, duas opções, para todas as pessoas.

Quais são as cores do tema da fazendinha?

A paleta de cores para festa fazendinha é inspirada nos tons do campo. Por exemplo, marrom, verde e palha. Contudo, não se esqueça de usar elementos coloridos para deixar sua decoração mais divertida. É possível usar azul, amarelo, vermelho e, até mesmo, ter uma festa fazendinha rosa.

Está gostando deste post? Então veja um tema de festa de aniversário de circo!

Qual é o melhor look para festa fazendinha?

O melhor look para a festa fazendinha é o bom e velho xadrez. Ele pode ser usado em uma camisa e combinado com jeans e bota. Outra opção é apostar nas franjas, como nas roupas de cowboy americano.

Diferentemente de uma roupa de festa junina, essa não precisa de “remendos” nas peças. Ah, é superlegal que o pai, mãe e irmãos do aniversariante usem trajes que combinam com o do pequeno(a).

Nós temos um post que explica tudo sobre como acertar no visual em ocasiões assim. Então, aproveite para ver como montar um look de festa infantil!

Com essas informações, você vai conseguir montar uma festa incrível! Uma última dica: caso tenha a oportunidade, faça sua festa em uma chácara ou sítio.

Para mais posts cheios de amor pela criança como este, confira outros conteúdos do nosso blog! Você pode se interessar por esses assuntos:

Vestido de festa para mocinhas: 6 modelitos da Brandili

11 esportes para crianças que incentivam o desenvolvimento

Macacão infantil: conheça 7 modelos da Brandili

5/5 - (Total de avaliações: 4)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário