Início » Alimentação » Cardápio de festa infantil: 13 ideias simples para servir

Cardápio de festa infantil: 13 ideias simples para servir

7 minutos de leitura

A festa de aniversário das crianças está por perto? Então, chegou a hora de planejar um cardápio festivo delicioso!

Os doces e salgadinhos cumprem um papel muito importante nos eventos infantis. Além de serem um dos maiores atrativos para os convidados (quem resiste a um brigadeiro de festa?!), eles garantem que os pequenos terão disposição para brincar à vontade.

Neste post, vamos te mostrar as melhores opções de receitas para celebrar as datas comemorativas. Acompanhe!

Salgados

A regra é clara: primeiro, o prato salgado. Toda mãe sempre cobra que o seu filho coma a refeição “de sal” antes da sobremesa, não é mesmo? E não é à toa não – essa exigência tem fundamento científico e deve ser levada em conta desde as semanas da gravidez!

O Ministério da Saúde afirma que comer salgados antes dos doces é mais saudável, pois esse tipo de alimento costuma ter mais vitaminas e nutrientes essenciais ao corpo. As sobremesas, por sua vez, são formadas principalmente por glicose.

Ao comer um doce antes do prato salgado, a vontade de comer vai se satisfazer, fazendo com que a criança passe uma refeição inteira sem ingerir alimentos com valor nutricional.

Fatos apresentados, vamos às receitinhas que vão encantar até as crianças que não querem comida de sal:

1. Salgadinho de festa

O clássico de todas as festas de aniversário, sejam elas de 1 ou 18 anos. Os salgadinhos estão entre as melhores opções para servir aos convidados, pois são fáceis de gostar, práticos de comer e vêm em diversos sabores. Os principais são:

  • Coxinha de frango;
  • Coxinha de carne;
  • Bolinha de queijo;
  • Pão de queijo;
  • Risoles de presunto e queijo;
  • Quibe.

Veja também – Vestido de festa para mocinhas: 6 modelitos da Brandili

2. Pizza

A criançada ama uma mini pizza! E os pais vão amar também quando virem o quão prática e barata é para fazer esse prato no nosso post “Noite da pizza: receita fácil de pizza para fazer com as crianças!“.

Para garantir o sucesso da receita entre as crianças, você pode escolher entre os sabores mais tradicionais do Brasil: frango e catupiry, quatro queijos, calabresa, marguerita e portuguesa (presunto, queijo e ovo cozido).

Lembre-se de garantir que o sabor.

Você conhece o filme “Tá Chovendo Hambúrguer” ou o desenho “Bob Esponja”? Essas são apenas algumas das obras da ficção infantil que fazem referências a um dos lanches mais amados pelo mundo inteiro: o hambúrguer!

Se preparar mini hambúrgueres inspirados nesses filmes/desenhos, você levará os pequenos direto para o universo da sua fantasia preferida. Tem aniversário melhor que esse?!

Para seguir a receita clássica, você vai precisar de:

  • Pão de hambúrguer com gergelim (também chamado de pão brioche);
  • Hambúrguer de carne bovina;
  • Fatias de queijo mussarela ou cheddar;
  • Folhas de alface americana;
  • Tomate fatiado em rodelas;
  • Molho especial (ketchup, maionese e um pouquinho de mostarda);
  • Cebola roxa fatiada em rodelas finas;
  • Picles opcional.

Para montar, basta juntar os ingredientes e inserir um palito no lanche para mantê-lo inteiro durante a festa.

Ou então, que tal fazer uma estação “monte o seu hambúrguer” no evento? Além de servir de alimento, essa receita se tornará uma atividade superdivertida para os convidados!

Veja também – Inspiração de festa de aniversário com tema circo

4. Pastelzinho

Um pastelzinho frito vai bem em qualquer ocasião, desde uma festinha de aniversário até um chá revelação.

O que não pode faltar é o tradicional pastel de queijo, mas você pode acrescentar outros sabores (carne, frango, carne seca, pizza, palmito etc.) se quiser dar um up no cardápio.

Se possível, tenha alguém para fritar na hora. Assim, você servirá pastéis sequinhos e crocantes.

5. Temáticos

Para tornar o cardápio da festa único, você pode oferecer uma experiência gastronômica inspirada em outras outras culturas!

As opções incluem taco mexicano, sushi japonês, yabissoba chinês, croissant francês, pretzel alemão, mac and cheese americano etc.

Você pode colocar uma bandeira pequena em cima de cada lanchinho para identificar a origem do prato. O cardápio da festa fica com uma riqueza cultural incrível!

Veja também – Decoração Infantil: festa de aniversário com tema emojis

Doces

Antes de listar as nossas ideias de receitas, precisamos ressaltar que o guia alimentar do Ministério da Saúde não recomenda dar doces para crianças com menos de 2 anos. Até atingirem essa idade, podemos oferecer apenas o açúcar da fruta.

6. Panqueca

A partir dos 9 meses, os nutricionistas indicam que a maioria das crianças já pode comer uma panqueca saudável composta de banana, aveia e ovo.

Inclua esse lanche no cardápio da festa para ter uma opção para os pequenos que estão no período da introdução alimentar!

A montagem pode ser bem minimalista, inspirada no clássico prato de panquecas empilhadas dos filmes de Hollywood. Faça panquecas finas redondas, empilhe-as e jogue uma calda de frutas ou mel por cima.

7. Bolos e tortas

Não pode faltar um bolo para o cantar parabéns, isso é fato! A nossa recomendação é: escolha um sabor que não seja enjoativo e que não tenha ingredientes que costumam fugir do paladar infantil, como abacaxi, ameixa e chocolate amargo.

Opte por chocolate branco e/ou ao leite, dois amores, floresta negra, leite ninho e outros sabores clássicos. Assim, a maioria dos convidados podem se deliciar com o bolo.

Veja também – Inspirações para festa infantil com tema sorvete

8. Brigadeiro e beijinho

O brigadeiro e o beijinho são os doces mais clássicos das festas infantis, não tem como deixar de fora do cardápio! Você pode servi-los enrolados com granulados ou em copos de acrílico para comer com colher.

Além do formato diferenciado, veja quais sabores são interessantes para as festinhas:

  • Leite ninho;
  • Morango;
  • Paçoca;
  • Oreo;
  • Branco;
  • Vegano.

9. Mini churros

Crocantes, recheados e docinhos, os mini churros se tornaram uma tendência, então pode apostar que é sucesso. Eles podem ser servidos de duas formas:

  1. Em bandejas: disponibilize 10 mini churros em vasilhas com potinhos cheios de chocolate derretido, doce de leite, granulados e confeitos, assim cada um monta seu churros;
  2. Em copos de acrílico: uma porção única. Coloque um pouquinho de doce de leite no fundo e encaixe o churros em cima.

10. Salada de frutas

A salada de frutas é para todas as idades, principalmente, os menores de 2 anos. Aqui, vale a pena montar uma explosão de sabores combinando frutas saudáveis com diferentes sabores e texturas.

Monte a salada com maçã, banana, laranja, uva sem caroço, mamão, melão, pêra, morango e goiaba.

11. Cupcake e pop cake

O cupcake é um bolo pequeno com cobertura e confeitos. A massa fofinha e a cobertura saborosa fazem o maior sucesso nas festas e, sem dúvidas, as crianças vão adorar.

Já o pop cake é um bolo no palito. Pode parecer estranho em primeiro momento, mas garantimos que é uma delícia. Você precisa moldar a massa em bolinhas, cobrir com cobertura de chocolate, confeitar e espetar um palito de pirulito.

Além dos doces da nossa lista, você também pode servir sorvete, mousse e carolinas. Para mais ideias, confira 3 receitas de doces saudáveis para as crianças.

Bebidas

Depois de tantas brincadeiras e comidas deliciosa, os pequenos precisam se hidratar com líquidos. Além da água, trouxemos algumas bebidas clássicas das festas infantis que seus convidados vão gostar, veja:

12. Suco natural

Os sucos naturais nutritivos estão entre as melhores opções para os pequenos. Não é apenas pela hidratação, é porque eles possuem muitas vitaminas e fibras.

Sirva suco de laranja, morango, melancia, abacaxi e outras frutas que são ricas em nutrientes.

13. Chocolate quente e milk-shake

O primeiro é clássico do inverno, já o segundo é clássico do verão. Nós unimos em um tópico porque ambos são bebidas com leite. São uma delícia e a maioria dos convidados amam, mas você precisa se atentar às alergias e intolerâncias (à lactose, por exemplo).

Para que todos possam aproveitar, sirva o tradicional e tenha uma opção zero lactose.


E então, já escolheu quais opções vai servir no cardápio da festa infantil dos seus pequenos? Desejamos um evento superdivertido e cheio de bons momentos!

Confira outros conteúdos aqui no blog da Brandili que podem te ajudar no planejamento do evento, olha só:

10 convites criativos para uma festa infantil incrível

Look festa de criança: 5 dicas e ideias de roupas infantis

4.1/5 - (Total de avaliações: 7)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário