Hora de descobrir o sexo do bebê! 6 brincadeiras para chá revelação

Está pensando em fazer um evento para reunir a família e os amigos para descobrirem o sexo do bebê todos juntos mas está sem ideias de brincadeiras para chá revelação? Então esse post é para você! 

O chá revelação é uma tradição relativamente nova em nosso país e, diferente do chá de bebê, muita gente ainda não está acostumada com a sua condução. Mesmo assim, essa é uma ótima oportunidade para reunir pessoas especiais em um momento importante da sua gestação: a descoberta do sexo do seu bebê. 

Para tornar esse momento mais divertido e descontraído, separamos aqui algumas ideias bem legais de brincadeiras para chá revelação – principalmente para entreter os convidados antes do grande momento. Veja só: 

6 brincadeiras para chá revelação – Para antes da descoberta

Para conduzir o seu evento e garantir momentos de boas risadas, você pode fazer pequenas competições com seus convidados com o tema central da sua festa: afinal, o bebê é menino ou menina?

Por isso, não deixe de garantir uma lousa ou um cartaz colado na parede em que possa marcar o placar. Faça uma linha que divida o quadro ao meio e escreva de um lado “Time Menina” e, do outro, “Time Menino”. Conforme as brincadeiras forem realizadas, você marca um X no placar do time vencedor. 

Abaixo, separamos 6 ideias dessas brincadeiras para chá revelação: 

1. Urnas de apostas e separação de times

Logo na entrada da sua festa, deixe em destaque duas urnas – uma para quem acha que o bebê é menina e a outra para quem acha que é menino. Ao lado delas, deixe fichas e canetas para que os convidados registrem seus palpites. 

Assim que forem recebidos, peça para que cada pessoa preencha a ficha com seu nome e coloque-a dentro da urna que representa o seu palpite. É importantíssimo que todos os convidados façam esse registro, pois é a partir dele que você fará a divisão dos times. 

Quando todos os convidados já tiverem chegado e as brincadeiras forem iniciadas, você – ou a “guardiã do segredo” (a pessoa que sabe o sexo do bebê) – pode iniciar as brincadeiras explicando a dinâmica de divisão de times e as brincadeiras que serão realizadas para ver qual torcida realmente acertará o sexo do bebê. 

Abra as urnas, leia os nomes e crie a divisão de times. O primeiro ponto registrado no quadro do placar é marcado no time que tiver mais participantes. Ou seja, se a urna de “é menino” tiver mais fichas, marque um X no placar para o time dos meninos. 

2. Quem acerta o tamanho da barriga?

A dinâmica de adivinhar o tamanho da barriga da gestante é comum nos chás de bebê e pode muito bem ser adaptada como uma brincadeira para o chá revelação.

Para jogar é bem simples e só é preciso um rolo de barbante. Cada convidado deverá cortar um pedaço do barbante no tamanho que ele acredita ser o tamanho da circunferência da barriga da mamãe. 

Uma pessoa de cada vez, intercalando os times, cortará o barbante e medirá em volta da barriga da gestante. Marca ponto o time da primeira pessoa que acertar com exatidão o tamanho da barriga. 

Caso ninguém acerte, você pode marcar ponto para quem chegar mais perto ou, ainda, deixar a brincadeira rolar até que alguém acerte. 

Não se esqueça de marcar um X no placar do time vencedor! 

tamanho da barriga de grávida

3. Teste da aliança 

Existe uma crença bem antiga que diz que para descobrir o sexo do bebê basta amarrar uma linha na aliança e observar se ela gira ou balança de um lado para o outro. Essa também pode ser uma das brincadeiras do seu chá revelação! 

Para isso, pegue a aliança da mamãe e amarre um pedaço de linha, um fio de cabelo ou até mesmo um pedaço do barbante usado na brincadeira de adivinhação do tamanho da barriga. Peça para os times fazerem a sua torcida organizada para deixar o momento ainda mais animado. 

Coloque a aliança suspensa pela linha próxima do barrigão da mamãe e observe: se o anel girar em círculos, o ponto vai para o time “é menina”, se balançar de um lado para o outro, quem leva é o time “é menino”!

4. Brincadeira da colher e do garfo

O teste da colher e do garfo também é um grande clássico que pode fazer parte do seu chá revelação. 

Para brincar, é preciso duas cadeiras, duas almofadas, um garfo e uma colher. A mamãe deverá ser retirada do espaço da brincadeira enquanto ela é preparada da seguinte forma: o garfo representa menina e a colher representa menino, cada time deverá escolher qual será a sua cadeira e colocar o talher debaixo da almofada. 

Feito isso, a gestante volta para a brincadeira e escolhe em qual cadeira se sentar sem saber qual é qual. Caso ela se sente na cadeira com a colher, o ponto vai para o time “é menino”, caso sente na cadeira com o garfo, o ponto é para o time adversário. 

5. Acertar o sabor da papinha

Uma das brincadeiras de chá revelação que gera mais risadas e diversão é a de adivinhar o sabor da papinha. 

Para brincar, deixe preparadas algumas papinhas caseiras de sabores diferentes ou compre aquelas prontas de mercado mesmo. Selecione alguns competidores de cada time para provar as papinhas e chame-os para frente. 

Um a um, cada competidor deverá provar uma papinha e adivinhar o seu sabor. O time que tiver mais acertos ganha um ponto. O legal é que você pode escolher alguns sabores bem incomuns e garantir boas caretas e muitas risadas. 

6. Stop/Adedonha temático 

Todo mundo já brincou de Stop ou Adedonha na vida! O jogo simples, com regras que todo mundo já conhece, também faz sucesso nos chás revelação quando adaptados para a temática dos bebês. 

Basta trocar as categorias clássicas como “carro”, “objeto” ou “fruta” por temas relacionados ao universo infantil. Por exemplo, criar um stop com as categorias:

  • Nome de bebê;
  • Item do enxoval;
  • Desejos de grávida;
  • Filmes infantis;
  • Todo bebê precisa de…;
  • e “Meu bebê é…” (o clássico “minha sogra é” reinventado). 

Sorteie as letras e deixe a brincadeira rolar. Quando um convidado preencher todos campos com a letra sorteada, grita “stop” e a rodada acaba. Ao final, o ponto no placar vai para o time que fizer mais pontos no jogo. 

Brincadeiras para revelação do sexo

Chegou a hora mais esperada do dia: o momento de descobrir o sexo do bebê! Para fazer a revelação, muitas famílias soltam a criatividade e escolhem as maneiras mais divertidas e inusitadas. Se está sem ideias do que fazer, separamos também algumas opções:

Revelação com o recheio do bolo 

Uma forma bem comum e que faz muito sucesso é a descoberta se o bebê é menino ou menina pelo recheio do bolo. É bem simples: um bolo enfeitado por fora com glacê rosa e azul é cortado pelos pais na hora da revelação. Se o interior do bolo for rosa, é menina, se for da cor azul, é menino. Depois, todos os convidados se deliciam com um pedaço do bolo. 

revelação sexo do bebe

Caixa com balões

Uma maneira bem legal de fazer o momento da revelação é com uma caixa de papelão e alguns balões cheios de gás hélio dentro. Ela pode ser enfeitada do lado de fora com sinais de interrogação ou com divisões azuis e rosas. Na hora da verdade, os pais abrem a caixa, os balões saltam para fora e sua cor revela se o bebê é menino ou menina. 

Balão com confetes

Dá para usar os balões de outra forma para fazer a revelação do bebê. Sabe aquele “bexigão” das festas infantis, que enchemos com balas e doces para fazer a alegria da criança? Ele pode ser usado aqui, cheio de confetes nas cores azul ou rosa. 

O ideal é garantir um balão preto ou outra cor escura que não mostre o seu interior e, na hora da revelação, estourá-lo. Aí é só ver os inúmeros confetes se espalhando pelo ar e revelando a surpresa.

Carimbar a camiseta

Se quer fazer um momento bem especial e que garanta uma lembrança bonita, a revelação feita com uma camiseta carimbada pela mão dos pais é uma ótima opção! 

Para fazê-la, os pais deverão ser vendados e a guardiã do segredo irá pintar a mão de cada um com tinta rosa se for menina e tinta azul se for menino. Ainda com os olhos fechados, os dois irão carimbar sua mão em uma camiseta branca e, depois, tirar a venda. A revelação feita dessa forma é realmente muito bonita!

Revelação usando sinalizadores 

As pessoas que querem algo mais elaborado e que renda boas fotos estão todas investindo na revelação feita com sinalizadores de fumaça colorida. As lojas de festa vendem bastões sinalizadores que, quando ativados, soltam uma fumaça colorida que revela o segredo do sexo do bebê. Você provavelmente já viu um desses nos vídeos de chá revelação nas redes sociais, não é mesmo? 

sinalizador de sexo do bebe

Quem faz chá revelação pode fazer chá de fraldas também? 

Agora que já passamos pelas sugestões de brincadeiras para chá revelação, vamos para a pergunta que muitas mamães se fazem: o chá revelação substitui o chá de bebê? Eu posso fazer os dois? 

A verdade é que os dois eventos têm finalidades diferentes e, se você quiser, pode sim fazer duas festividades diferentes, em momentos distintos da gestação. Se escolher por esse caminho, avise seus convidados que não é preciso levar presentes no chá revelação, pois o chá de fraldas será feito em outro momento. 

E se já está com planos para este outro evento também, que tal dar uma olhada em nosso post que te ensinar como fazer a lista de chá de fraldas com a quantidade ideal? Muitas mamães já seguiram essas dicas e tiveram sucesso! 

Para mais conteúdos bacanas como esses, continue aqui com a gente no Blog da Brandili! Estamos sempre postando dicas, novidades e informações importantes para quem ama e cuida de crianças. 

Te esperamos nos próximos posts!

Fontes (imagens):
https://www.pexels.com/pt-br/foto/estatuetas-azuis-1682462/
https://br.freepik.com/fotos-gratis/maos-de-mulher-gravida-medindo-a-barriga-dela_6191498.htm#page=1&query=gr%C3%A1vida%20medindo&position=2
https://soloinfantil.com/cha-de-bebe-fraldas/lembrancinhas-para-cha-de-revelacao/
http://www.hellobabybrown.com/2019/04/our-gender-reveal-its-boy.html

Equipe Brandili

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados