Início » Gravidez » Menino ou menina? 13 brincadeiras divertidas para chá revelação

Menino ou menina? 13 brincadeiras divertidas para chá revelação

11 minutos de leitura

Estão pensando em fazer um evento para reunir a família e os amigos para descobrir o sexo do bebê mas estão sem ideias de brincadeiras para chá revelação? Então esse post é para vocês! 

O chá revelação é uma tradição que está se popularizando muito e, assim como o chá de bebê, as ideias estão cada vez mais criativas e mirabolantes. Esta é uma ótima oportunidade para reunir pessoas amadas em um momento tão especial da gestação.

Para tornar esse momento mais divertido e descontraído, separamos algumas ideias bem legais de brincadeiras para chá revelação – para entreter os convidados antes do grande momento e começar a criar laços afetivos entre as pessoas que vocês amam e o bebê. Veja só: 

Brincadeiras para chá revelação – Para antes da descoberta

Para conduzir o evento e garantir momentos que valerão as lembranças, vocês podem fazer algumas brincadeiras com seus convidados com o tema central da festa: afinal, é menino ou menina?

Seguindo o calendário das etapas da gravidez, na 15ª ou 16ª semana, ou 4 meses de gestação, já é possível saber qual o sexo do bebê.

A minha sugestão é deixar uma lousa ou um cartaz colado na parede em que vocês possam marcar o placar. Façam uma linha que divida o quadro ao meio e escreva de um lado “Time Menina” e, do outro, “Time Menino”.

decorações de festa de chá revelação cor de rosa e azuis em um fundo rosa festa com lousa escrito boy or girl

 

Conforme as brincadeiras forem acontecendo, vocês vão marcando pontos para cada time. É legal que vocês, os pais, entrem na brincadeira também!

Abaixo, separei 13 ideias de brincadeiras para chá revelação: 

1. Urnas de apostas e separação de times

Logo na entrada da festa, deixem em destaque duas urnas – uma para quem acha que o bebê é menina e a outra para quem acha que é menino. Ao lado delas, deixem fichas e canetas para que os convidados registrem seus palpites. 

Assim que forem chegando, peçam para que cada pessoa preencha a ficha com seu nome e coloque dentro da urna que representa o seu palpite. É importantíssimo que todos os convidados façam esse registro, pois é a partir dele que vocês farão a divisão dos times. 

Que tal aproveitar o chá revelação para incrementar o enxoval do bebê? Peçam aos convidados que tragam pequenos objetos que possam ser úteis nos primeiros anos de vida do filho de vocês como maneira de criar memórias afetivas entre todos!

Quando todos os convidados já tiverem chegado e as brincadeiras começarem, vocês — ou a “guardiã do segredo” (a pessoa que sabe o sexo do bebê, geralmente uma pessoa muito próxima da nova mamãe) — podem iniciar explicando a dinâmica de divisão de times e as brincadeiras que serão realizadas para ver, no final, qual torcida realmente acertará o sexo do bebê

Abram as urnas, leiam os nomes e criem a divisão de times. O primeiro ponto registrado no quadro do placar é marcado para o time que tiver mais participantes. Ou seja, se a urna de “é menino” tiver mais fichas, marquem um ponto no placar para o time do menino.

Por falar nisso, que tal ver algumas ideias de nomes diferentes para menina e se inspirar?

2. Quem é o bebê da foto?

Essa brincadeira é muito divertida e ótima para começar a festa também! Separem algumas fotos antigas de seus familiares e amigos que estarão presentes na festa — se possível, em segredo — e monte uma apresentação de slides.

Reúna todos os convidados e vá apresentando as fotos, perguntando que é o bebê! Conforme as pessoas forem adivinhando, e se reconhecendo, vá marcando os pontos para o time escolhido por cada convidado.

3. Quem acerta o tamanho da barriga?

A dinâmica de adivinhar o tamanho da barriga da gestante é comum nos chás de bebê e pode muito bem ser adaptada como uma brincadeira para o chá revelação.

vista de cima de mulher gravida medindo sua barriga com fita

 

Para jogar é bem simples e só é preciso um rolo de barbante. Cada convidado deverá cortar um pedaço do barbante no tamanho que ele acredita ser o tamanho da circunferência da barriga da mamãe

Uma pessoa de cada vez, intercalando os times, cortará o barbante e medirá em volta da barriga da gestante. Marca ponto o time da primeira pessoa que acertar com exatidão o tamanho da barriga. 

Caso ninguém acerte, vocês podem marcar ponto para quem chegar mais perto ou, ainda, deixar a brincadeira rolar até que alguém acerte. 

A mamãe tem uma sensibilidade mais aguçada para isso, mas se for uma mamãe de primeira viagem, será que acerta? Participem da brincadeira e não se esqueçam de marcar o ponto no placar do time vencedor! 

4. Teste da aliança 

Existe uma crença bem antiga que diz que para descobrir o sexo do bebê basta amarrar uma linha na aliança e observar se ela gira ou balança de um lado para o outro. Essa também pode ser uma das brincadeiras do chá revelação!

Aliás, o chá revelação é uma ótima maneira de angariar fraldas para quando o bebê chegar. Vocês sabem como calcular a quantidade de fraldas que vão precisar? Conheça a calculadora de fraldas descartáveis e descubra quantos pacotes você precisa ter para cada fase!

Voltando ao teste, peguem a aliança da mamãe e amarrem em um pedaço de linha, um fio de cabelo ou até mesmo um pedaço do barbante usado na brincadeira de adivinhação do tamanho da barriga. Coloquem a aliança suspensa pela linha próxima do barrigão da mamãe e observem: se o anel girar, “é menina”, se balançar, “é menino”!

5. Brincadeira da colher e do garfo

O teste da colher e do garfo também é um grande clássico que pode fazer parte do chá revelação. 

Para brincar, é preciso duas cadeiras, duas almofadas, um garfo e uma colher. A mamãe deverá ser retirada do espaço enquanto a brincadeira é preparada, da seguinte forma: o garfo representa menina e a colher representa menino, cada time deverá escolher qual será a sua cadeira e colocar o talher debaixo da almofada.

Neste momento de saída, a mamãe pode aproveitar para descansar um pouco. Isso vale, principalmente se você estiver sentido aquelas incômodas dores nas costas durante a gravidez.

Feito isso, a mamãe volta para a brincadeira e escolhe em qual cadeira sentar sem saber onde estão os talheres. Caso ela sente na cadeira com a colher, o ponto vai para o time “é menino”, caso sente na cadeira com o garfo, o ponto vai para o time “é menina”.

6. Acertar o sabor da papinha

Uma das brincadeiras de chá revelação que gera mais risadas e diversão é a de adivinhar o sabor da papinha. Para brincar, deixem preparadas algumas papinhas caseiras de sabores diferentes ou comprem papinhas prontas.

Que tal já começar a entrar no clima e servir neste momento para todos os convidados um cardápio de festa infantil?

papinhas de babe em cima da mesa cm duas colherzinha e ingredientes

 

Selecionem alguns competidores de cada time para provar as papinhas e chame-os para frente. Um a um, cada competidor deverá provar uma papinha e adivinhar o seu sabor.

O time que tiver mais acertos ganha um ponto. O legal é que você pode escolher alguns sabores bem incomuns e garantir boas caretas e muitas risadas. 

7. Stop/Adedonha temático 

Todo mundo já brincou de Stop ou Adedonha na vida! O jogo simples, com regras que todo mundo já conhece, também faz sucesso nos chás revelação quando adaptados para a temática dos bebês. 

Basta trocar as categorias clássicas como “carro”, “objeto” ou “fruta” por temas relacionados ao universo infantil. Por exemplo, criar um stop com as categorias:

  • Nome de bebê;

  • Item do enxoval;

  • Desejos de grávida;

  • Filmes infantis;

  • Todo bebê precisa de…;

  • e “Meu bebê é…” (o clássico “minha sogra é” reinventado). 

Sorteiem as letras e deixem a brincadeira rolar. Quando um convidado preencher todos campos com a letra sorteada, grita “stop” e a rodada acaba. Ao final, o ponto no placar vai para o time que fizer mais pontos no jogo.

Falando em nomes, vocês já escolheram o nome do bebê? Se vocês acham que é menino, tenho uma lista com nomes de meninos e os seus significados!

8. Mensagens para o bebê

Esse é um momento que pode ser muito emocionante, antes da revelação do sexo. Peçam que cada convidado escreva uma mensagem que a criança possa ler daqui a 10 ou 20 anos. Todos devem depositar as mensagens em uma urna que será fechada e guardada.

Além de ser um momento marcante, é uma maneira muito legal de firmar um compromisso quando a urna for aberta, no aniversário de 10 anos da criança, por exemplo.

Sem dúvidas, uma das atividades mais emocionantes para guardar esse momento para sempre no coração de todos!

Brincadeiras para revelação do sexo

Chegou a hora mais esperada do dia: o momento de descobrir o sexo do bebê! Para fazer a revelação, muitas famílias soltam a criatividade e escolhem as maneiras mais divertidas e inusitadas. Se estão sem ideias do que fazer, separamos também algumas opções:

decoração de chá revelação ao ar livre com banner de boy or girl e balões azuis e rosa

 

9. Revelação com o recheio do bolo 

Uma forma bem comum e que faz muito sucesso é a descoberta se o bebê é menino ou menina pelo recheio do bolo. É bem simples: um bolo enfeitado por fora com glacê rosa e azul é cortado pelos pais na hora da revelação. Se o interior do bolo for rosa, é menina, se for da cor azul, é menino. Depois, todos os convidados se deliciam com um pedaço do bolo.

Vocês já ouviram falar da tabela chinesa? Entendam como ela funciona!

10. Caixa com balões

Uma maneira bem legal de fazer o momento da revelação é com uma caixa de papelão e alguns balões cheios de gás hélio dentro. Ela pode ser enfeitada do lado de fora com sinais de interrogação ou com divisões azuis e rosas. Na hora da verdade, os pais abrem a caixa, os balões saltam para fora e sua cor revela se o bebê é menino ou menina. 

pais sorridente abrindo caixa com balões para descobri sexo do bebe e convidados em volta esperando sorridente

 

11. Balão com confetes

Dá para usar os balões de outra forma para fazer a revelação do bebê. Sabem aquele “bexigão” das festas infantis, que enchemos com balas e doces para fazer a alegria das crianças? Ele pode ser usado aqui, cheio de confetes nas cores azul ou rosa.

O balão gigante também é uma referência simbólica a mãe do bebê! Os confetes podem ser em formato de coração para representar todo o amor da mamãe e do papai pelo novo integrante da família.

Mamãe, seu bebê está mexendo muito na barriga? Descubra porque isso acontece e o que significa!

O ideal é garantir um balão preto ou outra cor escura que não mostre o seu interior e, na hora da revelação, estourá-lo. Aí é só ver os inúmeros confetes se espalhando pelo ar e revelando a surpresa.

12. Carimbar a camiseta

Se quiserem fazer um momento bem especial e que garanta uma lembrança deliciosa, a revelação feita com uma camiseta carimbada pela mão dos pais é uma ótima opção! 

Para fazê-la, os pais deverão ser vendados e a guardiã do segredo irá pintar a mão de cada um com tinta rosa se for menina e tinta azul se for menino. Ainda com os olhos fechados, os dois irão carimbar sua mão em uma camiseta branca e, depois, tirar a venda. A revelação feita dessa forma é realmente muito bonita!

13. Revelação usando sinalizadores 

Os papais e mamães que querem algo mais elaborado e que renda boas fotos estão investindo na revelação feita com sinalizadores de fumaça colorida. As lojas de festa vendem bastões sinalizadores que, quando ativados, soltam uma fumaça colorida que revela o segredo do sexo do bebê. Vocês provavelmente já viram um desses nos vídeos de chá revelação nas redes sociais, não é?

Pronto! Já tem bastante diversão para horas de festa! Para tudo ficar ainda mais memorável e inesquecível, sigam as dicas de chá revelação: guia definitivo para prepara a surpresa!

Quem faz chá revelação pode fazer chá de fraldas também? 

Sim. A verdade é que os dois eventos têm finalidades diferentes. Então, se você quiser, pode fazer o chá de fraldas e o de revelação, em momentos distintos da gestação. 😉

E se já está com planos para este outro evento também, que tal dar uma olhada em nosso post que te ensinar como fazer a lista de chá de fraldas com a quantidade ideal? Muitas mamães já seguiram essas dicas e tiveram sucesso! 

Te espero nos próximos posts!

4.4/5 - (Total de avaliações: 8)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário