Início » Dicas » 70 nomes femininos diferentes para bebê e os significados

70 nomes femininos diferentes para bebê e os significados

Qual é o nome mais bonito do mundo feminino? Veja a lista!

Há mamães que já sabem o nome da sua filha antes mesmo de engravidar – seja porque se inspiraram em filmes, livros e séries ou porque querem homenagear uma pessoa querida.

Depois de muita brincadeira no chá revelação, que tal conhecer algumas sugestões de nomes femininos diferentes para a sua pequena? Abaixo, listamos 70 opções em ordem alfabética e seus significados.

Preparada para escolher o nome que vai bordar as peças fofíssimas do enxoval? Acompanhe a leitura! ?

1. Adele

Significa “nobre” e “a amiga da nobreza”, ou seja, “aquela que vem de uma família nobre”. Além de que está no hall da fama por conta da cantora Adele. Bem chique, não é?

2. Agnes

Do grego antigo, Αγνή (hagnē), que significa santa e pura. Combina direitinho com uma bebê.

3. Aiko

Significa: “criança amada”, “espada”, “pequena amada” e “filha amada”. É uma ótima homenagem ao seu tesouro.

4. Aisha

“Viva” ou “aquela que está viva”. Tem origem árabe de grande renome, uma vez que foi o nome da mulher de Maomé.

5. Akira

Por mais que esta lista seja de nomes femininos, Akira também é utilizado para meninos, principalmente, no Japão. Seu significado é: “iluminado amanhecer”, “talentoso” e “brilhante”.

6. Alana

Alana, com base nos célticos, significa: “marco de conquista”, “formosa”, “bela” e “harmoniosa”. Já na Bíblia Sagrada, é descrito como “rocha” ou “pedra”.

7. Alícia

“Majestosa”, “respeitada”, “de sangue nobre”, “de linhagem nobre” e “de qualidade nobre”. O nome representa uma personalidade determinada, criativa e dotada de ambições financeiras.

8. Allegra

“Animada”, “alegre”, “claro”, “transparente” e “dotada de bom humor” é o que o nome Allegra representa. Inspire-se no nome italiano, é bem bonito, não acha?

9. Amabel

Gosta da ideia de chamar sua bebê de: “amável” e “adorável”? De à ela o nome de Amabel, tem o mesmo significado.

10. América

América que dizer: “a que governa a casa”, “chefe ativa” e “chefe trabalhadora”. O nome é uma homenagem ao Américo Vespúcio, um explorador que viveu de 1454 a 1512 e deu origem ao nome do nosso continente.

11. Amora

Amora quer dizer “pessoa amorosa”, mas pode ser “doce e ácida”. É um nome tão cheio de personalidade que já foi nome de personagem da Era do Gelo, a filha adolescente dos mamutes Manny e Ellie.

12. Anastasia

Do grego, quer dizer “ressurreição” e “a que possui força para ressuscitar”. É um nome bem forte. Afinal, há bebês que, desde o ventre, já enfrentam batalhas para crescer.

13. Anelise

“Pequena cheia de graça”, “pequena graciosa” e “Deus é abundância para a mulher cheia de graça” são os significados de Anelise, um nome bastante espiritual.

14. Anika

Com origem hebraica, o nome Anika quer dizer “exército”, “esplendor” e “graciosa”. Por mais diferentes que sejam entre si, a união deles pode nomear uma bebê forte, reluzente e fofa.

15. Arabela

O nome Arabela significa “prestativa”, “altar formoso” e “aquela com capacidade de sensibilizar pelas súplicas”. Um nome carregado de sentidos e perfeito para as pequenas com personalidade forte.

16. Atena

Diretamente dos deuses gregos, Atena significa “sabedoria”, “estrategista em batalhas”, “senso de justiça e arte” e “inteligência”. Uma deusa cuja habilidade é inquestionável. Pense a respeito, é um nome superpoderoso.

17. Ava

Apesar do nome não ser muito conhecido no Brasil, ele é rico. O nome Ava, em Persa, significa “voz” e sua derivação Eva quer dizer “viver”, no hebraico. Um nome curto, fácil de ensinar a ler e escrever, e muito bonito!

18. Ayla

No hebraico, Ayla tem sentido de “carvalho”, já na cultura turca quer dizer “luz da lua”. Ambos significados têm raízes na natureza, por mais que sejam elementos bem diferentes. Pense com carinho no nome Ayla, sua filha será uma das primeiras na chamada da escola.

19. Ayumi

Um nome japonês cuja suavidade na pronúncia faz sentido com sua tradução. Ayumi significa “aquela que segue adiante”, “aquela que caminha” e “beleza caminhante”. Se você tem sangue japonês, saiba que esta é uma das melhores escolhas para sua bebê.

20. Betina

O nome Betina é conhecido por ser o diminutivo de Elisabete, cuja definição é “Deus dá”, segundo a cultura hebraica.

21. Bonnie

“Bonita”, “amável”, “boa”, “menina bondosa” e “bondosa” são os termos que referenciam Bonnie. Um nome de origem francesa que pode trazer muito requinte à sua filhinha.

22. Carmélia

“Jardim divino”, “jardim fértil” ou “jardim de Deus” fazem referência ao nome Carmélia que, por sua vez, tem origem no hebraico karmel.

23. Cassandra

Significado do nome Cassandra: “aquela que protege a humanidade” e “a que brilha entre os homens”. Ambos os sentidos fazem alusão aos povos como um todo e Cassandra é a menina que veio para manter a integridade deles.

24. Celine

“Pequena cega”, “setembro” ou “dos céus”, um significado diferente do outro, mas todos dão significado à Celine, o diminutivo de Célia.

25. Charlotte

Charlotte é a versão feminina do nome francês Charles, que quer dizer “viril”, uma pessoa que não dispensa festas e oportunidades para se divertir.

26. Chloe

Significado de Chloe: “broto verde” e é a denominação que Deméter, a deusa grega da agricultura.

27. Clementine

Clementine, um nome alemão que significa: “bondosa”, “branda” e “clemente”. Um ótimo nome para uma princesa quietinha, não é?

28. Cora

Do grego Koré, Cora significa “moça” ou “donzela”. Usado para referenciar mulheres corajosas, tal qual Cora Coralina, que não perde a doçura feminina em meio aos problemas.

29. Dandara

“Princesa negra” ou “princesa guerreira”, cuja origem é do hauçá, uma língua afro-asiática. O nome Dandara tornou-se famoso por ser o nome da esposa de Zumbi dos Palmares, uma figura emblemática na história do Brasil.

30. Dominique

Os franceses têm nomes bem bonitos, um deles é Dominique, uma variante de Domingas. Ambos têm o mesmo significado “pertencente ao Senhor”.

31. Elissa

Diminutivo russo de Elisabeth, o nome Elissa significa “Deus é juramento” ou “Deus em abundância”. Uma excelente opção para garotinhas nascidas em família religiosa.

32. Ellie

“Raio de Sol”, “iluminada”, “reluzente” e “luz”, ou seja, Ellie é um nome para meninas espirituais, delicadas e que podem trazer alegria no dia a dia. Aliás, é isso que os filhos despertam em nós, não é mesmo?

33. Emma

Emma Watson, Emma Stone e Emma Roberts são atrizes famosas que carregam um nome muito popular nos EUA e pode ser o da sua filha. Emma é um nome curto, fácil de aprender e falar, significa “universal” ou “todo”. Um sentido extenso para um nome pequeno.

34. Esmeralda

Com base na mitologia indiana, Esmeralda é sânscrita e significa “o verde que cresce nas coisas”. Já na cultura grega, significa “relâmpago” ou “raio”. Mesmo com dois sentidos distintos é quase impossível não associar à pedra preciosa.

35. Filipa

“Teimosa”, “tenaz”, “trabalhadora incansável” e “aquela que dificilmente se abdica do que propõe a fazer”. Filipa é um verdadeiro nome de guerra feminino.

36. Flora

Por mais que o nome tenha origem na palavra flor, Flora significa: “digna de amor”, “perseverante”, “ambiciosa” e “disciplinada”. Um ótimo nome para pequenas garotas geniais.

37. Francis

Francis significa: “aquela que vem da França” ou “francesa livre”, sendo uma variação mais requintada do nome Francisca.

38. Genevieve

Diretamente da cultura celta, Genevieve significa: “mulher branca semelhante a espuma do mar”, “mulher com boas origens” e “mulher suave e branca”. Uma excelente representação de bebês delicados, não é?

39. Greta

Greta, um nome comum na Suécia, mas que, aqui no Brasil, ainda não há muitas adeptas. O significado de Greta é “pérola” e “pedra preciosa”.

40. Hadassa

Do hebraico, Hadassah, seu significado “nativa do mediterrâneo”. Na Bíblia, também é usado como codinome de Ester, uma das personalidades mais sábias.

41. Hallie

Hallie significa “casa” e “herói sábio”, dois sentidos bem diferentes, mas perceba que ambos carregam uma aura de proteção, confiança e segurança. Excelentes virtudes humanas para uma criança.

42. Hannah

“Intuitiva”, “que tende a acomodar-se” e “sensível” são os significados atribuídos a Hannah. O nome é bem antigo: Hannah foi a mãe de Samuel, um profeta do antigo testamento conhecido por ser justo, correto e ter grande discernimento.

Na atualidade, Hannah era o nome de uma personagem da série que leva seu próprio nome. Os episódios narram a história de uma menina que vivia em dois mundos. Histórias bem distintas, (diga-se de passagem!), mas carregadas de bravura.

43. Harumi

Harumi significa: “fruto da primavera” e “beleza da primavera”. Com base no Kanji, haru (春) define “primavera” e mi (美) pode ser usado para “fruto” ou “bonito”. Está entre os nomes japoneses mais delicados para as meninas, mesmo assim, existem pouco mais de 500 registros na plataforma “Nomes Brasil” que é baseada no censo de 2010.

44. Haydée

Haydée é a versão espanhola e francesa do nome Haidee, uma invenção do poeta Lord Byron para uma personagem épica de Don Juan. A inspiração para esse nome peculiar é grega, “aidoios” que significa “reverente” e “modesta”.

45. Heather

“Flor roxa”, “flor de urze” ou “urze”, uma flor púrpura com tons de rosas bem suaves. Na Grã-Bretanha há campos intocados repletos dessas flores, já que elas conseguem crescer até em solos áridos e pobres em nutrientes. Um nome digno para uma anjinha.

46. Iane

Iane significa “Deus é gracioso”, “agraciada por Deus” e “Deus perdoa”. Um nome que representa uma menina observadora, sincera e disposta a resolver problemas, sejam os próprios ou de quem a rodeia.

47. Ísis

Curto, belo e poderoso, o nome Íris significa “dona do trono”, “mulher do trono”, “trono” e “deusa da fertilidade e do amor maternal”. Na mitologia grega, Ísis é a deusa do amor, fertilidade e amor maternal. É nome repleto de bons sentimentos, não acha?

48. Isla

Isla significa “ilha”, um nome feminino comum na Espanha. Isla remete a uma personalidade alegre, divertida e com ar despojado, sendo uma boa escolha para nomear princesas de alto astral.

49. Ivy

Ivy é originado do nome Hera, que diz respeito à “guerreira” ou “planta trepadeira”. Um nome de grande poderio para as meninas.

50. Jade

Jade significa “pedra do lado”, “pedra preciosa” ou “pedra do flanco”, os quais dizem respeito a uma pedra compacta, resistente e ornamental. Há quem diga que as meninas chamadas Jade são teimosas e, por isso, suportam qualquer obstáculo.

51. Jasmine

O nome Jasmine significa “flor perfumada” ou “jasmin”, sendo uma variante do nome persa Yasamen/ Yasmin. Além disso, é o nome de uma princesa da Disney.

52. Kimberly

“Prado real” ou “aquela que habita no prado real”. Kimberly não tem uma origem bem definida, mas há suposições de que o nome seja inspirado na cidade de mesmo nome na África do Sul.

53. Krystal

“Gelo”, “cristal”, “vidro” e “vidro brilhante” são definições para o nome Krystal que, por si só, denomina algo transparente, translúcido e de altíssima qualidade.

54. Lavínia

Do latim, Lavínia significa “aquela que banha” e “a que purifica”. Por extensão, o nome dá sentido à uma filha pura, sensitiva e de forte espírito inventivo.

55. Liana

“Criadora”, “apaixonada” e “aquela que tende a se martirizar” são os significados do nome Liana. Uma boa ideia para nomear uma filha que você deseja que seja amorosa, persistente e resiliente.

56. Louise

Louise significa “combatente famosa”, “famosa na guerra” e “guerreira”. Um nome germânico que expressa uma heroína corajosa, séria, persistente e que batalha até o fim. Um nome delicado com um significado grandioso.

57. Maya

Maya significa: “mãe”, “água”, “ilusão” e “grande”, sentidos bem distintos. Porém, nomeiam uma lutadora com alta adaptabilidade, sonhadora e carinhosa.

58. Melanie

“Negra” ou “escura”, com base nos conceitos gregos e franceses. Melanie é um nome que representa uma lindinha de personalidade feliz, criativa e que sabe lidar com situações difíceis. O que acha de colocar essa pitada de otimismo em sua pequena?

59. Mia

De origem escandinava, o nome Mia é uma enciclopédia de significados: “minha”, “estrela do mar”, “quem é como Deus?” e “paciência”. Um nome raro no Brasil, segundo o censo de 2010: há pouco mais de 130 pessoas registradas como Mia. Se você quer exclusividade, escolha esse nome.

60. Moana

Moana, na língua maori, significa “oceano” e “mar profundo”. Seu conceito é tão profundo que foi o nome de uma princesa e animação da Disney. O filme narra a história de uma jovem corajosa, destemida e pronta para qualquer aventura.

Se você é uma mãe aventureira, vale a pena pensar nesse nome para sua filha.

61. Morgana

Morgana significa “círculo” e “mar”, fazendo referência a uma menina introvertida, pensadora e silenciosa, a qual zela pela afeição, amor, organização e controle.

Segundo a lenda inglesa, Morgana foi uma fada, feiticeira e sacerdotisa. Um nome poderoso para sua princesa, não acha?

62. Pandora

“Que agrega todos os dons”. Segundo a mitologia grega, Pandora, de forma imprudente, abriu uma caixa que abrigava todo o bem e mal do universo.

A maioria escapou da caixa, restando apenas um dom: a esperança. Perceba que o nome é espiritual, metafórico e que nos faz refletir. É uma excelente opção se você tem esse pensamento filosófico no dia a dia.

63. Penélope

O nome Penélope significa “a que tece” ou “a que desfia tecido”, uma vez que Penélope é o nome dado a deusa da mitologia grega que teceu uma colcha enquanto Ulisses lutava na Guerra de Troia.

Trazendo para a atualidade, há uma personagem de animação chamada Penélope Charmosa, uma herdeira afortunada que viaja o mundo e se aventura aos montes.

64. Ramona

O nome Ramona significa “sábia protetora”, “protetora”, “aquela que nasceu em Roma” e “habitante de Roma”. A origem é puramente italiana, um nome requintado e chique.

65. Ravena

“Corvo”, “sabiá” e “inteligente” são as definições do nome Ravena. Não é à toa que as personagens com esse nome possuem habilidades fora do comum (Os Jovens Titãs que o digam!).

66. Rory

É amante dos jogos de cartas? O nome Rory significa “rainha vermelha”, cuja origem é o nome irlandês Ruaidhri que é “rei vermelho”. Bem diferente!

67. Safira

Safira é o nome de uma pedra preciosa de altíssimo valor, que também carrega o significado de “a preferida de Saturno” — brilhante, translúcida e de um azul estonteante. Sem dúvidas, este é um nome ímpar.

68. Virgínia

O significado do nome Virgínia é: “donzela” e “virgem”, cuja origem é do latim. Provavelmente, você já escutou esse nome nas redes sociais e, afirmamos, é muito bonito.

Além do significado puro, o nome Virgínia retrata uma personalidade determinada, criativa, dotada de praticidade e ambição financeira. Um nome delicado, ao mesmo tempo, cheio de garra.

69. Zara

Zara é uma releitura do nome Zaïre, cujo significado é “flor que floresce”. A primeira aparição foi no livro do Voltaire, um conceituado filósofo francês.

70. Zoe

Zoe significa “vida”, “vivente” e “cheia de vida” em grego. Um nome simbólico para uma bebê que mudará a rotina da casa.

Ufa! Chegamos ao fim da nossa lista de nomes femininos diferentes.

Fizemos uma tour pelos nomes gregos, italianos, hebraicos, espanhóis, franceses, japoneses e até indígenas, sem sair de casa, não é mesmo?

Nessa aventura, descobrimos que o nome pode ter uma entonação suave, ao passo que seu significado é imponente. Esses conceitos subentendidos tornam cada nome único!

Revisite algumas sugestões desta lista. Vale a pena ler, interpretar e escolher um nome com sabedoria para sua bebezinha.

Se você está à espera de gêmeos, uma menina e um menino, nós pesquisamos mais 100 inspirações de nomes, mas, dessa vez, para príncipes e princesas.

Esperamos que você embarque nessa aventura com a gente, até breve!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário