Início » Dicas » Nomes unissex: 35 opções para meninos e meninas

Nomes unissex: 35 opções para meninos e meninas

14 minutos de leitura

Os nomes neutros estão se tornando uma tendência na hora da escolha dos papais e mamães. Um dos principais motivos pela busca por nomes sem gênero é a originalidade e o significado atribuído às mais diferentes possibilidades.

Se você está buscando opções de nomes unissex para o seu bebê, se divirta com o conteúdo que montei especialmente com dezenas de nomes unissex. E para mais opções, aqui no blog, tem um conteúdo com nomes raros para meninos também!

1. Alex

Esse é um nome unissex bem popular utilizado ao redor do mundo. Sua origem é grega e tem o significado de “proteção”. Geralmente, é usado por pais que querem um nome que representa coragem, determinação e lealdade. Como referências, a bicampeã mundial de futebol e medalhista olímpica Alex Morgan e o integrante da Banda Arctic Monkeys, Alex Turner.

criança olhando para dentro do berço

 

Não dá para negar, esse nome soa bem tanto para meninos quanto para meninas e você ainda pode variar a entonação, acentuando a vogal “A” ou “E”, criando diferentes sonoridades: “Álex” ou “Aléx”.

2. Audrey

Um nome de origem inglesa que significa “nobre” ou “fortaleza”. É um nome mais comum para meninas, frequentemente associado à sofisticação, charme e elegância. Nos meninos, o nome ganha destaque justamente pela singularidade da escolha.

Apesar de ser mais associado a meninas, ele surgiu originalmente como Aubrey, um nome masculino da Era Medieval. Mundialmente, ele ficou conhecido pela atriz Audrey Hepburn, que protagonizou o icônico filme Bonequinha de Luxo.

3. Alanis

Alanis é uma variação do nome Alan, que também é uma opção de nome neutro. O significado envolve conceitos sobre dureza, resistência, harmonia e beleza.

A origem do nome é incerta e sugere-se que ele tenha derivado de outros nomes, como Ailin e Alun. Ainda é um nome bastante incomum e, como exemplos, temos a cantora canadense Alanis Morissette e a atriz brasileira Alanis Guillen.

4. Alisson

Esse é um nome de origem germânica que significa “filho de nobre”. É um nome originalmente masculino e muito popular em diversos países. Nos Estados Unidos, é muito usado para batizar meninas.

É frequentemente associado a pessoas confiáveis, generosas e amorosas. Como referências, podemos citar Alisson, goleiro da Seleção Brasileira de futebol, e Alison Brie, atriz americana.

5. Ariel

Ariel é um nome de origem hebraica que significa “leão de Deus”. É um nome unissex muito popular e frequentemente associado a pessoas corajosas, poderosas e cheias de energia. Na Bíblia, ele representa a força e o poder divino. A personagem mais famosa que carrega o nome sem dúvidas é A Pequena Sereia da Disney. Apesar disso, é um nome que cai muito bem para os meninos.

bebê criança sorrindo em bosque ao ar livre

 

Já que estamos falando em nomes, quando seu filho já estiver crescidinho, você talvez precise se preocupar em escolher outro nome, pois uma das vontades das crianças é ter um animal de estimação. Então, salve nosso conteúdo com as raças de pets tranquilos para ter em casa com os pequenos e descubra qual o bichinho ideal para a sua família.

6. Billie

O nome Billie tem origem britânica e é considerado um nome neutro em vários lugares do mundo. Ele é uma derivação do nome William, que significa proteção resoluta. Além disso, ele está em alta por ser o nome artístico de Billie Elish, um dos destaques da cena pop atual.

Aproveitando o universo musical, esse também é o nome do vocalista e guitarrista da banda de rock Green Day. É uma ótima sugestão se você gosta desses artistas ou quer incentivar as artes no seu bebê. Sem dúvidas, é uma opção atemporal de nome sem gênero.

7. Beni

Beni pode ser a abreviação de Benício, mas também pode ser usado como um nome para meninas. O significado traz ideias de benção, bem-aventurança e força. Não é uma opção muito popular, justamente por isso, tem todo um encantamento por trás da escolha.

8. Cameron

Esse é um dos nomes com o significado mais curioso da nossa lista. Ele tem uma origem escocesa e pode significar “nariz partido” ou “nariz quebrado”. Na Escócia, é um dos nomes mais populares entre meninos e há muitas pessoas notáveis com esse nome. Cameron Diaz é uma das atrizes americanas mais conhecidas com o nome, assim como o jovem astro do Disney Channel Cameron Boyce.

9. Cecil

Cecil é o primeiro nome de origem latina da nossa lista e pode ter diferentes significados. Uma das possíveis interpretações é “cego” ou “aquele que nada vê”. O nome também está associado à extrema sabedoria desde a Roma Antiga e foi muito usado na Inglaterra Medieval.

Hoje, é um nome bastante peculiar e não muito usado. Uma excelente opção para quem está procurando um nome unissex cheio de estilo. Falando nisso, separe um momento para ler nosso post sobre estilo infantil e vá descobrindo qual você quer que seja o do seu filho ou filha!

10. Constance

O nome Constance também tem origem no latim e significa “constante” ou “persistente”. É mais comum para meninas e popular na França. Também é ligado a características como estabilidade, firmeza e determinação.

11. Dakota

Um nome com origem índigena, Dakota quer dizer “amigo” ou “aliado”. Nos Estados Unidos, é popular entre homens e mulheres. Entre os famosos com o nome, destacamos as atrizes Dakota Fanning, que atua desde a infância e é uma excelente artista, e Dakota Johnson, que aparece em filmes como “Cinquenta Tons de Cinza” e “Suspiria”.

Um ponto que pode ser negativo é a associação com a marca de sapatos brasileira. Além disso, também existe um estado americano que leva o mesmo nome.

12. Dominique

Estamos chegando na primeira dúzia de nomes e se você continua na dúvida, não se preocupe, ainda temos muitas opções. Dominique, ou Dominic, é um nome de origem latina que lembra o dominical e, de fato, quer dizer “pertencente ao Senhor”.

Para além da conotação religiosa, ele vem sendo utilizado ao longo do tempo em muitas culturas e países, principalmente na França. Como referência, temos Dominic Cooper e Dominique Dunne, artistas norte-americanos do ramo do cinema.

13. Etienne

Esse é um nome que vem ganhando popularidade e tem uma origem curiosa. Na verdade, é uma variação francesa do nome Estevão, que significa “coroado” ou “vitorioso”. É um nome muito comum entre cristãos da Europa, com variantes em diversos idiomas. Na França, o nome é considerado unissex e tem conotações históricas. Seu correspondente feminino em português seria algo como Estefânia. Como referências, podemos apontar o poeta Étienne de La Boétie e a Rainha D. Estefânia de Portugal.

14. Ezra

Ezra é um nome com origem hebraica e entre os seus possíveis significados estão “socorro”, “ajuda” ou “auxílio”. É um nome bíblico raro, e as pessoas com esse nome costumam ser inteligentes, com ótimas habilidades de comunicação e muito expressivas. Ele entra na lista dos nomes neutros com poucas letras que, aos poucos, vêm ganhando espaço no gosto das mamães e papais.

Já que você está pensando em um nome unissex, pode gostar do artigo aqui do blog sobre meninas que gostam de se vestir com estilo de menino. Além de um conteúdo cheio de informações importantes, tem fotos muito fofas e super estilosas das garotas!

15. Florence

O nome Florence tem origem no latim e também pode ter vários significados. Pela etimologia, seu significado remete a palavras como florescente, florida, cheio de vida. É um nome comum em países de língua inglesa e frequentemente usado tanto para meninos quanto para meninas.

16. Francis

Esse é um nome clássico que se tornou popular no meio da aristocracia inglesa no período elisabetano. Seu significado é simples: “aquele que vem da França”. Também é considerada a variação inglesa para Francisca que, por sua vez, é a versão feminina de Francisco. É mais comum para meninas, mas existe um equilíbrio grande na escolha desse nome — talvez seja um dos mais populares da nossa lista.

17. Gal

Mais uma opção com origem hebraica, esse nome possui significados diferentes nas culturas ao redor do mundo. O mais popular é “onda”, mas também pode significar “jovem mulher”, por uma interpretação de que é uma alteração da palavra “girl”, que significa “menina” em inglês.

 

bebê dormindo na cadeirinha do carro

 

Independentemente do significado, é um nome curto e prático, que fica muito bem para homens e mulheres sem nenhum problema. Entre os famosos temos Gal Costa, cantora brasileira e Gal Gadot, atriz israelense que se destaca no cenário de Hollywood.

18. Hope

Traduzindo do inglês, a palavra “hope” pode significar “esperança”. É um nome neutro, positivo e inspirador, que transmite a ideia de sempre ter fé, otimismo e confiança na vida. Mesmo tendo esses significados, é um nome muito usado na língua inglesa. É uma opção com uma pronúncia simples, com até uma certa fofura, e, sem dúvidas, é uma linda homenagem para qualquer bebê.

19. Juno

Juno é a rainha dos deuses na mitologia romana, esposa de Júpiter. Também pode significar “juventude” ou “aquele que nasceu em junho”. É um nome mais usado por mulheres e não é muito difundido; por isso, é uma boa opção para quem está procurando um nome raro.

Outro detalhe que você também precisa começar a pensar é no estilo de cabelo do seu filho. Aqui no blog, tem vários conteúdos sobre o assunto para você se inspirar e eu indico nossas dicas de cortes para meninos. Tem opções desde o estilo clássico até os mais modernos com linhas e volume diferenciado.

20. Kim

O nome Kim é daqueles que tem diferentes significados conforme a cultura onde está inserido. Na Coreia, é mais usado como sobrenome e significa “ouro”. Se relacionado com suas origens anglo-saxônicas, encontramos o significado de “rei”, como uma variação da palavra “king”. Ele também pode ser a abreviação de Kimberly ou Kevin e é o nome de uma personalidade polêmica da mídia: Kim Kardashian.

21. Lee

Outra opção com uma origem bem diversa, Lee tem origem no inglês antigo e pode significar “clareira”, “prado” ou “campo”. Nas culturas asiáticas, o significado tem relação com “beleza”. Ele pode ser tranquilamente usado para ambos os sexos, inclusive como uma opção de segundo nome.

22. Loren

Loren tem origem no latim e é uma variação do nome masculino Laurentius, que significa “natural de laurento”, uma antiga cidade na região do Lácio, na Itália. Também pode ser relacionado a “louro”, um símbolo de honra e vitória. Assim como outras sugestões da lista, você pode testar diferentes pronúncias para ver qual soa melhor conforme a personalidade do seu bebê.

 

Bebê vestido de roupa verde e sorrindo

23. Morgan

Continuando a nossa pesquisa, Morgan tem uma origem que remonta ao País de Gales e quer dizer “aquele que habita o mar”. Comumente atribuído à cultura celta, tem como variação mais conhecida a versão feminina “Morgana”, bruxa famosa das lendas arturianas e personagem principal da ficção “As Brumas de Avalon”.

Tem uma sonoridade suave e misteriosa e está cada vez mais comum. Um exemplo famoso do uso desse nome é o ator Morgan Freeman.

Você é mamãe de primeira viagem? Nós montamos uma lista especial com livros que podem te ajudar com informações importantes sobre o pré-natal, o parto e muitos outros processos pelos quais você está passando.

24. Muriel

Muriel quer dizer “mar luminoso” ou “mar iluminado” e está relacionado ao encanto do oceano. Se você é uma mamãe que tem apreço pelas praias, essa é uma ótima opção. Ele é uma variação do nome inglês Muirgheal e, se usado para meninas, pode ser combinado para formar nomes compostos como: Maria Muriel, Ana Muriel, Muriel Helena ou Muriel Beatriz.

25. Nick

Um dos nomes sem gênero mais populares da nossa lista, também é muito utilizado para chamar carinhosamente pessoas chamadas Nickolas ou Nicole. Apesar de soar bem “americano”, sua origem é associada à Niké, deusa da vitória na mitologia grega.

26. Noah

Mais um nome de origem hebraica da nossa lista. Noah pode significar “descanso” e é um nome bíblico equivalente a Noé. A sonoridade é um grande diferencial desse nome pois a combinação das vogais com a abertura da vogal no final traz uma fluidez doce para a pronúncia.

 

bebê saindo da piscina com óculos escuros

27. Ollie

Ollie é popularmente conhecido como a abreviação de Oliver. É um nome de origem anglo-saxônica que tem raízes no termo “olivier” que significa “oliveira”. A oliveira é a árvore símbolo da paz e da fertilidade, por isso, pode ser uma inspiração para mães que tiveram dificuldades para engravidar.

O nome é frequentemente associado à natureza, otimismo e positividade e é um nome feminino diferente que pode muito bem ser usado para meninos sem nenhum problema.

28. Quinn

De origem irlandesa, o nome Quinn pode ter diferentes significados. Uma das interpretações que acho válida é “sábio” ou “inteligente”. Ele pode ser uma variação de Joaquim e tem a mesma pronúncia de outra sugestão da nossa lista, Kim. Ele é um nome unissex associado a características de liderança também.

 

bebe brincando com dinossauros de brinquedo embaixo das cobertas

29. Riley

Riley é mais um nome da nossa lista que tem origem inglesa e seu significado tem relação com as palavras “bravo” e “valente”. Pessoas com esse nome podem ser muito comunicativas, extrovertidas e com ótimo senso de humor, além disso também podem representar responsabilidade e lealdade.

30. Sam

Abreviação de Samuel ou Samantha, Sam é uma opção de nome neutro que está cada vez mais popular. Seu significado está relacionado ao “nome de Deus” quando buscamos sua origem hebraica. Ele aparece em várias culturas do mundo para homens e mulheres e é uma opção muito versátil, curta e prática.

 

menina brincando na cama

 

31. Sasha

Como se já não bastasse tanta curiosidade nesse conteúdo, consegui encontrar um nome com origem russa, comumente usado naquele país como forma carinhosa para Alexander ou Alexandra. Seu significado remete a “defensora” ou “protetor do povo”. Sasha está associado a pessoas que são leais, protetoras e compassivas.

Se você já está escolhendo o nome do seu bebê, é porque a hora de anunciar o nascimento está cada vez mais perto. Nós temos ideias ótimas para você passar a informação para a família e os amigos de forma criativa e emocionante.

32. Taylor

Em inglês, Taylor pode significar “alfaiate” ou “cortador”. Isso porque é derivado da palavra francesa “taileur”, que significa “cortar”. Ele já é usado como nome unissex a bastante tempo em diversos países e para citar alguns exemplos, temos o ator Taylor Lautner, famoso pela saga Crepúsculo, e a cantora Taylor Swift.

menina comendo doce

33. Tiê

Esse é um dos nomes com o significado mais curioso. Primeiramente, Tiê é uma família de pássaros nativos do sudeste do Brasil que tem um canto suave e coloração que pode variar do branco ao azul, passando pelo vermelho conforme a espécie. O nome também está relacionado a símbolos de pureza e feminilidade.

Sua origem é indígena e eu descobri por ser uma referência da nova MPB brasileira. Existe uma cantora com esse nome, que tem músicas bem suaves, igual ao canto do pássaro. Talvez seja a versão mais abrasileirada da nossa lista.

34. Yves

O nome Yves também tem diferentes significados, como “Deus cheio de graça”. Pode ser compreendido como uma variação francesa do nome Ivo e é conhecido por ser o nome do designer de moda e fundador da marca Yves Saint Laurent. Por esse aspecto, podemos dizer que ele emana certa elegância e tem um ar bem sofisticado. Se é isso que você busca, considere essa opção de nome sem gênero.

35. Zoe

Zoe ou Zoé tem raízes na Grécia Antiga e seu significado está relacionado a uma vida plena. Ele também tem associação ao nome Eva, quando analisado a partir de sua origem hebraica. Na história, encontramos algumas imperatrizes bizantinas com esse nome e uma mártir cristã, Santa Zoe.

O nome também foi escolhido pela apresentadora Sabrina Sato e pelo cantor Nando Reis para nomear suas filhas. Assim como a maioria dos nomes unissex, como você pôde perceber na lista, é um nome curto e possui uma sonoridade bacana.

Prontinho! Agora você já tem uma lista bem extensa com ótimas opções de nomes para escolher. Se você ainda não encontrou o que está procurando, não se preocupe. Confira nosso post com inspirações de nomes de príncipes e princesas da realeza, da ficção ou da mitologia. Boa leitura!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário