Início » Dicas » Livros para mães de primeira viagem: Lista com 7 melhores

Livros para mães de primeira viagem: Lista com 7 melhores

5 minutos de leitura

7 livros para mães de primeira viagem

Os livros para mães de primeira viagem são os melhores amigos antes e após a chegada do bebê, afinal, eles explicam como a maternidade funciona de verdade, assim como nosso blog. Por isso, veja abaixo uma lista dos melhores livros para ler antes do nascimento do primeiro filho, boa leitura.

1. Como não ser uma mãe perfeita

Os pais de primeira viagem fazem milhares de planejamentos, como hora para o bebê dormir, como proceder se acontecer isso e aquilo, e está correto esse planejamento. A questão é, a criança muda os planos no meio do caminho e não tem problema, não é necessário ser perfeito. É sobre isso que o livro trata.

O livro “como não ser uma mãe perfeita”, de Libby Purves, descreve os cuidados com o bebê tendo como base a própria experiência. Aliás, ela conta histórias hilariantes com dicas valiosas para o dia a dia, entre elas: como tratar do ciúme entre irmãos, como manter disposição após dupla jornada, como dar banho e como proceder quando a criança fizer birras.

imagem com a capa do livro Como não ser uma mãe perfeita

2. O segredo de uma encantadora de bebês

A autora do livro, Tracy Hogg, ensina como ter uma relação amigável com o bebê e conta como isso é possível através da compreensão dos murmúrios. São eles que revelam as necessidades das crianças (sono, fome, dores, fralda suja e outras condições).

As mães desenvolvem a habilidade de decodificar esses sinais, e com o livro “O segredo de uma encantadora de bebês” isso fica ainda mais fácil. Neste livro, há inúmeras dicas de educação e métodos para identificar a linguagem dos bebês.

imagem da capa do livro O segredo de uma encantadora de bebês

3. O que esperar quando você está esperando

O livro “O que esperar quando você está esperando” é apontado como um dos livros mais prestigiados sobre gestação e maternidade, tanto que é considerado uma leitura obrigatória na área da saúde e recebeu um filme de mesmo nome.

Este livro traz informações acerca da escolha do médico para o pré-natal, informações sobre o parto e planos de pré-concepção, além de abordar os direitos das gestantes. É uma leitura que mostra como cuidar do corpo e da autoestima, o que fazer nos primeiros meses de gestação e curiosidades a respeito da amamentação.

Nós já falamos sobre o direito da gestante aqui no blog, leia aqui.

imagem da capa do livro O que esperar quando você está esperando

4. 12 horas de sono com 12 semanas de vida

Como fazer um bebê dormir 12 horas de sono com 12 semanas de vida? É esse o segredo que Suzy Giordano conta em seu livro. A autora ensina como um método natural e saudável é capaz de proporcionar boas noites de sono para o bebê e a família.

É uma estratégia que ela aprendeu com o nascimento de filhos gêmeos, enquanto já tinha outros 3 filhos pequenos. Em seu relato pessoal ela dormia 45 minutos por noite, algo nada saudável para uma mãe de cinco.

Por isso desenvolveu uma estratégia tranquila e gradativa para fazer os bebês dormirem a noite toda, sejam filhos únicos, gêmeos e trigêmeos, vale a pena a leitura para mamães de primeira viagem e até para segundo e terceiro filho.

imagem de capa do livro 12 horas de sono com 12 semanas de vida

5. A Bíblia da Gravidez

“A bíblia da gravidez” é um guia completo para mães de primeira viagem, afinal de contas, possui aproximadamente 400 páginas de informações sobre as primeiras semanas dos bebês, ilustrações com o tamanho real, fotos coloridas e em alta resolução, e nas versões recentes as imagens são 3D.

Wladimir Taborda e Alice Deutsch, abordam os seguinte temas no livro: como os tipos de partos funcionam, como lidar com emoções na gravidez, emergências médicas e complicações, exercícios e nutrição pós-parto e cuidados com o corpo para uma gestação tranquila. É um livro com todas as informações que mulheres grávidas e tentantes precisam saber.

capa do livro A Bíblia da Gravidez

6. Bela Maternidade

“Bela Maternidade” é um livro escrito por Bela Gil que busca expressar as emoções de se tornar mãe, desde as primeiras notícias até o nascimento dos bebê. É uma leitura leve sobre a maternidade real, em que descreve os momentos de dificuldades que todas as mães passam e, claro, menciona os prazeres dessa fase.

Além disso, Bela Gil defende que cada mãe encontre o melhor jeito de cuidar do próprio filho, afinal de contas, todos os familiares ficam influenciando nesse momento com conselhos e outras dicas que, as vezes, não é a melhor opção para o bebê. Portanto, é fundamental fugir de rótulos para educar sem julgamentos, culpa e cobranças.

capa do livro Bela Maternidade

7. O diário de bordo do parto

O diário de bordo do parto é um leitura didática sobre o momento mais esperado da gestação. A chegada do filho é um momento mágico para a família, por isso, cabe a mãe decidir como ele nascerá. O livro em questão conta as informações necessárias para que você faça essa decisão com segurança.

A autora Dr. Luciana Herrero, entrevistou diversos profissionais da área da saúde que lidam com o parto (anestesista, enfermeira, obstetra, doula) e escreveu um guia com informações confiáveis sobre esse processo. É um diário de bordo que mostra as verdades dos diferentes tipos de parto.

capa do livro O diário de bordo do parto

 

Já sabe quais leituras fazer? É essencial ler livros e acompanhar o blog da Brandili para se manter informada sobre o universo infantil, afinal de contas, durante a gestação não tem como prever qual o comportamento do bebê na vida real e como você estará com tudo isso.

Portanto, continue nessa jornada de aprendizado. Leia também sobre:

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário