Início » Educação Infantil » Como lidar com criança fazendo birra?

Como lidar com criança fazendo birra?

6 minutos de leitura

Ver uma criança fazendo birra está entre as situações mais desconfortáveis — porém comuns — do processo de desenvolvimento infantil. A solução exige resiliência por parte dos responsáveis e cuidados que ajudem os pequenos a respeitar limites e a lidarem com a frustração.

Estudos feitos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com mães e professoras de ensino fundamental colocam o estabelecimento de limites como “fronteiras a serem respeitadas em prol da moralidade” na cabeça dos pequenos.

Isso indica que, por mais incômodo que possa ser lidar com uma correção mais firme frente aos filhos, trata-se de um processo necessário para o desenvolvimento de conceitos psicológicos importantes.

Então, seja para evitar que a birra ocorra ou para resolver a situação no calor do momento, você vai aprender algumas dicas práticas e eficazes que te ajudarão a tratar o problema com segurança e autoridade, mas também com amor. Vamos lá?

1. Diferencie birra de necessidade

É importante que você identifique a situação e o que seu filho está realmente querendo “dizer” antes de agir de maneira mais impaciente.

Na fase em que as birras ocorrem com mais frequência, as crianças ainda estão aprendendo a se comunicar. Assim, choro, grito e demais reações mais chamativas são o seu “vocabulário” para indicar que algo estaria errado.

No caso dos bebês, pode se tratar de algum incômodo físico ou biológico, enquanto em crianças um pouco maiores pode ser o reflexo de anseios psicológicos em desenvolvimento.

Problemas dessa natureza, aliás, são mais comuns do que parecem. Estudos da Universidade de São Paulo (USP) indicam que uma em cada 4 crianças e adolescentes sofrem com depressão ou ansiedade. Nesses casos, o ideal é que você busque a ajuda de um psicólogo infantil para realizar o diagnóstico e possível acompanhamento.

Agora, se você notar que os episódios estão diretamente conectados a momentos em que você nega um brinquedo, uma atividade ou que até mesmo tem que dar atenção a outra coisa, é muito provável que a criança esteja fazendo birra.

criança chorando

2. Não ceda ao que a criança quer na birra

Partindo do ponto que a criança quer algo que lhe foi negado e vê na birra uma alternativa de conseguir o que quer, ceder ao que ela deseja seria uma recompensa. Portanto, não deixe que ela consiga o que quer, para que não seja feita a assimilação da manha à resolução dos seus problemas.

Caso isso ocorra, seu filho pode ver estes episódios como mecanismos eficazes de defesa e adicioná-los ao seu ainda reduzido arsenal de reações.

Se a ideia de que reações deste tipo são positivas, elas podem se estabelecer na cabeça das crianças e as birras acontecerem com mais frequência. Além disso, no futuro, este conceito pode ser base para reações ainda mais agressivas.

Então, por mais doloroso que possa ser ver seu amor triste e frustrado, saiba que é parte do processo de aprendizado e desenvolvimento, além de te ajudar a desenvolver a figura de autoridade no presente e no futuro!

3. Mantenha uma postura firme com a criança

Esse passo segue diretamente conectado com o cenário anterior. É importante, por parte dos pais, que haja uma manutenção da postura que gerou o choro injustificado.

Isso vale tanto para reforçar algo comum na rotina, como o respeito ao horário de dormir e de brincar, ou mais esporádico, como a negativa de um doce no mercado. Quanto mais você se manter fiel ao seu ponto, melhor para a criança assimilar a lição e respeitar sua decisão.

4. Exercite a paciência e compreensão

A firmeza é uma boa resposta para uma criança fazendo birra, mas de pouco serve para resolver o problema na raiz se não houver paciência para entender a situação. Nesse caso, é importante que o laço da empatia seja firmado entre o responsável e o pequeno ou pequena.

Calma e segurança são bases importantes para se transmitir ao filhote que está chateado. Estas sensações facilitam o processo de acalmá-lo também.

Converse com ele após a birra para explicar o “não”, mas também ouça o que ele diz. Entender o raciocínio dele naquela situação e usar os argumentos do pequeno para explicar sua decisão podem ser atalhos para que ele entenda melhor a situação.

pais dão bronca no filho

5. Estabeleça limites e permissões claras

Reserve tempo para esclarecer e reforçar não somente a rotina da casa, objetos que pode ou não mexer e afins. Mesmo que a correção depois da birra deva ocorrer e possa ajudar no aprendizado, não é positivo conversar melhor sobre os limites do seu filho somente nestes momentos.

Assim como hábitos ruins — como a própria birra recorrente — podem influenciar negativamente os conceitos em desenvolvimento das crianças, o estabelecimento de rotinas estimula o crescimento de suas habilidades sociais ao lidar com as solicitações do ambiente em que o pequeno se encontra.

Quanto antes você esclarecer a importância do respeito aos pais e aos mais velhos, às regras dentro e fora de casa e aos pertences dos outros, melhor.

Por falar nisso, aproveite para ler nosso conteúdo completo sobre como lidar com as brigas entre irmãos!

6. Seja resiliente e confiante

Mantenha a confiança no seu posicionamento, sem se importar com julgamentos externos caso tenha algum episódio em público. Não existe ninguém melhor que você para resolver o problema! Isso vale para todas as mamães, mas principalmente para aquelas de primeira viagem.

Lembre que isso é um processo natural da criação desde sempre. Já existem todas as dificuldades de ser mãe enquanto cuida de casa e trabalha duro para ser uma boa profissional. Portanto, não ligue para quem não trará nada de positivo para você e seu filho. Confie em você!

7. Recompense na dose certa

É claro que conforme o filhote for amadurecendo nesse processo, recompensas podem ser muito bem vindas também. Vale ressaltar que é bom dosar bem e explicar a importância das atitudes dele frente às possíveis recompensas.

Não presenteie toda hora, até para que a criança não se comporte somente se tiver um “pagamento” depois. No dia a dia, trabalhe com elogios e palavras de afirmação.

Entretanto, nos momentos certos, a estratégia de reforço é utilizada em diversas áreas da psicologia como um todo. No caso da criançada, pode também ser muito eficiente ao associar as premiações ao respeito e bom comportamento.

Pode ser uma comida gostosa, um passeio diferente e até um presente, como um brinquedo educativo ou uma roupa bacana para usarem juntos e marcarem um momento especial de crescimento do seu filho.

Seguindo esses passos, tudo indica que o fim da birra esteja cada vez mais próximo. O objetivo passa pelo amadurecimento da criança e de sua compreensão de mundo, enquanto fortalece os laços com você! E é claro, pode contar com as nossas dicas para te ajudar nessa missão!

Aproveite para ler nosso conteúdo sobre quais são os sintomas de ansiedade infantil para entender mais sobre a saúde mental das crianças!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário