Início » Dicas » 12 Ideias para anunciar a gravidez pessoalmente

12 Ideias para anunciar a gravidez pessoalmente

6 minutos de leitura

A descoberta da gravidez é, sem dúvidas, um dos momentos mais emocionantes da vida do casal: as mamães nunca se esquecem do momento exato em que receberam o “positivo” no palitinho ou no exame de sangue, não é mesmo? E os papais muito menos: descobrir que tem uma princesinha ou um amigão no forninho é de tirar as lágrimas de qualquer um!

E depois, a notícia do bebê ainda vai alegrar os avós, os titios e todos os amigos do casal.

Para tornar esse momento ainda mais especial e até mesmo divertido, muitas mamães decidem por fazer uma surpresa ao invés de somente compartilhar a notícia casualmente. Aqui, na Brandili, nós amamos celebrar ao máximo o amor pela criança e pela família, então preparamos este post com as melhores ideias para você anunciar a sua gravidez!

Continue a leitura e descubra 10 formas criativas de contar pessoalmente e, ao final, 2 dicas bônus para quem preferir fazer isso de forma remota. Ah, e temos opções tanto para quem busca um anúncio mais discreto quanto para quem quer organizar uma baita festa: escolha a sua preferida e curta o início de uma linda jornada!

1. Cartinha

Caso ainda não tenha anunciado a gravidez para o papai e queira preparar algo simples e significativo, uma carta escrita à mão é uma ótima pedida.

Você pode escrever um pequeno textinho relembrando dos passos que levaram vocês até esse tão sonhado momento, incluindo fotos do casamento e de outras lembranças especiais – essa é a hora de chorarem juntos e celebrarem a pessoinha que vai crescer e transformar a vida do casal!

Registre o momento em vídeo para guardar para sempre!

2. Comidinhas de bebê

Se você quer uma ideia divertida de como anunciar a gravidez, veja essa: prepare purês, papinhas, sucos naturais e outras comidinhas de bebê e sirva como refeição ao papai: ao notar a expressão de confusão dele, explique que você têm que se acostumar com essa dieta, pois o futuro morador da casa seguirá uma alimentação bem estrita.

As risadas de surpresa e reconhecimento da novidade serão impagáveis!

3. Body

Os bodies são a peça principal do guarda-roupas dos babies, então não tem como errar nessa surpresa! Customizar as peças é um detalhe extra que pode tornar a experiência ainda mais especial: frases como “1+1=3” ou “Papai/vovó/titia, estou chegando!” iluminarão um sorriso no rosto de quem for presenteado com a surpresa!

Mesmo se não souber o sexo do bebê, não exclua a ideia do body da sua lista: você ainda pode montar um enxoval neutro e comprar roupinhas lindas independente dessa informação!

4. Sapatinho

Na hora de contar a boa notícia, uma das principais questões é “Como anunciar gravidez para os avós?”, uma vez que a maioria dos vôs e vós sonhavam em receber esse título há bastante tempo. Um sapatinho de bebê pode ser a forma perfeita de contar, pois eles poderão guardar esse item com carinho para sempre – embrulhe-o numa caixinha decorada e compartilhe a futura chegada do netinho com eles!

5. Biscoitinho da sorte

Que tal fazer o anúncio de uma forma super criativa para o papai ou para a família? Os biscoitinhos da sorte podem ser encontrados em lojas de festa ou supermercados grandes por preços bem baratinhos, e depois basta você preparar os bilhetinhos com a notícia e oferecer a sobremesa.

6. Inclua os pets

Os cachorros ou gatinhos são parte da família, então por que não incluí-los na surpresa? Você pode vesti-los com roupinhas indicando a gravidez ou posicionar uma plaquinha por perto com frases como “Guardião do (nome do bebê)”, “Irmão/Irmã mais velha” ou “Esperando o meu novo melhor amigo”!

Depois, só resta tirar algumas fotos para revelar e mostrar para os amigos essa notícia divertida.

7. Jantar

O que acha de chamar toda a família para um jantar despretensioso e surpreendê-los com o ambiente decorado como um chá de bebê? O bom é que, depois da notícia ser esclarecida, vocês podem curtir a euforia do momento com uma refeição super especial em brinde ao pequeno ou pequena que está chegando!

8. Ensaio fotográfico

Se você quiser guardar o momento da revelação da boa notícia para sempre, que tal organizar um ensaio fotográfico surpresa para a família? Contrate um profissional ou um amigo de confiança para tirar os clicks e, assim, a reação surpresa e emocionante de todos será eternizada.

Quando o bebê ficar maiorzinho, será super especial ver toda a felicidade que o seu nascimento causou nos entes queridos.

Para fazer uma produção de respeito, você pode decorar a garagem ou o jardim com luzinhas e flores, e criar um cenário perfeito para fotos lindas.

Essa é uma ideia que demanda mais tempo, claro, então ela é ideal para fazer no período de licença maternidade – a propósito, você está familiarizada com a estabilidade da gestante? Leia o post e se informe dos seus direitos trabalhistas!

9. Ultrassom

Uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Mostrar a foto do ultrassom é a ideia mais clássica quando se fala de anunciar a gravidez. Essa é uma boa ideia para quem não descobriu o sexo do bebê ainda ou quer seguir a neutralidade no início da gestação, já que o ultrassom não depende de peças azul ou rosa para fazer sentido. Depois de descobrir, comemore com uma surpresa maior e típica, repleta de brincadeiras de chá revelação!

10. Caça ao tesouro

Outra ideia super divertida! Plante pistas e dicas pela casa e, conforme os convidados forem as seguindo, a informação logo estará bem clara. O tesouro final pode ser o próprio teste ou exame positivo de gravidez!

E aí, gostou das ideias? Nesses tempos de pandemia, muitos pais podem ficar com receio de encontrar os amigos e familiares pessoalmente. Nesses casos, é mais que compreensível a escolha de fazer um anúncio de forma remota nas redes sociais – já temos até mamães planejando chás de fralda online!

Caso essa seja a sua preferência, confira algumas formas criativas de anunciar a gravidez pelo celular:

11. Redes sociais

Como anunciar a gravidez nas redes sociais? Nós temos a resposta! O Facebook tem uma aba específica para fazer isso, basta você ir no seu perfil, clicar em “Evento cotidiano”, selecionar “Família e relacionamentos” e selecionar a categoria “Esperando um bebê”.

Prontinho! Assim, o seu status ficará com esse título e todos os amigos que visitarem o seu perfil saberão da notícia especial. Essa ideia é perfeita para quem está com o tempo corrido e não pode planejar uma grande surpresa – afinal, todas sabemos que conciliar a maternidade e o trabalho não é nada fácil!

12. WhatsApp

Se você preferir um anúncio mais reservado, o WhatsApp é a plataforma ideal para divulgar a notícia. Crie um contato fake com o nome de “futuro membro da família” ou “bebê (nome)” e adicione-o nos grupos mais próximos como uma dica sutil. Se quiser, mande uma foto do ultrassom logo em seguida para não restarem dúvidas e se divirta com as reações!

Escolheu a ideia perfeita para anunciar a sua gravidez? Conte para a gente como foi nos comentários abaixo! E se quiser organizar a mala da maternidade com antecedência, confira o nosso checklist do que levar!

4.7/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “12 Ideias para anunciar a gravidez pessoalmente”

  1. Que legal! Muitas maneiras divertidas de anunciar a gravidez! Eu fiz um cartaz com uma ordem de despejo e fixei no berço da minha filha mais velha para anunciar a gravide do meu segundo filho para o meu marido. Foi bem divertido.

    Responder

Deixe um comentário