Início » Maternidade » O que colocar na mala na hora de ir para a maternidade? 53 itens

O que colocar na mala na hora de ir para a maternidade? 53 itens

6 minutos de leitura

Na hora do nascimento do bebê a vida vira uma grande correria e, se não houver uma organização prévia, alguma coisa pode faltar na mala — nada legal, não acha?

Para você não correr esse risco, eu preparei uma lista completa com todos os itens necessários para colocar na mala na hora de ir para a maternidade.

São coisas que a mamãe, o bebê e também o acompanhante vão precisar, pois se o parto for por meio cirúrgico, a saída do hospital pode levar alguns dias. Porém, nem por isso a mala precisa ser grande e cheia de coisas. Então, mamãe, leve apenas o essencial para, no máximo, quatro dias de internação.

Continue a leitura e confira os itens necessários!

Itens para colocar na mala da mamãe

Como eu já comentei, dependendo da maneira que a mamãe escolher fazer o parto, o período no hospital pode ser maior ou menor. Em um parto normal, a previsão de alta é entre 1 e 2 dias, já no caso da cesariana, pode levar até 4 dias para a mamãe voltar para casa.

Se você já sabe como será o seu parto, fica mais fácil, mas de qualquer maneira prepare a mala pensando em uma pequena sobra. Afinal, é melhor levar a mais do que faltar alguma coisa, né?

Veja quais os itens que a mamãe deve levar na mala para a maternidade:

  1. Roupas confortáveis e específicas para amamentação;

  2. Toalha de banho e roupão;

  3. Roupas íntimas conforme o número de dias que você ficará internada;

  4. Sutiãs para o aleitamento materno;

  5. Absorventes para os seios;

  6. Absorventes específicos para o período pós-parto;

  7. Escova e pasta de dentes;

  8. Shampoo, condicionador e sabonete;

  9. Desodorante e hidratantes;

  10. Escova de cabelo;

  11. Cinta pós-parto;

  12. Chinelo ou pantufa confortável para o período de internação (de preferência, com solado antiderrapante);

  13. Um vestido ou saia longa para sair da maternidade;

  14. Sacola para roupas sujas.

grávida sentada em um sofá preparando a bolsa da maternidade

Com esses itens a mamãe já pode ir para o hospital com a consciência tranquila sabendo que não irá faltar nada para ela.

Ah, e faça tudo com antecedência e com muita calma, para evitar as famosas dores nas costas na gravidez, que nessa fase já devem estar bem acentuadas pelo peso do bebê. Ok?

Mais importante que isso é preparar a mala de quem está chegando. Tenha ainda mais cuidado e atenção na hora de arrumar a mala do bebê para não esquecer nada.

Itens para colocar na mala do bebê

A mala do bebê deve ser preparada com muito carinho e atenção, pois para sair da maternidade ele precisa estar bem protegido, principalmente das condições climáticas. Afinal sua pele e seu organismo como um todo ainda são muito sensíveis.

mãe e pai dobrando roupinhas para levar na mala maternidade

O principal item a ser considerado são as roupinhas, pois o bebê recém-nascido ainda não tem o controle da temperatura corporal, ficando suscetível à hipotermia. Mesmo se o nascimento acontecer em um dia de calor, considere levar peças de roupa para manter a criança protegida e confortável.

E atenção: as roupas precisam ser bem lavadas para evitar problemas de alergias e irritações causadas pelo contato do tecido com a pele sensível do bebê. 😉

Sempre considere levar itens a mais do que a quantidade de dias que você deve ficar na maternidade, já que os bebês precisam ser trocados diversas vezes em um único dia. Alguns itens que não podem faltar na mala do bebê na ida para maternidade, são:

  1. Fraldas para recém-nascido;

  2. Cobertores e mantas;

  3. Vários modelos de body com manga comprida;

  4. Calça de malha ou outro tecido confortável;

  5. Macacões;

  6. Mijões;

  7. Pacote de algodão;

  8. Lenços umedecidos;

  9. Sabonete líquido com PH neutro;

  10. Pares de meias;

  11. Paninhos de boca;

  12. Fraldas de pano;

  13. Pomada para assadura;

  14. Xale;

  15. Roupa para a saída do hospital;

  16. Um par de sapatinhos;

  17. Cotonetes;

  18. Casaquinho de botão;

  19. Touca.

A lista de itens do bebê é mais longa que a da mamãe e não podia ser diferente. Nos primeiros dias de vida, a criança tem muitas necessidades específicas. Logo, é preciso ser muito cautelosa e atenciosa com os detalhes para não causar nenhum mal ao bebê.

Itens para o acompanhante

Além da mamãe e do bebê, mais uma pessoa acompanha a gestante para eventuais necessidades. Geralmente é a avó materna ou o próprio papai que ficam no hospital durante esse momento.

pai sentado na cama ao lado da mãe preparando a mala maternidade

Independente de quem for, é importante que o acompanhante também esteja preparado para passar alguns dias na maternidade. Justamente por esse motivo, é preciso preparar também uma mala adequada para o acompanhante, contendo:

  1. Itens de higiene pessoal;

  2. Pijama;

  3. Roupas íntimas;

  4. Par de chinelos;

  5. Roupa para sair da maternidade;

  6. Toalha de banho;

  7. Sacola para roupas sujas.

É muito importante para a mamãe ter alguém por perto com quem contar em situações emergenciais, como a falta de ar na gravidez. Além de que uma companhia familiar deixa todo o processo mais tranquilo.

Documentos importantes para levar na maternidade

Para dar entrada no hospital na hora do nascimento é preciso apresentar alguns documentos pessoais da mamãe e do acompanhante. Além disso, depois do nascimento do bebê é preciso registrar a criança. Por isso, os documentos que não podem faltar na mala da maternidade são:

  1. Documento de identificação com foto de cada pessoa;

  2. Carteirinha e autorização de internamento do plano de saúde (caso tenha);

  3. Cartão do SUS (caso o parto seja feito pelo Sistema Único de Saúde);

  4. Carta do obstetra recomendando a internação, cartão do pré-natal ou cartão da gestante para confirmação da gravidez;

  5. Exames laboratoriais feitos pela mamãe durante a gestação.

Na hora de fazer o registro do bebê, é fundamental que os pais já tenham entrado em um consenso sobre o nome do menino ou da menina. Existem alguns cartórios que inclusive prestam o serviço no próprio hospital, para que a mamãe possa participar desse momento tão importante junto com a família.

Itens para receber visitas na maternidade

Além de todos os itens que citamos, você precisa considerar também as visitas que irá receber na maternidade. Pense em uma maneira bem legal de anunciar o nascimento do bebê e faça o convite. Geralmente, são os padrinhos e parentes mais próximos, então não precisa de muita coisa, mas o momento precisa ser marcado por uma lembrança especial.

irmã feliz ao lado do bebê recém nascido

  1. Lembrancinhas do bebê;

  2. Máquina fotográfica;

  3. Bombons;

  4. Petiscos;

  5. água ou suco;

Então, monte uma mala separada com as lembrancinhas do nascimento do bebê e mais alguns itens como bombons ou petiscos para servir para as visitas (verifique a permissão de entrada de comida no hospital).


Malas prontas, agora é só esperar o grande momento e correr para o hospital. Depois que tudo correr lindamente e você voltar para casa, comece a se preparar para os desafios da maternidade. Para isso, que tal conhecer dicas para sair de casa sozinha com o bebê?

Para saber mais sobre assuntos relacionados à maternidade, infância e claro moda infantil, continue acompanhando as postagens do nosso blog.

5/5 - (Total de avaliações: 3)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário