O que levar para a maternidade – Lista com os 16 itens essenciais!

Quando o grande momento se aproxima, aquela famosa dúvida bate: afinal, o que levar para a maternidade? Com o nascimento do bebê chegando, todas as mamães querem estar preparadas para passar alguns dias fora de casa, na maternidade, com tudo o que precisam para garantir o conforto da criança, não é mesmo? 

Além disso, todo mundo quer evitar levar coisas desnecessárias, que no fim das contas não serão usadas e só ocuparão espaço na mala da maternidade à toa. Para isso, o melhor que as mamães podem fazer é planejar com cautela o que levar para a maternidade. 

Quer ajuda com isso? O Blog da Brandili te salva! Neste artigo, trouxemos para você o checklist completo e bastante simples para arrumar a bolsa maternidade com tudo o que você e o bebê precisam para passar os dias na maternidade com o maior conforto. Olha só: 

Checklist com o que levar para a maternidade – Mamãe e Bebê

Normalmente, após o parto são necessários de 2 a 4 dias de internação no hospital, para que a mamãe e a criança tenham todos os cuidados necessários nesses primeiros dias de vida nova. Para acompanhar esse período com conforto, alguns itens que vão desde higiene pessoal até roupas para proteção contra o frio são necessários. Veja a lista: 

Itens para cuidados com o bebê na maternidade:

Muitas mamães sentem vontade de levar diversos itens de cuidados com o bebê que no fim das contas não serão utilizados, pois o próprio hospital irá fornecê-los. Para evitar carregar peso desnecessário, você pode ligar para a maternidade e tirar todas as suas dúvidas com a equipe, checando o que realmente é necessário levar. 

No geral, alguns itens que não podem faltar na lista das mamães são:

  • Roupinhas: Aquele básico que ninguém vai esquecer, não é? Prepare a bolsa maternidade com bodies, macacões e calças culote com a quantidade necessária para manter o pequeno sempre limpo. Essas três peças são as mais essenciais na sua lista com o que comprar para o bebê. 6 itens de cada peça normalmente são o bastante (e muitas vezes sobram).
  • Meias: Mesmo que o nascimento aconteça em uma época de pouco frio, é importante levar itens que garantam o aquecimento do bebê pois os recém-nascidos precisam dessa ajudinha para manter sua temperatura corporal. Portanto, leve meias e, algumas vezes, até touquinhas!
  • Fraldas de pano: Elas são úteis para limpar o bebê quando ele se sujar (o que vai acontecer com certa frequência!). Leve uma boa quantidade, para sempre ter uma fralda limpa ao alcance das mãos quando precisar.
  • Toalha-fralda: normalmente o hospital fornece toalhas de banho para as crianças. Entretanto, se o seu não fornecer é bom estar preparada e a melhor opção para garantir o conforto do recém nascido são as de estilo fralda, que são mais gentis com a pele dos pequenos.
  • Mantas: Mais um item que normalmente o hospital fornece, mas que muitas mães preferem se precaver e levar na bolsa maternidade. Portanto, escolha uma manta confortável, que não irrite a pele do bebê.
  • Pacote de fraldas: Um pacote de fraldas costuma ser mais que o suficiente para manter o novo membro da família sempre limpinho, mas é bom se atentar ao tamanho – alguns bebês nascem tão grandinhos que nem chegam a usar as fraldas de tamanho RN. Esteja preparada!
  • Saída maternidade: Quando chegar o momento de deixar o hospital, muitas mamães querem garantir o estilo do pequeno! Por esse motivo, você não vai querer se esquecer de separar aquele conjuntinho especial, que vai marcar esse momento tão importante da vida do recém nascido.
  • Bebê conforto: Sem ele, não tem como deixar o hospital! Para garantir a segurança do bebê, é primordial que o seu carro esteja equipado com um bebê conforto seguro, aprovado pelo Inmetro e devidamente instalado. Somente assim você poderá transportar o pequenino com o cuidado e segurança que ele precisa!

Se o seu enxoval foi montado com muito tempo de antecedência, é bom verificar se as roupinhas não juntaram pó nesse tempo que ficaram guardadas em seu armário. Se sim, você precisará se preparar lavando as peças. Saiba como em nosso post: Como lavar roupa de bebê — passo a passo fácil com a Brandili!

Itens que vão garantir o conforto da mamãe

Você não pode se esquecer que na sua lista com o que levar para a maternidade deverão estar os itens que vão garantir o seu conforto também. Afinal, serão alguns dias que você passará longe de casa e precisará se cuidar também. Para tanto, essas são nossas sugestões:

  • Documentos: Separe seus documentos de identidade e, se preciso, os cartões do plano de saúde. Com isso, é só deixá-los prontos na mala da maternidade. Assim, quando o grande momento chegar, você não precisará se preocupar em achá-los nas gavetas antes de sair para o hospital. 
  • Roupas confortáveis: Peças em uma quantidade ideal para passar 4 dias longe de casa, sem esquecer dos sutiãs e calcinhas. O melhor é garantir aquelas peças que serão práticas na hora de amamentar a criança, pois você fará isso com frequência!
  • Meias: Seus pés merecem conforto também! Nada mais desconfortável do que ficar com os pés gelados durante o dia e a noite, não é mesmo? Por isso, não se esqueça de empacotar alguns bons pares de meias na bolsa maternidade, inclusive se for em época que não faz muito frio. 
  • Chinelos: Nada de levar calçados de amarração muito difícil para passar seus dias no hospital! Na prática, você vai querer calçados que são simples e rápidos de calçar e tirar. Nada melhor do que os chinelos de dedo para isso, não é mesmo? 
  • Absorventes: É normal ter um certo fluxo de sangramento após o parto e você vai querer estar preparada para isso. Existe, inclusive, absorventes especiais para a maternidade, que são mais macios e possuem uma capacidade de absorção muito maior que os convencionais. 
  • Itens de higiene pessoal: Escova de dentes, creme dental, desodorante, lenços umedecidos, amarrações para o cabelo e o que mais você precisar!
  • Celular e carregador: Para manter-se conectada com o resto da família e mandar notícias para pessoas especiais depois do nascimento do bebê, você precisará do celular com carga. Por esse motivo, não se esqueça de levar o carregador. A não ser que você queira manter um detox da internet nesses dias de maternidade e curtir apenas o seu filho, o que também é uma possibilidade!
  • Lanchinhos: Para aqueles momentos que a fome bater ao longo do dia, sempre é bom ter algo ao alcance das mãos para beliscar. Você pode comprar no mercado alguns snacks práticos e saudáveis, que te ajudem a espantar a fome quando preciso. 

Além disso, o seu companheiro de maternidade precisará garantir os itens que ele mesmo precisa para se manter confortável quando estiver fora de casa também. Então, faça o lembrete para que essa pessoa também arrume suas malas, viu? 

Sabemos bem como é esse sentimento de querer deixar tudo certinho para a chegada do bebê ser perfeita – a famosa mania da arrumação do ninho, que tantas gestantes passam. Não somente a bolsa maternidade gera preocupação, como também deixar o quarto e casa pronta para o novo membro da família, não é mesmo? 

Por esse motivo, que tal fazer a leitura do nosso post com a lista de enxoval de bebê completa? Agora que você já sabe o que levar para a maternidade, temos certeza que esse post também irá te ajudar a garantir tudo o que precisa para curtir muito o seu pequeno sem grandes preocupações. 

Estamos te esperando lá no outro post. Até mais!

Fontes de imagens: Freepik | Unsplash

Escrito por Equipe Brandili

A Brandili é muito mais do que uma fábrica de roupas, é uma empresa que trabalha com amor, carinho e muita dedicação.

Comente!

Assuntos Relacionados