Início » Gravidez » Dor nas costas na gravidez: 7 passos para aliviar

Dor nas costas na gravidez: 7 passos para aliviar

6 minutos de leitura

As dores nas costas durante a gravidez são um sintoma comum devido ao peso da barriga, que vai aumentando conforme as semanas de gestação vão avançando. Porém, nem por isso, dispensa cuidados e atenção.

Conforme o bebê vai se desenvolvendo, ele vai pesando a região da lombar para a frente. Segundo a Revista Brasileira de Epidemiologia, nas últimas semanas de gestação, os nervos e ligamentos ficam mais flexíveis como preparação para o parto, e a lombar é ainda mais exigida, causando dores constantes.

Existem algumas dicas que ajudam a prevenir e amenizar a dor nas costas durante a gravidez, mas é fato que todas as mamães sentem esse incômodo durante a gravidez.

7 passos para aliviar a dor nas costas durante a gravidez

Sejam mamães de primeira viagem ou experientes, sentir dor nas costas durante a gestação é muito comum, mas existem algumas atitudes que você pode tomar para ajudar a aliviar esse incômodo. Assim, fica muito mais fácil aproveitar essa fase tão feliz da sua vida.

1. Tente manter uma dieta equilibrada

Durante a gravidez, toda gestante sabe que vai passar por um processo de ganho de peso. O ideal é que esse acréscimo não passe de 14 quilos, contudo existem casos em que o ganho pode ultrapassar os 20 quilos.

Uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar a diminuir as dores nas costas durante a gravidez. Depois do nascimento, seguir uma dieta pós-parto é fundamental para estar saudável, e ter mais energia e vivacidade para ver o seu bebê crescer.

2. Continue praticando atividade física

Muitas pessoas acreditam que, logo que a gestação se confirma, a gestante deve abandonar completamente as atividades físicas para evitar problemas com o bebê.

Antes de continuar qualquer atividade, você deve se certificar de que sua gravidez não tem nenhuma particularidade em conversa com o seu médico. Ele indicará a melhor forma de continuar se exercitando sem influenciar negativamente o bebê.

Se ele permitir, continue, mas vá diminuindo a intensidade conforme a gravidez for avançando, pois quanto mais perto do parto, mais cuidados você precisará ter.

Você conhece os exercícios de Kegel? Temos um conteúdo que conta tudo sobre essa prática que fortalece músculos específicos durante a gravidez.

3. Sempre use sapatos adequados

Durante a gestação, prefira sapatos baixos e confortáveis que possibilitem a realização das tarefas do dia-a-dia com o mínimo de esforços dos pés, poupando consequentemente a coluna.

Se você é uma gestante que não deixa de usar um salto, consulte o seu médico para uma indicação mais precisa e recomendada sobre o tipo de calçado ideal para o seu caso.

Por falar em calçados, que tal já ir pensando em quais sapatos seu pequeno vai usar?

4. Não carregue pesos

Levantar ou carregar objetos pesados pode intensificar a pressão em sua coluna vertebral. Afinal, você já está carregando um peso extra. Evite sobrecarregar a coluna e conte com a ajuda de pessoas próximas em momentos de necessidade.

Inclusive, quando for sair sozinha com o bebê, mantenha esses cuidados. Assim, você preserva a sua coluna e não precisa sofrer para carregar a criança no colo.

5. Faça compressa quente

Uma forma eficiente e prática de aliviar dores nas costas é deixar escorrer água quente na região dolorida durante o banho. Outra opção é fazer compressa com bolsa de água quente antes de dormir, por exemplo.

Lembre que essa atitude é apenas para um alívio momentâneo. Caso a dor persista, nada de se automedicar. Consulte seu médico de confiança e explique o que está acontecendo.

6. Tenha uma almofada como companheira

Aonde quer que você vá, leve uma almofada para estar com a coluna sempre alinhada. Muitas vezes, você irá se deparar com lugares muito desconfortáveis e sem nenhuma adaptação para grávidas.

Na hora de dormir, coloque a almofada entre as pernas se estiver dormindo de lado, ou embaixo delas, se estiver dormindo de barriga para cima. Esse posicionamento pode ajudar a aliviar a tensão dos nervos.

7. Inicie um processo terapêutico

Durante a gestação, ter o acompanhamento de um profissional, como um fisioterapeuta, pode ser muito eficiente no alívio das dores.

Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas no período de gestação para amenizar as dores nas costas. Por exemplo, massagens, manipulação vertebral, alongamentos e exercícios com bandagens.

Mesmo se cuidando, lendo e procurando saber tudo o que uma mãe precisa, é comum sentir que não está preparada para cuidar de uma nova vida sem perder a própria identidade, e isso pode prejudicar a autoestima. Nesse caso, o acompanhamento de um terapeuta é essencial.

Aprender como recuperar a autoestima durante e após a gestação é um caminho para não se perder de si e ainda assim dedicar-se por inteira ao seu bebê.

Quando começam as dores nas costas na gravidez?

Comumente, as dores nas costas começam a aparecer durante o último trimestre da gestação. Esse período é quando o bebê já está bem desenvolvido, mas as dores podem aumentar conforme as semanas de gravidez forem avançando.

Que parte das costas dói quando se está grávida?

A lombar. Essa região das costas que mais passa por mudanças durante a gravidez. Consequentemente, é a parte das costas que mais dói na gestação.

Você sente enjoo estando grávida? Saiba porque isso acontece nesse artigo completo!

Quando devo considerar ir ao médico devido às dores?

Quando as dores não aliviam de jeito nenhum. Mesmo sendo um sintoma comum, caso as dores persistam de maneira intensa a ponto de atrapalhar sua rotina, é hora de procurar o seu obstetra.

A dor nas costas jamais deve ser considerada uma coisa corriqueira, pois pode acarretar graves danos à saúde. Como o surgimento de varizes, prejuízos no sono, tirando a disposição para enfrentar seus dias, atividades domésticas e momentos de lazer.

Como saber se a dor nas costas não é contração?

A partir do intervalo e da região que dói. Quando as contrações começam, são muito semelhantes às cólicas menstruais. Conforme o tempo vai passando, as dores ficam mais frequentes e intensas. Se o intervalo entre as crises está entre 3 e 5 minutos, pode ser que a hora do parto tenha chegado.

Porém, isso só não pode ocorrer em longos períodos. Se for durante a noite, com uma almofada embaixo das pernas, é tranquilo de alinhar.

Que tal continuar no nosso blog e entender mais sobre a gravidez? Preparei um artigo que pode te interessar. Veja qual é a importância do aleitamento materno!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário