Início » Brincadeiras e jogos » O que fazer com blocos de montar? 5 métodos simples e divertidos!

O que fazer com blocos de montar? 5 métodos simples e divertidos!

5 minutos de leitura

As peças de montar são um dos brinquedos preferidos das crianças. Esse favoritismo não vem em vão, sabia? Elas são versáteis e permitem realizar divertidas construções de brinquedos. Enfim, são tantas opções que fica difícil saber o que fazer com os blocos de montar.

O bom é que, além de serem atrativos para as crianças, eles ajudam no desenvolvimento racional e cognitivo. Assim, é possível preparar uma brincadeira que auxilie na educação infantil.

Para te ajudar, separei cinco dicas de o que fazer com blocos de montar, pensadas para entreter a criança e auxiliar no processo de crescimento. Continue sua leitura e confira!

1. Siga o manual

Essa é, sem dúvidas, a maneira mais tradicional para brincar com os blocos de montar. Embora pareça uma atividade monótona, sem muita liberdade para brincar, seguir o manual ajuda a criança a desenvolver instintos importantes para a vida adulta.

Montar as pecinhas de acordo com a leitura do manual ajuda a criar uma noção espacial dos objetos, fazendo com que a criança aprenda a comparar o tamanho, o formato e a dimensão do brinquedo. Além disso, com a brincadeira, o pequeno ainda aprende a pegar e encaixar as formas sozinho.

Por trabalhar com o raciocínio da criança, esse método é uma excelente escolha para introduzir os brinquedos de montar no dia a dia de seu filho. Esse primeiro contato, mais direcionado, pode ajudá-lo a criar autonomia para escolher suas próprias roupas e calçados para ocasiões especiais.

Lembre de escolher blocos que sejam adequados à faixa etária de cada criança, OK?

mãe e filha brincam com blocos de montar

2. Deixe a criatividade fluir

Bom, após a criança ter sua primeira experiência com o brinquedo, ela pode escolher entre seguir um manual ou soltar sua criatividade. O interessante é que os blocos de montar permitem essa escolha ao poderem ser encaixados em diferentes formatos. Legal, não acha?

Imagine a alegria de seu filho com um monte de blocos de montar! Os sonhos são o limite e a imaginação corre solta. A imaginação corre solta. O que antes era uma representação do personagem favorito de seu filho, pode se tornar algo completamente novo.

É importante que você tenha um pouco de paciência nesta modalidade. Às vezes, as crianças mais novas — entre os 3 e 5 anos — demoram para se soltar na brincadeira, pelo fato de ser uma novidade para elas. Isso faz parte do processo, mas fique tranquila. Depois de um tempo a criança perde a timidez e consegue aproveitar o momento.

3. Incentive a brincadeira em dupla

Por incrível que pareça, os blocos de montar podem ajudar a amenizar as brigas entre irmãos. Isso porque as peças de encaixar incentivam um trabalho cooperativo entre mais de uma criança.

Aqui, existem duas alternativas para incentivar a brincadeira. Na primeira, a dupla — ou grupo — de amiguinhos se reúne em conjunto para montar uma única estrutura. Para segunda, cada criança monta o seu próprio bloco e depois explica como encaixar cada pecinha.

Em ambas as situações, os pequenos precisam conversar entre si, trocando ideias e conhecimentos de uma forma muito divertida.

4. Crie novos brinquedos com os blocos de montar

Os blocos de montar não precisam se limitar a uma brincadeira passageira, onde a criança cria uma nova estrutura e depois a “destrói”. Após montar e encaixar as peças, a brincadeira pode se estender para outras atividades.

O legal é usar os blocos de montar para elaborar novos brinquedos infantis. Nesse caso, a imaginação e criatividade andam lado a lado. No final, os blocos podem se tornar uma pista de corrida superlegal, uma cadeirinha para boneca, e até mesmo, um suporte para o avião.

5. Monte desenhos em 2D

Normalmente, os blocos de montar são utilizados para criar elementos com três dimensões, em 3D. Entretanto, o brinquedo não precisa se limitar a apenas esse formato. Outra possibilidade para brincar no apartamento, quarto ou escolinha, é montar desenhos em 2D com as peças.

Inclusive, essa é uma excelente forma de introduzir a arte na educação infantil. Afinal, com a ajuda dos blocos de montar, os pequenos podem fazer desenhos infinitos, onde a mesa de casa se torna uma folha de papel.

criança brinca com blocos de montar no chão de casa

Com que idade a criança pode brincar com o bloco de montar?

A partir dos três anos. Atenção: brinquedos com peças muito pequenas, como alguns modelos de blocos de montar, não são indicados para crianças pequenas! O objeto pode colocar a segurança em risco. Afinal, nessa idade, é comum que elas levem objetos à boca.

Ainda é possível oferecer os blocos de montar para as crianças que estão passando pela fase dos três anos. Nesse caso, o indicado são os brinquedos com peças maiores. Elas exercem a mesma função dos modelos tradicionais e auxiliam no crescimento das crianças menores.

Conforme a criança cresce, o indicado é que a dificuldade dos blocos de montar aumente. Dessa forma, é possível trabalhar a coordenação motora e raciocínio lógico de acordo com a fase de desenvolvimento de seu filho. Interessante, não acha?

Viu só que legal? Existem várias atividades divertidas para fazer com os blocos de montar. O mais interessante é que há opções para diferentes tipos de crianças, desde as que gostam de brinquedos até as que preferem desenhos e artes abstratas.

Agora que você já sabe o que fazer com blocos de brincar, que tal conhecer outros tipos de brincadeiras infantis? Continue sua leitura e conheça as melhores atividades para fazer com as crianças na praia!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário