Início » Moda infantil » Qual o melhor tecido para roupa de bebê?

Qual o melhor tecido para roupa de bebê?

5 minutos de leitura

Você concorda que bebês usando macacões confortáveis são a coisa mais fofa deste mundo?! Pois é, mas os tecidos usados em roupas para bebê precisam ser escolhidos com cautela. A pele dos bebês é fina, delicada e fica mais propensa a se desidratar.

Por isso, na hora de escolher as peças, fique de olho nas etiquetas. Hoje trouxemos uma lista com os 7 melhores tipos de tecidos para roupas de bebê, além de dicas e siglas das principais fibras conhecidas, para você consultar quando precisar.

Os melhores tipos de tecido para roupas de bebê

O principal ponto é sempre dar preferência às fibras naturais, que são mais leves e frescas, e evitar as artificiais e sintéticas. Combinações de tecidos também são bem-vindas para dar praticidade e movimento à peça, deixando o bebê ainda mais confortável.

1. Algodão

Flexível, fácil de limpar e você encontra em uma infinidade de modelos e cores. Também é um ótimo tecido para roupas de calor, mais resistentes, flexíveis, e não irritam a pele. Isso permite que o bebê comece a explorar o mundo com mais liberdade e tranquilidade.

Existem 4 tipos de algodão: o algodão de Terras Altas (90% de todo o algodão produzido no mundo), o algodão egípcio, o algodão Pima e o algodão Orgânico.

Todo mundo tem ao menos uma peça de roupa de algodão de Terras Altas no guarda-roupa. O Egípcio e o Pima são dois tipos mais finos e caros, mas também macios e resistentes com tramas respiráveis que ajudam a transpiração, evitam a perda de calor e a desidratação dos bebês.

O algodão orgânico é o mais recomendado para recém-nascidos, pois é cultivado sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos, que podem causar alergias na delicada pele dos bebês.

2. Algodão e Elastano

O Elastano, em combinação com o algodão, deixa as roupas dos bebês ainda mais confortáveis e flexíveis, favorecendo os movimentos.

Por conta da elasticidade, se moldam ao corpo do bebê sem dar a sensação de estarem apertando.

3. Algodão e Poliéster

Essa combinação também é muito comum na roupa dos bebês. O poliéster dá ainda mais resistência à peça, facilita a secagem e não deixa as fibras ficarem amassadas com tanta facilidade.

Tanto o algodão com elastano quanto o algodão com poliéster estão presentes em todo guarda-roupa de recém-nascidos. Veja as peças de roupas indispensáveis no armário dos pequenos!

4. Lã antialérgica

A lã antialérgica é uma boa pedida para as épocas mais frias, mas é importante se certificar se a fabricação usa mesmo fibras que não causam alergias.

Nós temos um conteúdo específico que te explica como vestir as crianças de acordo com o clima. Aproveite para ler!

5. Malha PV

A malha PV, também conhecida como malha fria, é feita de Poliéster e Viscose. Apesar de não serem tecidos naturais, ajudam a manter a temperatura corporal, principalmente nos dias mais frios, já que o corpo dos bebês é menos resistente.

Outra vantagem da malha fria é que não precisa ser passada, então é muito prática e uma tendência na moda infantil!

6. Tecido de Bambu

O tecido de bambu é uma novidade, muito utilizado para cobertores, roupas e panos.

Assim como a própria planta, a fibra de bambu é muito macia e tem excelente durabilidade. Da mesma maneira que a Malha PV, o tecido de bambu regula a temperatura do corpo do bebê naturalmente.

7. Tecido Musselina

Também conhecido como tecido-fralda, é um tipo de algodão bem leve que favorece a transpiração. É um clássico que não pode faltar nos enxovais, muito fresco e não causa alergias. Muito comum em lençóis e mantas.

Qual o tecido mais fresco para bebê?

O algodão. Seja somente algodão ou em combinação com outros tecidos, essa fibra natural é uma das mais populares formas de vestir há milênios, e não é à toa.

Sua trama não retém calor, tornando qualquer ocasião mais fresca e revigorante.

Qual tecido recém-nascido pode usar?

Tecidos como algodão, lã antialérgica, malha PV e tecido de bambu são os mais recomendados. O ideal é priorizar os tecidos de fibras naturais, que proporcionam maior respirabilidade para o corpo do bebê, que ainda não tem capacidade de autorregular sua temperatura corporal.

Siglas dos principais tipos de tecidos

As fibras têxteis são basicamente separadas em naturais, artificiais e sintéticas. Abaixo, separamos uma tabela para você consultar sempre que ficar na dúvida na composição da peça que vai comprar.

Fibras naturais

As fibras naturais são aquelas provenientes da natureza como o algodão, a lã e a seda.

As de origem vegetal são extraídas de partes da planta como sementes, folhas, frutos e caules, e, apesar de serem semelhantes em sua composição química, existem muitas diferenças entre elas que dão características particulares a cada uma.

Fibras artificiais

As fibras artificiais têm essa nomenclatura porque são oriundas da celulose, uma substância natural, mas são produzidas pelo homem, como o lyocell, a viscose, modal entre outros.

Fibras sintéticas

As fibras sintéticas têm sua origem em materiais petroquímicos, como acrílico, elastano, náilon, entre outras.

Tecido Sigla Tipo de fibra
Algodão CO Natural
Juta CJ
Linho CL
Sisal CS
Coco CC
WO
Acetato CA Artificial
Lyocell ou Liocel CLY
Modal CMO
Viscose CV
Acrílico PAC Sintética
Elastano (poliuretano ou spandex) PUE
Poliéster PES
Poliamida PA
Aramidas AR

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para continuar aqui no blog e leia mais sobre a moda infantil. Confira o nosso conteúdo sobre como lavar a roupa das crianças e faça com que elas durem muito mais!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário