Início » Dicas » 3 dicas de como montar enxoval neutro sem saber o sexo do bebê!

3 dicas de como montar enxoval neutro sem saber o sexo do bebê!

6 minutos de leitura

Os nove meses da gravidez são um momento de muita ansiedade para as mamães e papais e o planejamento do enxoval acaba sendo uma maneira de aliviar essa tensão. Mas como a quantidade de itens para comprar é grande, o medo de errar pode aparecer, ainda mais quando ainda não se sabe se o bebê é menina ou menino. Mas sabia que montar um enxoval neutro é mais simples do que se imagina?

Passar pela gravidez sem saber o sexo do bebê também tem sido uma escolha que muitas mamães e papais tem feito atualmente. Os motivos podem ser diversos, mas um dos principais é a possibilidade do fator surpresa. E é aí que o enxoval neutro entra em cena. 

Mas comprar peças de tons neutros também é uma possibilidade para quem não se aguenta de ansiedade e quer fazer as compras logo depois de o teste de gravidez dar positivo, já que geralmente o teste de sexagem fetal é feito depois da 8ª semana, por volta de 2 meses, e a ultrassonografia é feita à partir da 13ª semana, logo após completar 3 meses de gestação. 

Além disso, muitos casais tem optado por sair do óbvio, escolhendo peças e cores variadas mesmo já sabendo o sexo.

grávida no quarto de bebê

Motivos para optar por um enxoval neutro

O enxoval com cores neutras é uma tendência já usada há bastante tempo no exterior e que chegou no Brasil com força total. Basicamente as peças são unissex, ou seja, podem ser usadas por meninos e meninas.

Em outros países esse tipo de enxoval é conhecido como “gender free”, em tradução literal seria algo como “sem gênero”. À primeira vista pode parecer super difícil escolher as peças sem saber quem vai usar, mas as cores neutras acabam sendo mais versáteis e fáceis de combinar.

As cores neutras são uma maneira de sair daquele lugar comum e até mesmo dos padrões. Muitas vezes ao chegar em uma loja especializada em roupinhas de bebê a primeira pergunta feita pelas vendedoras é justamente o sexo do bebê e ao saber, com certeza as chances de te mostrar apenas itens nas cores tradicionais são muito maiores.

Não precisa ficar com o pé atrás ou com aquele medo de achar que o neutro é sem graça. Os modelos costumam ser uma graça, e utilizando complementos e acessórios certos é possível criar combinações muito criativas. O que facilita a escolha das peças nesse tipo de enxoval é que a modelagem é praticamente a mesma. 

Além das infinitas possibilidades de combinações, os tons neutros também facilitam que as peças do enxoval sejam guardadas para um próximo filho ou até mesmo para doar para alguém da família ou uma amiga próxima.

A paleta de cores neutras não fica restrita apenas às roupinhas. Ela também pode ser aplicada na escolha dos móveis e também na decoração do quartinho do bebê. Esses itens podem ser usados por muito mais tempo, sem precisar de substituições, conforme o neném cresce.

Dicas importantes para um enxoval neutro

Para te ajudar em relação às quantidades de roupinhas e outros itens, como higiene, você pode conferir a nossa lista completa de enxoval de bebê. Com ela você terá uma noção maior de tudo o que não pode faltar. Agora, veja algumas dicas que vão te ajudar no momento da escolha e também da compra das peças.

Escolha das cores

Provavelmente a maior dúvida é em relação a escolha das cores. Além das cores, as estampas funcionam muito bem em um enxoval unissex. Estampas de bichinhos, formas geométricas, céu e nuvens e também as clássicas listras e o poá dão mais vida as peças!

Veja algumas opções de cores:

  • Cinza;
  • Branco;
  • Bege;
  • Verde água;
  • Marsala;
  • Preto;
  • Amarelo;
  • Tons de marrom;
  • Laranja;
  • Salmon.
peças básicas para bebê

Peças básicas

Para o enxoval sem gênero as peças de modelagem básica são a melhor opção. Então ao fazer as compras evite roupinhas com babados, bordados, laços e outros detalhes chamativos.

Peças básicas que não podem faltar:

  • Body de manga curta;
  • Body de manga comprida;
  • Macacão;
  • Meias;
  • Calça culote com ou sem pé;
  • Casaquinho (dependendo do clima).

Estação do ano

O principal ponto de atenção ao montar o enxoval do bebê, seja ele neutro ou não, é estar atento ao período do nascimento e a estação do ano. O clima influenciará bastante na quantidade de peças que serão compradas.

Se o beber nascer na região sul e sudeste, entre maio e agosto, compre mais peças de manga comprida e também em tecidos que sejam mais quentinhos e agasalhados como o soft e também o plush, mas se for na região norte e nordeste ou entre novembro e fevereiro, as roupinhas de manga curta podem ser em maior quantidade.

Mas lembre-se, independente do clima, é muito importante ter peças mais quentinhas e mais fresquinhas. Para que você não tenha dúvidas, temos um conteúdo aqui no blog que explica como vestir o bebê de acordo com cada estação.

Com essas dicas, montar um enxoval com cores neutras, sem saber se o neném que está chegando é menina ou menino, será muito mais fácil e super simples.

Gostou? Então, não deixe de ler o nosso conteúdo com dicas para lavar a roupinha do bebê. Até o próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário