Início » Gravidez » Teste de gravidez positivo? Como identificar e o que fazer

Teste de gravidez positivo? Como identificar e o que fazer

5 minutos de leitura

O teste de gravidez deu positivo, e agora? Será que o resultado está certo ou você deve refazer o exame? Se estiver certo, o que fazer? Todas essas perguntas passam na cabeça de qualquer mulher que faz um teste de gravidez, principalmente se o resultado der positivo.

Quando você vê o teste em sua mão, um turbilhão de emoções toma conta do seu corpo e você pode ficar um pouco confusa para conseguir responder a todas as perguntas que podem surgir.

Por isso, eu reuni as principais dúvidas e algumas dicas especiais com os principais sintomas de gravidez para você se preparar ou saber como lidar com um teste de gravidez positivo. Aproveite!

Como funcionam os testes de gravidez?

Quando você engravida, mais precisamente após a implantação do embrião no útero, o seu organismo começa a produzir um hormônio chamado hCG (gonadotrofina coriônica humana). Os testes de gravidez, geralmente, são feitos com tiras reagentes ou com um dispositivo que contém uma tira reagente. Essas tiras são sensíveis ao hCG e, quando em contato com o xixi, reagem e mostram um resultado.

mulher sentada na privada do banheiro segurando um teste de gravidez

Aqui no blog tem um guia para você saber exatamente como fazer o teste de gravidez, se ainda não fez ou quer refazer com orientações.

Como o teste de gravidez parece quando é positivo?

Quando o seu teste de gravidez der positivo, você vai perceber duas linhas distintas — uma linha de controle e uma linha de teste. A linha de controle está sempre presente, independentemente do resultado, e serve para confirmar que o teste está funcionando corretamente. A linha de teste é a que só aparece se houver a presença do hormônio hCG no xixi. Portanto, se você vir uma segunda linha no teste, mesmo que seja mais fraca do que a linha de controle, parabéns! Você está grávida!

mulher segurando um teste positivo com apenas um risquinho

Quando a segunda linha do teste de gravidez fica clara?

Se você fez um teste de gravidez e a segunda linha contínua muito clara, isso pode indicar que a gravidez está em estágios iniciais. A linha de teste em um teste de gravidez pode variar em intensidade, desde muito clara até quase tão escura quanto a linha de controle.

Geralmente, a segunda linha fica mais escura à medida que a concentração de hCG no seu organismo aumenta. Isso ocorre porque o hCG é produzido em maior quantidade à medida que a gravidez avança. Lá pela 4ª semana de gravidez, o teste já pode apontar uma linha bem notável.

Quantos dias até o teste de gravidez de farmácia ser positivo?

Isso varia de mulher para mulher. No entanto, a maioria dos testes de gravidez de farmácia pode detectar o hCG na urina cerca de 10 a 14 dias após a concepção. É importante ressaltar que, embora esses testes possam ser muito precisos, eles podem não detectar a gravidez nos estágios iniciais.

Portanto, se você suspeitar de uma gravidez mesmo após um teste de farmácia negativo, espere alguns dias e repita o teste ou consulte o seu médico para um diagnóstico preciso.

gestante segurando um teste de gravidez sentada na cadeira

Quanto tempo leva para saber se estou grávida?

Cada mulher tem o seu tempo. Pode ser que você saiba nos primeiros dias, pode ser que leve algumas semanas. Os testes de gravidez de farmácia podem ajudar a acabar com a dúvida em apenas alguns minutos. Apesar de mais precisos, os testes de sangue realizados em um laboratório podem levar algumas horas ou até mesmo dias para serem processados.

Enquanto aguarda o resultado dos exames, você pode ir pensando em ideias para anunciar a gravidez para a família e amigos de um jeito bem especial!

O teste de gravidez deu positivo, o que fazer?

O Ministério da Saúde recomenda no Guia Técnico para Teste Rápido de Gravidez na Atenção Básica que também é importante iniciar a rotina de pré-natal. Então, se você fizer um teste de gravidez e o resultado for positivo, já marque uma consulta com o seu médico.

Em casa, comece a observar os sinais e sintomas da gravidez. Abaixo deixei algumas dicas para você ver se eles se encaixam, mas temos um conteúdo com mais detalhes aqui no blog.

gestante sentada em uma poltrona segurando uma roupinha do seu enxoval de bebê

Sinais e sintomas comuns da gravidez

Existem vários sinais e sintomas comuns da gravidez. No começo, você vai perceber o atraso na menstruação, os seios podem ficar mais sensíveis também. Algumas grávidas podem passar mal com náuseas matinais, outras não. É comum o aumento da frequência urinária, cansaço e mudanças de humor.

Se identificou? Comece a prestar mais atenção em tudo o que você sente daqui para frente e leia o nosso post da 1ª semana de gestação para iniciar sua jornada com tranquilidade e segurança!

gestante com uma expressão de incômodo segurando a mão na cabeça

Um teste de gravidez positivo pode desencadear uma variedade de emoções, desde alegria e entusiasmo até ansiedade e medo. Mamãe, esses sentimentos são normais. Não espere seguir um padrão e nem se compare com outras mães que você pode acompanhar a gestação.

Se você estiver se sentindo sobrecarregada emocionalmente após um teste positivo, não hesite em buscar apoio. Conte com uma rede de apoio materno para se inspirar e ter com quem contar nos momentos difíceis. Família, amigos e outras gestantes são ótimos meios para trocar experiências.

Aqui no blog, você encontra um conteúdo sobre as semanas de gestação e outros para cada fase dessa aventura incrível que você está iniciando. Aproveite e conte com a gente para ter informações confiáveis e relevantes sobre esse momento tão importante!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário