Início » Gravidez » Para ficar atenta: saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez

Para ficar atenta: saiba quais são os primeiros sintomas de gravidez

7 minutos de leitura

A menstruação atrasa e já surge o primeiro questionamento: “será que estou grávida?” A ausência menstrual é um dos sintomas de gravidez que mais geram alerta às mulheres. Porém, não é o único sinal de que um bebê pode estar a caminho.

mulher sentada no sofá com um teste de gravidez e uma expressão de dúvida

O corpo em idade fértil passa por diversas alterações ao longo do tempo e cada fase do ciclo menstrual pode apresentar manifestações específicas. Com isso em mente, você pode acompanhar o seu ciclo e identificar quando ocorrer alguma mudança relevante no seu organismo.

Se você percebeu que algo está diferente e desconfia que seja uma gravidez, continue a leitura e entenda quais são os principais sintomas nas primeiras semanas de gestação, como eles se manifestam, quais testes realizar e o que fazer se eles derem positivo.

Lembre-se: nem toda mulher experiência esse período da mesma maneira, por isso, tenha sempre acompanhamento médico para acompanhar a saúde da mãe e do bebê.

Quais são os sintomas do primeiro mês de gestação?

Durante os nove meses, por conta das mudanças físicas e hormonais que preparam o corpo para a chegada do bebê, a mulher pode passar por vários desconfortos. Aqui, vou explicar os primeiros indícios para te ajudar na identificação dos sintomas, mas apenas um teste em laboratório te dará a certeza de que está grávida.

mulher deitada na cama apresentando sinais da gravidez

Nas primeiras quatro semanas, assim que o espermatozoide fecunda o óvulo, podem se manifestar:

  • Corrimento rosado e espesso;
  • Cólica e inchaço abdominal;
  • Cansaço e sono excessivos;
  • Atraso menstrual;
  • Mamas sensíveis;
  • Prisão de ventre;
  • Aversão a cheiros e odores;
  • Variações de humor;
  • Enjoos matinais;
  • Tonturas e dores de cabeça;
  • Desejos por comidas específicas;
  • Micção mais frequente;
  • Espinha e pele oleosa.

Algumas mulheres podem ter maior sensibilidade às alterações hormonais ou condições que favoreçam a intensidade de algum desses indícios, então cada uma os sentirá de uma maneira. Por isso, o acompanhamento médico é essencial, pois apenas um profissional especializado pode analisar cada gestação e suas particularidades.

Reconheceu algum desses sintomas? No próximo tópico, explicaremos melhor cada um deles.

Entenda os principais sintomas de gravidez

De repente, você começou a sentir dores nas costas, nos seios, na região do abdômen, muito sono e vontade de vomitar? Pensou no que poderia ter feito de diferente na sua rotina ou alimentação, e não percebeu nada. Então, você conclui que deve ser a TPM chegando. Mas não é bem por aí…

Alguns indícios de gravidez podem ser confundidos com a tensão pré-menstrual, por isso muitas mulheres só começam a se preocupar após o atraso da menstruação. Mas, bem antes disso, o organismo começa a mostrar sinais importantes que merecem a sua atenção.

1. Atraso menstrual

É ele quem liga o estado de alerta. O atraso ou falta da menstruação é o principal fator para que se suspeite de uma gravidez. Um ciclo pode ser considerado realmente atrasado a partir de 7 dias após a data esperada para a menstruação.

Ao longo da vida, toda mulher passa por pelo menos um episódio de atraso menstrual, por isso, é importante fazer um teste de gravidez para ter certeza do resultado, é o que esclarece a clínica especializada em reprodução humana, Mater Prime.

2. Corrimento vaginal rosado

O corrimento vaginal em tons rosados pode indicar o processo de nidação, quando o espermatozoide se prende a parede do endométrio, ocorrendo a fecundação. O seu aparecimento é raro e dura cerca de 3 dias após a relação sexual. Caso ultrapasse esse período ou apresente odor e mudança de cor, procure um médico.

A presença de corrimento vaginal nem sempre é motivo de alerta, é um processo saudável e natural do sistema reprodutor feminino. Durante a gestação, é comum ocorrer o aumento de secreção vaginal, mas mantenha sempre seus exames em dia, pois alterações do odor ou coloração podem indicar infecções, doenças ou ISTs.

3. Cólicas

É comum que as gestantes relatem cólicas no começo da gravidez. A Maternidade de Brasília explica que isso acontece porque o embrião é implantado no útero e o corpo da mulher se prepara para as futuras adaptações.

Ao fim da gestação, por volta da 37ª semana, as cólicas podem indicar início do trabalho de parto. As dores abdominais viram motivo de preocupação quando se tornam muito intensas ou frequentes, acompanhadas de sangramento ou incômodos na região vaginal.

4. Cansaço e sono excessivos

O cansaço e sono excessivos começam a aparecer já na segunda semana, devido às alterações fisiológicas e do metabolismo. Por isso, se não há nada de novo na sua rotina e na qualidade do seu sono, atente-se para essa exaustão.

Realizar exames periódicos é essencial nessa etapa, pois como o organismo está trabalhando por dois, talvez seja preciso recorrer a suplementos vitamínicos e ter um desenvolvimento saudável para a mãe e o bebê.

5. Mamas sensíveis

Logo nos primeiros 15 dias, a mulher pode sentir maior sensibilidade e crescimento das mamas, além de perceber o escurecimento das aréolas. Isso acontece devido ao aumento da produção de progesterona e estrogênio no organismo, influenciando no desenvolvimento das glândulas mamárias e preparando para a amamentação.

6. Enjoos matinais

Os enjoos matinais são resultados do aumento dos hormônios da gravidez, o HCG e progesterona. Como as alterações hormonais acontecem intensamente e em curto período, alguns organismos podem não se adaptarem tão bem às oscilações.

Essas reações também podem se aliar à baixa tolerância a odores específicos. Apesar de ser um sintoma muito comum, muitas mulheres não sofrem com as náuseas durante a gestação, principalmente as que recorriam a anticoncepcionais e o organismo está mais acostumado a lidar com altas doses de hormônios.

7. Aumento da vontade de urinar

Nas primeiras semanas, as grávidas podem perceber que as visitas ao banheiro se tornaram mais frequentes. Isso porque os hormônios da gravidez também afetam a capacidade da bexiga de segurar o xixi, atrapalhando as tão desejadas noites de sono.

Sendo um dos principais sintomas iniciais de gravidez, a micção frequente permanece até o fim da gestação. A fisioterapia pélvica durante esse período pode auxiliar a minimizar os desconfortos e disfunções relacionadas à musculatura pélvica, como a incontinência urinária.

Segundo o Instituto de Medicina Avançada, os indícios costumam aparecer a partir da terceira semana, mas é possível perceber alterações já em 6 dias da fecundação. Quanto antes a mulher descobrir se está grávida, mais cedo ela poderá iniciar o pré-natal.

Quais são os testes de gravidez mais eficazes?

Apesar de serem desconfortos muito comuns, para saber se você está grávida de fato, apenas um teste de farmácia ou laboratorial podem confirmar a condição. Tanto o exame de urina quanto o de sangue identificam a existência de hormônio HCG, produzido pelo organismo somente em caso de gestação. A partir dos seus valores, têm-se os seguintes resultados:

  • Abaixo de 5 mIU/ml: negativo, não há indício de gravidez;
  • Entre 5 e 25 mIU/ml: inconclusivo. É recomendado repetir o exame após três dias para confirmação de gravidez;
  • Acima de 25 mIU/ml: positivo, indica gravidez.

Deu positivo, e agora?

Em caso de resultado de gravidez positivo, a mulher deve ser encaminhada a um ginecologista obstétrico para dar início aos acompanhamento de pré-natal. O procedimento é de suma importante porque a equipe médica pode prestar todo o auxílio necessário à mãe e a criança, prevenindo possíveis problemas desde o momento da concepção até o parto.

mulher segurando um teste de gravidez na mão com o fundo desfocado

Esclarecidas as principais dúvidas sobre os sintomas de gravidez, aproveite esse momento, mantenha os exames em dia e não deixe de conferir o guia para mãe de primeira viagem do blog Brandili.

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário