Início » Gravidez » 28ª semana de gestação: sintomas, mexidas, cuidados e mais

28ª semana de gestação: sintomas, mexidas, cuidados e mais

A 28ª semana de gestação corresponde ao início do 7º mês de gravidez, isso significa que o desenvolvimento do bebê está mais acelerado do que nunca. Nessa fase, o bebê se mexe muito na barriga, já consegue reconhecer a voz da mãe e reagir a estímulos de luz do ambiente.

Conforme as semanas vão passando, é comum que a mãe se sinta mais ansiosa que o habitual, principalmente se for mãe de primeira viagem. Além disso, é nessa fase que alguns incômodos podem começar a aparecer, como dores na costa, dificuldade para dormir, peso na barriga, entre outros.

Se você deseja aprender mais sobre a 28ª semana que marca o início do terceiro trimestre de gestação, está no lugar certo. No texto de hoje, falaremos sobre os principais sintomas, cuidados e o desenvolvimento do bebê. Continue a leitura e confira!

Desenvolvimento do bebê com 28 semanas

Na reta final da gravidez, o bebê passa por várias mudanças em seu desenvolvimento. O seu cérebro já está mais evoluído e começa a crescer rapidamente, ele já consegue sentir e reagir ao tato, dor e a luz que passa pela barriga da mãe, fazendo com que ele mexa cada vez mais.

menino loiro brincando com a mãe grávida

Isso se dá pelo desenvolvimento acelerado da formação das dobras cerebrais. Elas são responsáveis pela área de contato entre os neurônios, permitindo que um número maior de conexões se estabeleça no feto.

Principais sintomas da 28ª semana de gestação

Com 28 semanas, o nascimento está se aproximando e a preocupação persistente com medo de situações cotidianas pode ser o resultado de uma ansiedade na gestação. Seu útero vai praticar os movimentos que fará no parto para fazer o bebê nascer, esse movimento é conhecido como contrações de treinamento ou contrações de Braxton-Hick.

A barriga pode ficar dura por alguns momentos, toda ela ou em algumas partes. Podem ser um pouco incômodas, mas não devem doer. A principal diferença dessa contração que ocorre durante o parto é que não há a modificação do colo do útero, ou seja, não faz com que ele dilate ou afine.

Caso sinta contrações de treinamento mais fortes que o habitual, procure a ajuda do médico que cuida da sua gestação o quanto antes.

Mexidas do bebê com 28 semanas

Durante a vigésima oitava semana de gestação, o espaço da barriga da mãe se reduz consideravelmente, isso significa que o bebê tem menos espaço quando comparado às semanas anteriores, o que acaba o deixando ainda mais agitado. Os movimentos também ficam mais acentuados devido aos estímulos externos, como a voz dos pais, uma música alta ou, até mesmo, a um reflexo de luz.

homem encostado na barriga de uma grávida ouvindo as mexidas do bebê

Com essa redução, é comum que a mãe sinta um certo desconforto com os movimentos mais bruscos. Mas fique tranquila, não é algo para se preocupar.

Posição do bebê com 28 semanas de gravidez

No começo do terceiro trimestre de gravidez, o bebê ainda tem espaço suficiente na barriga para fazer cambalhotas ou mudar de posição. De maneira geral, muitos bebês nessa fase se encontram em posição cefálica, ou seja, quando ele está virado para baixo.

É possível ter uma ideia da posição do bebê de acordo com os seus movimentos, você sabia? Normalmente, nos locais onde você mais sente as mexidas estão localizados os bracinhos ou as perninhas.

Leia também: Falta de ar na gravidez é normal? – causas e como aliviar.

Cuidados com 28 semanas de gestação

Se atentar a alguns cuidados durante esse período é primordial para você passar pela reta final da gravidez de maneira tranquila e sem preocupações. As dicas que serão apresentadas devem ser analisadas não somente pela gestante, mas também pelo companheiro ou companheira da família. Confira alguns cuidados importantes:

Cuidados com 28 semanas de gestação

  • Ansiedade: a ansiedade aumenta conforme as semanas vão passando. O medo do que está por vir pode deixar muitas grávidas com um sentimento ruim. Em todos os casos, a dica é procurar uma psicóloga especialista em gestação para um tratamento adequado;
  • Insônia: a sua barriga está maior do que nunca, muitas mamães podem sentir um grande desconforto para dormir. A dica é colocar mais um travesseiro ou usar aqueles modelos feitos especialmente para grávidas que podem ser apoiados na barriga, ou entre as pernas;
  • Dor nas costas: evite ficar por muito tempo em pé, não faça movimentos e exercícios que exijam muito esforço, aplique compressas quentes nas costas. Algumas práticas podem ser recomendadas pelo médico como ioga, pilates, alongamentos e outros exercícios.

As dores nas costas na gravidez são um sintoma muito comum que ocorre devido ao aumento do peso, que vai aumentando conforme a evolução da gestação. Acesse o link e confira 7 dicas para aliviar esse sintoma.

Tamanho do bebê com 28 semanas

O tamanho do bebê com 28 semanas de gestação é de cerca de 36,1 centímetros medidos da cabeça aos pés, do bumbum à cabeça é algo em torno de 25,4 centímetros. Essa medida pode ser comparada ao tamanho de uma berinjela ou um pé de alface.

É válido lembrar que os bebês podem nascer com uma diferença considerável de peso, mas de maneira geral, o peso pode variar entre 1kg a 1,20kg.


Esperamos que tenha entendido todas as dicas, cuidados e informações apresentadas da 28ª semana de gestação. No nosso blog, você encontra outros posts que podem te ajudar durante a sua gravidez.

Confira: Como recuperar a autoestima durante e após a gravidez.

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário