Início » Gravidez » Seu bebê está mexendo muito na barriga? Descubra por que isso acontece e o que significa

Seu bebê está mexendo muito na barriga? Descubra por que isso acontece e o que significa

5 minutos de leitura

Descubra com quantas semanas o bebê mexe na barriga + curiosidades

Olá, mamãe! Curiosa para saber quando o bebê começa a mexer na barriga? A partir da 7ª semana de gravidez, ele já dá sinais de movimentação devido ao desenvolvimento do seu minúsculo organismo, mas você vai começar a senti-lo de fato lá pela 18ª semana.

É claro que cada situação é única e você vai acabar descobrindo tudo durante o processo. Buscar informações ajuda a aliviar um pouco a ansiedade e torná-la uma expectativa boa, e fico muito feliz que você está aqui no blog!

Eu preparei um conteúdo completo com as dúvidas mais comuns sobre o assunto. Vou te contar o que influencia nos movimentos do bebê e quando ele começa a sentir o seu carinho. Também vou dar dicas de como estimular o movimento dentro da sua barriga e, juntas, vamos descobrir se é verdade que os meninos mexem antes que as meninas. Para finalizar, conversaremos sobre quando a situação exige cuidados.

Aproveite esse momento com seu bebê na barriga e estreitem ainda mais o vínculo entre vocês. Boa leitura!

Quando o bebê começa a mexer na minha barriga?

Na sétima semana de gestação o seu bebê ainda é muito pequeno e os movimentos só podem ser percebidos por meio do ultrassom. Os bracinhos estão começando a se desenvolver, e como consequência, alguns movimentos involuntários podem acontecer.

 

mulher grávida sorri ao sentir o bebê mexendo na barriga

Você ainda não estará sentindo nada fisicamente, mas com certeza suas emoções já estarão bem afloradas. Emane muito amor e sentimentos bons para o seu bebê. Com certeza, ele estará sentindo tudo de bom que você deseja para o presente e para o futuro dele.

Nas 18ª semana de gestação, o bebê já está bem maior, com aproximadamente 200g e 14 centímetros da base da coluna até o topo da cabeça, que já está bem proporcional ao tamanho do corpo. Nessa fase, ele começa a desenvolver os reflexos e, com isso, os movimentos bruscos vão começar a ser percebidos por você, mamãe!

Com quantas semanas o bebê sente o carinho na barriga?

Por volta do 5º mês de gravidez, o bebê já pode sentir o seu carinho e muito mais. Nessa fase, os ouvidos do feto já estão perfeitamente formados e funcionando, então seu filho já pode ouvir os seus batimentos cardíacos e outros sons externos, como a sua voz.

 

mãe deitada na cama sente o bebê mexer na barriga

Aproveite para manifestar muito o seu amor, cante músicas de ninar para acalmá-lo e para gerar uma identificação com a sua voz, para que quando ele venha ao mundo, já se sinta seguro e protegido. Quanta coisa linda e emocionante você está passando, hein mamãe.

Como fazer o bebê mexer na barriga?

Se você já sentiu o seu bebê mexendo e fica ansiosa esperando a próxima vez, saiba que existem algumas dicas para estimular o movimento fetal:

mãe sente com quantas semanas o bebe mexe na barriga

 

  1. Deite-se de lado: deitar de lado pode ajudar a criar um ambiente confortável e propício para o seu bebê mexer. Isso acontece porque nessa posição você alivia um pouco a pressão sobre o útero, facilitando os movimentos;
  2. Fale com o seu bebê: a voz materna tem um efeito calmante que pode acalmar o bebê agitado na barriga. Aos poucos, vá tentando estabelecer um diálogo. Não será surpresa se ele começar a responder aos seus estímulos;
  3. Faça exercícios leves: o seu movimento pode ser um incentivo para o bebê se mexer. Algumas sessões de alongamento ou uma caminhada leve podem ajudar.

Lembre-se que antes de tomar qualquer decisão, é importante buscar orientação médica para saber quais são as práticas mais adequadas para a sua gestação em específico. OK?

Quem mexe primeiro é o menino ou a menina?

Não existe nenhuma evidência que comprove que os meninos ou meninas mexem antes dentro da barriga. Embora muita gente diga que os meninos são mais ativos no útero que as meninas, o movimento fetal varia de bebê para bebê. Alguns são naturalmente mais ativos, enquanto outros são mais calmos.

Quando a mãe de segunda viagem sente o bebê mexer?

Se você já teve um filho antes, pode sentir o bebê mexer mais cedo na segunda gestação. Isso acontece porque você já estará mais familiarizada com todo o processo, ficando mais atenta aos detalhes, sensações e sentimentos durante cada uma das semanas de gestação.

Mas como cada caso é único, isso não pode ser considerado um padrão. Sempre mantenha um acompanhamento médico, tenha hábitos saudáveis e uma rotina que te permita dar a atenção necessária ao seu filho e a si mesma.

Como saber se os movimentos do bebê estão normais?

Entrando em contato com o seu médico para uma avaliação precisa e específica. Isso porque cada bebê é único e vai se mexer de maneira diferente. Com o tempo, você vai começar a perceber um certo padrão nos movimentos. É natural você sentir preocupações se não sentir o bebê se mexer ou perceber algum movimento atípico.

Por isso, é importante contar com uma rede de apoio materno para ter os recursos necessários caso você perceba qualquer situação de anormalidade quando o bebê mexe na barriga. Leia nosso conteúdo sobre o assunto e cuide-se. Você terá muitas oportunidades para apreciar esses momentos únicos e aproveitar ao máximo a conexão especial com o seu bebê dentro do útero.

Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário