Início » Maternidade » Rede de apoio materno: ache outras mães para compartilhar experiências

Rede de apoio materno: ache outras mães para compartilhar experiências

10 minutos de leitura

Olá, mamãe! Vamos conversar sobre mais um assunto muito importante sobre a maternidade? A rede de apoio materno é uma ajuda fundamental que você pode ter, principalmente nos primeiros meses e anos de vida do bebê. Não pense que você tem a obrigação de dar conta de tudo sozinha, tudo bem? Isso é praticamente impossível.

Além de ter que lidar com todas as mudanças que um filho traz para o mundo a sua volta, você precisa administrar as mudanças físicas e químicas do corpo, que podem trazer consequências emocionais e psicológicas como o baby blues, por exemplo.

Por isso, vamos conversar sobre a importância de uma rede de apoio materno, como você pode montar uma, qual é o papel das pessoas que farão parte da sua rede de apoio e como você também pode ajudar outras mães com as suas experiências.

O que é uma rede de apoio materno?

Uma rede de apoio materno é um grupo de pessoas em que você pode confiar para pedir ajuda com as dificuldades e desafios da maternidade sem se sentir culpada ou constrangida por isso.

casal branco com ultrassom de bebê

Parentes próximas que já passaram pela maternidade são pessoas especialmente importantes, pois você também poderá esclarecer dúvidas sobre coisas rotineiras da maternidade e até confiar o seu filho aos cuidados dessas pessoas em caso de necessidade e para que possa pensar em si também.

Familiares, amigos, vizinhos, terapeutas, médicos e babás podem ser considerados na sua lista. Antes de falar sobre como cada um pode ajudar, eu queria que você prestasse atenção na importância de ter uma rede de apoio materno. Não subestime suas necessidades pessoais e aprenda a aceitar a ajuda das pessoas sem constrangimento.

Ah, e um ponto importante: o pai tem responsabilidades, assim como você, na criação do filho. As mães precisam de uma rede de apoio por conta de todas as transformações pelas quais o organismo delas passa, além de ter os cuidados com o aleitamento materno e todo o período de gestação envolvido.

Qual a importância de uma rede de apoio materno?

Ter uma rede de apoio materno é fundamental para qualquer mãe. Mesmo que não seja a sua primeira experiência com maternidade, cada filho exige diferentes cuidados e posturas por parte da mãe e, não raramente, você vai se ver sem saber o que fazer.

Principalmente nos primeiros anos da vida do bebê, você será sempre a mais exigida. Terá que amamentar madrugada adentro, passar noites em claro quando o bebê não conseguir dormir, dar conta de uma rotina muitas vezes solitária e deixar de lado muitas coisas que fazia antes de ser mãe.

Não podemos esquecer que, infelizmente, no Brasil, o caso de abandono paterno é muito comum. Só entre os meses de janeiro e julho de 2022 mais de 100 mil bebês foram registrados sem o nome do pai no país, segundo matéria publicada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Esta é a importância de uma rede de apoio: poder contar com pessoas que saibam te ouvir quando você simplesmente precisar desabafar e possam te ajudar na busca por respostas e soluções no desafio indescritível que é criar um filho. Afinal de contas, você ainda é a mulher que era antes de ser mãe e tem seus desejos e necessidades pessoais que precisam e merecem ser atendidos.

Como montar uma rede de apoio materno?

Muitas vezes, a rede de apoio materno pode se formar de uma maneira bem natural, desde o momento em que você anuncia que o bebê nasceu, principalmente os familiares mais próximos como avós e tios do bebê podem estar mais presentes. Isso não é uma regra. Amigos, vizinhos, colegas de trabalho e até profissionais como terapeutas e babás, por exemplo, podem fazer parte da sua rede de apoio.

família de pessoas negras se reunindo em frente de casa

O mais importante é você saber em quem confiar e não hesitar em pedir ajuda. Esses momentos podem ser muito especiais para as pessoas que estão ao seu redor, que irão criar lindas memórias com você e o bebê. Além disso, você estará colaborando para o desenvolvimento da socialização do seu filho, aspecto fundamental em fases posteriores da vida.

Avós

Os avós são os parentes mais comuns em redes de apoio materno, principalmente as avós que já têm experiência com a maternidade e fazem questão de estar perto em todos os momentos. Se você tiver o apoio da sua mãe e da sua sogra, considere-se abençoada. Boa parte das dificuldades que você poderia encontrar serão amenizadas com esse apoio, mesmo que seja apenas para lavar as roupas do bebê. Os vovôs podem colaborar bastante nos cuidados com os netos e com as filhas também.

Tios

Criar um vínculo desde cedo da criança com os tios e tias ajuda a fortalecer os laços familiares para além da mãe e do pai. Isso também ajuda a renovar o papel de irmãos e ver o bebê crescendo ajuda a resgatar lindas memórias da infância com seus irmãos.

Amigos

Amigos e amigas que têm filhos são especialmente importantes na rede de apoio materno. Com dicas e relatos de experiências sobre sua própria vivência, eles podem ajudar a prepará-la para o que há de vir. Outro apoio legal que pode vir dos amigos que já são pais são os recursos que seus filhos já não usam e podem servir para você, como empréstimo ou compra por um valor abaixo do de mercado.

Essa troca é muito comum e todos saem beneficiados. Mais uma vez, ressalto a importância de não recusar ajuda, pois, se ela é oferecida, com certeza, é de coração aberto.

Vizinhos

Vizinhos são outros membros da rede de apoio materno especiais. Por estarem sempre por perto, podem ser um ótimo contato em momentos de emergência que fogem da sua rotina doméstica com o bebê, além de ajudarem a inserir a criança desde cedo no contexto social em que ela vai crescer dia após dia. Muitas vezes, pode haver outra mãe com filho em idade parecida pela vizinhança e a troca será ainda mais rica.

Receba e ofereça apoio sempre que possível. A troca de experiências é uma ferramenta poderosa para enfrentar situações pelas quais, sem uma boa conversa, você não estaria preparada.

Terapeuta

A responsabilidade de ser mãe é tão grande que também pode acontecer de você não aguentar a pressão, principalmente no período de puerpério. Não hesite em procurar ajuda profissional. Existem terapeutas especializados neste tipo de situação e você pode encontrar bastante conforto e apoio com a sabedoria de quem estudou para te auxiliar.

A ajuda profissional deve ser bem-vinda, principalmente se você enfrentar situações como o ciclo vulcânico do bebê, por exemplo. É muito difícil manter a calma e não se estressar. Reconhecer que precisa de ajuda é o primeiro passo para melhorar.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio são outra oportunidade de ter ótimas trocas de experiências com pessoas que passam por situações semelhantes à sua. Também são lugares em que você pode se sentir acolhida e criar uma identificação com as pessoas ao redor e com tudo o que você está vivendo.

Desabafar, compartilhar e ouvir outras mães fortalecem muito o seu senso materno e podem te ajudar a encarar muitas situações inusitadas da maternidade.

Qual o papel de uma rede de apoio materno?

O principal papel de uma rede de apoio materno é oferecer ajuda para que a mãe possa ter seus desejos e necessidades pessoais atendidos, conciliando a sua vida particular com a criação do seu filho.

Essa ajuda pode vir de diversas maneiras como passar momentos com o bebê para que a mãe possa fazer outras atividades, dar conselhos, ajudar com o transporte quando a mãe não puder sair sozinha com o bebê, prestar assistência nas atividades da casa enquanto a mãe precisa ter os cuidados com o bebê, fazer compras e poupar a mãe de esforços desnecessários entre outros tipos de apoio emocional e psicológico que fazem muita diferença.

Como apoiar outras mães que precisam de ajuda?

Assim como você sente e sabe que precisa de ajuda, outras mães passam pela mesma situação exatamente no mesmo momento. Se puder, compartilhe suas experiências com a amamentação, por exemplo, e fortaleça a rede de apoio de outras mães, para que este conceito fique cada vez mais sólido e visto como uma prática fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê.

duas gestantes sentadas em um sofá ao lado de seus maridos enquanto conversam

Ofereça ajuda

Se você teve uma maternidade tranquila ou já passou por essa fase de precisar de uma rede de apoio — que aliás pode durar muitos anos — você pode oferecer a sua ajuda para outras mães. Além de estar praticando uma boa ação e aquecendo o seu coração, com certeza você terá informações relevantes que podem poupar tempo e evitar estresse para as mães de primeira viagem, por exemplo.

Escute

Muitas vezes, a única coisa que uma mãe precisa é ser ouvida, não é verdade? Essa criação solitária, essa angústia de pensamentos e dúvidas. Chega uma hora que todo mundo precisa desabafar.

Caso você já tenha passado por momentos assim, tenha empatia e ofereça a sua escuta para uma mãe. Você não precisa ter uma ligação íntima e nem manter contato constante com ela. Às vezes, um encontro casual na rua e algumas palavras de conforto podem salvar o dia de uma mãe estressada e perdida pelos caminhos da maternidade, tenha essa sensibilidade materna e seja um apoio para outras mães.

Respeite e não julgue

Você também deve ter passado ou ainda poderá passar por momentos em que se sentirá incompreendida, sozinha e abandonada. Esse tipo de sentimento também faz parte da maternidade, pois o nível de estresse por conta das mudanças pode ser tão alto a ponto de causar confusão mental em algumas mães.

Fazer parte de uma rede de apoio materno significa respeitar o momento, a opinião e, principalmente, os sentimentos daquela mãe. Não julgar e acolher são as melhores atitudes que pessoas de uma rede de apoio podem ter.

Não importa quem seja, o papel de uma rede de apoio materno é oferecer carinho, segurança, assistência e muito amor para as mamães. O blog da Brandili quer fazer parte da sua rede de apoio e, por isso, nossa equipe está diariamente empenhada em produzir conteúdos relevantes e de qualidade para que você possa aplicar as informações e conhecimentos na prática.

Que tal contar com a sua rede de apoio para organizar a festa de um ano do seu bebê? Ter as pessoas que amamos por perto nos momentos de comemoração é ainda mais importante. Convide toda a sua rede de apoio para a festa como maneira de manifestar sua gratidão!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário