Início » Maternidade » O que fazer quando o bebê tem sono e não dorme?

O que fazer quando o bebê tem sono e não dorme?

5 minutos de leitura

O seu bebê está com sono, mas não consegue dormir? Fique tranquila, mamãe, esse problema é mais normal do que você imagina. Alguns casos acontecem por conta da cólica, outros, devido à fase de crescimento da criança… Enfim, são infinitas as possibilidades.

Querendo ou não, essa dificuldade em dormir pode gerar pequenos incômodos, tanto para você quanto para a criança. Afinal, sabemos bem a importância de uma boa noite de sono, não é?

Por esse motivo, preparei esse conteúdo com a intenção de melhorar o bem-estar do seu neném. Aqui, selecionei algumas dicas supersimples de colocar em prática, que podem ser aplicadas durante o dia a dia. Vamos lá?

Atenção: em casos específicos (principalmente, se as minhas dicas não funcionarem) o mais indicado é que você leve a criança para se consultar com um médico osteopata, ok? Ele trará um diagnóstico preciso, bem como passará o tratamento correto para o bebê.

1. Deixe o bebê confortável para dormir

O primeiro passo para fazer o bebê pegar no sono é garantir que ele esteja confortável. Aqui, os pequenos detalhes são importantes.

Justamente por esse motivo, é preciso garantir que a criança esteja vestida com uma roupa com tecido adequado para bebês, bem alimentada e sem nenhum outro detalhe que possa gerar incômodos na hora de dormir.

Lembre-se que durante os primeiros meses de vida, o sono do bebê é muito leve. Logo, pode ser interrompido por qualquer coisinha mínima que seja. Por isso, é importante mantê-lo confortável e em condições propícias para dormir.

bebe chorando

2. Ofereça colo

Colocar o bebê no colo é um dos métodos mais tradicionais para fazer a criança dormir. Ainda mais, quando ele já está com sono e não consegue fechar os olhos. Para isso, mamãe, você só precisa de uma cadeira confortável (as de balanço são uma ótima opção) e que garanta a sua ergonomia.

Talvez, esse processo pode levar um tempinho maior do que o esperado. Entretanto, é preciso manter a persistência até que a criança durma profundamente.

Ah, e nessa missão, o cueiro pode ser um excelente aliado para transmitir segurança para o bebê. De maneira resumida, ele é um tecido próprio para enrolar o neném e ajuda a fazer a criança dormir rapidamente. 😉

imagem de mulher com bebe no colo e mexendo no celular

3. Crie um espaço aconchegante para a hora de nanar

A Sociedade de Pediatria de São Paulo compartilhou um artigo muito importante para mamães e papais que estão nos primeiros meses da maternidade. Em resumo, a organização informou que: um ambiente seguro para a hora de dormir não só ajuda a criança a pegar no sono, mas também evita a morte súbita durante a noite.

E não para por aí! Em sua cartilha informativa, a instituição aponta as características de um espaço adequado para fazer o bebê dormir quando ele já está com sono, sendo elas:

  • Um colchão com superfície plana e firme, sem ser o bebê conforto (essa não é uma boa opção para fazer as crianças dormirem, ok?);
  • Um berço sem travesseiros, almofadas e mantas ao redor do bebê;
  • Um ambiente silencioso e sem muitos barulhos;
  • Um espaço bem climatizado, de preferência, com umidificador.

Percebe como esses pontos são simples de colocar em prática? São pequenos cuidados como esses que ajudam a criança a dormir com mais facilidade.

imagem de mulher colocando bebe para dormi

4. Conte histórias na hora de dormir

A contação de histórias é uma excelente alternativa para acalmar um bebê com sono. Além disso, essa prática também ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação dos mais novos. Interessante, não acha?

Para complementar a minha dica, eu indico os clássicos nacionais da literatura infantil selecionados em um dos nossos outros posts.

5. Estabeleça uma rotina

A falta de rotina pode ser um dos principais motivos de um bebê estar com sono, mas não conseguir dormir. Normalmente, nessas situações a criança tende a ficar com o relógio corporal desregulado, logo não reconhece o horário para dormir e para brincar.

Como os bebês não entendem sobre o tempo, é preciso ser o exemplo e educá-los de maneira orgânica. Organizar uma rotina doméstica que inclua a criança, é o primeiro passo para isso. Nela, é preciso estabelecer um horário para cada refeição, outro para o banho e, claro, um para dormir.

Assim, não tem erro! Logo, logo o seu neném irá se acostumar com a rotina e voltará a pegar no sono como um anjo.

bebe rescém nascido dormindo em um cesto

O que impede o bebê de dormir mesmo com sono?

Um ambiente barulhento, a cólica e a falta de uma rotina diária, são considerados os principais fatores que impedem o bebê de dormir mesmo com sono. Entretanto, mamãe, eles não são os únicos! O ciclo vulcânico, por exemplo, pode ser um dos impedimentos da criança dormir durante a noite.

Além disso, o desmame precoce e o refluxo também podem dificultar o sono do neném.

Atenção: em casos como esses é importante que você consulte um médico especialista, ok? Todo esse conteúdo é apenas informativo e tem a intenção de esclarecer algumas dúvidas em relação ao bem-estar do seu filho (a).

Continue aqui no blog da Brandili e saiba o melhor momento para se consultar com um pediatra.

Te espero em nosso próximo post!

Até logo😘💖

4.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário