Início » Dicas » Conheça todas as 15 princesas da Disney: ordem cronológica e resumo

Conheça todas as 15 princesas da Disney: ordem cronológica e resumo

8 minutos de leitura

Com histórias repletas de aventuras e mistérios, os filmes de princesas da Disney podem proporcionar muitos aprendizados, sendo repletos de discussões e interpretações que estimulam a criatividade nas crianças. Além disso, também são capazes de desenvolver as áreas cognitivas e comportamentais nos pequenos.

Ao longo das décadas, várias princesas foram sendo apresentadas para o público, criando histórias fascinantes com narrativas que fazem as crianças e os adultos se apaixonarem. Se você tem curiosidade de conhecer todas as princesas da Disney, está no lugar certo.

Preparamos uma lista completa em ordem cronológica com todas as princesas mais conhecidas do mundo. Confira o ano de lançamento dos filmes e as principais informações sobre a história de cada uma. Boa leitura!

1. Branca de Neve

Ano: 1937

A Branca de Neve é a primeira animação da Disney apresentada no cinema, inspirada em um conto de literatura infantil da Alemanha. No filme, a princesa de 14 anos é perseguida por sua madrasta má, que, por meio de um espelho mágico, descobre que Branca de Neve é a mulher mais bonita do reino e a expulsa do castelo.

branca de neve com os sete anões do lado e a bruxa má

No caminho pela floresta, ela encontra 7 anões e um novo lar para morar. No decorrer da história, é envenenada pela madrasta, onde cai em um sono profundo, podendo ser despertada apenas por um beijo de amor verdadeiro. O filme mostra que devemos ter cuidado com a inveja e o excesso de vaidade.

2. Cinderela

Ano: 1950

Uma das histórias de princesas mais antigas da Disney conta a história da Cinderela, uma princesa jovem de 19 anos que, após a morte do seu pai, passa a servir a madrasta e suas duas filhas.

Com a ajuda da sua fada madrinha, consegue realizar o sonho de ir ao baile do príncipe encantado, onde acaba perdendo um dos seus sapatos de cristal. A principal lição da história é que, com humildade e fé nos sonhos, podemos chegar em qualquer lugar.

cinderela em frente ao castelo encantado

3. Aurora

Ano: 1959

A princesa Aurora, também conhecida como Bela Adormecida, é mais um sucesso da Disney. O filme conta a história de uma jovem de 16 anos que recebe um feitiço de uma fada má chamada Malévola, caindo em um sono profundo após espetar o dedo em uma roca.

A princesa só é despertada após receber um beijo do amor verdadeiro, o Príncipe Phillip. A história demonstra as consequências da inveja, que pode levar ao desejo de vingança. Além dessas lições, outras como o amor, a coragem e a persistência também podem ser encontradas na trama.

Aurora

4. Ariel

Ano: 1989

Sendo a primeira princesa não humana da Disney, a Ariel é uma sereia que vivia no reino de Atlântida, mas que sonhava em viver no mundo dos humanos. Após se apaixonar pelo príncipe Eric, faz um trato com a bruxa do mar, conhecida como Úrsula, ganhando pernas humanas para conseguir viver na superfície.

Em troca, a princesa dá à bruxa a sua voz. O seu pai, Tritão, dizia que a maldade do mundo estava nos humanos, que viviam na terra. O filme mostra que ela precisou de muita coragem para mostrar ao pai que estava errado, já que o verdadeiro vilão da história estava lá no mar — a Úrsula. Assim, nos mostra que o preconceito muitas vezes pode cegar as pessoas.

Ariel no fundo do mar

Leia também: 15 melhores livros para educação infantil

5. Bela

Ano: 1991

No filme A Bela e a Fera, Bela é uma princesa de 17 anos que adora ler. Após seu próprio pai ser aprisionado por uma fera, ela se oferece como uma moeda de troca pela liberdade do homem.

Ao chegar no palácio onde o pai se encontrava, a princesa descobre que todos os moradores do local estão amaldiçoados por um encanto que os tornaram objetos do monstro do príncipe, um jovem que havia se transformado em uma fera. O filme nos mostra que devemos acreditar nas transformações das pessoas, que nem tudo é o que parece ser.

Bela

6. Jasmine

Ano: 1992

Jasmine é uma princesa do filme Aladdin. Ele conta a história de um garoto do Sultão que encontra uma lâmpada mágica que realiza pedidos. A obra nos mostra que status não deve ser um fator determinante para encontrarmos o verdadeiro amor, já que a princesa se apaixona pelo plebeu Aladdin por quem ele realmente é.

Sendo um marco de representatividade, a Jasmine é a primeira princesa da Disney não branca da empresa.

Jasmine no tapete mágico

7. Pocahontas

Ano: 1995

Filha do chefe da tribo, Pocahontas, vai na contramão da decisão do pai de se casar com um homem de sua tribo. No desenrolar da história, ela se apaixona pelo inglês John Smith, que pertence ao grupo de colonizadores que chegaram na região onde Pocahontas vive.

Com um contexto histórico, o filme mostra a realidade da colonização de terras americanas, ensinando um pouco sobre a cultura histórica da região. A princesa nos mostra que devemos expor as nossas opiniões e que tudo pode ser resolvido com diálogo, sinceridade e respeito.

Pocahontas

Falando em cultura, as histórias folclóricas dizem muito a respeito do nosso país. Conhecê-las pode ser um momento de diversão em família. Conheça: 7 lendas folclóricas brasileiras para passar aos pequenos.

8. Mulan

Ano: 1998

Disfarçada de homem, Fa Mulan é uma princesa de 16 anos que parte para a guerra no lugar de seu pai, a fim de defender a China do perverso Shan Yu. A personagem é inspirada em uma grande figura lendária chinesa.

A primeira princesa asiática da Disney nos mostra que a determinação e a perseverança são características que não dependem de um gênero.

Mulan

9. Tiana

Ano: 2009

A primeira representação de uma princesa negra da Disney foi com a Tiana, de “A Princesa e o Sapo”. A jovem de 19 anos sonhava em ter o seu próprio restaurante na cidade de Nova Orleans.

No momento em que ela está próxima de realizar seu sonho, acaba se transformando em um sapo na tentativa de ajudar um príncipe que também havia se transformado em um sapo. Ela passa por várias aventuras até conseguir alcançar os seus objetivos.

As coisas dão errado para a Tiana durante todo o filme, mas em nenhuma delas ela pensa em desistir. Com isso, nos mostra o quão perseverantes devemos ser para alcançar os nossos sonhos.

Tiana beijando o sapo

10. Rapunzel

Ano: 2010

A princesa com os cabelos dourados mais longos dos estúdios Disney leva o nome de Rapunzel. Mantida presa em uma torre, é criada por uma senhora chamada Gothel, que usa o poder do cabelo da jovem para não envelhecer.

O clímax da história é que Rapunzel, uma princesa desaparecida de um reino próximo à torre, tem pais que estão há muitos anos à sua procura. O filme nos instiga a pensar sobre a relação da criança com as emoções no início da vida, reforçando a importância da saúde mental e como ela influencia o seu comportamento no futuro.

Rapunzel

11. Mérida

Ano: 2012

No filme Valente, a princesa Mérida deve seguir os costumes do seu reino e se casar com um cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha.

No entanto, a jovem de 16 anos está determinada a seguir os seus próprios caminhos, desafiando a sua família e o seu reino. A principal lição dessa obra é que todos somos livres para trilhar os nossos próprios sonhos e objetivos.

Merida Valente

12. Elsa

Ano: 2014

O filme Frozen conta a história de duas irmãs, filhas do rei de um pequeno povoado, chamado Arendelle. A irmã mais velha, Elsa, possui o poder de criar gelo com as mãos. Porém, em um acidente quando crianças, Elsa acaba machucando a irmã mais nova, Anna, fazendo com que a caçula quase perdesse sua vida.

Elsa

13. Anna

Ano: 2014

Anna, a irmã mais nova de Elsa, parte para uma viagem perigosa, acompanhada por amigos, na esperança de encontrar a sua irmã mais velha para acabar com uma terrível maldição de inverno eterno no reino. A moral do filme é que devemos ter inteligência emocional para aceitar as diferenças, amar o próximo e saber perdoar.

14. Moana

Ano: 2016

Moana

Filha querida de um chefe de uma comunidade de etnia Motunui da Polinésia, a princesa é escolhida para salvar o seu povo de uma praga. Apesar da pouca idade (16 anos), Moana entende que precisa enfrentar seus medos de decepcionar a família ou de falhar na vida.

Ela parte em uma aventura pelo oceano à procura de um semideus chamado Maui, na esperança de salvar a sua comunidade. Moana é uma princesa destemida e corajosa que nos ensina a enfrentar os próprios medos.

15. Raya

Ano: 2021

Raya, uma determinada e jovem guerreira, se vê na obrigação de salvar o mundo depois do retorno de espíritos malignos. Solitária, a princesa entra em uma aventura à procura do lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.

Toda a proposta do filme é baseada em lendas e contos da cultura Sudeste Asiática, incluindo países como Indonésia, Tailândia e Camboja. A mensagem principal do filme é que devemos confiar no próximo e que podemos fazer escolhas erradas, mas pensando no bem comum.

Raya


Essas são todas as princesas da Disney. Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje, aqui no nosso blog você encontra outros posts que podem ser do seu interesse. Confira também filmes educativos na Netflix: 6 opções infantis

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário