Início » Educação Infantil » 7 lendas folclóricas brasileiras para passar aos pequenos

7 lendas folclóricas brasileiras para passar aos pequenos

6 minutos de leitura

Desde pequenos, ouvimos as lendas folclóricas brasileiras. Este é um costume que nos ajuda a conhecer a cultura do nosso país, além de garantir momentos de muita diversão em família ou na escola. Com o passar do tempo, também começamos a contar essas histórias aos filhos e sobrinhos.

O folclore significa a tradição de um povo. A palavra vem da língua inglesa, juntando os termos “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa sabedoria. 

Por isso, as lendas folclóricas são o conjunto de contos passados de geração a geração. Além disso, elas garantem uma ferramenta lúdica para educar as crianças de um jeito didático e divertido.

Com certeza você já ouviu falar no Saci Pererê, na Cuca ou até no Boitatá. Estas são algumas lendas que estão presentes nos principais livros de educação infantil do país, com versões diferentes de acordo com cada local.

Neste artigo, vamos relembrar 7 lendas folclóricas brasileiras para você contar aos pequenos. Vamos lá?

1. Saci Pererê

A lenda surgiu no Sul do país, em meados do século XVIII e, desde então, se espalhou por todo o Brasil e se tornou uma das histórias clássicas da literatura nacional.

O Saci Pererê é um menino negro, muito travesso, que anda com uma perna só. Além disso, usa um cachimbo na boca e sempre está com um gorro vermelho na cabeça. De acordo com algumas narrativas, esse acessório lhe garante poderes mágicos.

O personagem principal é conhecido pelas travessuras feitas com adultos e crianças da região em que vivia. Ele costuma entrar na casa das pessoas para trocar o sal pelo açúcar ou sumir com objetos. Além disso, ele sabe tudo sobre a natureza e é um grande protetor da floresta.

imagem de desenho do saci Pererê

Uma curiosidade: normalmente, ele aparece e desaparece misteriosamente, através de um redemoinho. Legal, não acha?

Aliás, o Saci já apareceu em vários livros, filmes e histórias em quadrinhos. Justamente por esse motivo, é superfácil encontrar recursos visuais para contar este folclore brasileiros às crianças.

2. Cuca

A Cuca chegou ao Brasil por meio dos portugueses e se tornou uma personagem importante da cantiga popular Nana Neném:

“Nana, neném

Que a Cuca vem pegar

Papai foi na roça

Mamãe foi trabalhar” 🎶

A personagem principal é uma feiticeira com a aparência de uma senhora idosa e o poder de encantar e raptar crianças (às vezes, ela também aparece com cabeça de jacaré).

Graças ao folclore, criou-se a lenda de que a Cuca captura crianças desobedientes ou que não dormem na hora certa. Não à toa, a cantiga da personagem é usada até os dias atuais para fazer a criança dormir.

Ah, e aqui no Brasil, a Cuca ficou famosa por meio da obra do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, publicada entre 1920 e 1947.

imagem de desenho da cuca

3. Curupira

O Curupira é outro personagem travesso do folclore brasileiro. Ele é um menino baixinho com os cabelos vermelhos e os pés virados para trás. Além disso, o seu nome vem do tupi-guarani e significa “corpo de menino”.

Esta lenda tem origem em histórias de povos indígenas e é muito famosa na região Norte do Brasil. Assim como o Saci Pererê, o Curupira também protege a floresta e deixa pegadas para enganar os invasores que entram para caçar ou derrubar árvores.

Além disso, é conhecido por assobiar sem parar para assombrar os caçadores. E, teoricamente, a única alternativa para fugir dele, é dar um nó em um pedaço de cipó.

imagem do curupira desenho

4. Boitatá

O Boitatá também é um protetor das matas e parece com uma cobra de fogo que queima os destruidores da floresta. Algumas versões dessa lenda folclórica brasileira, acredita-se que quem olha para o Boitatá perde a visão e fica louco.

Afinal, este mito surgiu devido a um fenômeno real da natureza, chamado de fogo-fátuo (causado quando as matérias orgânicas se decompõem em pântanos e liberam gases que produzem partículas luminosas, os fótons).

Enfim, com toda certeza essa escolha divertida para ampliar os conhecimentos culturais das crianças.

imagem ilustrativa de desenho do boitatá

Leia também: Literacia familiar: o que é e como criar o hábito da leitura?

5. Caipora

A Caipora é uma lenda da região Nordeste sobre uma moça de cabelos compridos e negros que cobrem o seu corpo todo. O seu nome significa “habitante do mato” e ela protege a floresta, uivando para despistar os seus invasores.

Além disso, ela gosta de receber oferendas como mel e aveia e tem o costume de ajudar aqueles que lhe agradam. Em algumas histórias, ela também aparece com uma lança na mão e montada em um porco do mato.

imagem da caipora em cima do javali em desenho

A interpretação dessa lenda depende apenas da imaginação e criatividade infantil.

6. Tutu

A lenda do Tutu também é parecida com outras histórias de personagens que amedrontam crianças, como o Boi da Cara Preta, o Bicho Papão e até a Cuca. Ademais, ele também pode ser conhecido como Tutu Marambá, um ser briguento e coberto de pelos.

A origem do personagem é europeia e, com a sua chegada ao Brasil, ganhou influência da cultura africana. Afinal, a palavra “tutu” vem de “quitutu”, que possui origem angolana e significa “ogro”.

boi da cara preta desenho

7. Iara

A Iara também é conhecida como Lenda da Mãe d’Água. Seu nome possui origem indígena e significa “aquela que mora nas águas”, sendo metade peixe e metade mulher. Por esse motivo, ela é vista como uma sereia, a qual costuma tomar banho nos rios e cantar com a sua linda voz.

Com a melodia, ela atrai os homens para o fundo do rio e os afogam no final. De acordo com a lenda, ela era uma indígena guerreira que recebia muitos elogios do pai, que era pajé. Por causa disso, seus irmãos homens tinham muita inveja.

imagem ilustrativa de desenho da iara

Certa noite, enquanto dormia, seus irmãos entraram em sua cabana para matá-la. Ela se defendeu e acabou os matando. Em seguida fugiu para as matas, mas foi encontrada pelo pai, que a lançou no encontro do rio Negro com Solimões. Sob o reflexo da lua cheia, tornou-se sereia.

Estas foram algumas lendas folclóricas brasileiras que você pode contar para os pequenos. Agora, que você já conhece as histórias por trás do folclore brasileiro, chegou o momento de organizar uma tarde de brincadeiras folclóricas com as crianças. Confira o nosso post e conheça as melhores alternativas!

2.8/5 - (Total de avaliações: 6)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário