Início » Educação Infantil » Entenda o que é a alfabetização e como preparar seu pequeno

Entenda o que é a alfabetização e como preparar seu pequeno

5 minutos de leitura

Não há nada mais gratificante para uma mãe e um pai do que ver seu filho descobrindo o mundo, crescendo e se desenvolvendo. Isso vale para tudo, desde o começo quando aprendem a andar e falar, até a tão sonhada alfabetização.

Afinal, quem não fica ansioso para ver os filhos lendo e escrevendo sozinhos? Para que isso seja possível, é preciso entender o que, de fato, é a alfabetização e assim procurar meios para ajudar as crianças nessa jornada.

Neste post, separei algumas informações que podem ser pertinentes durante o período de alfabetização. Continue sua leitura e confira!

O que é a alfabetização?

De forma simples, a alfabetização é realmente definida como um processo de aprendizagem ou de aquisição da escrita e leitura.

Entretanto, ela não se limita a isso, ok? Além de dominar a técnica, é importante que as crianças aprendam a usá-la no ambiente em que vivem, pois de nada adianta dominar algo quando não sabemos aplicar no nosso dia a dia.

Ah, e é importante ressaltar que todo esse processo ocorre durante o período de desenvolvimento dos pequenos(as), onde eles começam a trabalhar suas habilidades motoras, de linguagem, social e emocional.

Dessa forma, a alfabetização e o letramento são como portais para as crianças descobrirem como o mundo funciona. Além de claro, produzirem o seu próprio conhecimento. E cá entre nós, é emocionante demais acompanhar esse aprendizado, concorda?!

Entendendo tudo isso, você já parou para pensar na quantidade de coisas que eles precisam aprender para concluir com êxito a alfabetização e o letramento? Algumas das principais técnicas envolvidas neste processo são:

vista superior criança aprendendo as letras no jardim de infância

  • Aprender a usar o lápis e papel;
  • Saber reconhecer e escrever as letras;
  • Entender o direcionamento da escrita;
  • Perceber as unidades de formação da escrita, como palavras, sílabas e letras;
  • Entender a junção das letras e sons que elas fazem.

Naturalmente, a criança não aprende tudo isso de forma rápida. Justamente por esse motivo, cada etapa precisa ser estimulada de maneira leve, lúdica e gradual por meio das atividades de alfabetização. Dessa forma, o aprendizado se consolida sem pressão e de forma efetiva.

Quando iniciar o processo de alfabetização?

A Política Nacional de Alfabetização, lançada em 2019, tem como objetivo priorizar a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental. Da mesma forma, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização deve se iniciar no primeiro ano e pontua que sua conclusão pode se dar até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Alguns pesquisadores da infância e desenvolvimento defendem que os primeiros anos da escola devem ser voltados para o trabalho de habilidades sociais e emocionais, a relação com a rotina escolar, com os colegas e com o conhecimento do mundo fora do ambiente familiar.

Por esse motivo, é essencial respeitar o tempo e espaço de cada criança, bem como estimular a leitura e criatividade infantil. Afinal, apesar de muitas vezes não parecer, essas são etapas importantes para a alfabetização e letramento, uma vez que esse reconhecimento do mundo deve vir antes de qualquer técnica.

Dicas para preparar seu filho para a alfabetização infantil

Atenção, mamãe: a alfabetização é um método longo e contínuo. Por esse motivo, é importante que a casa seja uma extensão da escola. Para isso, é preciso manter um ambiente de estímulo à descoberta do mundo das letras, uma vez que facilita o aprendizado dos pequenos.

menininha fazendo lição aprendendo a escrever

Quer saber como fazer isso? Vamos às nossas dicas!

1. Converse com a criança

Todas as pessoas precisam de diálogo, de atenção genuína e de presença.

Sabemos que atualmente, apesar de ser um facilitador, a disponibilidade de telas acaba dificultando esse diálogo, pois quanto mais tempo passamos em frente às telas, menos tempo temos disponível para trocas reais.

Para evitar que esse comportamento prejudique na aprendizagem dos pequenos (as), vale estimular conversas sobre os acontecimentos do dia, expectativas para semana e outros assuntos.

Sem dúvidas, essa é uma boa forma de enriquecer o vocabulário, despertar a criatividade e aumentar as habilidades sociais. Além disso, essa prática favorece a troca de experiências entre seu filho e o prepara para a alfabetização de forma mais sólida.

pais conversando com filha adotiva

Leia também: Clássicos da literatura infantil brasileira para ler com os pequenos!

2. Conte histórias

Essa dica aqui é de ouro! Contar histórias é como um passaporte para um mundo mágico, afinal, a atividade prende a atenção e desperta a curiosidade das crianças.

Para ficar mais simples de contar essas histórias, você pode se basear em alguns livros de educação infantil. Para ficar mais divertido, abuse nos tons de voz diferentes para entenderem melhor a mudança de personagem.😉

pai lendo livros seus filhos

3. Cante junto com os pequenos

A música é outra ferramenta pode ajudar a familiarizar o seu filho com o universo das palavras.

Para usá-la, você pode optar pelas cantigas e parlendas infantis, com letras fáceis e melodias agradáveis que podem fazer parte desses momentos e aumentar o repertório da sua criança.

mãe e filha cantado na sala de casa brincado

4. Incentive a leitura infantil

A leitura infantil é a materialização da contação de histórias. Primeiro, o interesse é pela história de fato, mas depois ele é direcionado para o livro. Assim, a criança passa a observar as letras, palavras e frases que estão presentes no livro.

garotinha loira sentada no chão lendo um livro em biblioteca

5. Faça atividades lúdicas

Por último, mas não menos importante, está a realização de atividades lúdicas com o seu filho. Afinal, o processo de aprendizado da criança é muito mais consolidado através da brincadeira do que do ensino formal.

E vamos combinar, é muito mais estimulante aprender em um ambiente leve e descontraído, não acha?

pais jogando jogo com o filho no tapete da sala

As atividades lúdicas estimulam a criatividade, a troca com os pares e a produção de conhecimento a partir da observação da criança. É uma bela maneira de preparar seu filho para um momento tão importante como a alfabetização.

Prontinho, agora você já sabe todos os segredos por trás da alfabetização e está preparada para auxiliar o seu filho (a) durante este processo.

Curtiu o conteúdo? Então, continue nos acompanhando e descubra o que é a literacia familiar e como ela influencia na alfabetização!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário