Início » Brincadeiras e jogos » 8 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças

8 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças

7 minutos de leitura

As brincadeiras folclóricas compõem uma cultura de diversão que fez e ainda faz parte da infância de muita gente. São diversas brincadeiras que entretêm os pequenos fazendo com que eles aproveitem essa fase tão gostosa que é a infância.

Infelizmente, algumas dessas brincadeiras vêm sendo esquecidas por crianças e adultos e é preciso mudar isso! Muitas escolas e educadores já vem colocando-as em práticas educacionais com o intuito de continuar com a tradição.

Essas brincadeiras são tradições que trazem diversos benefícios ao desenvolvimento das crianças, seja ele motor ou cognitivo, além de auxiliar na criatividade e na interação social com outras crianças. Se você quer passar para os pequenos essa tradição de brincadeiras folclóricas continue sua leitura abaixo e veja ideias super legais:

As brincadeiras do folclore brasileiro

O folclore brasileiro é composto por um conjunto de atividades e culturas que são realizadas em todo o território nacional por muito tempo. Isso faz com que esse conjunto de práticas seja muito rico em questões temáticas, já que abrange lendas, contos, canções, jargões, músicas, festas populares, literatura e, claro, muitas brincadeiras.

Além de mostrar a seu filho as diversas atividades divertidas brasileiras que a cultura do folclore carrega consigo, você estará ressaltando a importância do reconhecimento e da valorização que cada uma de nossas culturas oferece!

As brincadeiras do folclore não carregam em si uma definição exata de onde e quando surgiram – o que se sabe é que elas já fizeram parte da infância de muita gente, aqui vai algumas recordações:

1. Soltar Pipa

A pipa é uma brincadeira que já trouxe diversão a muitas crianças, disso não há dúvidas – elas são compostas por um instrumento produzido em papel seda e gravetos, possibilitando levantar voo e ser empinada ao céu. Trata-se de uma brincadeira clássica e que traz muita diversão em vários lugares do Brasil.

Apesar de antiga e divertida, alertamos: é perigoso praticar a brincadeira dentro da cidade devido às instalações elétricas com postes e fios que podem causar choques elétricos. Além disso, com os automóveis, principalmente as motocicletas e bicicletas, as pipas nos centros urbanos podem ferir e causar danos mais sérios.

Então se você deseja brincar de soltar pipa com as crianças é importante que vocês procurem um espaço aberto para evitar riscos.

2. Forca

A força também é uma clássica brincadeira folclórica que consiste em fazer os participantes tentarem adivinhar uma palavra específica em temas variados, eles contam com o auxílio da quantidade de letras que a palavra secreta possui. A brincadeira pode conter de dois a mais participantes e a cada rodada os integrantes ficam mais próximos de descobrir a palavra secreta ou perder a rodada “enforcando” o personagem.

É uma ótima opção de brincadeira que pode ser praticada mesmo dentro de casa e ainda permite que as crianças tenham um melhor desenvolvimento da língua portuguesa e da escrita. As crianças se divertem e aprendem muito!

3. Pião

O pião é uma brincadeira que exige habilidade. Isso porque a brincadeira é composta pelo próprio pião que é atirado ao chão enrolado por um barbante em sua base. Assim, enquanto está descendo, o brinquedo vai girando e, se cair de forma correta, passa a girar constantemente no chão.

Não é uma brincadeira difícil e, não vai demorar até que a criança consiga brincar com ele de forma correta. A habilidade vem com a prática! Também é possível fazer uma espécie de batalha em que os piões de vários participantes são atirados próximos um do outro para ver qual consegue girar por mais tempo.

4. Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira que traz vários benefícios físicos e mentais para as crianças, pois trabalha com números e muitos pulos. O jogo é composto por números inseridos dentro de quadrados desenhados ao chão que seguem uma sequência de quantidade de quadrados.

Um participante começa atirando uma pedra no primeiro número e vai pulando até chegar no final do trajeto, depois os outros jogadores também participam e assim sucessivamente até chegar a todos os números.

Uma das regras importantes é que perde a vez quem pisar na linha ou atirar a pedra fora dos quadrados dos números de sua rodada. Vence a brincadeira quem conseguir passar por todos os números primeiro!

5. Dança da Cadeira

A dança da cadeira consiste em um jogo que é composto por um círculo de várias cadeiras. É importante que a brincadeira comece sempre com um número inferior de cadeiras em relação à quantidade de participantes. O jogo começa com as pessoas andando em torno do círculo de cadeiras enquanto uma música toca ao fundo.

Durante a brincadeira a música é pausada, e é nesse momento que a ação acontece: todos participantes precisam se sentar rapidamente nas cadeiras e quem sobrar é eliminado. A cada rodada uma cadeira é retirada fazendo com que a brincadeira fique cada vez mais difícil, vence quem consegue pegar o último lugar!

6. Bolas de Gude

A brincadeira com bolas de gude também é uma clássica maneira de se divertir. Para brincar, é necessário fazer um triângulo no chão com as bolinhas de todos os participantes e cada participante deve tentar acertar as bolinhas dos adversários em sua rodada com uma bolinha atiradora. Assim, quem conseguir remover todas as bolinhas da área do triângulo, vence a brincadeira.

Existem outras formas também de brincar com as bolinhas, com outras regras e métodos – o que vale é a diversão. Algumas regras também fazem com que quem perder a brincadeira tenha que entregar sua bolinha de gude aos outros participantes, por isso, é importante contar com uma bolinha a mais para começar a brincadeira.

7. Cabo de Guerra

A brincadeira com cabo de guerra também é uma ótima forma de se divertir com a cultura do folclore, para participar é importante que os participantes se dividam em dois lados puxando em sua direção uma corda até conseguirem trazer totalmente o cabo em sua direção.

É uma brincadeira divertida, mas é importante a participação de um adulto supervisionando. Assim, ninguém se machuca. Os participantes podem ganhar a brincadeira em grupo, o que auxilia no desenvolvimento do trabalho em equipe.

8. Cabra-cega

A brincadeira de cabra-cega faz parte da cultura do folclore brasileiro e é praticada desde muito tempo, inclusive por outras culturas. Para brincar, é necessário escolher alguém para ser a “cabra-cega” e deixá-la vendada à procura dos outros participantes. Além disso, o mistério está em tentar adivinhar quem foi o participante encontrado. Se a “cabra-cega” acertar, a pessoa encontrada passa a ocupar seu lugar, assim a brincadeira segue.

Todas essas brincadeiras fazem parte da tradição cultural do folclore brasileiro e perpetuam até os dias de hoje por várias gerações.

Assim, não se sabe o autor original delas, o que faz com que elas sofram algumas modificações seja em seu nome ou em suas regras.

Aproveite para realizar todas essas brincadeiras com a criançada e ainda ensinar de uma forma divertida sobre a cultura brasileira.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que as brincadeiras ofereçam muita diversão e que você consiga ter boas lembranças e momentos nostálgicos com seu pequeno. Aproveite sua leitura para conferir também nosso post com 5 brincadeiras antigas para aproveitar com a criançada. Agradecemos por sua leitura e te esperamos em nosso próximo post. Até lá!

4.5/5 - (Total de avaliações: 2)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

2 comentários em “8 brincadeiras folclóricas para fazer com as crianças”

Deixe um comentário