Início » Gravidez » 4 semanas de gravidez: sintomas, cuidados e curiosidades para mamães

4 semanas de gravidez: sintomas, cuidados e curiosidades para mamães

6 minutos de leitura

A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher, cheio de emoções e expectativas. Ao chegar na 4ª semana, você já estará completando o seu primeiro mês de gravidez.

À medida que o embrião começa a se desenvolver, o corpo da mãe passa por várias mudanças radicais para poder acomodar o corpinho do bebê que cresce a cada dia, por isso, cada semana da gestação é uma etapa única e importante nessa jornada.

Hoje vamos entender quais são os sintomas das 4 semanas de gravidez, como está o desenvolvimento do seu bebê e mais algumas curiosidades sobre essa fase da gestação. Boa leitura!

O que a grávida sente com 4 semanas?

Um fato muito comum é que muitas mulheres nem percebem que estão grávidas na 4ª semana de gravidez. Ainda no primeiro mês, o óvulo fertilizado já se implantou na parede do útero e começou a se transformar em um embrião.

O embrião é apenas um minúsculo grupo de células. Enquanto isso, mudanças importantes para o desenvolvimento do bebê estão ocorrendo no corpo da mãe.

Algumas mulheres não apresentam sintomas perceptíveis na 4ª semana de gravidez, outras podem começar a experimentar pequenas mudanças e outras podem sentir alguns sintomas com mais intensidade. Vamos conhecer quais são os sintomas mais comuns desse período.

Sintomas mais comuns na 4ª semana de gravidez

O mais comum é as mulheres não apresentarem sintomas nas quatro primeiras semanas de gestação. Quando eles aparecem, são pequenas mudanças no corpo que você vai percebendo gradativamente.

mão segurando um texte de gravidez e um celular com calendário da gestação

Seios doloridos e sensíveis, sensação de cansaço, vontade de dormir mais do que o necessário, pequenos sangramentos vaginais e idas frequentes ao banheiro para fazer xixi são algumas das alterações que o seu organismo pode sentir por conta do desenvolvimento do bebê.

Os sintomas da gravidez variam em frequência e intensidade, pois o organismo de cada mulher reage de forma diferente às mudanças no organismo. Se você se identificou com algum desses sintomas e está com suspeita, na 4ª semana, um teste de gravidez já é aconselhável para confirmar a gestação.

Com quantas semanas o teste de gravidez pode dar positivo?

Os testes de gravidez de farmácia são recomendados para serem feitos após o atraso menstrual, sendo que na quarta semana você já começará a sentir se a sua menstruação está ou não atrasada.

Os exames de sangue podem detectar a gravidez a partir do 8º dia de gestação. Fazer um teste de gravidez é a maneira mais segura de confirmar — ou não — a sua suspeita.

Consulte o seu médico para ter mais informações sobre o seu caso e saber qual o melhor método para detectar a sua gravidez.

Como está o bebê nas 4 semanas de gravidez?

Nesse estágio, o embrião tem cerca de 0,1 a 0,2 milímetros, tão pequeno que nem seria possível enxergá-lo a olho nu. Apesar disso, o crescimento é rápido e, a cada nova semana de gravidez, as mudanças ficarão mais evidentes.

O sistema nervoso central do seu bebê estará começando a se desenvolver, assim como o tubo neural, que se tornará a espinha dorsal e o cérebro. O coraçãozinho também está em formação e prestes a começar a bater.

A partir da 10ª semana de gestação, o bebê passa de embrião para feto e o desenvolvimento será ainda mais impressionante. Vá preparando o seu coração para viver fortes emoções e controlar a ansiedade nos próximos meses.

Pode fazer ultrassom com 4 semanas de gravidez?

Você pode fazer ultrassom com 4 semanas de gravidez, mas por algum motivo específico. O ultrassom é mais comum a partir do segundo trimestre de gravidez, quando o feto já está mais desenvolvido e as imagens permitem identificar algumas características físicas do bebê.

mulher ruiva na quarta semana da gestação fazendo ultrassom

 

Quando o momento chegar, vai ser uma emoção indescritível. Por enquanto, a sua preocupação deve ser em ter uma dieta saudável para gestante, um acompanhamento médico regular e um autocuidado extra.

É normal ter cólicas com 4 semanas de gravidez?

Com 4 semanas de gravidez, é possível que algumas mulheres sintam cólicas leves. A causa mais comum é o aumento do fluxo sanguíneo para o útero para que ele possa se expandir e se preparar para acomodar o desenvolvimento do bebê.

Quanto tempo de gravidez tem 4 semanas?

A quarta semana marca o final do primeiro mês de gestação. A partir daqui, seu corpo irá passar por transformações cada vez maiores e tudo na sua vida vai começar a mudar.

Se você ainda não contou para a família, é hora de começar a pensar no assunto e existem ideias super divertidas e criativas para anunciar a gravidez e tornar esse momento especial e memorável para toda a família.

Embora o bebê ainda seja muito pequeno, o desenvolvimento está a “pleno vapor”. Lembre-se que cada mulher é única e você pode ou não experimentar os sintomas que citamos aqui no post.

Qualquer dúvida ou preocupação que você tenha, entre em contato com o seu médico para uma informação segura e personalizada — e conte com a gente nesse processo. Veja o nosso conteúdo para a 6ª semana de gravidez e já se prepare para as emoções deliciosas que estão por vir.

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário