Início » Gravidez » Como fazer o teste de gravidez? Guia passo a passo + FAQ!

Como fazer o teste de gravidez? Guia passo a passo + FAQ!

5 minutos de leitura

A menstruação atrasou e você desconfia estar grávida? Para responder às suas dúvidas, não há outra escolha senão fazer um teste de gravidez.

Em um primeiro momento, as opções de teste de gravidez de farmácia são excelentes alternativas para fazer em casa e podem revelar logo de cara um resultado preciso. Entretanto, o teste precisa ser feito corretamente, em um horário adequado e em um ambiente confortável para você.

Pensando nisso, preparei um conteúdo especial que pode ajudar. Escrito de mulher para mulher, este post mostra o passo a passo correto para fazer o teste de gravidez. Ah, e continue a sua leitura para conferir outras dúvidas e informações relevantes para esse processo. ❤️

Este conteúdo possui caráter informativo. Após realizar o teste de farmácia é necessário consultar-se com um médico obstetra para diagnósticos mais precisos.

1. Abra a caixinha do teste de farmácia

Essa etapa deve ser feita quando notar um atraso no ciclo menstrual. Caso contrário, você não precisa se preocupar, pois a menstruação não desce durante a gestação.

O primeiro passo de como fazer o teste de gravidez de farmácia é abrir a caixinha da farmácia e verificar se a “caneta” que será utilizada está intacta, sem nenhum tipo de arranhão ou dano externo.

Após isso, encontre a indicação do local em que a urina deve entrar em contato.

2. Faça a urina no potinho

Agora, você precisa urinar dentro do potinho que vem junto à “caneta” e, após isso, colocar o teste de forma imersa no material coletado.

Caso preferir, você pode fazer esse processo diretamente na parte do palitinho onde indica o local em que o xixi precisa entrar em contato — desde que fique confortável para o seu corpo.

3. Aguarde até aparecer os tracinhos que mostram o resultado

Após o segundo passo, basta você aguardar durante alguns minutinhos até que saia o resultado final. É importante que você confira quanto tempo leva para sair o resultado do teste que comprou, ok? Afinal, as opções de farmácias podem mudar conforme a marca e o laboratório em que são manipuladas.

Agora, é preciso segurar um pouquinho da ansiedade (sim, eu sei: é difícil!) para evitar um resultado falso em cima da hora.

Atenção: independentemente de qual seja o teste que você vá fazer, é necessário ler a bula e as informações técnicas do produto, ok? O nosso passo a passo é um guia geral que pode variar conforme a marca do TRG.

Agora, separei as principais dúvidas que podem surgir ao fazer um teste de gravidez. Confira!


Como saber se o resultado deu positivo ou negativo?

Normalmente, o resultado do teste de gravidez pode sair em quatro formas diferentes, sendo elas:

mulher sentada na patente esperando o resultado de gravidez

  • 2 linhas na vertical = positivo;
  • 1 linha na vertical e 1 linha na horizontal = positivo;
  • 1 linha na horizontal = negativo;
  • 1 linha na vertical = negativo.

Vale ressaltar que o teste de farmácia apenas mostra o resultado positivo e negativo. Para saber em qual semana da gestação você está, é importante fazer um ultrassom da barriga.

Qual o tempo certo para fazer o teste de gravidez?

Em geral, o teste de gravidez de farmácia pode ser feito após o primeiro e até o quinto dia de atraso da menstruação (período que representa a primeira semana da gravidez). Já os exames de sangue, apresentam um resultado mais rápido e preciso, logo no primeiro dia de atraso.

mulher segurando um teste de gravidez negativo

Como identificar um resultado falso positivo?

A única forma de saber se o teste de gravidez de farmácia foi falso positivo é com um exame clínico e acompanhamento médico.

O resultado falso positivo acontece apenas quando existe uma quantidade de beta hCG no organismo que não seja pela gravidez. Isso pode acontecer caso você faça o teste logo após o nascimento de outro bebê.

Ah, outra situação que pode levar a um resultado falso positivo é o uso de medicamentos de fertilidade. Eles também contam com hCG em suas composições e podem confundir o exame.

Justamente por esse motivo é importante realizar um exame de sangue antes mesmo de anunciar a chegada de um novo bebê para os familiares.

Os testes caseiros de gravidez são seguros?

Os testes caseiros — tais como brincadeiras e “simpatias” — não possuem nenhum tipo de comprovação científica. Logo, não podem ser uma alternativa para confirmar a gravidez. Claro que se você desejar, pode fazê-los com a intenção de aumentar as expectativas sob o exame de sangue ou farmacêutico.

De forma geral, esses testes são mais para serem usados ao nível de curiosidade, assim como a tabela chinesa (que ajuda a descobrir o sexo do bebê).

Os exames feitos em laboratórios e os testes de farmácia sempre serão as alternativas mais confiáveis para confirmar uma gravidez.

Qual é o melhor horário para fazer o teste de gravidez de farmácia?

O melhor horário para realizar um teste de farmácia é durante o período da manhã. Neste horário, a urina está mais concentrada e apresenta maiores chances de evitar um falso positivo/negativo.

mulher sentada na cama olhando para teste de gravidez

O que fazer após sair um resultado positivo no teste de gravidez?

Após sair um resultado positivo no teste de gravidez é importante que você vá a um médico e realize os demais exames para comprovar a presença do bebê na barriga. Depois disso, inicia-se todo o período pré-natal que deve ser acompanhado de perto por equipe especializada.

Para tornar a sua gestação mais leve, continue acompanhando o blog da Brandili e confira outras dicas sobre maternidade. Se prepare para a chegada do seu filho(a) e saiba tudo sobre amamentação!

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário