Início » Atividades » 15 atividades em família para aproveitar o Dia dos Pais

15 atividades em família para aproveitar o Dia dos Pais

9 minutos de leitura

O segundo domingo do mês de agosto é dedicado ao Dia dos Pais, perfeito para curtir a presença do paizão entre a família. Se você concorda que um mero presente não é o suficiente para retribuir todo esse amor incondicional, então esse post é para você!

A Brandili montou uma lista com 15 ideias sensacionais para você escolher o que fazer no Dia dos Pais.

1. Promova uma surpresa em família

A nossa primeira sugestão parece meio óbvia, mas não estamos falando de uma surpresa comum! Sem que o paizão saiba, contate amigos e familiares, pessoas importantes para ele e que ele não vê há muito tempo, e convide-os para um almoço!

Faça o que for preciso para garantir a presença dessas pessoas para uma confraternização memorável! Somado a essa incrível surpresa, um bolo do sabor favorito do seu pai, cartões e declarações individuais sobre o quanto ele é amado podem tornar esse dia ainda mais inesquecível!

menininha fazendo surpresa para pai com a mão no olhando segurando cartão

2. Prepare o prato favorito dele

Dificilmente, um homem não é comprado através da barriga. Por isso, preparar o prato favorito do papai com muito amor e carinho pode ser o presente que ele mais espera receber! Ainda mais se a receita for o resultado do esforço por parte de quem ele mais ama.

Essa ideia também pode ter o elemento surpresa adicionado, desde que ele seja distraído fora de casa para não sentir o cheiro do prato! E, por que não deixar a sobremesa favorita dele incluída no cardápio do dia? Vai ser um Dia dos Pais super delicioso!

3. Aproveite o time do coração dele

Domingo é um dia muito propício para os mais variados tipos de atividades, mas é também dia de jogo pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Se o seu pai não perde um jogo do time do coração dele, você pode deixá-lo mais à vontade para acompanhar a partida na TV!

Cerveja no freezer, almofada para os pés, aperitivos no palito e ser tratado como um rei nesse dia tão especial… O que mais um pai poderia querer?! Opcionalmente, ele pode ser presenteado com itens personalizados com o escudo do grande time do peito!

Se você mora próximo a estádios onde acontecem os jogos dos campeonatos que o seu pai acompanha, outra forma de aproveitar a paixão que ele tem pelo time é levá-lo para conferir o jogo ao vivo. Alguns dos estádios têm até museus com visitas guiadas para curtir ainda mais o Dia dos Pais!

4. Aposte nas suas músicas favoritas

Cada pai possui muitas paixões e é natural que algumas falem mais alto que outras. Então, se ele toca algum instrumento ou simplesmente é profundamente apaixonado por música, use isso ao seu favor!

Monte uma playlist com as músicas mais amadas pelo seu rei. Mas, capriche para surpreendê-lo, hein? Ele precisa querer saber como você descobriu que ele ama tanto as canções selecionadas! Você também pode incluir músicas para que a sua mãe e ele façam da sala ou cozinha um salão de dança.

filha colocando fones ligado no pai

Outro jeito de agradar os papais aspirantes a músicos, é convidar amigos para uma roda de viola ou violão e aplaudi-los como se estivessem ao vivo em Goiânia! Todo esse esforço com certeza não vai passar despercebido pelo homenageado do dia!

5. Monte uma sessão pipoca com os filmes ou séries favoritas dele

Assim como existem pais que fazem o estilo mais musical, também é possível que seu pai seja cinéfilo nas horas vagas! Se for o caso, descubra as produções favoritas dele, especialmente se você não tiver assistido ainda, e faça uma sessão pipoca com maratona!

Outra opção é escolher um filme inédito que ele ainda não tenha assistido, mas que você tem certeza que ele vai adorar. Essa sugestão é ainda mais perfeita para domingos frios ou chuvosos, ideais para curtir uma telinha no aconchego do sofá da sala!

filho assistindo filmes com os pais em close dando risadas

6. Relembre algo que ele costumava praticar

O paizão adorava praticar alguma atividade que hoje já não pode mais por falta de tempo ou outro empecilho? Não custa nada relembrar esse hobby e demonstrar interesse para aprender e praticar junto.

Pode ser um futebol no campinho, uma arte marcial com direito a kimono improvisado, uma brincadeira da infância que ele adorava ou outros esportes como vôlei, basquete e andar de skate.

Por mais básico que pareça, essa dedicação à memória e aos gostos do papai fazem toda a diferença na hora de conquistar um sorriso no rosto. Ele com certeza vai guardar com carinho qualquer um desses momentos!

7. Reúna a família para um jantar fora

Uma boa ideia para fazer uma surpresa um pouco mais sucinta é reunir a família para um jantar especial fora de casa. Especialmente, para aqueles pais que fingem não dar importância para o domingão dedicado a eles.

Deixe o dia passar como se vocês não se lembrassem de nada e, próximo à hora do jantar, revelam que a comemoração do Dia dos Pais acontecerá em uma pizzaria, casa de lanches, restaurante ou churrascaria. Novamente, escolha conforme as preferências do paizão!

Ele provavelmente vai perguntar: “E quem é que vai pagar a conta?” e vocês com certeza já terão pensado nisso. Por isso, aquela brincadeirinha saudável para dar um susto nele tá liberada. “Você, é claro!”.

família tirando selfie em restaurante

8. Pratique atividades ao ar livre junto dele

O papai é do estilo aventureiro e adora praticar exercícios físicos? Aproveite o Dia dos Pais acompanhando-o em uma caminhada, passeio de bicicleta ou rotina de exercícios. Vale apostar corrida e até ir para a academia juntos – se ela abrir aos domingos!

Aproveite para planejar o restante do dia com o seu amigão! A Brandili tem várias sugestões de brincadeiras ao ar livre para vocês mostrarem a ele o quanto vocês querem curtir o domingo especial de pais ao máximo!

9. Organize uma tarde de jogos

Se o seu pai for competitivo e gostar de diversos tipos de jogos, que tal organizar uma tarde com os favoritos dele? Truco, Pôquer, jogos de tabuleiro, online ou de videogame! Imagina que irado disputar com o paizão em todas essas modalidades?

Ele provavelmente vai alegar que deixou os outros ganharem, mas o importante é que ele perceba o quão é importante para você e como a presença dele é insubstituível. Para ter ainda mais opções de jogos, vocês podem fazer outras brincadeiras em casa para se exercitar e aproveitar melhor o tempo!

pai e filho jogando vídeo game na sala

10. Ajude-o com as funções do dia

O denominador comum entre todas essas dicas é que os pais valorizam muito mais a atitude por trás do gesto do que qualquer presente material. Por isso, outra ideia que pode fazê-lo perceber o quanto você quer que o dia seja excepcional, é se oferecer para ajudar nas funções do dia.

Essa sugestão é particularmente valiosa para papais que, nem durante a folga, param de arrumar trabalhos para fazer. Então, se ele for inventar de subir no telhado, leve a escada. Se for lavar o carro, enxágue com a mangueira. Se for aparar a grama, rastele as folhas para um saco. Enfim, você entendeu, né? Coloque a mão na massa!

Veja também: A Brandili te ajuda a dar um presente lindo e barato para o seu papai!

11. Faça uma videoconferência

Pode ser que, bem no domingo dos pais, o grande herói esteja viajando a trabalho. Nessa situação, você não precisa esperar o Dia dos Pais do próximo ano para que ele ouça o quanto é amado. Hoje em dia, as videoconferências ajudam a aproximar as pessoas, mesmo quando estão longes umas das outras!

Procure saber em que momento ele pode falar e realize uma chamada de vídeo para dizer como ele é importante e o quanto a família sente a sua falta! Essa declaração de amor fará toda diferença e diminuirá a saudade pelo menos um pouquinho.

menininho sentado na cozinha conversando com pai em videoconferência segurando presente na mão sorrindo

12. Planeje uma viagem

Em alguns casos, o domingo dos pais pode ser um momento incrível para marcar essa grande ocasião com uma trip em família. Por isso, planeje uma viagem segundo os interesses do paizão! Ele pode ser incluído durante o processo e o valor total da viagem pode ser dividido para não pesar para ninguém.

Aproveite a viagem para visitar locais históricos, tirar muitas fotos, brincar com o papai, promover momentos memoráveis com discursos e outras demonstrações de carinho!

13. Realize um acampamento com histórias e contos

Uma forma muito bacana de aproveitar o Dia dos Pais desde o primeiro minuto é montando um acampamento em pleno quintal. Locais de camping, chácaras e fazendas também são opções. Dá até para fazer em mais de uma família!

Imaginem só: todos os convidados sentados ao redor de uma fogueira, assando marshmallows e contando histórias de aventuras e contos de terror sob a luz da lua! A diversão é garantida! Sem dúvidas, um dia desses ficará registrado na memória com muito carinho!

pai e filho acampando

14. Programe uma tarde de pescaria

A pescaria é outra grande candidata a hobby favorito entre os papais! E o melhor: você não precisa morar perto de um rio grande para programar essa atividade. Existem vários pesqueiros que possibilitam não só a pesca, mas também o preparo e a refeição no local!

Não esqueça de pedir dicas e direções sobre como pescar aquele peixão durante a pescaria, hein?! Com certeza seu pai terá um truque para te ensinar. Talvez seja até mesmo algo que o pai dele ensinou, então pode se tornar algo único, passado de pai para filho durante gerações.

15. Leve-o para visitar algum lugar especial

Levar o papai para visitar estádios, museus e cidades históricas é muito válido, mas, às vezes, o local que ele realmente gostaria de visitar é a casa de parentes e amigos. Dá também para programar algo mais específico, como ir jogar boliche, circular pelo shopping ou assistir algum evento de perto.

Por isso, a melhor opção é sempre respeitar o que ele realmente deseja fazer, afinal, esse dia é dele! Mantenha isso em mente quando for homenagear o seu herói sem capa!

vista de arquibancada para o estádio

A Brandili deseja um feliz Dia dos Pais!

Agora você já sabe o que fazer no Dia dos Pais para apreciar esse dia tão especial, passando tempo de qualidade com o seu rei, criando momentos especiais juntos e compartilhando sentimentos, experiências e novos aprendizados!

O dia é dos pais, mas o presente pode ser para todos, com a família feliz e reunida! Se você quer ficar por dentro de mais dicas sobre o universo de pais e filhos, confira sempre o nosso blog.

A Brandili deseja um feliz dia dos pais para todos os papais e filhos leitores! Até a próxima.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário