Início » Gravidez » Tabela chinesa é verdadeira? Entenda como ela funciona

Tabela chinesa é verdadeira? Entenda como ela funciona

8 minutos de leitura

A tabela chinesa é um método divertido baseado na astrologia chinesa que serve para descobrir o sexo do bebê. Utilizando a data de nascimento da mãe e a idade gestacional (tempo de gravidez), é possível criar uma estrutura de dados com os possíveis resultados. Além disso, um detalhe importante é determinar a sua idade conforme o calendário lunar, para que o cálculo seja correto.

Antes mesmo do chá revelação, as futuras mamães adoram palpitar com as amigas ou, até mesmo, sozinhas, em frente ao espelho, não é mesmo? Se você é uma dessas pessoas, a tabela chinesa pode ser uma opção descontraída para tentar descobrir se a criança será um menino ou menina de maneira super descontraída.

No entanto, é necessário informar que essa tabela não possui nenhuma comprovação científica, podendo ser feita apenas como forma de brincadeira para ver se no futuro realmente deu certo. Quer embarcar nessa diversão? É simples, continue rolando a tela e confira o post completo!

O que é a tabela chinesa?

É uma técnica criada pela astrologia chinesa que, de acordo com algumas crenças, pode indicar o sexo do bebê. Ela requer apenas dois dados: a idade lunar que a mãe tinha na concepção do bebê e o respectivo mês do acontecimento.

mãe sentada no sofá com uma tabela chinesa na mão e uma caneta

Essas informações são aplicadas em uma tabela e, a partir do local em que se encontram, o método diz se a mamãe está grávida de um menino ou uma menina. Assim, cria-se uma chance considerável de acertar o sexo, mas isso não é nada mais, nada menos, do que apenas uma brincadeira.

A tabela chinesa não tem comprovação científica! Contudo, várias pessoas ainda gostam de usar essa técnica milenar usando o calendário de gravidez antes do teste de sexagem oficial.

Como calcular o sexo do bebê na tabela chinesa?

É bem simples: você precisa achar o ponto de encontro entre a idade chinesa da mãe e o mês de concepção. Basta olhar a linha com a idade e a coluna com o mês — o encontro dos dois mostra se é menino ou menina.

Ah, mas tem um detalhe: é preciso seguir o calendário lunar para determinar a idade chinesa da mãe. No Brasil, nós usamos o calendário gregoriano, que é diferente e não funciona para isso.

Para exemplificar, pense que na China, o bebê nasce com 1 ano e completa o 2° no dia do Ano Novo Chinês (com exceção dos bebês que nascem em janeiro e fevereiro).

Entenda como calcular os dados para inserir na tabela chinesa:

  • Idade chinesa da mãe: utilize a idade que ficou grávida, acrescentando 1 ano à sua idade real, caso não tenha nascido em janeiro ou fevereiro. Se você nasceu nos dois primeiros meses do ano, a sua idade lunar e real são iguais;
  • Mês da concepção: é o mês em que você ficou grávida. Para algumas mulheres, é difícil determinar o mês da concepção, pois sabemos que a fecundação não acontece no mesmo dia da relação. O espermatozoide sobrevive entre 5 e 6 dias no sistema reprodutor feminino, então mulheres que tiveram relações após o dia 27 não conseguem dizer precisamente qual é o mês da concepção.

Para te ajudar, veja também o conteúdo que preparamos sobre como saber se você está grávida.

Tabela chinesa para fazer em casa

Agora, chegou o momento de colocar a mão na massa e se jogar na brincadeira. Dê uma olhada na nossa tabela chinesa e se divirta em casa!

Qual a porcentagem de acerto da tabela chinesa?

A mesma que jogar cara ou coroa: 50%. Cientificamente, os estudos comprovam que a tabela não é confiável para determinar o sexo do bebê. Por isso, jamais pinte um quarto infantil ou compre um enxoval de bebê com os resultados dessa tabela, ok? Ele deve ser feito em um momento de descontração com a família.

Afinal, as chances sempre são 50% quando temos duas possibilidades. Ou seja, a tabela envolve muitos dados, mas é uma adivinhação.

Por que a tabela chinesa não é confiável?

Porque considera dois pontos que não influenciam no sexo do bebê: a idade lunar da mãe e o mês da concepção. Nenhuma das duas informações possui relação lógica para tal definição. Por ter 50% de chance de acerto, muitas mulheres acabam acertando e acreditando nesse tipo de superstição.

Isso não invalida o fato de que a tabela chinesa era um recurso válido na sua época! Apenas indica que, atualmente, temos conhecimentos e mecanismos que garantem uma eficácia muito maior no teste de sexagem.

gestante fazendo ultrassom

Além disso, com os estudos médicos atuais, sabemos que existem muitos problemas técnicos envolvendo a tabela. Tanto que os cientistas já levantaram mais apontamentos que nos fazem questionar a metodologia, entre eles:

  1. É muito supersticioso determinar que todas as mulheres com 25 anos, fecundadas em maio, terão bebês do sexo feminino;
  2. Durante a criação do método, os cientistas ainda não sabiam da existência dos cromossomos sexuais X e Y. Nettie Stevens descobriu em 1905 e divulgou para a comunidade médica;
  3. A tabela não considera a possibilidade da gravidez de gêmeos. Quando ela foi criada, não tinha como identificar que eram dois bebês, muito menos o sexo de cada um deles;
  4. Se funcionasse de verdade, todos os imperadores da época teriam calculado para nascerem apenas filhos homens.

Qual a origem da tabela chinesa?

Todas as versões envolvem a dinastia Qing, a última família real chinesa. Eles foram responsáveis por constituir o primeiro império chinês e conquistar o território em que a China está hoje.

Veja os detalhes das principais versões da origem da tabela chinesa:

Primeira versão: Dinastia Qing

A primeira versão tem origem em 1600 com a dinastia Qing (1644-1912). A família perdeu a guerra em 1900 com a Aliança das Oito Nações. Depois do ocorrido, a tabela foi encontrada nos destroços e enviada como tesouro à monarquia britânica.

De alguma forma, em 1972, ela surgiu na Áustria. Lá, foi vista com um chinês historiador que foi para Taiwan e divulgou na imprensa. Desde então, a tabela está presente em hospitais chineses e na casa das mamães ansiosas;

Segunda versão: Cidade Proibida

Uma segunda versão diz que a tabela estava com a dinastia Qing na Cidade Proibida. Ela ficava guardada em uma sala subterrânea e foi elaborada com base no Pa Kua (8 estágios do desenvolvimento humano) e na teoria do Yin Yang (água, fogo, terra, madeira e metal);

Terceira versão com 700 anos de criação

Na terceira versão, a tabela teria 700 anos de criação e foi encontrada no túmulo da dinastia Qing. Neste caso, a família real a utilizava, mas não foi quem a desenvolveu.

Independentemente da versão da história, a forma de calcular o sexo do bebê usando a tabela é a mesma.

Quais são os melhores métodos para descobrir o sexo do bebê?

Quando o feto começa a se desenvolver, a sua genitália demora algumas semanas para conseguir se formar. Somente a partir do segundo trimestre é possível notar a formação de diferentes órgãos. A partir desse momento, é possível fazer alguns exames que, diferente da tabela que mostramos, possui resultados que chegam a 99% de chance de acerto.

Confira alguns:

Sexagem fetal

A sexagem é um dos métodos mais assertivos para descobrir o sexo de uma criança. Com uma amostra de sangue da mão, uma análise detalhada é realizada para buscar a presença de cromossomos Y. Caso seja encontrado, indica que a probabilidade do feto ser do sexo masculino é de aproximadamente 100%.

Ultrassom

O ultrassom também é um exame muito usado para descobrir o sexo do bebê. No entanto, para ser feito com um resultado assertivo, a futura mamãe precisa ter pelo menos 14 semanas de gestação. Em alguns casos, a partir de 13 semanas também é possível ter uma boa ideia de qual sexo a criança terá ao nascer.

A tabela chinesa foi criada há centenas de anos, em uma época em que não existiam hemograma, exames ginecológicos, ultrassom ou quaisquer análises científicas de identificação do sexo do bebê.

Como ela funcionou algumas vezes (afinal, há 50% de chance de acerto), a tabela tornou-se muito popular. Atualmente, as mamães utilizam de forma lúdica, apenas por curiosidade.


Esperamos que tenha gostado de aprender mais sobre a tabela chinesa. Faça o cálculo para descobrir o sexo do bebê e depois nos conte aqui nos comentários qual foi o seu resultado e se você acertou ou não.

Continue navegando em nosso blog e conheça outros conteúdos interessantes sobre gestação, educação infantil, maternidade, paternidade, saúde e muito mais. Você sabe o que é o método Ramzi? Técnica que propõe identificar o sexo do bebê no primeiro ultrassom. Confira!

3.7/5 - (Total de avaliações: 145)
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

41 comentários em “Tabela chinesa é verdadeira? Entenda como ela funciona”

    • Olá, Alderisa! A forma mais precisa de saber o sexo do bebê é através do exame de sexagem fetal, que pode ser feito a partir da 8ª semana de gestação. Espero ter ajudado, estou à disposição para mais dúvidas! ????

      Responder
  1. Oi estou com dúvidas fiz 37 anos em setembro quero engravidar de uma menina quero que venha uma menina
    Mas se eu engravidar nesse mês de dezembro será uma menina

    Responder
    • Oi, Mônica!
      O método tem 50% de dar certo, portanto não temos como certificar que nascerá mesmo uma menina!
      De qualquer forma, desejamos boa sorte e que o seu futuro bebê venha com muita saúde! ❤️️

      Responder
    • Oi, Thays!
      Para fazer o método basta seguir a tabela. Encontre o ponto na tabela em que coincide a sua idade lunar (idade lunar = idade atual + 1 ano, exceto se você nasceu em janeiro ou fevereiro) e o mês em que você ficou grávida do seu bebê!
      Depois que fizer, conte pra gente o resultado. <3

      Responder
  2. Na tabela esta dando menina. Mais fiz exame de sexagem deu menino.
    Minha primeira gravidez deu menino na tabela e veio msm menino.. agora essa gestação nao deu certo a tabela. Vem mais um piazinho ???? espera ultrassom. Pq eu fiz com 16 semanas estava sentado cruzado as perna… ansiosa para confirma com a ultrassom ????

    Responder
    • Olá, Gracieli!
      Realmente, o método tem 50% de chance de errar! Assim como você fez, é apenas uma forma de se divertir com o “chute” da tabela enquanto o resultado de exames mais confiáveis não chega. ????

      Parabéns pelo seu menino, desejo muita tranquilidade, saúde e paz na sua gestação! ????

      Responder
  3. Olá estou tentando engravidar novamente gostaria de fazer o teste para saber se e menina ou menino,só q estou confusa cálculos mês da concepção foi em janeiro e a idade lunar também e janeiro só q não fiz aniversário ainda faço 21 janeiro tenho q colocar idade idade q estou ou a q faço mesmo mês para saber o sexo?

    Responder
    • Oii, Luana! Tudo bem?
      Recomendamos que você coloque a idade que você faz no mês de janeiro, tá bem? Lembrando apenas de que o método tem 50% de chances de errar ????

      Responder
    • Oiee, Adriany!
      Para fazer este método basta seguir a tabela. Encontre o ponto na tabela em que coincide a sua idade lunar (idade lunar = idade atual + 1 ano, exceto se você nasceu em janeiro ou fevereiro) e o mês em que você ficou grávida do seu bebê.
      Lembrando que o método tem 50% de chance de errar! É apenas uma forma de se divertir com o “chute” da tabela enquanto o resultado de exames mais confiáveis não chega ????

      Responder
    • Oiee, Thays!
      Para o cálculo da idade lunar você deve somar a sua idade no mês da concepção do bebê (30 anos) + 1 ano, ou seja, você deve usar a idade de 31 anos.
      Depois conta pra gente qual foi o seu resultado! ????

      Responder

Deixe um comentário