Início » Gravidez » O método Ramzi descobre o sexo do bebê no primeiro exame?

O método Ramzi descobre o sexo do bebê no primeiro exame?

5 minutos de leitura

Os nove meses de gestação representam um período repleto de dúvidas para as mamães. Seja em casos de mães de primeira viagem ou mães experientes, é inevitável sentir o friozinho na barriga.

Uma das principais expectativas diz respeito à descoberta do sexo do bebê. Afinal, o enxoval e as roupinhas dos pequenos são preparados com base no resultado dos exames de sexagem.

Contudo, a resposta desse exame só pode ser descoberta por volta da 8ª semana de gestação, o que aumenta ainda mais a ansiedade dos pais. Nesse cenário, várias mamães buscam técnicas alternativas para descobrir o sexo do bebê com antecedência.

É aí que entra o método Ramzi! Se você está pesquisando formas alternativas de sexagem, conheça o que é esse exame, se é confiável e como realizá-lo neste post:

O que é o método Ramzi?

O método Ramzi é o resultado de um estudo realizado em 2011 por Saad Ramzi Ismail para ajudar a descobrir o sexo do bebê logo no primeiro exame de ultrassom.

Partindo do pressuposto de que um exame de sexagem pode ser realizado apenas na 8ª semana de gestação – chegando até a 11ª semana em alguns casos – o método pode ser um ótimo auxiliar para gestantes ansiosas.

Os estudos dessa técnica foram realizados entre 1997 e 2007 com a análise de 5.376 ecografias. Em cada uma delas, as gestantes passaram por exames de ultrassonografia fetal em suas 6 semanas de gravidez.

Após a análise de cada um dos bebês de acordo com o método, o procedimento era realizado novamente por volta das 18 a 20 semanas de gestação.

Com o resultado dessa pesquisa, foi possível ver que 97,2% dos bebês meninos estavam do lado direito do útero, ao passo que 97,5% das bebês meninas estavam posicionadas ao lado esquerdo do órgão.

Isso fez com que Ramzi concluísse que a posição da placenta no útero poderia dar respostas quanto ao sexo dos bebês com 90% de chances de acerto, antes mesmo do exame de sexagem fetal.

Leia também: Gravidez aos 40 anos: entenda como é, os riscos e cuidados

Como testar esse método em minha gravidez?

O teste do método Ramzi na gravidez é muito simples. Basta que você analise a posição do seu bebê com base em seu primeiro exame de ultrassonografia, realizado na 6ª semana de gestação. Veja como interpretar:

  • Em casos de bebês meninos: Se for um rapazinho que estiver a caminho, o saco gestacional estará posicionado ao lado direito do útero.
  • Em casos de bebês meninas: Por outro lado, se você estiver à espera de uma mocinha, o método pressupõe que o saco gestacional estará posicionado ao lado esquerdo do útero.

Se você tem o seu exame de ultrassonografia em mãos, faça o teste e veja agora mesmo qual o sexo do seu bebê de acordo com o método Ramzi.

E se você já ganhou seu pequeno ou pequena e ainda tem seu exame de ultrassonografia de 6 semanas guardado, faça o teste também e veja se o método acertou.

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência com outras mamães ansiosas!

Leia também: Tampão mucoso: o que é, quando sai e o que fazer se sair?

Por que saber o sexo do bebê tão cedo?

Essa pergunta é feita por muitas pessoas, mas definitivamente nenhuma delas é uma gestante. Afinal, elas sabem mais do que ninguém os motivos pelos quais desejam tanto saber o sexo do bebê. Entenda alguns deles:

1. Aliviar a ansiedade

Se existe um sentimento que todas as futuras mamães sentem (fora o amor, esperança e gratidão, claro), é a ansiedade. É inevitável ficarmos imaginando como será o rostinho do bebê, a sua personalidade e as necessidades que terá.

E esse sentimento não parece só depois da descoberta da gestação não, viu? Desde o planejamento de ter um filho, o sentimento de ansiedade na gravidez já começa dar as caras.

Imagine passar todo esse tempo esperando ansiosamente o nascimento do bebê? Saber o sexo do bebê com antecedência pode ajudar a aliviar essa expectativa!

Lembrando que estamos falando de um sentimento saudável e leve de ansiedade. No entanto, caso você sinta qualquer sintoma grave desse problema durante a gestação, é importante consultar um especialista, combinado?

2. Ter mais tempo para definir o nome do bebê

Ah… O nome do bebê. Esse é um assunto polêmico que gera discussões iniciais entre mamães e papais e pode até se estender aos familiares.

Essas discussões pacíficas precisam de tempo para que todos possam entrar em um consenso. Desse modo, saber o sexo do bebê mais cedo ajuda a limitar as opções de nome e chegar a uma decisão concreta mais cedo.

3. Preparar o enxoval e a decoração do quarto do bebê

Sabemos que a escolha do enxoval do bebê junto à decoração de seu quarto não é uma atividade fácil, não é mesmo? Ainda mais quando não sabemos o sexo do bebê. Nesse cenário, indicamos a compra de um enxoval todo neutro.

Portanto, descobrir se ganhará um menino ou menina ajuda bastante nesse processo.

Leia também: Quantas roupas RN comprar? Anote o checklist completo

O método Ramzi é confiável?

Apesar do estudo do método Ramzi ter sido realizado com uma quantidade considerável de gestantes, é importante ressaltar que ele não possui validação científica e, justamente por isso, não tem sido abordado por outros cientistas e pesquisadores da área.

Pode ser que o método acerte ou não o sexo de seu tão aguardado pequeno (ou pequena). Nossa recomendação é que você faça o teste e verifique o resultado, mas não o leve como verdade incontestável.

Por mais que pareça impossível, tente não alimentar expectativas sobre o método e, independente do resultado, lembre-se que a dúvida e a ansiedade fazem parte da gravidez. O que realmente importa é que, em breve, o seu bebê virá ao mundo para alegrar a sua vida!

Mamãe e papai, o que vocês acharam deste conteúdo? Esperamos que tenham gostado e se divertido com a gente! Aproveitando o assunto, confira o nosso post sobre enjoo na gravidez: é normal não sentir?

Agradecemos por ter lido até aqui e deixamos nossos mais sinceros desejos de uma gravidez tranquila e mágica.

Abraços e até nosso próximo post!

3.9/5 - (Total de avaliações: 14)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário