Início » Gravidez » Tampão mucoso: o que é, quando sai e o que fazer se sair?

Tampão mucoso: o que é, quando sai e o que fazer se sair?

5 minutos de leitura

Tampão mucoso: o que é, quando sai e o que fazer se sair?

Mamãe, você conhece o termo tampão mucoso? Se você não está familiarizada, não se preocupe, muitas pessoas não sabem o que a expressão significa.

É para isso que a Brandili está aqui: te informar sobre conceitos importantes da saúde materna. Neste post, você pode aprender tudo sobre essa secreção gelatinosa que está relacionada à gravidez. Acompanhe:

O que é o tampão mucoso?

Segundo o médico ginecologista e obstetra Alexandre Pupo, em uma conversa com a Revista Crescer, o tampão mucoso é uma secreção viscosa produzida pelas grávidas que fecha o colo do útero. Ele é, literalmente, um tampão que se forma durante as primeiras semanas gestacionais.

Você provavelmente está se perguntando: “Qual a razão de ter um tampão no útero?!” Bom, esse muco produzido durante a gestação é responsável por “vedar” a vagina, simples assim!

Isso acontece para evitar o contato de bactérias e microrganismos com o bebê.

Logo, o tampão mucoso é, basicamente, uma barreira protetora. O aspecto da secreção pode ser transparente, esbranquiçado, amarelado e até mesmo avermelhado — quando há contato com o sangue.

Como o muco é bastante notável, ele pode sair inteiro ou em pedaços, com textura gelatinosa e uma das colorações que mencionamos. Ou seja, você não terá dificuldades em identificar o tampão e separá-lo de outros tipos de secreção.

O que significa a saída do tampão mucoso?

Se você for uma mamãe em gestação, fique atenta à excreção do muco. Normalmente, ela acontece próximo ao término da gravidez — entre 37 e 42 semanas.

Isso quer dizer que, possivelmente, o útero está entrando em trabalho de parto no momento da saída do tampão.

Entretanto, é fundamental mencionar que a expulsão do tampão mucoso pode variar de mulher para mulher, pois cada mamãe tem um corpo diferente.

É possível que as contrações iniciem logo em seguida ou então dias depois da identificação da secreção. Depende bastante! Caso sinta que o tampão mucoso saiu, procure o seu médico.

mulhergravidasendoexaminadanumconsultoriomedico

O tampão mucoso e a bolsa são a mesma coisa?

Apesar de os dois serem expelidos pela vagina, eles não são a mesma coisa. A tampa é o muco que protege o bebê de agentes externos, já a “bolsa” é uma membrana que contém um líquido amniótico, que protege e nutre o bebê.

Ah… vale mencionar que a bolsa é líquida, morna e com um odor muito semelhante ao de água sanitária.

No entanto, saiba que essa pergunta é bem válida. Tanto a excreção do tampão quanto o rompimento da bolsa fazem parte dos sinais de trabalho de parto.

Dessa forma, ao notar um dos dois — ou ambos — prepare-se! Possivelmente, o momento dar à luz está chegando.

O tampão mucoso pode sair muito antes do tempo previsto?

Pode sim! A saída precoce do tampão mucoso é normal e não deve ser imediatamente vista como um sinal de risco. Afinal, o organismo inteiro das mamães é muito alterado — tanto na parte física quanto psicológica.

Logo, é possível que o corpo expulse o muco muito antes do previsto. Isso não deve te alarmar porque é muito provável que o organismo forme outro logo em seguida.

Apesar de ser uma barreira protetora, ficar sem o tampão temporariamente não causa prejuízo para o bebê.

O bebê pode ficar um pouco mais suscetível a contaminações, mas as chances são baixas, especialmente se a mamãe realiza todos os cuidados necessários e acompanhamentos regulares com um profissional obstetra.

Entretanto, é preciso se atentar a um caso em específico: quando o muco sai durante estágios mais avançados, mas não finais da gravidez. Isso pode sinalizar a chegada de um parto prematuro.

mulhergravidasegurandosuabarrigacomcarinho

Portanto, fique sempre de olho em possíveis irregularidades em seu corpo — sejam elas internas ou externas.

Quando ir ao hospital para ter o bebê?

As tão aguardadas 42 semanas passaram, e agora? Especialmente para mamães de primeira viagem, é difícil separar os acontecimentos considerados ‘normais’ que indicam que é hora de ir ao hospital.

De acordo com o Protocolo de Obstetrícia, publicado pela Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o trabalho de parto acontece de maneira progressiva. Portanto, fique alerta com:

  1. Contrações: elas são o “endurecimento” e o relaxamento do útero, responsáveis por facilitar a abertura do colo e ajudar a posicionar o bebê para o nascimento. No começo, elas podem aparecer entre intervalos de 15 minutos, durando cerca de 45 segundos. Já em estágios mais avançados, é possível que a mamãe sinta até 3 contrações em 10 minutos, as quais podem durar até um minuto;
  2. Rompimento da bolsa: o clássico sinal de que o bebê está chegando! O estourar da bolsa pode acontecer devido às contrações ou não. Dependendo do local de rompimento, é possível que saia muito pouco líquido, mas, às vezes, pode cair cerca de meio litro do fluido.
  3. Aparecimento do tampão mucoso: se ele surgir, é um grande indicativo, especialmente se estiver acompanhado de um dos tópicos anteriores.
  4. Identificou os três primeiros itens? Pegue a malinha com os itens essenciais para a maternidade e chame o seu médico, pois tem um bebê chegando!

No entanto, lembre-se que cada gravidez é única, então é válido mencionar que os eventos podem acontecer de forma distinta em cada mulher. É possível que não haja uma das etapas ou que elas aconteçam totalmente ao contrário.

De qualquer modo, fique alerta com o que o bebê está querendo te mostrar, assim tudo ficará muito mais fácil!

E aí mamães, gostaram desse conteúdo? Nós, da Brandili, adoramos escrever para vocês, já que o processo gestacional é um momento muito especial e cheio de novidades.

Então, compartilhar informações pode ser fundamental para sanar dúvidas e acalmar uma mamãe.

maosegurandomaozinhadebeberecemnascido

Então, se você tem mais perguntas, comente aqui embaixo! E não deixe de acompanhar tudo o que temos aqui no Blog da Brandili sobre gravidez e maternidade.

Aqui, você encontrará diversos assuntos que podem tornar esse processo único na vida de uma mulher, o melhor possível!

4.4/5 - (Total de avaliações: 14)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário