Início » Maternidade » Poltrona de amamentação: porque comprar e 7 tipos

Poltrona de amamentação: porque comprar e 7 tipos

6 minutos de leitura

Atenção, mamãe de primeira viagem! Na jornada da maternidade, sabemos que há muitas coisas para conhecer, aprender, analisar e decidir. A lista de itens que entrarão no enxoval é um dos primeiros tópicos que precisamos desvendar.

Em sua pesquisa, você provavelmente já se deparou com informações sobre a necessidade de ter uma poltrona de amamentação.

Como cada mamãe e bebê são únicos, há pessoas que defendem a compra desse móvel e outras que declaram que ele é desnecessário.

Neste post, nós do blog da Brandili trouxemos todas as informações relacionadas ao assunto para te ajudar a entender se a poltrona de amamentação realmente vale o investimento. Confira!

Por que comprar uma poltrona de amamentação?

O motivo mais importante é para garantir a ergonomia da mãe e do filho. Nos primeiros 6 meses, a alimentação dos pequenos é composta apenas de leite materno.

Depois, a introdução alimentar de algumas frutas e papinhas começa – mas, nesse período inicial, o bebê mama a cada 2 horas. Imagine passar todo esse tempo amamentando em um local desconfortável?!

Cadeiras, bancos, sofás e até camas não são os locais ideais. Pode até ser que você não se sinta tão incomodada fisicamente, mas a sua coluna certamente vai ser prejudicada com a postura inadequada que esses móveis favorecem.

Por isso, nós recomendamos o investimento em uma poltrona de amamentação. Elas são pensadas e fabricadas especialmente para acomodar a mamãe e o bebê – além de serem uma gracinha!

mulher sorridente amamenta seu filho

Como deve ser a poltrona de amamentação?

Antes de comprar a sua poltrona de amamentação, saiba que há certos critérios que podem interferir no conforto durante o uso do móvel. Se for desenvolvida conforme as diretrizes da puericultura, ela contará com os seguintes fatores:

  • Apoio para os braços: esse é o ponto principal! O apoio lateral atua na sustentação do bebê para diminuir o esforço dos ombros e braços. Isso evita muitos dias com dores musculares;
  • Peso leve: as poltronas têm, em média, 30 kg. Esse é um peso que não dificulta possíveis mudanças de local no quarto/casa e mantém-se firme no chão para que você sente e levante;
  • Estofados: o revestimento acolchoado acomoda melhor, então procure por espumas no assento, encosto e braços de apoio. Tudo para aumentar o seu conforto durante a amamentação;
  • Ergonomia: o encosto deve ser reto e levemente inclinado para trás – desse jeito, a angulação previne dores na lombar. Já o assento precisa ter, aproximadamente, 46 cm de largura e 47 cm de altura do solo para que você se levante com facilidade;
  • Tecidos resistentes: algodão e corino estão entre os principais tecidos de revestimento dessas poltronas. Ambos são antialérgicos e fáceis de limpar, a única diferença é que o algodão é um material mais fresco e absorvente.

Quais são os tipos de poltrona de amamentação?

No geral, existem 7 modelos de poltronas que você pode encontrar no mercado. É claro que todas têm o mesmo objetivo: tornar a amamentação confortável. Confira mais detalhes:

1. Poltrona fixa

É clássica! A poltrona fixa combina com a maioria das decorações, pois é a base para todos os demais estilos de poltronas que foram surgindo e ainda pode contar com designs de diferentes vertentes.

Os principais modelos são feitos com uma paleta de cores infantil, claro. Isso inclui tons neutros (branco e cinza, principalmente), cores pastéis e estampas com desenhos geométricos, lúdicos e bem delicados.

2. Estilo botonê

Já viu aquelas poltronas com botões pregados no encosto? Essa técnica chama-se botonê e está no hall dos métodos mais clássicos de estofamento. Ela entrega um visual sofisticado e atemporal, então é bem coringa.

Os botões costumam ser pregados em formatos geométricos (quadrados ou losangos), formando pequenas saliências no revestimento.

3. Estilo capitonê

Se você não gostar do estilo clássico dos botonês, está tudo bem. O capitonê forma a mesma textura de furinhos, mas sem os botões, utilizando linhas que puxam o revestimento para o interior e franzem o tecido.

É outra alternativa bem chique, perfeita para mamães que valorizam uma decoração mais minimalista.

4. Poltrona com pés palito

O movimento modernista lançou as mobílias com pés palito para intrigar. O conceito ganhou os móveis dos brasileiros em 1960 e permanece até hoje como um dos modelos mais estilosos do mercado!

Opte por poltronas deste modelo para quartos infantis com decoração clean.

5. Poltrona de balanço

Diretamente do túnel do tempo! As cadeiras de balanço surgiram na Inglaterra em 1725 e, desde então, estão relacionadas ao lazer, descanso, sossego e doçura. Ou seja, são perfeitas para usar durante a amamentação.

A poltrona de balanço tem os pés interligados com uma madeira curva que permite o movimento de ir e vir. Isso facilita a rotina das mães, que não precisam levantar e balançar o bebê para dormir – basta fazer isso.

6. Poltrona reclinável

Já pensou em poder acomodar a poltrona no ângulo exato que você deseja? Essa é a proposta da poltrona reclinável! É um investimento que faz a diferença no dia a dia dos bebês, pois eles tendem a desejar, cada vez mais, posições diferentes.

7. Poltrona com apoio para os pés

No caso de mulheres de baixa estatura, ficar horas sentada com os pés para baixo ou pendurados é prejudicial para a circulação sanguínea. É por isso que a poltrona com apoio para os pés foi desenvolvida!

O apoio auxilia no relaxamento muscular e descomprime as artérias e vasos capilares. Isso faz toda a diferença na saúde das pernas. Além desta vantagem, o apoio reduz o desconforto, evitando dores nas costas.

Há marcas que fornecem um puff que fornece a mesma funcionalidade no local do apoio embutido.

Onde colocar a poltrona de amamentação?

No quarto do bebê, já que ela é um item que faz parte da mobília infantil. Contudo, se o seu pequeno acordar diversas vezes ao longo da noite para mamar, pode ser mais fácil colocar o móvel no seu quarto até finalizar o desmame noturno.

quartinho infantil com berço e poltrona de amamentação

Posso usar a poltrona depois?

Claro! O principal objetivo é auxiliar na amamentação, mas nada impede de usar como uma poltrona na sala de estar ou como decoração em closets.

Na verdade, isso é até recomendado! Os melhores investimentos são aqueles que podem ser úteis por bastante tempo.

Para deixá-la com um visual diferente, você pode trocar o tecido e adicionar algumas almofadas coloridas ou enfeites de pelo sintético.

Chegamos ao fim do nosso post sobre poltrona de amamentação! Aqui, vimos que ela vai muito além de um simples móvel – é um cuidado com a própria saúde e uma forma de tornar o momento da amamentação ainda mais especial.

Vale a pena investir nesse móvel, não concorda?

Continue acompanhando o blog da Brandili para mais dicas preciosas como essa! Nós achamos que você também vai gostar desse conteúdo, veja: a importância da amamentação.

Avalie este post
Compartilhe:
Carla Bucci

Autor: Carla Bucci

Graduada em Jornalismo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), reside na cidade de Blumenau. É apaixonada por moda e pelo desenvolvimento de textos criativos. Para achar as melhores pautas do universo infantil, está sempre ligada nas redes sociais.

Deixe um comentário