Início » Decoração » Paleta de cores infantil na decoração: dicas para escolher

Paleta de cores infantil na decoração: dicas para escolher

4 minutos de leitura

Do quartinho às festas de aniversário e outras comemorações, a decoração de ambientes para crianças é importante para deixar os espaços infantis ainda mais especiais e aconchegantes.

Dentre os aspectos que mais influenciam na decoração de forma geral, a paleta de cores é um dos mais importantes a serem considerados – é ela que dá vida e personalidade ao cômodo.

Neste post, trouxemos tudo sobre a paleta de cores infantil na decoração: o que é, como montar e qual a sua importância. Acompanhe!

O que é uma paleta de cores?

Uma paleta de cores é o conjunto de cores que entram em harmonia entre si para formar uma identidade visual dentro de um ambiente. Ela deve seguir um estilo, preferência ou conceito específico.

Para as crianças, a escolha das cores da paleta pode ser baseada nos tons característicos dos seus super-heróis, princesas, desenhos, games ou filmes preferidos.

Ao definir as tonalidades, você será capaz de criar um quartinho infantil super harmônico. E o melhor, em um tema que o(a) pequeno(a) vai amar!

Como montar uma paleta de cores infantil?

Seja para decorar uma festa ou para compor a decoração de um quarto, seguir uma paleta de cores pode ser uma boa ideia para que as crianças aproveitem momentos especiais nesses espaços.

Confira abaixo as nossas dicas para montar uma paleta de cores infantil:

1. Escolha as cores

O primeiro passo não poderia ser diferente, né? Seguindo a teoria da colorimetria, o segredo por trás de um bom conjunto de cores para a paleta está em escolher tons análogos (similares) ou complementares (opostos) entre si.

As cores similares seriam, por exemplo, azul marinho, azul ciano e azul Tiffany. Já as opostas incluem as combinações azul e laranja, vermelho e verde e roxo e amarelo.

Deu para entender a lógica? Essa ideia é baseada no círculo da colorimetria. Se quiser entender mais sobre acesse este post.

2. Defina uma hierarquia para cada cor

Após definir as tonalidades do seu projeto de decoração infantil, outro detalhe importante a ser considerado é a hierarquia das cores, isto é, a prioridade e ordem de uso de cada tom escolhido.

Para isso, é preciso que você escolha as cores dominantes, as subordinadas e as em destaque. Entenda melhor sobre cada uma delas:

  • As cores dominantes são as que mais se destacam em um ambiente, aquelas que vão chamar a atenção logo à primeira vista;
  • As cores subordinadas devem ser usadas em tons mais fracos e que complementem ou contrastem com a cor dominante;
  • As cores destaques, adotadas em pequenos objetos e detalhes, servem para equilibrar as cores dominantes e subordinadas.

Cada uma delas tem um papel especial no equilíbrio da paleta de cores do projeto, o que resulta em um ambiente harmônico e agradável para as crianças.

Leia também – Tubo das cores: brinquedo montessoriano para fazer em casa

3. Teste as possibilidades antes de decidir

Assim como todo projeto de decoração, antes de tomar a decisão final, recomendamos que faça alguns testes com as cores para que tudo saia conforme seus planos.

Experimente visualizar cada possibilidade de cor nos tecidos, parede, móveis, balões, etc. Você pode fazer isso por meio de desenhos (físicos ou digitais), aplicativos de celular que aplicam a cor na foto escolhida ou até mesmo através da sua imaginação.

Considere que os elementos podem sofrer variações de tonalidades devido às diferenças de cada material. Para evitar um resultado muito diferente do esperado, faça um teste em um cantinho pouco visível do objeto ou parede.

4. Busque inspirações nas redes sociais

Se ainda não faz ideia da paleta de cores infantil que irá adotar, a nossa dica é que você busque por inspirações em redes sociais como o Pinterest e o Instagram.

Há infinitos templates (apresentações visuais) já prontos para usar, além de fotos de quartinhos ou festas infantis já montadas com determinada paleta de cores. Garantimos que não vão faltar ideias lindíssimas!

Para quartos infantis compartilhados entre um menino e uma menina, temos dicas especiais de decoração no post “Quarto compartilhado entre irmãos“.

Por que escolher uma paleta de cores na decoração?

Por se tratar de algo visual, as cores fazem parte do dia a dia de todos, especialmente das crianças. Quando combinadas de forma correta, são capazes de intervir no estado de espírito das pessoas.

Sabia que existem cores que até podem estimular o aprendizado das crianças?

Além disso, as cores são muito importantes para as crianças, pois auxiliam o seu processo de desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, impactando a fala, raciocínio, audição e outras funções.

Não é à toa que as escolas colocam as crianças em constante situações de contato com as cores por meio de atividades e exercícios sensoriais! Com isso em mente, capriche na escolha da paleta de cores na decoração ou festinha do seu filho!

Esperamos que você tenha gostado das dicas! Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre enxoval neutro, caso queira saber como montar uma lista de itens sem saber o sexo do bebê.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário