Início » Maternidade » Chá rifa de bebê: o que é, como divulgar e quando fazer

Chá rifa de bebê: o que é, como divulgar e quando fazer

Você já ouviu falar no chá rifa? Atualmente, a modalidade vem ganhando cada vez mais espaço entre as famílias que estão esperando um bebê.

E como a criatividade é sempre um fator importantíssimo para elaborar eventos e comemorações, nesse caso não é diferente. Vamos conhecer um pouco mais sobre o tema? Nós, do blog da Brandili, te explicamos!

Confira o que é, como funciona, como organizar e como divulgar um chá rifa:

O que é um chá rifa?

Nada mais é do que um chá de bebê adaptado. Ou seja, é um evento que conta com uma rifa feita para arrecadar fraldas.

O chá rifa ganhou espaço durante a pandemia da COVID-19. Devido à capacidade de transmissão em massa do vírus, práticas de isolamento e distanciamento social tornaram-se necessárias.

No entanto, com algumas adaptações, as pessoas não deixaram de celebrar a vida.

Normalmente, o chá de bebê é um evento presencial, então foi necessário pensar em uma maneira diferente de celebrar: e assim o chá rifa apareceu!

mamãe grávida com a mão na barriga segurando um presente

+ Ideias para fazer um chá revelação

Como funciona o chá rifa?

Como o próprio nome entrega, o evento funciona através de uma rifa.

Em outras palavras, é um sorteio em que o organizador oferece um brinde às pessoas que doaram um presente (ou contribuição financeira) como retribuição ao apoio recebido.

Para concorrer é simples, basta escolher um número (ou mais) da cartela – que pode variar dependendo da quantidade de participantes – e torcer para ser sorteado.

Cada número escolhido deverá ser pago de acordo com o preço pré-definido pelo organizador. Geralmente, os valores ficam entre R$10,00 e R$50,00. Vai depender do brinde que é oferecido ao ganhador!

No entanto, é importante lembrar que ganhar não é a principal razão por trás da brincadeira. Por natureza, todas as rifas têm motivação beneficente.

A essência do chá rifa está na felicidade da vinda de um novo bebê e na solidariedade dos amigos e familiares dos futuros papais.

Como organizar um chá rifa?

Caso tenha gostado da ideia, confira o passo a passo que nós preparamos para te ajudar a organizar esse evento mais que especial:

1. Pense na quantidade de números

Antes de elaborar o convite, é necessário pensar na quantidade de números que estarão disponíveis para compra. Uma rifa pode ter infinitos números!

É claro que isso depende da quantidade de amigos e familiares que você vai convidar para participar, mas nós recomendamos preparar, no mínimo, 100. Afinal, uma pessoa pode comprar mais de um número.

Não tem problema se alguns números sobrarem – é só retirá-los do sorteio no final.

2. Estabeleça o método de “pagamento”

É possível ir pela rota tradicional do evento e pedir por itens para o recém-nascido, como fraldas.

Para isso, recomendamos solicitar tamanhos diferentes. Se a rifa tiver 100 números, diga para os convidados comprarem fraldas RN do número 1 ao 25; P do 26 ao 50; M do 51 ao 75 e G do 76 ao 100.

Outra opção é considerar produtos de higiene para o pequeno, como lenços de papel, sacos de algodão, pomadas, sabonetes, shampoos etc.

Entretanto, o que mais tem feito sucesso é o chá rifa com contribuições financeiras. Dessa forma, ninguém (nem você e nem os participantes) precisam sair de casa! Basta fazer um PIX ou transferência bancária para os papais e pronto.

3. Defina o prêmio

É tradição oferecer um agradecimento – e um incentivo! – aos participantes do chá rifa.

Então, avalie o valor que será arrecadado com a venda dos números e reverta uma parte como um “presente” aos concorrentes.

Entre as premiações mais comuns, há dinheiro, produtos de beleza, cupons, vouchers etc.

4. Determine a data do evento

Um evento de verdade tem data estipulada, não é mesmo?

Estabeleça um dia com uma boa folga do início do chá rifa, pois é necessário ter tempo para vender e entregar o máximo de números possível, além de toda a organização do evento em si.

Uma dica válida é realizar o chá rifa no segundo trimestre de gestação, pois esse costuma ser um período mais calmo para as gestantes.

5. Crie o convite

Agora que você já tem os números, a forma de pagamento, o prêmio e a data, é hora de elaborar o convite com todas essas informações.

Como a temática do evento é relacionada ao bebê, uma boa opção é apostar em cores clássicas associadas aos pequenos, como azul bebê e rosa pastel, mas também dá para optar por temáticas que o casal gosta, como natureza, cinema ou música.

Assim que o layout do convite for estabelecido, defina como ele será entregue aos convidados. Para evitar o contato, você pode enviar a solicitação de presença por e-mail.

Como divulgar o chá rifa?

Quanto mais gente, mais emocionante a brincadeira se torna e mais ajuda os papais ganham. Os principais métodos de divulgação do chá rifa incluem:

  • Via WhatsApp, mandando uma foto/arquivo do convite em grupos ou individualmente;
  • Via e-mail, seguindo a mesma lógica do canal anterior. É ótimo para enviar para os colegas do trabalho!
  • Via ligação telefônica, explicando à pessoa como o evento vai funcionar. Use para tornar o chá rifa acessível às pessoas que não são tão familiarizadas com celulares e computadores, como avós e avôs;
  • Via Facebook, criando um evento na plataforma e adicionando os convidados;
  • Pessoalmente, levando convites físicos na casa dos amigos e familiares ou enviando-os por correio, caso a pessoa more longe.

Se necessário, faça o evento online!

A versatilidade do chá rifa é incrível. Caso não seja possível realizar a comemoração presencialmente, você pode elaborar a festa online.

Existem diversas plataformas que possibilitam o “encontro” de várias pessoas simultaneamente. Dessa forma, basta criar uma sala e enviar o convite dela para todos os participantes.

Assim que eles entrarem, a festa pode começar. Com certeza, brincadeiras, risadas e conversas irão marcar presença!

chá rifa de bebê online

Gostou da ideia? Confira o nosso post “Como fazer um chá de fraldas online? Tudo o que você precisa saber“.

Nós agradecemos a sua leitura! Para mais conteúdos informativos, continue acompanhando o blog da Brandili.

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário